Proxy, Router, Computadores

dvfer

Power Member
Olá!

Eu queria colocar uma proxy numa rede de computadores. Até agora a solução que encontrei foi:

Computadores (Rede) -> Router -> Proxy -> Internet

Isto é possível? O router é um Asus e a proxy que pretendo utilizar é o Squid.

Obrigado!
 
Nunca ninguem fez uma coisa parecida? :'(

A ideia é o que está na foto:

redexv8.jpg




Só tenho dúvidas na forma como vou ligar a rede à proxy... Através de um router? O que devo fazer para o router dizer aos x's computadores da rede que têm de efectuar os pedidos de internet para um determinado computador (proxy), que tb está ligado ao router?
 
Depende.

Até podes só ter um Hub entre o Proxy e o resto da rede, desde que tenhas DNS, DHCP e outros serviços essenciais de rede.

A internet (router ou modem) deverá de estar ligado a uma placa de rede e deves instalar uma segunda placa de rede para ligar o mesmo proxy ao Hub/Router. Assim permite criar regras de firewalling para protegeres melhor a tua rede.
 
E sabes que tipo de configuração deva meter no router, para reencaminhar todos os pedidos de internet para um computador na rede(neste caso, a proxy)?

Obrigado
 
A Gateway para os computadores ligados a um router será um computador também ligado ao router. E é esse computador que reencaminha os dados para a internet.

Eu tive a analisar e podia ligar a "proxy" ao router atraves do cabo que está reservado para o modem.... É facil realizar isso? Ou seja o computador "emular" o comportamento do modem?
 
O que precisas de fazer é, nessa gateway, fazer com que todos os pedidos que lhe cheguem à porta 80 sejam reencaminhados para o IP/porta do Proxy.

Exemplo: IP Gateway 1.1.1.1 e IP Proxy 1.1.1.2

Cliente liga a 1.1.1.1:80 e é reencaminhado para 1.1.1.2:8080

isto é relativamente simples de fazer com Linux e IPTables. Qual o sistema operativo da GW?
 
Back
Topo