PS3 [PS2] Pro Evolution Soccer 2012 (KONAMI)

mac___mac

Power Member
Seite-Games-Pro-Evolution-Soccer-2011-Wallpaper-21.jpg



"Even though we’ve been doing this for 10 years, I don’t feel as though we’re even close to capturing real football."

Bom, desta vez começo uma thread de forma diferente do que me é habitual. Ainda não existe nenhuma notícia sobre o desenvolvimento do jogo mas penso que a frase em cima acaba por ser uma boa forma de lançar a óbvia saída de mais um título de uma das mais célebres séries futebolísticas de sempre.

No outro dia, ao ler um artigo num site especializado, a discussão sobre o que falta neste momento ao jogo para o tornar mais real segue no seguimento de uma recente entrevista dada por Shinji Enomoto (Director Executivo) que afirma que "apesar de estarmos à 10 anos a fazer isto, não sinto que estejamos sequer perto de conseguir capturar o que o futebol real nos oferece".
São palavras fortes que expressam bem o que se passa muitas vezes em torno de um projecto que tem como objectivo agradar a uma Comunidade desde já dividida entre o querer preservar as raízes da série e o querer inovar de acordo com as exigências da tecnologia e concorrência de hoje.
As sugestões do que pode ser acrescentado ou melhorado surgem ano após ano, edição após edição - Isto deve ser acrescentado, aquilo deve ser retirado... isto é PES, isto já não é PES, o Rei voltou... o Rei mudou.

Por mim, gostei deste 2011. Contudo, há falhas óbvias e não são as licenças da Champions, Europa League e afins que substituem tudo o resto. Sinto falta, sim, de animações como deve ser. Sinto falta de uma atmosfera futebolística bem retratada e não um constante carrossel de samples mal inseridas que ao fim de pouco tempo já não dá para aguentar. São coisas simples que faltam e que ainda faz com que sinta que a série fica a perder para o seu opositor directo.
Neste aspecto, gostaria que o PES 2012 entregasse aos fãs a imersão que é o futebol, dentro e fora das quatro linhas. Mais realismo nas animações, movimentações off the ball, real player runs, guarda-redes a fazer defesas de recurso, manual player switching, re-introdução de uma lei da vantagem inteligente, menos replays de faltas simples e mais acção non-stop. Quero a adição de player stories, jogadores com background profile - e uma IA que reaja de acordo com as incidências de cada partida, no relvado mas também na bancada... É disto que sinto falta num jogo como o PES. Tudo o resto já está muito bom.

Entretanto, há uns meses atrás, num artigo publicado na PSM3, surgiram rumores que davam conta de novas funções para o d-pad, tendo sido inclusive feita referência a uma possível introdução das tais player runs como input dado aquele sitio. Uma ideia infundada a meu ver, dada a falta de ergonomia do próprio DS3, mas que contudo, não deixa de ser verdade que o d-pad deveria receber uma melhor utilidade do que aquela que lhe tem sido atribuída até aos dias de hoje.


Mais uma vez, o jogo vai agradar a uns e desagradar a outros - será sempre assim. Resta-nos apenas tentar encontrar aquilo que realmente nos interessa. Diversão.
 
Não concordo, mas entendo o teu ponto de vista. No entanto, repara, o online é apenas um extra no PES, a sua essência está toda na mecânica de jogo, na sua jogabilidade. Mesmo que o online venha a ser corrigido, se o resto ficar a meio termo, os problemas estarão sempre lá. O objectivo é recriar o futebol o melhor possível e para isso tem que se corrigir as falhas que existem em termos de gameplay. Gameplay melhorado > online melhorado.
 
Última edição:
O jogo deve ser apresentado já em Abril, à semelhança de anos anteriores. Eu sou da opinião que a margem para melhorias nese jogo é imensa, mesmo sendo meu jogo de futebol preferido. Animações, jogabilidade, fluidez, corigir os muitos erros (alguns nem existiam há algumas séries atrás) dão muito que pensar aos criadores.

Por outro lado, as melhorias evidentes no 2011 e o facto de a equipa do PES estar hoje muito mais receptiva ao feedback dos fãs dão me grande esperança para as futuras edições.

