PS2 Shin Megami Tensei: Persona 3 (Atlus)

O Persona 4 Golden é um pouco mais fácil que o Persona 4 lançado na PS2, porque alguns monstros que não tinham "fraquezas" na versão PS2, têm "fraquezas" na versão PS Vita.

Dito isto, podes estar descansado porque não terás grandes problemas no Persona 3, e ainda para mais, já conheces a mecânica do jogo. A nível de dificuldade e progressão, não é muito diferente do Persona 4.

Quanto à tua dúvida sobre o Persona 4 Arena, não te posso dar certezas pois ainda não terminei o Story Mode com todas as personagens, mas diria que o jogo é mais focado nos eventos do Persona 4 do que do Persona 3. Aliás, nem me lembro de ter visto uma única referência ao Tartarus (dungeon do Persona 3). Já o Persona 4 Arena Ultimax, parece-me que vai ter uma maior ligação com o Persona 3.

Ainda assim, talvez fosse melhor ires primeiro para o Persona 3, até para ficares a conhecer as personagens que aparecem no Persona 4 Arena. A Mitsuru e a Aigis foram personagens importantes.
 
Última edição:
Quanto à dúvida entre o P3P e o FES estou quase decido a comprar o FES para a PS3 porque custa menos de metade do P3P e já vi que era muito melhor na imersão fora da Dungeon. Posto isto, para poder jogar descontraído sem correr o risco de perder muito progresso porque tive de desligar sem gravar quão grandes tem de ser os sittings para desfrutar como deve ser do jogo? Ou seja, os save points são abundantes?
São muito como no P4. Não tens a comodidade do sleep da consola/sessão suspensa mas tens o resto da mecanica.

Tirando os eventos do jogo que podem manipular o tempo a componente social do jogo é passada em dois time frames, dia e noite, e o avanço do tempo é despoletado por via de gastar tempo com alguém ou a fazer algo.

Save points há 2:

- Recepção do Dormitório
- Entrada do Tartarus

A recepção está disponivel sempre que tens a liberdade para andar por aí, e a entrada do Tartarus está disponivel sempre que é Midnight hour (ler: andar 0 da Dungeon do jogo).

Eventos do jogo que te tirem da normalidade terão os seus próprios save points.


O twist é que o Tartarus é uma torre com muitos andares sendo que cada andar tem umas escadas para baixo (as de onde nós viemos sempre que lá passamos pela primeira vez), umas escadas para cima e... às vezes tem warp points. São os warp points que te permitem regressar ao resto de chão, salvar e ir para casa e mais tarde voltar ao ultimo andar onde estiveste que tinha um warp point

Se bem me lembro normalmente há um warp point a cada 5 andares, por isso se estás a ficar com a party cansada ou as batalhas muito dificeis e ainda mal encontraste um warp point há 2 andares atrás... Mais vale voltares atrás. É um exercicio de gestão mas facto é que as personagens ficam cansadas e se não as queres doentes em dias seguintes tens de te pirar dali para fora e rápido, torna-se estratégico.
As dungeons só tem save point no Hub como o P4G ou tem nos andares?
Hub.
Quao grande e difícil é jogo comparado com o P4G?
Mais dificil que o P4G (mas não diria mais dificil que o P4 original).

Por longo estamos a contar com o The Answer ou não?

De qualquer maneira o feel é que demora tempo similar, na prática é isto:

http://www.howlongtobeat.com/search.php?t=games&s=persona
 
Outra coisa, a versão digital da PS3 tem tempos de loading menores que o da PS2? Isto porque digital é mais fácil e mais barato, mas PS2 sempre tinha de ir uma extra mile para o arranjar e ficava com o físico. Pelo que as diferenças de performance ajudavam a decidir :/
 
Backtrack ligeiro:

A tua PS3 tem retrocompatibilidade PS2 ou não?

Se sim, versão fisica por uma razão simples, menos lag, os jogos PS2 emulados na PS3 via emulador 100% software são laggados que nem cornos e a versão na store da PSN é a versão PAL na mesma, certo? (a nossa versão PAL estava mal convertida, 17.5% mais lenta, moldura preta)


Se não... E tens uma PS2? Ia para a versão fisica na mesma. Se nenhuma das duas... Persona 3 digital, lá tem de ser.


Os loadings não são particularmente horriveis, é loading por zonas e não estás sempre a mudar de sitio, acaba por ser um não factor. E mesmo a correr com stream mais rápido que o de leitura não fica sem loadings.
 
Backtrack ligeiro:

A tua PS3 tem retrocompatibilidade PS2 ou não?

Se sim, versão fisica por uma razão simples, menos lag, os jogos PS2 emulados na PS3 via emulador 100% software são laggados que nem cornos e a versão na store da PSN é a versão PAL na mesma, certo? (a nossa versão PAL estava mal convertida, 17.5% mais lenta, moldura preta)


Se não... E tens uma PS2? Ia para a versão fisica na mesma. Se nenhuma das duas... Persona 3 digital, lá tem de ser.


Os loadings não são particularmente horriveis, é loading por zonas e não estás sempre a mudar de sitio, acaba por ser um não factor. E mesmo a correr com stream mais rápido que o de leitura não fica sem loadings.

A PS3 não tenho a certeza se tem RC. Mas tenho duas PS2 guardadas para revisitar os FF e MGS de quando em vez por isso acaba por ser um não problema. Começa então a caça para encontrar um improvável P3FES PAL para a PS2.

A versão digital quase de certeza que é a PAL e isso assustou.me um pouco
 
A versão disponível na Playstation Store europeia é a versão NTSC. Retirado da descrição do produto na Webstore:

Este título é proveniente da América do Norte. O conteúdo do jogo só está disponível em inglês e requer um ecrã compatível de 60 Hz. Este produto é compatível com os seguintes idiomas Diálogos no jogo: Inglês Texto no ecrã: Inglês.
 
(... ) Quanto ao jogo em si, comparando com o Persona 4 Golden, até agora acho que a personagens do Persona 4 me agradavam mais. Quanto à história, a do Persona 3 parece ser mais negra e misteriosa e eu gosto disso. Mas ainda falta muito para acabar o jogo, vou na parte
em que o Junpei fala dos fantasmas e a Yukari decide investigar
, portanto ainda é cedo para tirar conclusões. Mas até agora, o Persona 4 parece ser melhor em termos de personagens e das histórias particulares de cada um, enquanto que o Persona 3 parece ser melhor em termos de história central. Até agora, estou a gostar tanto do Persona 3 como gostei do 4 :)
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo