PS2 Shin Megami Tensei: Persona 3 (Atlus)

tambem ja ouvi falar muito bem deste jogo, so que não queria compra-lo sem ter jogado o persona 1 e 2, pois não tinha a certeza se a historia interligava-se com os episodios precedentes.

Podes comprar o FES à vontade porque não há ligaçao nenhum entre os Persona ou os outros Shin Megami Tensei. Cada jogo tem a sua propria historia.
 
Podes comprar o FES à vontade porque não há ligaçao nenhum entre os Persona ou os outros Shin Megami Tensei. Cada jogo tem a sua propria historia.

:confused: que banhada, e eu a pensar que não iria pescar nada da historia sem jogar os outros e aquilo afinal é tipo FF, bem então a ver s depois de acabar o FF12 compro o P3 , ando com uma grande seda de RPG ultimamento lol, tenho acabado o FF7,8 e e estou agora no FF12 a seguir vem o P3
 
1-> P3 vs P3 FES: Vale a pena comprar o FES mesmo já tendo o P3 ou as novidades não são tantas que justifiquem a compra de um novo jogo?
Eu diria que vale incondicionalmente... Mas há que ver o que é o FES, que não é um jogo novo, mas sim uma expansão do persona 3 (no japão até chegaram a vendê-lo sem o persona 3) e o que é que ele tem... Episódio extra de cerca de 30 horas pós acontecimentos do Persona 3 com a Aegis (don't ask :p) e todo o tipo de novo conteudo para o Persona 3 em si... pensa nele como um directors cut, com muito conteudo novo/expandido, perguntas da escola todas reformuladas, para não se repetirem, mais relationship links, mais bosses e mais algumas coisas.

Bom, alongei-me, basicamente o FES vale se fores rejogar o Persona 3, uma vez que já o começaste na versão non-FES, o jogo em si não será novo (terá um episódio novo logo acessivel de mais 30 horas no entanto) mas... é um jogo gigantesco e requer disponibilidade.
2-> Persona 3? Isso quer dizer que houve um Persona 2 e um Persona ou os predecessores do Persona 3 são o Lucifer's Call aka Shin Megami Tensei: Nocturne e o Shin Megami Tensei: Devil Summoner - Kuzunoha Raido vs the Soulless Army?
Persona 1: Revelations, Persona 2: Innocent Sin e Persona 2: Eternal Punishment. Persona 3 difere um pouco deles no entanto.

Persona 1... a tradução da Atlus é hediunda, desde edits/censura, a pallet swaps inuteis e uma tradução fraquita. O Innocent Sin não saiu fora do Japão, porque era politicamente incorrecto demais (Hitler ressuscitado e outras "provocações") e o Eternal Punishment é estupendo, mas esse sim não aconselho a jogar sem ter jogado o Innocent Sin (é que o Eternal Punishment spoila algumas coisas do outro). Ah, e nenhum destes 3, mesmo os 2 que sairam na América saiu na Europa.

Mas o Persona 3 não requer conhecimento dos acontecimentos passados.
Já existiram outros Personas, sim. Um deles saiu para a PSX se não me engano. O Lúcifer's Call e outros da série são jogos diferentes.
Um deles? O Persona 1: Revelations, o Persona 2: Innocent Sin e o Persona 2: Innocent Sin... todos eles sairam na PSone.
Podes comprar o FES à vontade porque não há ligaçao nenhum entre os Persona ou os outros Shin Megami Tensei. Cada jogo tem a sua propria historia.
Calma lá, dizer que não tem ligação nenhuma é grosseiro. Têm sim, simplesmente são demasiado subtis para 99,95% das pessoas as apanhar, são detalhes para os fãs, o Persona 3 até fazia menções ao Shin Megami Tensei 1 (ou será ao Megami Tensei 1? agora estou na duvida, sim, que são coisas diferentes) que na tradução foram adaptadas para o Persona 2 Eternal Punishment (porque esse saiu na América e os anteriormente citados não), de resto há todo o tipo de "evidencias" de outras ligações no franchise (diriam o mesmo do SMT3: Nocturne/Lucifer's Call face ao SMT1 e 2, por exemplo, mas uma ova que não as tem)
 
