[Ps2/Conselhos] Dúvidas sobre a visão e a jogabilidade - Help

system_for

Banido
Boas.

Abri este tópico porque precisava de ajudas. Pode vir também a ajudar os outros.

1 - De quanto em quanto tempo devemos estar a jogar um jogo muito mexido [ex: Total Overdose, Gta, Resident Evil, etc]. Aqueles jogos que é preciso estar sempre a virar a camera. E qual o tempo de intervalo de descanso que devemos usar?

2 - Ao jogar aconselha-se a ter alguma coisa à beira para comer ou beber, se sim, porquê?

3 - Ao jogar certos jogos começa-me a doer a cabeça. Isto é devido a quê?

4 - Qual é o horário ideal para jogar.

5 - Tenho um pressentimento que os meus olhos andam a ficar um bocado cansados, à noite, 9Horas mais exactamente, ainda é cedo, estou no Pc ou a jogar faço muita força aos olhos. Isto é devido a demasiadas horas de jogo?

6 - Quantas horas jogar por dia?


Help________

Ps: Vi este tópico, tambem ajuda mas não percebo ingles.
 
Boas.

Abri este tópico porque precisava de ajudas. Pode vir também a ajudar os outros.

1 - De quanto em quanto tempo devemos estar a jogar um jogo muito mexido [ex: Total Overdose, Gta, Resident Evil, etc]. Aqueles jogos que é preciso estar sempre a virar a camera. E qual o tempo de intervalo de descanso que devemos usar?

2 - Ao jogar aconselha-se a ter alguma coisa à beira para comer ou beber, se sim, porquê?

3 - Ao jogar certos jogos começa-me a doer a cabeça. Isto é devido a quê?

4 - Qual é o horário ideal para jogar.

5 - Tenho um pressentimento que os meus olhos andam a ficar um bocado cansados, à noite, 9Horas mais exactamente, ainda é cedo, estou no Pc ou a jogar faço muita força aos olhos. Isto é devido a demasiadas horas de jogo?

6 - Quantas horas jogar por dia?


Help________

Ps: Vi este tópico, tambem ajuda mas não percebo ingles.


Vou tentar responder de acordo com o que me ensinaram...

1 - Seja o jogo mexido ou não, eu costumo fazer pausas de 10-15 minutos de hora a hora, por vezes de duas em duas horas (Apesar de ultimamente não ter tempo para jogar mais de duas horas seguidas :( )

2 - Eu tenho sempre água por perto, quer esteja a jogar ou não :007:

3 - Que jogos? Sinceramente não sei que responder a esta...

4 - Também não tenho resposta.

5 - Podes ter a vista cansada de tanto jogar, ver TV, ler, etc. Aconselho-te a consultar um oftalmologista.

6 - Isso varia de pessoa para pessoa, há quem aguente 3-4 horas seguidas sem parar, há quem não aguente 2 horas sem descansar a vista... E isto também depende do tempo que tens para jogar. Quem estuda / trabalha tem menos tempo que está "de férias". Quantas horas jogar por dia é algo pessoal.
 
1 - Aconselha-se a parar de 2 em 2 horas.

2 - Beber sim, comer não porque estas tão concentrado no jogo que nem vais reparar se comes muito ou pouco...

3 - Não sei mas se me começar a doer a cabeça faço uma pausa para ir comer alguma coisa.

4 - Não sei, eu jogo quendo me apetece...:)

5 - Oftalmologista rápido e os do gta não contam...

6 - Quantas te apetecer.
 
1 - De quanto em quanto tempo devemos estar a jogar um jogo muito mexido [ex: Total Overdose, Gta, Resident Evil, etc]. Aqueles jogos que é preciso estar sempre a virar a camera. E qual o tempo de intervalo de descanso que devemos usar?

Segundo os oftalmologistas, deve-se, quer para jogar quer para ver tv, fazer uma pausa de 10m por hora, ou seja joga-se 50m, faz-se uma pausa de 10m, usando essa pausa para olhar ao longe.



2 - Ao jogar aconselha-se a ter alguma coisa à beira para comer ou beber, se sim, porquê?

Talvez água para não haver muita desidratação mas só será muito importante se se fizerem longas maratonas.



3 - Ao jogar certos jogos começa-me a doer a cabeça. Isto é devido a quê?

Pode ser muita coisa, da vista cansada dos olhos, de algum problema de concentração.
Se são persistentes consulta um médico.



4 - Qual é o horário ideal para jogar.
Acho que é relativamente indiferente, se bem que no final do dia estamos mais cansados e não é lá muito aconsehável jogar cansado.



5 - Tenho um pressentimento que os meus olhos andam a ficar um bocado cansados, à noite, 9Horas mais exactamente, ainda é cedo, estou no Pc ou a jogar faço muita força aos olhos. Isto é devido a demasiadas horas de jogo?

Isto tem novamente a ver com a minha 1ª resposta.Por cada hora devemos descansar 10m porque o que se passa com os olhos quando se joga é que eles estão a funcionar em "modo perto" ou seja estão a focar para ver ao perto, como acontece quando se lê um livro, e se ficares muito tempo assim o olho vai-se habituando dia a dia para essa focagem ao perto e acabas por perder a focagem ao longe.
Quando se faz essa pausa deve-se olhar para longe, por exemplo para o horizonte, durante esses 10m, para forçar o olho a focar ao longe e assim não "colar" a focagem de perto.



