Ps2 Fat Avariada

airbag7

Power Member
Boas!

É o seguinte, tenho duas PS2 Fat uma sem problemas e outra avariada (e ambas fora da garantia).

Eu estou a tentar vender a que está avariada, mas ninguém compra e, como tal pensei que talvez pudesse tentar arranjá-la.

A avaria dela consiste no fundo, em não ler CD's nem DVD's, fazendo um barulho estranho quando tenta lê-los. Provavelmente o problema é da lente...

No entanto, como já disse queria tentar resolver o problema, mas não queria gastar dinheiro em reparos, uma vez que já tenho uma PS2 a funcionar bem.

Era mais para poder recuperar a consola, uma vez que avariada ninguém a quer.

Alguém sabe como posso reparar a consola??? Já passaram por esta situação???

Agradeço toda ajuda que me puderem dar.

Fico a aguardar.

CUMPS!!!

P.S.: O modelo da PS2 é o SCPH-39004.
 
acho q ha anuncios no ocasiao, de pessoal q compra consolas avariadas...nao contes é prai com mais de 20€ por ela

se a conseguires arranjar, compensa sempre...sempre vale uns 50€ no minimo depois de reparada!
 
acho q ha anuncios no ocasiao, de pessoal q compra consolas avariadas...nao contes é prai com mais de 20€ por ela

se a conseguires arranjar, compensa sempre...sempre vale uns 50€ no minimo depois de reparada!

Pois, mas o que quero é mesmo repará-la... Ninguém sabe como posso resolver o problema de leitura???
 
esse era um problema q afectava bastantes as PS2...as drives e as lentes....as lentes tinham problemas cronicos, e algumas drives tinham desgaste permaturo.

se faz alguns barulhos...é possivel q seja desgaste nos elevadores, nao invalida q tb nao tenha a lente estragada

a muitos anos atras, tive esse problema na Sega Saturn...fazia barulhos a drive...e nao conseguia ler os jogos....era uma das rodas dentadas estragada...desgastada.
 
Encontrei este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=RKY2LUiqXA8&feature=related e talvez vou experimentar fazer isto amanhã.

Agora eu tenho é algumas dúvidas na parte da "roda" branca (uma espécie de roda associada à lente) em que o tipo diz para girar aquilo, mas não percebi muito bem o que é para fazer porque o som está um bocado fraco.

Alguém consegue perceber o que ele diz ao certo???

Mais uma vez obrigado.

CUMPS!
 
Também já tive esse problema, eu não sei ao certo o que fiz mas eu abri a caixa liguei à corrente
e fui esperimentando até aquilo voltar ao normal(eu não mexi na rodinha branca).

Quanto ao video ele diz para marcares aquilo com um lápiz para saberes a posição inicial daquilo depois acho que o que ele faz é voltar a por aquilo na posição "standart" e em seguida diz para rodares aquilo para a esquerda 3 "notches" que penso que quer dizer graus.

Espero ter ajudado.
 
Também já tive esse problema, eu não sei ao certo o que fiz mas eu abri a caixa liguei à corrente
e fui esperimentando até aquilo voltar ao normal(eu não mexi na rodinha branca).

Quanto ao video ele diz para marcares aquilo com um lápiz para saberes a posição inicial daquilo depois acho que o que ele faz é voltar a por aquilo na posição "standart" e em seguida diz para rodares aquilo para a esquerda 3 "notches" que penso que quer dizer graus.

Espero ter ajudado.

Vou tentar fazer isso então.

Já agora, disseste ter aberto a tua consola e ligado-a à corrente e "foste experimentando". Afinal o que experimentaste ao certo??? Era bom saber pois sempre me poderia ajudar.

Mais uma vez agradeço.

CUMPS!

P.S.: Alguém sabe o que é rubber alcohol??? Que género de alcóol é esse???
 
Vou tentar fazer isso então.

Já agora, disseste ter aberto a tua consola e ligado-a à corrente e "foste experimentando". Afinal o que experimentaste ao certo??? Era bom saber pois sempre me poderia ajudar.

Eu fui vago mesmo de prepósito porque já fiz isto à muito tempo, mas aquilo que eu me lembro foi de mexer numa barra dentada qualquer que penso estar por baixo da plataforma mas já não tenho a certeza, acho que fui tirando e metendo a plataforma até acertar com aquilo.

E quanto ao "rubber alcohol" isso não me parece que se esteja a referir a um género de álcool como não sei em que contexto só posso dizer que envolve borracha e álcool :-D

Não sei se já esperimentaste mas se puderes diz como correu.
 
