1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

[PS2] grande problema com resolução

Discussão em 'PlayStation' iniciada por The Dealer, 26 de Dezembro de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 2189)

1. The Dealer

The Dealer Power Member

Já não ligava a minha ps2 a uns dois meses. No entanto, a mesma a respectiva televisao onde está ligada, nunca foi nada mexido.

Agora que ligo, parece que a "resolução" foi diminuida, pois os gráficos aparecem "pixelixados", como se num monitor de pc que usa 1280x800 se tivesse baixado para 640x480. Se arrancar a ps2 sem qualquer cd/dvd, nota-se logo o problema.

O que posso fazer?

2. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Que TV estás a usar? mudaste de TV nos ultimos meses? etc

é que os jogos na PS2 correm a 640x480. ^^'

Se estás a usar os cabos melhor indicados para a TV em questão e o post processing dela não melhora (experimenta reduzir o sharpness)... nada a fazer.

3. The Dealer

The Dealer Power Member

Não mudei rigorosamente nada.... :confused:

4. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Alguma coisa mudou, se não era assim antes.

5. The Dealer

The Dealer Power Member

de facto tens razão. (peço desculpa já nem me lembrava) Eu usava um televisor CRT praí com 15 polegadas até à uns dois meses atrás :007: Será possível que ainda não tenha ligado a ps2 desde então? Vamos pressupor que sim.

O meu lcd é este:
    http://www.sanyo.pt/default.php?prod_cod=CE_19LC95-C&familia_cod=TVS&cat_cod=sté
    [FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Resolução 1440 x 900 WXGA 19"[/FONT]

Está portanto ligado por scart à ps2, e por hdmi à ps3, pelo que nesta ultima tudo funciona perfeitamente. Hoje quis jogar um colin mcrae com a familia e tal e quase que se contam os quadrados... (CM 2005, GT4, Resident Evil 4 e etc)

Será normal? Significa que para se correr um jogo PS2 numa resolução minimamente decente (acreditem que os gráficos estão de facto pixelizados, parecem gráficos de inicio dos 90), é preciso ter um ecrâ "pequeno"? Custa-me a acreditar...

Última edição: 26 de Dezembro de 2008
  6. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Pois, estás a usar uma TV de 1440x900 com jogos 640x480 que na sua maioria não suportam progressive scan ou 16:9, e para piorar as coisas... naquilo que me parece ser um monitor de PC com sintonizador de TV.

O problema dos monitores de PC é que são feitos para serem usados á resolução nativa deles pelo que cortam totalmente nos chips de post processing (upscaling e afins) face a HDTV's propriamente ditas.

provavelmente estás a usar um cabo composite com adaptador para scart (aqueles com 3 rca's) e não um RGB, mudar para um ou um cabo de componentes iria provavelmente dar-te melhor qualidade de imagem; mas ainda assim não a ideal dado que o problema parece ser da TV (a diferença entre cabos na qualidade de imagem é grande no entanto) podes tentar; e não te esqueças de, se o jogo não suportar 16:9 optar antes pelas barras verticais nos lados ao invés de esticar a imagem.

Não é preciso ter um ecrã pequeno, é preciso é que a teres um ecrã LCD, com uma matrix de x pixeis os pixeis da fonte não sejam simplesmente aumentados tipo zoom para preencher o numero muito superior de pixeis, e para isso é preciso post processing bom. Os monitores cortam-se totalmente nisso, e as HDTV's de entrada também cortam muito nesse aspecto; é algo que se paga, basicamente.

7. The Dealer

The Dealer Power Member

Peço desculpa por ser do contra mas aquilo não é um monitor para pc. Tudo em si indica que é uma televisão, as suas caracteristicas, o seu comando, o suporte horizontal e vertical (já incluido) até o seu simples menu não indica rigorosamente nada que seja um monitor com sintonizador (apenas o facto de ter entrada para pc).

De qualquer das formas, o cabo que está a ligar é o original que vinha com a PS2, a unica diferença é que tive de por o SCART (21 pinos salvo erro). Qual a diferença para um cabo RGB?

