Só tenho a dizer isto:
O ÚNICO comando que conseguíu satisfazer a 100% os seus utilizadores na ALTURA EM QUE SAÍU, foi o pad de 6 botões da Mega Drive!
(Se não sabem porquê, tentem jogar ao SFII com o comando da Super Nintendo - Não se esqueçam que na altura ainda não existía o conceito de "analógico")
Actualmente, e apesar de já estar datado, o comando dual-chock da Sony não deixa de ter um bom design, principalmente se tivermos em conta que ambos os analógicos se encontram na mesma linha horizontal! (ainda não percebi qual a "ideia" de termos dois analógicos em linhas horizontais diferentes)
Então para usar como volante e acelerador/travão è perfeito!
Agora comando perfeito?
Sigam o meu raciocínio:
D-Pad igual ao do 6-button pad da Sega:
(foi o melhor d-pad já inventado até agora! Nem sei para que foi a Sony copiar aquela porcaria do "pad-cruzinha" que a Nintendo teima em usar; aquilo para fazer circulos, meios-circulos e quartos de círculo não presta para nada! - Ah! e o primeiro comando da PS1, antes da inclusão dos analógicos era uma bela bosta, nunca vi comando mais "inútil"; recusei-me a comprar a PS1 até ao dia em que apareceu o Dual-Choc)
6 botões "normais" para o lado direito;
(Na configuração 3 em cima e 3 em baixo,.. por estas alturas já devem saber porquê!)
2 Analógicos, um de cada lado, na mesma linha horizontal:
(A sério, deixem-se de invenções...)
Os 4 Shoulder-buttons do comando da PS2 actual:
(Dão sempre jeito, para trocar de mudanças, e ás vezes até servem como "gatilhos")
De resto, podem por um botão de Start e outro de Select no meio, ou só um de Start, ou outra coisa qualquer; aquilo que der mais jeito para o interface com o S.O. da consola!
Concluíndo; o comando perfeito então tería os shoulder-buttons e os analógicos da PS2; o D-pad e os 6 botões normais do lado direito da Sega Mega Drive; e o formato do novo comando da XBox360 que me parece bem agradável e ergonómico!
\w/