A meu ver urge corrigir

- os penalties
- a fluidez de jogo e os tempos de resposta ainda não são do PES 6 da ps2
- novas animações, mais naturais
- não tão urgente para mim, mas desejo ter a liga portuguesa e a liga inglesa licenciada...e ate dava outras em troca :)
 
Não concordo, mas entendo o teu ponto de vista. No entanto, repara, o online é apenas um extra no PES, a sua essência está toda na mecânica de jogo, na sua jogabilidade. Mesmo que o online venha a ser corrigido, se o resto ficar a meio termo, os problemas estarão sempre lá. O objectivo é recriar o futebol o melhor possível e para isso tem que se corrigir as falhas que existem em termos de gameplay. Gameplay melhorado > online melhorado.

Ya como é óbvio. Eu só comecei verdadeiramente no online este ano.



Quais são os problemas do online neste 2011, para ti?

Xiters, jogos scriptados (se for jogar contra um D5 quase que não falha) e algum lag que era dispensável.

Os xiters é só banir...
Em relação ao lag, está relacionado com os servidores que eles têm.



E sff se alterarem a velocidade do jogo, que não seja para mais lento.
 
Eu acho que 2012 é o ano que o PES, se a concorrencia não der um salto grande, vai abafar à grande! A sensação que tenho é que eles vão investir visualmente. Vão investir na decoração.

O que eu gostava é que eles voltassem a meter a opção de jogar a 2 (ou mais) tanto em competições como na MLO.
 
Lol, todos os anos é o Ano do PES. :-D

Sim, era nice ter a possibilidade de online 2vs2.
Pensas mesmo que eles vão-se focar nos visuais...? Essa seria a última das minhas preocupações mas, já agora, em que te baseias para pensares assim?
 
O que eu me preocupava em mudar urgentemente, eram os bugs e falhas mesmo da Konami que estragam uma partida. Refiro-me ás jogadas em que os jogadores falham em recepções facílimas, a certos remates que estão a pior m*rda que eu já vi (remate enrolado que é muito esquesito e remates com a biqueira do pé quando carrego para fazer remate em jeito, entre outros), fdalhas absurdas dos defesas... etc. Nos remates era porem umas animações mais variadas de trivela, de remates em jeito e de umas que eu sinto bastante falta, aquelas em que o jogador puxava o pé bem cá atrás e saía um ganda estoiro, quando se encontrava á vontade para rematar. Tipo PES6, vá.

A seguir a reparar isto, tentava melhorar o gameplay, a fisica das bola, que está muito má na minha opinião, as animações das quedas talvez... Com isto já ficava satisfeito.
 
pode ser que seja este ano que eles renovem o jogo para a PS3, visto que o 11 não trouxe quase nada de novo a não ser o design dos menus e outras tretas
 
pode ser que seja este ano que eles renovem o jogo para a PS3, visto que o 11 não trouxe quase nada de novo a não ser o design dos menus e outras tretas


o 11 não trouxe nada de novo?

Faz assim:

Joga o 10... 1 horita. Depois joga o 11... se não vires diferenças... algo de "estranho" se passa! :D

Quanto ao PES 12, eu só pedia uma coisa: melhorar a MLO!

A jogabilidade não é perfeita, mas até tenho medo que piorem, pois há tanta gente a queixar-se de coisas que eu adoro, como os remates por exemplo, que preferia que não tocassem em nada...
 
o 11 não trouxe nada de novo?

Faz assim:

Joga o 10... 1 horita. Depois joga o 11... se não vires diferenças... algo de "estranho" se passa! :D

Quanto ao PES 12, eu só pedia uma coisa: melhorar a MLO!

A jogabilidade não é perfeita, mas até tenho medo que piorem, pois há tanta gente a queixar-se de coisas que eu adoro, como os remates por exemplo, que preferia que não tocassem em nada...


Os remates tão bons, com excepção dos remates sob pressão e os remates em jeito, mas mesmo nos normais ainda há bastanto espaço de melhoria.

Eu quero mesmo é que melhorem a dinamica dos movimentos e da fisica, tanto da bola como dos jogadores, que ainda está longe do patamar que a meu ver poderia atingir. Há que melhorar a IA, principalmente aqueles movimentos á lá Konami, que tem de completar uma animação até ao fim, e os momentos em que os defesas ficam parados e outros em que os jogadores, por exemplo num contra ataque em que a bola fica solta, mas toda a gente vê que a bola vai ficar para o adversário mas os nossos jogadores continuam a correr para a frente como se tivéssemos a posse de bola...

