Prototipo 3D

Jay_D

Power Member
Bom dia,
estando eu envolvido num projecto de empreendedorismo na faculdade, gostaria de saber a opinião dos "zwamers" sobre que programa devo usar para a criação de um objecto 3D (parecido com 1 ipod).

Cumps.
 
Para prototipagem rápida?
Sim, para prototipagem rápida, mas também não quero 1 coisa que se faça às 3 pancadas.
Isto é para apresentar de forma profissional, talvez até para concorrer a um concurso de empreendedorismo (poliempreende).

Já pensei em 3D Studio Max, mas não sei se preciso de algumas noções de design.
Em design sou noob.

Cumps.
 
Ya, sketchup também é uma boa, mas depende do nivel de detalhe que a peça tem. Se for mais quadradona, pode dar, se for cheia de pindericalhos já não sei, e como ele disse que queria apresentar aquilo bem...



Tutoriais de Max, Maya, C4D em relação a tutoriais de Blender é de 1000000 para 1... resumindo aprendes muito mais rapidamente Max, ou C4D ou sketchup do que Blender... e muito mais rapidamente resolves um problema em Max do que com Blender porque a comunidade é gigantescamente maior.
Há muita pub ao programa por ser freeware mas pouca gente o usa. Basta olhar para esta secção onde os topicos de pedidos de ajuda sobre blender que não têm qualquer resposta, ja se começam a acomular.
 
sim tens toda a razão, há tanta coisa que gostaria de saber em blender e nickles, não há nada lol, mas se for uma coisa básica talvez o manual do blender o ajude... não sei.
 
Obrigado a todos pela ajuda, já estou quase decidido. Vou experimentar o Max a ver o que dá.
Se tiverem mais dicas, não hesitem em postar.

Cumps.
 
devo dizer que o sketchup se souberem trabalhar com o mesmo, associado a um motor de render (kerkythea, que é grátis) torna-se numa ferramenta relativamente poderosa... =P Cenas quadradonas? yah, é o básico... mas facilmente se fazem todos os penduricalhos que pretendem...
 
SolidWorks!!

Já fiz algumas coisas engraçadas com ele!Se lhe apanhares o jeito é brutal!

Sou designer industrial e posso indicar o solidworks como o melhor programa para prototipagem uma vez que é dos únicos que indica erros de produção, o que é essencial para desenvolveres uma peça
 
Se o objecto for mesmo simples, até talvez seja a melhor opção.

Mas o Sketchup embora seja bom, não é igual aos outros, mesmo no que toca a modelação. E quando toca a pindericalhos (detalhes) duvido um bocado que o sketchup dê tanto para dar como os outros até porque as ferramentas de modelação (e não só) são em muito maior numero nos outros do que no sketchup.... pelo menos era assim na ultima versão em qeu meti as mãos à uns 2 anos atras.
Mas como disse, depende do tipo de produto final a que se quer chegar e o tipo de objecto.
Posso tar enganado claro, mas do que trabalhei com ele que foi pouco e do que vejo em termos de trabalhos na net, é a impressão que tenho.

E quando disse quadradões, disse-o porque todos os trabalhos de sketchup que por ai andam têm todos os edges afiados que nem facas e são todos modelos muito não organicos. O que me da a ideia de que se o objecto começa a tornear, a porca torçe o rabo...

Eu gosto do sketchup, não o uso porque trabalho mais rapido no max, mas é porreiro, mas depende do que se quer.

Solid também é uma boa. Mas não sei que tipo de aprensentação é que é pretendida... não sei como é que os modelos saiem do solid... mas em termos de criação de objecto está lá!

Mas de certesa que mesmo que queiras uma imagem do produto depois mais pomposa, podes passar o modelo do solid por exemplo para outro so para fazeres os renders. Vai na volta até o solid tem um motor de render porreiro, nao sei :P
 
Última edição:
Não sei até que ponto o sketchup consegue criar um modelo, em que possas sem erros fazer uma prototipagem rápida.
É melhor é pegares num programa tipo Solidworks, Inventor ou Rhino... tenho serias dúvidas que um sketchup ou 3ds max sejam as melhores ferramentas para um trabalho onde o objectivo é uma prototipagem. Fazer uma prototipagem é uma coisa cara e se fosse a ti jogava pelo seguro.

Cumps
 
Ainda a semana passada fiz um modelo 18x14x10cm (aprox) que me custou cerca de 68 euros. Além disso teve que ser resinado e posteriormente pintado porque a universidade nao quis gastar mais uns poucos milhares numa que faria modelos em plástico...

A peça é esta abaixo, teve que levar tolerancia de 3mm de espessura em cada superficie senao podia quebrar. É para esses pormenores que o solidworks serve.



Estou a estudar design industrial na universidade da beira interior e temos uma máquina igual à desta reportagem:
http://www.youtube.com/watch?v=Zs5qJVvclwA&eurl=http%3A%2F%2Fwww.norcam.pt%2Fnorcam%2Fmain.htm&feature=player_embedded

Isto acima de tudo é bestial para criar moldes :)
 
Última edição:
Bom dia,
já tenho algum coisa feita no solidworks (gastei foi algumas horas a aprender com se trabalha com esta poderosa ferramenta), mas estou com 1 problema.
Como é que eu faço 1 entrada usb fêmea e um jack 3.5 para os phones?
Não há estes componentes já "desenhados" em solidworks?

Estado actual:
nomade.jpg
 
Back
Topo