Última edição:
Calma lá, dizer que não tem ligação nenhuma é grosseiro. Têm sim, simplesmente são demasiado subtis para 99,95% das pessoas as apanhar, são detalhes para os fãs, o Persona 3 até fazia menções ao Shin Megami Tensei 1 (ou será ao Megami Tensei 1? agora estou na duvida, sim, que são coisas diferentes) que na tradução foram adaptadas para o Persona 2 Eternal Punishment (porque esse saiu na América e os anteriormente citados não), de resto há todo o tipo de "evidencias" de outras ligações no franchise (diriam o mesmo do SMT3: Nocturne/Lucifer's Call face ao SMT1 e 2, por exemplo, mas uma ova que não as tem)

Eu disse é que nao era preciso jogar os anteriores porque não ha nenhuma ligaçao entre eles...e é verdade. Eu estou a referir-me à historia. Essas referencias que falas são as mesmas referencias que todos os FF têm, como a Shiva ou o Bahamut. Em termos de historia, este Persona 3 ou o Persona 2 são jogos totalmente independentes. Não têm uma historia continua como o Digital Devil Saga 1 e 2.
 
Eu disse é que nao era preciso jogar os anteriores porque não ha nenhuma ligaçao entre eles...e é verdade. Eu estou a referir-me à historia. Essas referencias que falas são as mesmas referencias que todos os FF têm, como a Shiva ou o Bahamut. Em termos de historia, este Persona ou o Persona 2 são jogos totalmente independentes.
Eu também me estou a referir à história, e o que referes é MUITO diferente, estás a falar de temas recorrentes do universo dos franchises tipo "olha o jack frost" que Shin Megami Tensei tem, certo. Outra coisa é veres o nome do Cloud, Aerith ou outras personagens "equivalentes" no jogo (por exemplo no FFXIII); que é a diferença de menção recorrente e ligação/menção directa.

Sem contar que personagens como Satanás e afins têm algum character development neste universo (algum é favor até, há pormenores deliciosos), que mesmo sejam recorrentes têm bem mais profundidade que o Bahamut que tudo o que retiramos é que "é um dragão gigante com cores não garridas"; boa, tem tantas características como uma espada tipo masamune/excalibur, não tem atributos de entidade mas sim atributos de objecto. Para isso tens o Jack Frost e afins (inúmeros para citar, mas menção especial à Mara :-D). E mesmo assim o Jack Frost tem mais detalhes e até apareceu num jogo como personagem principal, logo é mais na onda do Moogle/Chocobo do que um bahamut; mas acho que fiz passar o ponto.

Não é preciso jogar os anteriores, certo... dizer que todas as ligações são "ah e tal, como o bahamut está para o FF" é extremamente grosseiro.

Ligações? sim, sem duvida. Obscuras se quisermos, algumas decerto até se perderam na tradução, e na realidade quem não jogou os anteriores será incapaz de os relacionar ou notar a menção, mas estão lá. (e se fossemos a discutir o universo Megaten... nunca mais saíamos daqui, com as referencias, vulgo, ligações, porque estas existem)
 
Última edição:
Refere lá algumas...
A minha vontade era mandar-te ler os forums onde isso se discute, por duas razões, por falta de tempo não sei nem metade do que queria do universo (que ainda assim chega-me para topar algumas ligações e para saber que elas existem) e... porque obviamente não entendo Japonês e é de lá que provém muitos factos, completamente omitidos das nossas versões porque... Megami Tensei 1 e 2, Shin Megami Tensei 1 e 2, Devil Summoner e outros nunca sairam do Japão (e pela tradução do persona 1 já ser tão má e o P2 EP ao constatar que o P2 IS não vinha omitiu qualquer coisinha) que estava lá.