Há muito espaço para melhorar no PES, que apesar de ser um jogo viciante, tem muitos problemas ainda, que por vezes não nos conseguimos alhear, e que em alguns momentos conseguem tornar um jogo que poderia ser brilhante numa frustração imensa.
 
Os remates tão bons, com excepção dos remates sob pressão e os remates em jeito, mas mesmo nos normais ainda há bastanto espaço de melhoria.

Eu quero mesmo é que melhorem a dinamica dos movimentos e da fisica, tanto da bola como dos jogadores, que ainda está longe do patamar que a meu ver poderia atingir. Há que melhorar a IA, principalmente aqueles movimentos á lá Konami, que tem de completar uma animação até ao fim, e os momentos em que os defesas ficam parados e outros em que os jogadores, por exemplo num contra ataque em que a bola fica solta, mas toda a gente vê que a bola vai ficar para o adversário mas os nossos jogadores continuam a correr para a frente como se tivéssemos a posse de bola...

Há muito espaço para melhorar no PES, que apesar de ser um jogo viciante, tem muitos problemas ainda, que por vezes não nos conseguimos alhear, e que em alguns momentos conseguem tornar um jogo que poderia ser brilhante numa frustração imensa.

Concordo com:
- movimentos dos jogadores (ainda está longe da fluidez dos jogadores do Fifa por exemplo, as animações são bem melhores no Fifa)
- defesas parados (é frustrante às vezes).

Agora, com os remates não concordo! A beleza dos remates neste jogo é que nada é certo!!! No Fifa, e no Pes 2010, os remates são horríveis! Quase sempre bons, quase sempre à baliza, ou perto, quase sempre as mesmas trajectórias nas mesmas condições! A beleza dos remates no Pes 11 é que tu podes aparecer 10 vezes na cara do guarda-redes com o mesmo jogador, e saírem coisas diferentes! É tu rematares a pensar, "Ei, vai sair um golaço daqui" e a bola ir para à bancada!!! É tu apontares para a esquerda, e de vez em quando o remate sair à direita!!! É isto que se chama de imprevisibilidade, que existe de uma forma óbvia no futebol, e ESTE Pes 2011 conseguiu reproduzir...

É por isso que eu só peço para a Konami, pelo menos nos remates estar quietinha... se voltarem a meter aquela xungaria do 2010, são mais 50 euros que poupo...
 
Concordo com:
- movimentos dos jogadores (ainda está longe da fluidez dos jogadores do Fifa por exemplo, as animações são bem melhores no Fifa)
- defesas parados (é frustrante às vezes).

Agora, com os remates não concordo! A beleza dos remates neste jogo é que nada é certo!!! No Fifa, e no Pes 2010, os remates são horríveis! Quase sempre bons, quase sempre à baliza, ou perto, quase sempre as mesmas trajectórias nas mesmas condições! A beleza dos remates no Pes 11 é que tu podes aparecer 10 vezes na cara do guarda-redes com o mesmo jogador, e saírem coisas diferentes! É tu rematares a pensar, "Ei, vai sair um golaço daqui" e a bola ir para à bancada!!! É tu apontares para a esquerda, e de vez em quando o remate sair à direita!!! É isto que se chama de imprevisibilidade, que existe de uma forma óbvia no futebol, e ESTE Pes 2011 conseguiu reproduzir...

É por isso que eu só peço para a Konami, pelo menos nos remates estar quietinha... se voltarem a meter aquela xungaria do 2010, são mais 50 euros que poupo...

ngomes, são opiniões e cada um terá a sua mas tipo eu apontar para a direita e o remate sair para a esquerda sem eu ter pressão alguma, não é imprevisibilidade, pelo menos na minha opinião. Senão qualquer dia os erros e bugs e a má programação dos jogos começam a ser todos conotados de imprevisibilidade não...

Os remates deste PES eu gosto mas os exemplos que dei são claramente coisas que precisam de ser corrigidas, os remates em jeito por exemplo raramente saem bem e com força, vão sempre umas "bufas" que por vezes dão golo pois o guarda-redes fica parado. E os remates sob pressão, que saem sempre aqueles baloes sem força que por vezes até dão chapeus, e isto não é imprevisibilidade pois um remate com força sempre que temos alguém colado a nós nunca acontece.