EDIT: testei a PS2 no lcd da sala (28" ou a volta disso), e de facto a qualidade está muito mais definida.

EDIT2: tenho 3 entradas (Y PB e PR respectivamente), as mesmas não serão uteis? Têm cores azul verde e vermelho pelo que me parece ser o RGB que tu falaste. De qualquer das formas ao alterar para 4:3 na televisão melhorou significativamente.

8. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

É uma televisão improvisada. Nenhum TV de outra forma teria a vocação de monitor de PC como esta tem como selling point sendo uma LCD-TV (e não uma HDTV). Até a tela dela, 1440x900 é tela de PC e não uma resolução que se use em telas de HDTV's (1280x720, 1366x768 e 1920x1080); aliás, nem tão pouco 1440x900 é 16:9, é 16:10 (diz 16:9 nos specs mas não é, é fazer as contas; se fosse 16:9 seria 1440x810), coisa que repito... só se usa em monitores de PC e à partida mesmo a jogares jogos de PS3 em 16:9 nela já te está a esticar a imagem como não deveria fazer (não obstante de notares menos, obviamente).

E o ponto fulcral disto é dizer que essas "TV's" simplesmente não têm bom upscale (se é que têm algum), razão pela qual aliás te estás a queixar.
    Um cabo composite não tem separação de cores e envia a imagem toda num cabo (o cabo amarelo), o cabo RGB separa red, green e blue por canais e envia-os para a TV, dando uma imagem muito mais nitida. E claro, a propria quantidade de linhas que envia para o ecrã é bem superior, o composite anda nas ~220 o RGB anda nas 480 (alguns jogos só enviam 448, mas isso é com eles e porque não é discernivel)

composite->rgb

Isto na qualidade do sinal, o resto depois depende da TV.
    É natural :)
    Isso é para componentes, se a TV suporta é o melhor cabo para a PS2, mas nota que a PS2 tem muito poucos jogos a suportar progressive scan pelo que na esmagadora maioria dos casos a qualidade será identica ao RGB. (e os cabos RGB costumam ser mais baratos)

Mas isto é só o melhor que se pode fazer pelo sinal da PS2, o resto (que acaba por ser a maior parte num ecrã com tantos pixeis) vai depender da TV.

9. The Dealer

The Dealer Power Member

Desculpa-me mas agora fiquei confuso. O cabo RGB (tendo em conta que separa os canais), não é o que se insere nesse Y PB e PR? O cabo que eu tenho basicamente tem os 3 canais separados (cor vermelho branco e amarelo), só que depois tenho a necessidade de usar o scart porque a tv (ou monitor lol), não tem as entradas.

http://cgi.ebay.es/RGB-Scart-Cable-AV-Audio-Video-pa-Sony-Playstation-PS2_W0QQitemZ220334763921QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_186?hash=item220334763921&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A895%7C66%3A2%7C65%3A12%7C39%3A1%7C240%3A1318#ebayphotohosting

Basicamente é isto, só que tem os 3 cabos enfiados naquela "ponta" que eu acho que é o scart (sou mesmo ignorante eu sei)...

EDIT:
    http://www.*****.com/details.dx/sku.15211
    é isto um cabo RGB que tu aconselhas?

10. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

O que se insere no Y Pb Pr é o de componentes, que é um cabo que permite imagem de alta definição e scan progressivo e vem em 3 RCA's para imagem (e normalmente outros dois para som), o cabo RGB por sua vez separa os canais mas une-os todos num scart e não permite nem progressive scan nem resoluções acima de 640x480 no seu standard.

O teu cabo não tem canais separados, dado que é composite, só o cabo amarelo transporta imagem, os outros dois são para som [L e R] (se quiseres podes experimentar desligá-los antes e durante operação e notarás isso).

A ponta/entrada é scart sim, mas o composite ligado por scart não é RGB :)

É natural ser um pouco confuso, já todos passamos por aí; são muitas especificidades aqui.