De qualquer forma, vou às que sei "encontrar":

Maya Amano, personagem do P2 está no jogo.
Devil Busters Online é uma referencia a Megami Tensei.
N-Jima é uma referencia ao Nakajima Akemi do Megami Tensei
Tatsuya Suou do P2 está no jogo em duas partes e contextos diferentes
Trish do P2 aparece no jogo.
Katsuya Suou do P2 é mencionado.
Baofu do P2 é mencionado e descrito.
Eikichi Mishina do P2 está no jogo
Ulala Serizawa do P2 também
Masao Inaba do P1 também está no jogo.
Kei Nanjou do P1 idem
Eriko Kirishima do P1 idem
Maki Sonomura do P1 idem

pá... chega? :p

EDIT: Lá referencias indirectas e até directas ele tem, e ao contrario de FF os personas (e shin megami tensei's) passam-se no mesmo universo, quanto muito com nuances do que aconteceu realmente e dos cenários "e se", ou se ambos forem "e se's" e criarem juntos o cenário real; é também um facto que o Persona 3, e ao contrario do Persona 1, 2 EP e 2 IS fazem, relega isso para completo segundo plano e alguém que não tenha jogado/conheça os anteriores não apanhará uma unica referencia, mas elas estão lá para os fãs... e a ordem dos acontecimentos continua a ser linear (a afirmação de que "o persona 2 teve lugar e foi anos antes do Persona 3 é clarividentemente verdadeira). Persona 3 é quanto muito... um arco novo (ou geração nova), e embora o Persona 4 não requeira que tenhas jogado o 3 já se sabe que tem menções mais intrinsecas à plot que do P2 para o P3; o curto espaço temporal entre eles permite essa relação; coisa que no P2 não ocorre. (bom e já no anime de Persona, o Persona Trinity Soul só o Akihiko Sanada aparece, isso quer dizer que "não são relacionados?" ;))
 
Última edição:
A minha vontade era mandar-te ler os forums onde isso se discute, por duas razões, por falta de tempo não sei nem metade do que queria do universo (que ainda assim chega-me para topar algumas ligações e para saber que elas existem) e... porque obviamente não entendo Japonês e é de lá que provém muitos factos, completamente omitidos das nossas versões porque... Megami Tensei 1 e 2, Shin Megami Tensei 1 e 2, Devil Summoner e outros nunca sairam do Japão (e pela tradução do persona 1 já ser tão má e o P2 EP ao constatar que o P2 IS não vinha omitiu qualquer coisinha) que estava lá.

De qualquer forma, vou às que sei "encontrar":

Maya Amano, personagem do P2 está no jogo.
Devil Busters Online é uma referencia a Megami Tensei.
N-Jima é uma referencia ao Nakajima Akemi do Megami Tensei
Tatsuya Suou do P2 está no jogo em duas partes e contextos diferentes
Trish do P2 aparece no jogo.
Katsuya Suou do P2 é mencionado.
Baofu do P2 é mencionado e descrito.
Eikichi Mishina do P2 está no jogo
Ulala Serizawa do P2 também
Masao Inaba do P1 também está no jogo.
Kei Nanjou do P1 idem
Eriko Kirishima do P1 idem
Maki Sonomura do P1 idem

pá... chega?

obrigadão pelo esclarecimento, deste me vontade adquirir os outros titulos juntos com o P3 pena não ser possivel :(

mas o P3 a ver se para a semana ja esta aqui e arrumadinho pronto para jogar depois de FF12
 
Maya Amano, personagem do P2 está no jogo.
Devil Busters Online é uma referencia a Megami Tensei.
N-Jima é uma referencia ao Nakajima Akemi do Megami Tensei
Tatsuya Suou do P2 está no jogo em duas partes e contextos diferentes
Trish do P2 aparece no jogo.
Katsuya Suou do P2 é mencionado.
Baofu do P2 é mencionado e descrito.
Eikichi Mishina do P2 está no jogo
Ulala Serizawa do P2 também
Masao Inaba do P1 também está no jogo.
Kei Nanjou do P1 idem
Eriko Kirishima do P1 idem
Maki Sonomura do P1 idem

Isso são referencias a coisas no outros jogos mas não têm nada a ver com a historia em si.
 
