PS2 Ps2- fat ou slim ?

Jonas_7

Power Member
Boas

Estou a procura de uma playstation para oferecer ao meu irmão que tem 5 anos, e já quer entrar na jogatina

Se adquirir uma destas qual das duas adquirir, já ouvi que a slim é ma porque a refrigeração e que a fat é má por causa do laser, gostava que me dessem algumas opiniões.

Obrigado
 
Tanto uma como outra parecem ser boas, no entanto e isto no meu caso, acho que as slim tem mais problemas relativamente às drives, e riscam os cds.
 
Se adquirir uma destas qual das duas adquirir, já ouvi que a slim é ma porque a refrigeração e que a fat é má por causa do laser, gostava que me dessem algumas opiniões.
Grandes confusões que para aí vão.

As de lançamento japonês, eram PS2 beta, o laser tinha maior taxa de avarias por os yields não serem tão maduros e a coisa nem lia DVD video (só com software oficial sony instalado no memory card para esse efeito).

Na europa essas nunca houveram; os nossos modelos começam nas V3, ou SCPH-30004. Estas não são consideradas os melhores modelos mas muitas ainda funcionam hoje.

Consideram-se os melhores modelos FAT são a SCPH-30004R e a SCPH-39004.


Depois a produção passou para a china com as SCPH 50004 e não obstante da ventoinha 20% mais silenciosa e suporte telecomando embutido na consola essas FAT baixaram de qualidade; a drive de DVD estava em curto circuito com a motherboard e por isso morriam mais facilmente; isto ainda se agravou mais nas primeiras Slims.


Depois disso tiveste as primeiras slims, as SCPH-70004 e SCPH-75004, que eram péssimas, o problema acima mas amplificado, morriam muito facilmente.


Isto foi corrigido nas SCPH-77004, disso para a frente são completamente seguras.

Referente às diferenças entre elas, as com um terço da consola glossy são as mais recentes. têm a fonte de alimentação embutida e são um trabalho de integração levado muito à risca. Foi um processo, as primeiras slims ainda tinham o Emotion Engine o o Graphics Synthetizer separados (CPU e GPU) ao passo que versões subsequentes tinham-nos fundido. Esse era o menor dos problemas delas, no entanto.


Eu prefiro as FAT; mas objectivamente acaba por ser uma questão de gosto; e as slims consomem menos energia. Há que evitar é os modelos maus e esses assolam ambas as revisões.
 
Última edição:
Obrigado pelo teu esclarecimento, sendo assim vou procurar uma slim com a tal parte glossy por ser então o modelo mais recente, não percebo é como podem estar ao mesmo preço esse modelo e o mais antigo !
Obrigado
 
^ É que nessas lojas ninguém pesca nada disto.

Eu só "pesco" porque gosto de saber o que compro.


Noutra nota, se é para um miudo a versão FAT é capaz de ser mais segura, não há maneira de ele enfiar o dedo nas lentes.
 
Tens razão, mas o problema é que pelo que li, as versões FAT deixaram de ser fabricadas e o canhão queima muito facilmente, e já são muito antigas ,logo é um risco...
não sei !
entre a FAT e a SLIM a última fabricada é melhor a slim não ? apesar de gostar mais do visual da FAT
 
Última edição:
Tens razão, mas o problema é que pelo que li, as versões FAT deixaram de ser fabricadas e o canhão queima muito facilmente, e já são muito antigas ,logo é um risco...
não sei !
As Slim também já não se fabricam :)

Peças há a pontapé para todas elas. Os lasers morrem por desgaste, acontece a qualquer drive, é por isso que coisas tipo maquinas de salão optam há anos por meter o jogo em RAM ou em ROM; a questão é mesmo qual o porradão que aguentam até esse fim de vida anunciado. Mas reparabilidade não é um problema para nenhum modelo. A não ser os do curto circuito que referi, esses às tantas morre a motherboard e já dá muito mais trabalho arranjar um transplante do que vale a pena. Derrota o propósito.
entre a FAT e a SLIM a última fabricada é melhor a slim não ? apesar de gostar mais do visual da FAT
Depende.

Eu costumo referir as SCPH 39004 como o melhor modelo de PS2; mas como disse é uma questão de gosto, eu gosto da drive em gaveta e do design original por outro lado as ultimas são mais integradas e consomem menos energia; depois, as mais antigas têm funções que ninguém usa tipo o i-link que é uma espécie de forma de jogar em rede com várias consolas e vários ecrãs (usado no Time Crisis, Time Spliters 2 e outros jogos, mas uma minoria).

Como referi, evita certos modelos, tirando isso tudo dá para o que a casa gasta.


As ultimas em nada variam em fiabilidade face aos outros modelos bons, apenas são mais apeteciveis porque não tens de andar com o transformador atrás, o cabo de energia é genérico e liga directo; fica marginalmente mais fácil levar para casa de outros.
 
Slim , sem dúvidas , tive uma que entretanto vendi e só tenho a dizer coisas boas sobre ela .

Certifica-te de que compras á pessoa certa

Cumprimentos,
 
Obrigado pelas respostas, tenho uma pessoa que me quer vender uma FAT SCPH-39004 por 30 euros vale a pena ? o modelo é bom ? :)

EDIT: claro que é bom, vi agora a resposta do ""I EAT ALL"
 
Última edição:
Como disse acima, esse modelo é um dos bons. Agora comprar uma ou não, é contigo, depende do estado de conservação e se é o que queres; como estavas mais virado para uma Slim não é o meu lugar para decidir por ti.

Facto incontornável é que uma slim das glossy provavelmente terá menos uso que uma consola pelo menos 5 anos mais nova.
 
não é bem assim, inicialmente, estava confuso entre uma slim e uma fat, mas andei a ler e vi muito pessoal a dizer para comprar a slim, apesar de eu inicialmente estar virado para uma FAT porque consola que é consola para mim tem que ser algo robusto, quanto à SLIM das glossy que vi, o gajo estava a vender também mais de 30 jogos, ou seja a consola estava muito usada pela lógica, apesar de ser mais recente, ate eu pedir o modelo da fat e ver que realmente é aquela que o pessoal fala

"Essa série é considerada a melhor dos Tijolos. Possui um ótimo conjunto mecânico e um sistema de Controle do Leitor muito robusto. Ainda há muitos em operação e são bem valorizados no comércio de usados."


sendo assim penso que vou adquirir a FAT e ser feliz !
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo