1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Proximo upgrade! help

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por eksspt, 7 de Maio de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 752)

1. eksspt

eksspt Power Member

Boas gente, neste momento estou a pensar em fazer um upgrade ao meu sistema, mas não sei se deva so fazer upgrade á board ou n e já agora uma fonte de alimentação

Tenho um amd64 3500+ 939
    e a seguinte board:
    Asus a8n sli deluxe

CPU- Socket 939 for 64FX / Athlon 64
    - AMD64 architecture enables simultaneous 32- and 64-bit computing
    - Supports AMD Cool 'n' Quiet Technology ChipsetNVIDIA nForce®4 SLI™Front Side Bus2000 MT/s, 1600MT/s Memory- 4 x 184-pin DIMM Sockets support max. 4GB
    DDR400DDR333/DDR266 ECC/ non-ECC un-buffered DDR SDRAM memory
    - Dual Channel Memory Architecture Expansion Slots- 2 x PCI Express x16 slot
    *SLI mode : x8 , x8
    *Default(Single VGA) mode : x16, x1
    - 2 x PCI Express x1
    - 3 x PCI SLI- Under SLI mode : support two identical SLI-ready graphics cards
    - Under Default(Single VGA) mode: supports all PCI Express graphics cards
    - ASUS EZ Plug
    - ASUS SLI Warning LED
    - ASUS EZ Selector
    - ASUS two-slot thermal design
    - ASUS PEG Link for dual PCIe graphic cardsStorage/ RAIDnForce4
    - 4 x SATA 3Gb/s
    - 2 x UltraDMA 133/100/66/33
    - NVRAID : RAID0, RAID1, RAID 0+1 and JBOD span cross SATA and PATA
    Silicon Image 3114R RAID controller:
    - 4 x Serial ATA with RAID0, 1, 0+1, and RAID5 LANnForce4 built-in Gbit MAC with external Marvell PHY :
    - NV ActiveArmor
    - NV Firewall
    - AI NET2
    MARVELL PCI Gbit LAN controller :
    - AI NET2 AudioRealtek ALC850, 8-channel CODEC
    Audio Sensing and Enumeration Technology
    Coaxial/Optical S/PDIF out ports on back I/O IEEE 1394TI 1394 controller supports 2 x 1394 ports USBMax. 10 USB2.0 ports ASUS AI Proactive FeaturesAI NOS(Non-delay Overclocking System)
    AI NET2 network diagnosis before entering OS Overclocking FeaturesAI NOS (Non-delay Overclocking System)
    AI Overclocking (intelligent CPU frequency tuner)
    ASUS PEG Link for single/dual graphics cards

Precision Tweaker:
    - vDIMM: 9-step DRAM voltage control
    - vCore: Adjustable CPU voltage at 0.0125 increment
    - SFS (Stepless Frequency Selection): allowing FSB tuning from 200MHz up to 400MHz at 1MHz increment
    - PCIe Frequency: allowing PCIe frequency from 100MHz up to 200MHz at 1MHz increment

Adjustable FSB/DDR ratio. Fixed PCIe/PCI/SATA frequencies.
    ASUS PEG Link for single/dual graphics cards
    ASUS C.P.R.(CPU Parameter Recall) ASUS Special FeaturesPost Reporter
    ASUS EZFlash
    ASUS CrashFree BIOS 2
    ASUS Q-Fan
    ASUS MyLogo2
    ASUS Multilanguage BIOS
    ASUS Instant Music
    ASUS SLI warning LED
    ASUS EZ Selector
    ASUS EZ Plug BIOS4 Mb Flash ROM, AWARD BIOS, PnP, DMI2.0, WfM2.0, SM BIOS 2.3 Back Panel I/O Ports1 x Optical + 1 x Coaxial S/PDIF Output
    1 x PS/2 Keyboard
    1 x PS/2 Mouse
    1 x Parallel
    2 x RJ45
    1 x 1394
    4 x USB 2.0/1.1
    8-Channel Audio I/O Internal I/O Connectors- 1 x SLI selector card connector
    - 3 x USB 2.0 connector supports additional 6 USB 2.0 ports
    - 1 x IEEE1394 connectors
    - 1 x Paraller connector
    - 1 x COM connector
    - 1 x GAME/MIDI connector
    - CPU Fan / 2x Chassis Fan/ Power Fan/ Chipset Fan connectors
    - Front panel audio connector
    - Chassis Intrusion connector
    - CD audio-in connector
    - 24-pin ATX Power connector
    - 4-pin ATX 12V Power connector