De resto acho os remates bons , mas que podem ser melhorados, podem e devem, a bola deveria ter por vezes um pouco mais de efeito, pois tirando remates do Cristiano Ronaldo é rarissimo tu veres remates em que a bola segue sempre uma trajectória muito linear.

Deixo aqui Alguns pontos que eu acho que seriam interessantes colocar/melhorar no PES 12

- Troca de jogadores
- Reacção dos jogadores, por vezes a bola passa a 1cm do jogador e nós carregamos em qualquer botão e nada acontece
- Resposta do jogador aos comandos, principalmente quando queremos passar de primeira, etc.
- Melhorar remates de primeira quando a bola é colocada em desmarcação e rematamos logo de primeira
- Melhorar, os passes manuais, ainda é possivel algum ping pong, independentemente, da força que se dá no passe
- Melhorar os movimentos sem bola ( desmarcações, posicionamento, etc etc )
- Melhorar o fisica nos choques corpo a corpo, nada que se pareça com o Fifa mas um pouco mais do que está no PES
- Disputas de bola em bolas altas ( jogadores actualmente ficam estaticos, a não ser qe carreguem no R2 mal a bola saia dos pes do jogador )
deveria um pouco mais livre, não totalmente livre, mas tomem como exemplo, um jogador de 1,90 tipo Bruno Alves, deveria conseguir empurrar um pouco
um jogador de 1,70 tipo Defoe, e ganhar a posição mais favoravel para ganhar a bola de cabeça, e não como acontece actualmente, em que se eu tiver o defoe
me conseguir posicionar, a frente do bruno alves nem preciso de cabecear que mato a bola no peito e viro-me como se ninguem estivesse a pressionar.
- Regresso das setas de movimentação dos jogadores, nas taticas
- Melhorar os guarda-redes especialmente nas saidas da baliza em que por vezes nem a mancha fazem, ficam simplesmente a olhar.
- Melhores animações, e mais variadas, como cruzamentos, remates, passes, cabeceamentos etc
- Mais modos de correr como existiam nos PES antigos, em vez de serem so aqueles do speed merchant e o normal.
- MElhor e mais variado ambiente nas bancadas ( o serem adeptos 2d não me faz diferenca nenhuma já que nao se ve a plateia 95% do jogo)

Quanto a Master League Online
- Termos a possibilidade de criar ligas privadas entre amigos.
- Criarem uma taça semanal, onde só poderiam entrar os 100 melhores classificados de cada divisão, sendo o premio monetario bastanto elevado.
- Existir um Tecto salarial, por divisão, para que não existam equipas de cristianos, arshavins etc na divisão 3, 4 e 5 por exemplo. Assim
seriamos obrigados a gerir os jogadores que temos conforme a divisão onde estamos, Do genero na 5ª divisão só poderiamos ter uma equipa de valor
maximo de 20 milhões, na 4ª de 35, na 3 de uns 50, etc etc, sendo que a 1ª divisão não teria tecto salarial.
- Premio monetario por subida de divisão consoante a classificação. Do tipo quem ficar em primeiro lugar na respectiva divisão, receberia 2 milhoes, os
restantes 20, 1 milhão, e assim por diante até aos 1000 classificado por exemplo, sendo que o premio monetario iria sendo menor conforme a posição.
 
O jogo deve ser apresentado já em Abril, à semelhança de anos anteriores. Eu sou da opinião que a margem para melhorias nese jogo é imensa, mesmo sendo meu jogo de futebol preferido. Animações, jogabilidade, fluidez, corigir os muitos erros (alguns nem existiam há algumas séries atrás) dão muito que pensar aos criadores.

Por outro lado, as melhorias evidentes no 2011 e o facto de a equipa do PES estar hoje muito mais receptiva ao feedback dos fãs dão me grande esperança para as futuras edições.

A meu ver urge corrigir

- os penalties
- a fluidez de jogo e os tempos de resposta ainda não são do PES 6 da ps2
- novas animações, mais naturais
- não tão urgente para mim, mas desejo ter a liga portuguesa e a liga inglesa licenciada...e ate dava outras em troca :)

Agrada-me estas observações e tb gostava que a frequência de transferências no modo master league fosse muito mais pausado e pudessemos mudar de clube no final de uma época mediante propostas em função do desempenho ao longo da época.
 
O pior é o tempo de resposta do jogador, mete-me nojo quando eu mando rematar para a frente e ele simplesmente dá de cabeça para a linha lateral sem ninguem á volta.