11. Overkill

Overkill Power Member

Boas, compra um cabo destes [​IMG] a venda em qualquer loja GAME, *****, ou outra qualquer, se não disser que é para a ps2 não faz mal, os da PS3 dão perfeitamente na ps2 pois a saida é igual. Antes de ligares o cabo vai ao menu da ps2 e mete o ecran para "ypbpr" não pode estar em RGB, se não quando trocares o cabo ficas com a imagem a preto só com som. Ligas a PS2 e vais ver logo diferença na imagem, mete o resident evil 4 que tem progressive scan, activa o modo quando o jogo arrancar e diverte te ;)

12. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Esse é de componentes. :p

Quanto a aconselhar um de componentes... componentes tem o problema de... jogos de PSone apenas darem imagem preta com eles, pelo que se pretenderes jogar jogos de ps1 não recomendo; tirando isso, são os melhores (em jogos interlaced a diferença para RGB será zero, no entanto).

13. The Dealer

The Dealer Power Member

:) Então mas afinal o que é um cabo RGB. E qual devo comprar, RGB ou de componentes?

14. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

RGB é um cabo scart unificado que separa a imagem em 3 canais (mas fá-lo lá dentro, na ligação final é scart)... Componentes é um cabo Y Pb Pr. um liga-se da mesma forma que estás a ligar o actual e o outro liga-se na tal entrada componentes.

Quanto a qual comprar... é contigo (e não garanto que faça milagres no que depende da TV, apenas que esses dois cabos têm a melhor qualidade de imagem, e que essa diferença de sinal é abismal face a composite)

O componentes é o melhor, mas tem a desvantagem de não dar sinal com jogos de PSone pelo que nessa altura terás de trocar de cabos para jogares. Agora e se não tiveres/não jogares PSone e componentes for opção... vai para esse, como alguém já disse, jogos com progressive scan, tipo o RE4 beneficiam muito disso. (e os que não suportam progressive scan ficam iguais à qualidade do RGB.

15. The Dealer

The Dealer Power Member

ok, obrigado pela vossa ajuda :) Assim que comprar depois reporto o resultado.

16. Cloud_

Cloud_ Power Member

que eu saiba os jogos ps1 tem resoluçao de 640*480 mas os da ps2 1280x1024 pixels!cumps

17. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Completamente errado.

Um jogo de PSone está cheio de sorte se correr a 320x240 (normalmente correm a menos, especialmente os 3D), quanto mais. Embora nos specs tivesse suporte para 640x480 não tens nenhum jogo que o use.

Já a PS2, o máximo que fez foi 1280x720 (720p), em dois ou três jogos e um 1080i aldrabado via framebuffer. o resto da biblioteca é 640x480i se não tiver menos. (muitos jogos correm abaixo disso para terem framerates aceitáveis e em inicio de vida da consola muitos corriam e correm a 320x240)

A resolução "normal" de um jogo PS2, é 640x480; e se alguma coisa a tendencia real é ser para baixo disso (para já a maior parte dos jogos são interlaced o que por si só quer dizer que a informação real de cada frame será 640x240 e para além disso fazem skip a algumas linhas horizontais estando a renderizar na realidade 640x448; ou 640x224).

Última edição: 27 de Dezembro de 2008
  18. Cloud_

Cloud_ Power Member

ja agr diz me quais o jogos que tem essa resoluçao!e nao ah um cabo pa meter alta defeniçao na ps2?

19. Overkill

Overkill Power Member

O cabo por componentes que se falou aqui anteriormente suporta resoluções de alta definição, é o mesmo que podes usar numa PS3 e jogar jogos em HD, o problema que se prende aqui com a PS2 não tem nada a ver com o cabo, tem a ver com o output que a consola está a fazer, que neste caso está limitado a tudo o que o colega em cima disse.

Se queres uma lista de jogos PS2 que suportem progressive scan (480p) podes ver em http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Progressive_Scan_PS2_Games mas se tens uma consola PAL e os teus jogos são PAL a lista de jogos compativeis é extremamente baixa, salvam se por exemplo o Resident evil 4, soul calibur 2, tekken 4, etc

Resumindo, joguem PS2 num bom crt a moda antiga que ficam mais bem servidos, ou então arranjam uma PS3 de 60gb e jogam com upscaling

20. The Dealer

The Dealer Power Member

Nem mais :-D

Partilhar esta Página