Eu fui vago mesmo de prepósito porque já fiz isto à muito tempo, mas aquilo que eu me lembro foi de mexer numa barra dentada qualquer que penso estar por baixo da plataforma mas já não tenho a certeza, acho que fui tirando e metendo a plataforma até acertar com aquilo.

E quanto ao "rubber alcohol" isso não me parece que se esteja a referir a um género de álcool como não sei em que contexto só posso dizer que envolve borracha e álcool :-D

Não sei se já esperimentaste mas se puderes diz como correu.


Olha essa da barra dentada não percebi...

A barra dentada está afinal debaixo de que plataforma??? Qual é o aspecto ou cor da barra dentada???

Foste metendo a plataforma até "acertar" com aquilo... O que queres dizer com acertar???

Desculpa lás perguntas todas, mas eu queria mesmo reparar a consola...

Já agora, consegui acabar com o barulho estranho da consola. Agora o único problema é mesmo a leitura dos DVDs e Cds que não é efectuada, aparecendo uma mensagem no browser a dizer que houve um erro durante a leitura.

Espero que a lente não esteja estragada, senão aí é que não há solução... :(

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

CUMPS!!!
 
Já descobri o que é o "rubber alcohol". Pelos vistos é mesmo um álcool e em Português significa álcool isopropílico.

Só não sei onde é que se arranja isso lol.
 
P.S.: O modelo da PS2 é o SCPH-39004.

Tens simplesmente o que foi o melhor modelo da PS2 fat, a melhor versão, mais robusta, etc.

Se o problema está só na leitura dos discos acho que vale a pena arranjar.

Tens duas opções:

1 - Ou pagas a alguem que te mete uma lente nova e te calibra isso tudo direitinho, e pagas uns euricos bons pelo serviço

2 - Ou tentas tu arranjar isso sozinho, compras a lente nova e montas tu

Eu acho que essa lente já deu o que tinha a dar, mas podes sempre ainda tentar "espremer" mais um pouco dela, para veres se ainda tem algum tipo de salvação é abrires a consola e como mostra nesse video tentar ajustar a lente de forma a ficar o mais rectilinea possivel e assim o laser ter mais eficacácia:

basta teres uma chave estrela, a torky5, mais pequena que a dos nokias, é a chave dos siemens, um kit daqueles de 3 euros traz isso. Abres os 8 parafusos debaixo da consola, tiras a tampa com cuidado por causa da fita do botao de ligar/eject depois tiras os 2 ou 4 parafusos da tampa da drive, marcas a posiçao do parafuso do laser e da roldana e vais rodando 2 dentes da roldana branca grande primeiro de cada vez para um dos lados a ver se ele começa a ler um disco, se não der, colocas de novo na posiçao inicial e rodas para o outro lado com os mesmos procedimentos. Se nem para um lado nem para o outro ler metes na posiçao inicial e vais rodar o parafuso do laser (aquele que esta de lado encostado a
um ferro horizontal redondo) e fazes o mesmo, vais rodando pouco de cada vez para um lado, a ver se começa a ler. Não esqueças que tens de experimentar com um CD e um DVD, pois cada um tem a sua forma de ler.

Caso isto não dê, ou dê mas tenha a mesma dificuldade a ler (muito tempo nos loadings, etc) existe ainda uma outra alternativa, que é por baixo da lente rodares 2 potenciometros que lá estão (um é do laser do CD, outro do laser do DVD) e dar um pouco mais de potência ao laser (rodar no sentido dos ponteiros do relógio). Isto costuma ser remédio santo, só que fazer isto sem um multimetro é muito arriscado, visto ao estares a dar uma potencia muito elevada ao laser podes queimar ele facilmente. Quer isto dizer que os jogos passavam te a dar mas passado pouco tempo ia o laser a viola
 
Bem estive em cima da consola toda a tarde e pelos vistos os Cds já são lidos.

Quanto aos jogos PS2, os que são dvds roxos (os primeiros de todos) também são lidos, já os normais não são lidos.

No que se refere a Dvds normais (filmes) não são lidos também.

Vou ver se consigo resolver o problema.

CUMPS!
 
Boas!

Quanto à tal "roda" branca, tenho um ligeiro problema... É que da primeira vez que rodei esqueci-me de marcar a sua posição original e agora já não sei em que posição hei-de a deixar.

