Proxima carga - phase change - | Peltier... uma ideia ridicula? Parece que sim :]

possessed

Full Throttle BOINC Roller
--edit--

ver mais po meio sff


--/edit--
Há uns tempos veio-me à cabeça uma ideia de colocar um peltier entre um cpu e um cooler a ar. Não sei se a ideia é muito absurdo ou nem por isso.
Acopolado um pequeno circuito para controlo de corrente para controlar a temperatura do peltier.

Que vos parece?
 
Última edição:
Há uns tempos veio-me à cabeça uma ideia de colocar um peltier entre um cpu e um cooler a ar. Não sei se a ideia é muito absurdo ou nem por isso.
Acopolado um pequeno circuito para controlo de corrente para controlar a temperatura do peltier.

Que vos parece?
Não aconselho peltier,
Basta um descuido e invés de teres o Cpu a -º tens o Cpu/Board a derreter :/
Btw,
Se fores expriente,força.
 
A intenção nem é ter a -xº é tentar colocá-lo perto dos 0º

Tenho que reflectir sobre o circuito para controlar a corrente (provavelmente um potenciómetro poderá servir mas depois também vem atrás os problemas de perda de tensão)

Isto também antes de se chegar perto de um processador iria passar pelo menos uma semana numa bancada em teste.
 
Esquece não vai dar resultado...
Num peltier tens um lado mt quente e outro mt frio...
Com um cooler a ar e cpu apenas irás ter partes quentes.
Vais mandar o peltier á "vida" e possivelmente algo atrás.

Apenas um conselho.... :)
 
parece que já algures aqui no forum um com wc. Já valerá a pena assim? (é que também só um peltier são 40€)
 
Daquilo que vi de peltiers, acho que só dão chatices.

->São pouco eficientes (gastam muita electricidade para o efeito frigorífico que produzem).
->Precisam de um arrefecimento excelente e constante senão queimam e levam tudo atrás.
->Tens todos os problemas de condensação de um chiller, sem as melhores vantagens (eficiencia e potência)

Eu sou contra isso, mais vale melhorares o sistema de watercooling. Qualquer sistema que esteja a uma temperatura abaixo da ambiente vai gerar condensação.
 
ok desisti da ideia do peltier.

agora acho que vou para phase change, o meu problema é o evaporador e o isolamento em volta do cpu (o resto do material de avac arranjo tudo sem problemas. O mais problematico pode ser escolher o gas)

agradeço dicas
 
Última edição:
Eu tenho um sistema de WC composto por:
Bloco CPU: Apogee GTX
Radiador: Black Ice 360 GTS
Bomba: Swiftech mcp655
Reservatório: Mcres Micro

Mas acontece q n estou mto satisfeito com as temps...então estava a pensar em fazer o seguinte....mandar fazer um reservatório parecido aos usados para arrefecer o CPU com Dry-Ice...Fazer uma serpentina em cobre...colocar dentro do reservatório...Ligar o WC a serpentina e colocar Dry-Ice no reservatório para arrefecer o feser-one....o que axam ?

Cumps
 
quando uso o chilller tem que ser com etanol, o que corroi tudo o que for plástico

não me parece boa ideia estes sistemas "híbridos"

compras um sistema de phase change e ai já tens temperaturas a sério
estragar um WC parece-me ser aquilo que mais fácilmente se consegue
 
quando uso o chilller tem que ser com etanol, o que corroi tudo o que for plástico

não me parece boa ideia estes sistemas "híbridos"

compras um sistema de phase change e ai já tens temperaturas a sério
estragar um WC parece-me ser aquilo que mais fácilmente se consegue

Gostava tentar... mas com chiller atinges temperaturas mais elevadas...
e tbm o chiller é bem mais caro....e o guito n dá pa tudo...lol :(
 
Back
Topo