E os defesas parecem uns deficientes ás vezes, a bola à frente deles um gajo louco a carregar no botão para tirar dali e os gajos a se lixar, quase que ainda rematam para dentro da propria baliza, essa é outra a corrigir, bolas quase a entrar e o jogador dá de joelho para dominar, resultado - golo, enerva-me profundamente.
 
Agora, com os remates não concordo! A beleza dos remates neste jogo é que nada é certo!!! No Fifa, e no Pes 2010, os remates são horríveis! Quase sempre bons, quase sempre à baliza, ou perto, quase sempre as mesmas trajectórias nas mesmas condições! A beleza dos remates no Pes 11 é que tu podes aparecer 10 vezes na cara do guarda-redes com o mesmo jogador, e saírem coisas diferentes! É tu rematares a pensar, "Ei, vai sair um golaço daqui" e a bola ir para à bancada!!! É tu apontares para a esquerda, e de vez em quando o remate sair à direita!!! É isto que se chama de imprevisibilidade, que existe de uma forma óbvia no futebol, e ESTE Pes 2011 conseguiu reproduzir...

É por isso que eu só peço para a Konami, pelo menos nos remates estar quietinha... se voltarem a meter aquela xungaria do 2010, são mais 50 euros que poupo...

Concordo com o que tu disseste em relação á imprevisibilidade dos remates. Aliás, para mim é um aspecto em que o PES estará sempre á frente do FIFA, como as animações do FIFA estarão sempre á frente das do PES (na minha opinião, claro!)

Agora, dizeres que os remates não devem levar acerto... Está bem que é a tua opinião, mas eu acho que, tanto os remates em jeito e os em força (sem pressionar qualquer botão para além das direccionais) devem ser muito melhorados. Nos em jeito, só o Ronaldinho, Del Piero e Rooney (que eu tenha reparado) é que batem na bola de maneira suave, com a parte interior do pé, com o corpo descaído para trás. E também gostava de ver remates iguais (aos que disse atrás) quando um jogador destro rematasse de uma posição, como é que hei-de dizer... que não fosse da ala esquerda para o meio, tipo isto: http://www.youtube.com/watch?v=foyxBPiLx28, adoro estes remates... odeio quando remato em jeito e os jogadores mandam (85% das vezes) uma biqueirada. Gostava de fintar um defesa, e mal saìsse da finta, rematar logo colocado ao segundo poste e apanhar o GK em contrapé. Isso também já é pedir demais...

Quanto aos remates em força, para mim, quando rematamos enquanto sprintamos, os remates estão bons, o problema é quando rematamos assim parados/a correr devagar, em que estamos completamente sozinhos e com espaço para tudo, e o jogador remata froxo e torto como se tivesse alguém mesmo atrás dele e tivesse que rematar rápido. Para mim isto já faz parte da IA, enfim... Também adicionava ás Habilidades, a Frequência Remates em Trivela, de 1 a 8, tipo Frequência Pior Pé.

Se fizessem isso, os remates estavam arrumados para mim.
 
Eu sempre gostei do Pes, mas desde o 2011. Que fiquei tão desiludido que vendi o jogo... Aquele online do 2011 ainda era pior que o 2010...

E portanto este ano devo optar pelo fifa. A não ser que eles digam que o online foi completamente restruturado e com servidores mais capazes. Isso sim era um bom começo e aí reconsiderava a compra do pes de novo.
 
A evolução o ano passado foi muito agradável e muito positiva.
Mas para mim ainda falta qualquer coisa.

A minha opção neste geração de consolas é conhecida de muitos e por isso a jogabilidade do PES 2011 foi dificil de me habituar.
No PES 2011 adoro os passes a rasgar de um lado para o outro e as desmarcações, as edições tacticas estão do melhor que já vi e os remates de fora da área são agradaveis de ser.
Existem coisas que não gosto:
Remates de perto
Cruzamentos (aqui deve ser problema meu), cada vez que faço um centro a bola parece um balão e mesmo dando só um toquezinho no botão vai com uma força brutal
O mesmo acontece nos passes
Defender, simplesmente não atino a defender.

E outras que detesto:
Animações
GR
A forma dos bonecos correrem

Por fim para mim adorava que colocassem mais opções de camaras para jogar.

Esperar para ver.
 
Back
Topo