6 - Quantas horas jogar por dia?
As suficientes, os jogos são um divertimento e por isso devem fazer parte da nossa vida assim como o trabalho, o amor, as amizades, os outros divertimentos, só há que dividir bem o nosso tempo igualmente por todos estes factores.
 
1 - De quanto em quanto tempo devemos estar a jogar um jogo muito mexido.
Aqueles jogos que é preciso estar sempre a virar a camera. E qual o tempo de intervalo de descanso que devemos usar?


Descansa um pouco de hora em hora, eu levanto-me, vou preparar uma sandes, beber qualquer coisa e afins, diz-se que olhar para uma vegetação, ao longe, ou algo do genero ajuda a que os olhos não se cansem muito depressa;

2 - Ao jogar aconselha-se a ter alguma coisa à beira para comer ou beber, se sim, porquê?

Em termos físicos, deves comer e beber como se outra actividade se tratasse, tens fome, comes, tens sede, bebes, nada mais simples;

3 - Ao jogar certos jogos começa-me a doer a cabeça. Isto é devido a quê?

Motion sickness, certas pessoas não toleram a forma como alguns jogos reproduzem a visão 3D resultando em torturas, dores de cabeça a, até, enjoo, também pode dever-se a estares a usar um televisor CRT antigo cuja imagem não é a apropriada para jogos de consolas onde uma pessoa tende a focar a visão mais do que uma simples transmissão de TV.;

4 - Qual é o horário ideal para jogar?

O horário onde o teu corpo esteja relaxado, nunca logo depois de acordares e antes de te deitares, isto é, claro, se a razão para te deitares seja o sono e cansaço;

5 - Tenho um pressentimento que os meus olhos andam a ficar um bocado cansados, à noite, 9Horas mais exactamente, ainda é cedo, estou no Pc ou a jogar faço muita força aos olhos. Isto é devido a demasiadas horas de jogo?


Pode ser devido, à já indicada, fraca qualidade do televisor e monitor que usas, à fraca iluminação do teu quarto (note-se que uma coisa é iluminar decentemente e outra é meter uma lâmpada forte que só dá cabo de tudo, isto é, o mais aconselhado é uma luz que ilumine o quarto mas não interfira na imagem) ou porque, simplesmente, já te encontras cansado a essa hora;

6 - Quantas horas jogar por dia?


As horas que te sentires confortável a jogar, podem não passar das 3, podem ir além das 6, com intervalos regulares e uma boa iluminação e monitor/televisor.

Note-se que pessoas com problemas de visão perdem a capacidade de focar muito mais depressa que as "saudáveis", é normal e, quando tal acontece, é aconselhado que tomem uma pausa mais prolongada que o normal, isso é mais notável em que use lentes de contacto em que as proprias estão condicionadas a outros factores físicos.
 
Última edição:
Antes que mais. Todos estes factores variam de pessoa para pessoa. Eu por exemplo consigo passar 6 a 7 horas sem me cansar (em PC). Há uns 4 ou 5 anos atras, doiam-me os olhos so por tar 1 hr a frente da TV as escuras, mas agora é muito diferente

1 - De quanto em quanto tempo devemos estar a jogar um jogo muito mexido [ex: Total Overdose, Gta, Resident Evil, etc]. Aqueles jogos que é preciso estar sempre a virar a camera. E qual o tempo de intervalo de descanso que devemos usar?

-Sem exagerar, de 2 em 2 horas é um tempo razoavel. Antes de começar o jogo, e nas pausas, movimenta os dedos sem fazer aqueles estalidos, porque isso so faz mal. Roda também os analógicos, não por causa da mão mas sim por causa do posicionamento dos eixos :P. Faz pausas de 5 minutos, bebe alguma coisa e vais de volta po vício


2 - Ao jogar aconselha-se a ter alguma coisa à beira para comer ou beber, se sim, porquê?
-Podes sempre desidratar, e aconselho-te a fazer como eu, ter uma garrafa de água sempre à mão. De comer não acho que seja muito importante, mas é sempre conveniente morfar e dar uns toques no jogo.

3 - Ao jogar certos jogos começa-me a doer a cabeça. Isto é devido a quê?
-Não faço ideia, mas pode ser do monitor. Procura sempre ter iluminação no quarto onde jogas.

4 - Qual é o horário ideal para jogar.
Das 8h às 11h e das 15h às 18h, que é quando tens iluminação natural no quarto, mas que não te magoe os olhos.

5 - Tenho um pressentimento que os meus olhos andam a ficar um bocado cansados, à noite, 9Horas mais exactamente, ainda é cedo, estou no Pc ou a jogar faço muita força aos olhos. Isto é devido a demasiadas horas de jogo?

Está a anoitecer, se não tiveres luz suficiente no quarto onde jogas os teus olhos esforçam-se. Também se estiveres demasiado tempo no PC, hás de te cansar mas comigo isso so me acontecia mais vezes com um CRT.

6 - Quantas horas jogar por dia?
=D Se gostas mesmo de um jogo o máximo deve ser 8 horas. O razoável será 3 a 4 horas.

 
Back
Topo