Agora gostava de saber, se ja está ultrupassada ou n, e se sim em quê. Devo fazer um upgrade á board ou n? e se sim qual recomendam.
    A minha makina é mais para jogos e não sou rico lol :P
    Atirei ai umas boards boas ou entao falem me desta. Ja agora falem me de uma boa fonte e nao mt €€€
    Abraços.

2. Ricasete

Ricasete Power Member

Tive a mesma dúvida quando à um mês atrás fiz o upgrade ao meu PC. A minha board também é socket 939 e com esse chipset (nforce4). Ainda hoje não sei se fiz a opção mais correcta.
    Repara que os cpus disponíveis para essa board não são muitos fáceis de encontrar (julgo que queres passar para um X2) e estás limitado a memórias DDR e não DDR2.
    Se encontrares um X2 para esse socket barato vais poupar dinheiro uma vez que não gastas $$$ numa nova board. Assim sempre poupas para uma fonte nova e um cooler para o cpu.
    No entanto aviso-te desde já que é mais fácil encontrar e são mais baratos (na AMD) os cpus para AM2, mas para essa mobo não dão.
    E depois tens sempre as propostas da Intel.

3. eksspt

eksspt Power Member

exacto memorias ddr2, quanto ao processador será que é preciso mais poder para jogos futuros? um 3500+ n xega? a minha questão é, se tiver que comprar uma board nova a que caracteristicas devo olhar. E esses amd X2 nao sao para socket 939 pois n?
    abraços

4. setekh

setekh Power Member

anda por ai uma confusão tremenda :P

a motherboard que tens é bastante boa...não vejo motivo nenhum para lhe fazer upgrade.

o CPU poderá ser mudado...mas como o Ricasete disse, os CPUs para 939 são bastante caros já...

se tiveres +- €200 para gastar, aconselho-te a comprar um CPU e motherboard novos...se optares pela ASRock 4CoreDual-VSTA (opção mais budget possível :P), e podes utilizar a memória que tens agora, assim como a placa gráfica (seja AGP ou PCI-E...tem slot para as 2 :)). Para CPU, um Core 2 Duo E4300 deve ser suficiente...:)

5. Alheira

Alheira Power Member

Com essa MoB tb podes por um Opteron, bem mais faceis de arranjar do q os X2 para 939.

6. setekh

setekh Power Member

o opty 165 (mais baratinho :P) não arranja por menos de €180...que é o preço do E4300 e da board lol

7. helius

helius Power Member

arranjas um opteron dual core (o 165 ou o 170) em 2ª mão e já ficas com um sistema bastante bom (podes sempre fazer um overclock razoável com qualquer um deles).

não te esqueças que se ele for por aí também precisa de comprar memórias DDR2...

cumps

edit: a ASRock 4CoreDual-VSTA dá para pôr memórias DDR?, se der as memórias afinal não são um problema... mas de qualquer forma qualquer um dos Opty que referi são superiores ao E4300...

