Diversificação é sempre o modelo mais seguro a seguir. Basta ver o caso da Nintendo. O modelo, ao contrário do que se diz, não resulta a 100%. É de todas a mais inconsistente no sucesso de consolas "caseiras". Se a venda de hardware falha tudo o resto cai pois não tem mais nada onde se segurar.
Por isso não sei como se pode achar uma vantagem não apostar num serviço adicional como o gamepass. É uma segurança adicional para a empresa e devs, e um benefício excelente para o utilizador.
Para o utilizador e empresa sim. Acho que é um ganho. Para os devs ainda não sabemos. Basta olhar para o mundo da música e compreender como houve uma queda abruta de retorno para as editoras e especialmente para os artistas que tiveram que se fazer a vida, ie fazer mais concertos que faziam em anos passados.
No cinema ainda não há dados e maturidade suficiente para compreender o sucesso do modelo de streaming para os estúdios, que não sejam os próprios produtores do filme e os donos da plataforma, tipo Disney ou Warner. Para já no que toca a filmes a receita mista (cinema e streaming mais tarde) parace ser a formula que Disney, Warner, Universal e Paramount querem aplicar, sendo que Amazon, Netflix e Apple+ optam pelo direct to stream. Acho que a solução mista ainda será aquela mais lucrativa e a que a maioria dos estúdios irá aplicar nos próximos anos, especialmente para grandes franchisings.
Quanto a videogames, ainda menos dados e maturidade do modelo existe, para dizer o quão lucrativo isto poderá ser ou não para os estúdios e developers.
Para já até diria que sim, pois o Outriders ganhou com isto. Mas estamos numa fase de infância e o que hoje é verdade, pode ser o oposto saqui a 2 anos.
Depois há a grande questão que é, o que o o futuro nos reserva, os videogames vão seguir o modelo da música, onde todos os jogos estão disponíveis nas diferentes plataformas de subscrição ou vamos ter o modelo dos filmes, onde cada estúdio opta pelo seu serviço independente. E antes que digam que a EA Play está no Gamepass, lembrem-se que a Disney já teve uma parceria com a Netflix.