Isso são referencias a coisas no outros jogos mas não têm nada a ver com a historia em si.
Referencias a "coisas"? tirando o Devil Busters Online são só às personagens principais dos "outros jogos" que antecedem. :rolleyes: Ou ainda são meramente "aparições recorrentes" tipo o Bahamut? (esta não precisa de resposta digo eu)

A plot não os inclui numa relação de causa e efeito... certo, mas como disse desde o inicio o "não há ligação" é extremamente grosseiro. E de resto como disse, esse/este é o primeiro patamar, o das referencias directas; podíamos ir ao das "referencias abstratas" e coisas que não passaram na tradução; agora uma coisa é já ter tropeçado nisso não sei onde ter lido duas linhas e ter ficado "what?!" outra coisa é saber do assunto, e eu estou no primeiro patamar, o elementar; pelo que simplesmente não me aventuro, deixo isso para a meia duzia de junkies de Shin Megami Tensei com conhecimentos de Japonês que realmente sabem. (bom, e tenho um desses no MSN, podia ir chateá-lo com isso, mas iria levar é uma palestra pelo que não o farei)

Mas vamos assumir que são jogos, obviamente, relacionados ou quê? ;) É esse o ponto, mais ou menos instrumental, mais ou menos relevante... isso já todos sabemos e eu próprio disse que, o P3 em particular não precisas da história dos outros (isto para dizer que não preciso de "ver a luz"). Mas não é por isso que elas não "aconteceram" e não estão ligadas; apenas isso. E até vou mais longe, os personagens recorrentes do Persona 1 e 2 no Persona 3 (as "coisas" ;)) têm a variante de tempo passado aplicado, basta dizer que o Tatsuya Suou no Persona 2 tinha 18 anos e é dito com as letras todas que no Persona 3 já "anda nos 20's", e como esse exemplo há mais.
 
Ao ler isto... meu Deus, há pessoas aqui sem vida social.
E não sou decerto eu.

Anyway, lembrei-me de outra e esta até tem direito a spoiler tag:

Nos acontecimentos que levaram ao Persona 3, é dito que a empresa do avô da Mitsuru Kirijo, o Kirijo Group, foi em tempos parte do grupo Nanjou, empresa essa pertencente à familia Nanjou, familia do Kei Nanjou do Persona 1, e da qual é herdeiro.
 
Ao ler isto... meu Deus, há pessoas aqui sem vida social.

Grunf...

Cada um conhece e fala daquilo que gosta, se calhar se lhe perguntares o nome de 5 jogadores de um clube de futebol qualquer ele é capaz de não te saber responder agora julgar alguém pelo trivia que conhece de um universo de jogos é no mínimo ridículo.

Além do mais se reparares na cor verde azeitona do nick dele que está reservada aos colaboradores do fórum se ele não tem vida social a culpa disso é em grande parte nossa (fórum) já que tem de andar a limpar as asneiras que os utilizadores deste fórum escrevem (e é bastante bom nisso diga-se de passagem)

Enfim...

Obrigado pela ajuda malta :)

Já vi que tenho que ir dar umas voltas ao site do demo (ebay) e aumentar a lista crescente de jogos que vão ser comprados com o subsídio de natal ;)
 
Ja a mandei vir via amazon, vai ficar mais caro do que mandando vir da ***** mas prefiro a segurança de um grande retailer aos preços baixos num apartado ;)
 
Um salto aqui depois de vir a thread do Persona 4 Golden. Comprei no outro dia o Arena e a começar a. Jogar lembrei.me que se jogasse o modo história corria o risco de spoilar a história do 3 e vou ter de o por em espera até jogar este.

Quanto à dúvida entre o P3P e o FES estou quase decido a comprar o FES para a PS3 porque custa menos de metade do P3P e já vi que era muito melhor na imersão fora da Dungeon. Posto isto, para poder jogar descontraído sem correr o risco de perder muito progresso porque tive de desligar sem gravar quão grandes tem de ser os sittings para desfrutar como deve ser do jogo? Ou seja, os save points são abundantes?

As dungeons só tem save point no Hub como o P4G ou tem nos andares?

Quao grande e difícil é jogo comparado com o P4G?

Por fim, sabem se é seguro jogar a história das personagens do P4 no Arena sem estragar a história deste?
 
Back
Topo