Última edição: 8 de Maio de 2007
  8. setekh

setekh Power Member

untrue...escolhendo a ASRock que falei não precisa de comprar mais nada ;) e embora eu não goste de ASRock, para um upgrade com um orçamento baixo, são a melhor coisa...

assim sendo, acho que concordamos que um E4300 + board nova é um upgrade que sai mais barato e de melhor performance que o de um opty, certo? (até porque pode reaver parte do investimento vendendo o sistema actual :))

9. helius

helius Power Member

mais barato é, mas melhor performance não me parece... há uns tempos andei a ver uns benchmarks que comparavam o 170 ao E6600 (sendo que os resultados eram divididos, nalguns testes o 6600 era muito superior mas noutros o Opty ficava à frente)

cumps

10. setekh

setekh Power Member

estranho...eu tinha visto benchs em que o E4300 espancava o Opty 165 lol....biased? :confused:

é uma questão de se fazer umas pesquisas...google é amigo :D

11. eksspt

eksspt Power Member

desde já agradeço as vossas sugestoes. Estive a averiguar os Opteron, e os seus preços sao bem altos, mas sao bons ? sao dual core? mas melhor sao os X2 certo?
    Outra questao, as memorias DDR2 em comparaçao com a velha DDR é um grande ponto a favor do desempenho do sistema em jogos futuros DX10? ou valerá apena comprar mais 1GB de ram DDR400 para o sistema e ficar com 2GB?
    Abraços

12. helius

helius Power Member

sim os que indiquei são dual core, e são melhores que a maioria dos x2 s939 porque têm mais cache L2, também têm reputação de ser mais estáveis em overclock, em relação às memórias as DDR2 têm o benefício de atingir clocks muito superiores, mas em termos de performance não sei se se nota uma diferença considerável.
    Se te decidires por manter em 939 mais um giga de memória é bastante recomendável, se mudares para intel também se recomenda os 2 gigas de memória à mesma, agora tens de ver o que para ti é melhor em relação à qualidade e aos € que dispões.
    Eu tenho um Opteron 170 e até agora só tenho a dizer bem dele, agora só mudo de sistema quando os quadcore vierem em força e com preços acessíveis (estou em expectativa de ver os quadcore nativos da AMD e da resposta que se espera por parte da intel)

cumps

13. eksspt

eksspt Power Member

quanto te custou esse 170?
    devo manter a minha board e o processador.
    Expectativas para o proximo upgrade:
    1GB ram DDr400
    grafica dx10
    um Opteron? :P tlvx... lg se ve quando os jgs DX10 sairem
    Abraços , brgd plo fast reply helius ;)

14. helius

helius Power Member

custou-me 220€, comprei novo, mas já está um bocado mais barato e já vi por aí pessoal a vendê-lo em segunda mão ainda mais barato.
    parece-me que o upgrade da memória é um bom investimento, e as gráficas dx10 também estão a ficar com o preço competitivo.

Eu também tinha o mesmo processador que tens agora, o 3500+, e é um bom processador, mas para mim o multiprocessamento trouxe muitas vantagens e uma grande melhoria de performance, especialmente no Photoshop e no Premiere, tudo depende da utilizações quer cada um dá ao computador...

cumps

15. Ricasete

Ricasete Power Member

Concordo inteiramente com o Helius... Em multitasking os ganhos são evidentes, especialmente quando pretendemos continuar a usar o pc quando simultaneamente corremos aplicações mais pesadas.
    A tua mobo é boa, não duvides disso até porque "usa" nforce4. A questão depende essencialmente disto: se encontrares um bom cpu (opteron ou x2 depende dos gostos:-D) baratinho vais poupar $$$ que poderás utilizar ou em mais mem ou em fonte e cooler. Comprei o meu X2 4400+ com 2mb de cache no ebay por 130 euros. Com mais 62 euros comprei 2*1 gb samsung TCCC (tb no ebay). Dei mais 75 euros por uma LC Power 550W 140mm e por um Big Typhoon 120 (as sobras darão para montar um media center). Total 267 euros. Só me falta a gráfica - tou à espera que a 8800GTS baixe mais um bocadinho...Espero que estes valores te ajudem como referência se quiseres manter a board.
    Agora repara que este cpu e estas memórias não são grande espada para oc. Parece-me evidente que neste momento os core 2 duo da intel são bastante melhores se pensares nisso. Há aqui malta bem mais entendida do que eu neste assunto.
    Cumps

Partilhar esta Página