Por acaso ninguém sabe qual o "dente" da roda onde tenho de deixá-la??? Podem, me dizer qual o dente em que deixaram na vossa (para me guiar podem mencionar em qual sentido hei-de rodar, qual o buraco mais perto, etc).

Mais uma vez obrigado.

CUMPS!
 
O melhor que tens a fazer é o seguinte, já que não sabes a posição original, não perdes nada em experimentar, vai rodando sempre a roda branca até ouvires um clack e o sistema da lente descer completamente, apartir daí vai rodando no sentido dos ponteiros do relógio em incrementos de 2 dentes experimentando sempre a ver se já rola ou não os jogos, acredita que vais chegar ao ponto certo, isto se o problema do teu conjunto optico não for grave.

Eu na minha fiz isso e de momento roda tudo o que lhe ponho!

cumps
 
Quanto aos jogos PS2, os que são dvds roxos (os primeiros de todos) também são lidos, já os normais não são lidos.

Os roxos não são dvds, são CD's. Pelos vistos a parte de ler cds já está ok, está complicado é com os DVD's
 
O melhor que tens a fazer é o seguinte, já que não sabes a posição original, não perdes nada em experimentar, vai rodando sempre a roda branca até ouvires um clack e o sistema da lente descer completamente, apartir daí vai rodando no sentido dos ponteiros do relógio em incrementos de 2 dentes experimentando sempre a ver se já rola ou não os jogos, acredita que vais chegar ao ponto certo, isto se o problema do teu conjunto optico não for grave.

Eu na minha fiz isso e de momento roda tudo o que lhe ponho!

cumps

Pois eu já rodei aquilo tudo, e experimentei em todos os "dentes" da tal roda e em nenhum deles funcionou.

O problema é que não ouço nenhum "clack" propriamente dito, por isso é que queria saber a posição relativa do "dente" a partir do qual devemos rodar de dois em dois.

Vou experimentar ouvir o tal barulho, caso não ouvir não sei mesmo o que fazer.

CUMPS!
 
Não sei se alguem ja te disse para fazer isto, se sim peço desculpa por estar a repetir, mas eu algum tempo atras a minha tambem deixou de ler os cd e dvd, e a unica coisa que fiz foi abrir a ps2 e limpar a lente com um bocado de algodao e alcool, ficando a funcionar novamenta, muitas vezes a sujidade que se acumula prejudica a leitura dos discos, não custa nada tentar.
 
Não sei se alguem ja te disse para fazer isto, se sim peço desculpa por estar a repetir, mas eu algum tempo atras a minha tambem deixou de ler os cd e dvd, e a unica coisa que fiz foi abrir a ps2 e limpar a lente com um bocado de algodao e alcool, ficando a funcionar novamenta, muitas vezes a sujidade que se acumula prejudica a leitura dos discos, não custa nada tentar.

Já fiz isso. Obrigado na mesma.

O meu problema está agora na leitura dos DVD's... Aquilo da roda branca já me está a chatear... Não ouço nenhum "clack" o que torna difícil verificar qual o dente certo.

Lembrei-me de uma coisa, esta PS2 Fat como é das mais antigas vinha (quando foi comprada) com um CD chamada DVD player V 2.10. Pelos vistos este software permitia para a leitura de dvd's e tinha de ser transferido para o memorycard. Ainda tenho o programa no Memory card e tudo, no entanto, os testes que tenho estado a fazer tem sido sem ocartão memória.

Acham, que devo colocar o memory card enquanto faço os testes com a "roda" branca???

Obrigado pela ajuda.

CUMPS!

P.S.:Quanto aquilo do "clack" ninguém sabe dar mais pormenores???
 
O tal clack que eu te dizia é nada mais do que o barulho que faz o sistema optico ao baixar completamente, ou seja, essa roda branca serve somente para ajustar o angulo desse sistema optico, logo, depois de veres que ele está em baixo completamente começas apartir dai os tais incrementos de 2 clicks até chegares ao melhor angulo de inclinação...

Quanto a limpar as lentes não basta limpar somente as lentes superficiais existem umas lentes grandes dentro dessa "caixinha" onde esta a lente principal que são sempre menosprezadas ou simplesmente desconhecidas e são muito importantes, necessitam estar devidamente limpas também eu por exemplo nas minhas retirei bastante sujeira mesmo...

Ps: Estou a tentar encontrar o link que na altura me ajudou a desmontar essa "caixinha" para limpar as lentes grandes mas não consigo assim que encontre algo eu mostro.
 
Back
Topo