PS2 Shin Megami Tensei: Persona 4

mac___mac

Power Member
51kpUo-5GQL.jpg

Published by: Atlus
Developed by: Atlus
Release Date: July 10, 2008 (JP); December 9, 2008 (US); March 16, 2009 (EU)
Genre: JRPG
Metacritic Score: 92


__________________________________________________

A PS2 pode ter passado para segundo plano depois da PS3 ter chegado, mas o que é certo é que continua a receber grandes títulos. Penso que é o caso deste Persona 4 que já se encontra à venda no continente norte americano (versão NTSC) mas que, infelizmente para nós, ainda não chegou à Europa sendo que está agenda a sua data de saída a 16 de Março no nosso continente.

A estória deste jogo tem lugar na pequena cidade japonesa de Inaba, onde todos se conhecem e nada acontece... por enquanto. Nós, que viajamos para lá a fim de gozar uns diazinhos de descanso do nosso quotidiano na companhia do nosso tio, somos surpreendidos por um estranho e bizarro assassinato que acontece naquele local. Com efeito, vários outros crimes começam a suceder deixando toda a a pequena cidade em estado de alerta.
Com a ajuda dos nossos amigos, iremos partir em várias quest de modo a solucionar este crime e desvendar quem o cometeu e acima de tudo porque o cometeu. Contudo o mais estranho acontece quando descobrimos que possuímos o dom de prever as coisas antes delas acontecerem, sendo então preciso antecipar os passos do assassino.

Tal como no Persona 3, o dia-a-dia deste jogo está dividido em duas partes distintas. Se por um lado vamos criando laços sociais com os vários elementos que se vão cruzando connosco, criando afinidades com eles e tomando decisões que irão influenciar o desenrolar da aventura, por outro lado - embora distinto do Tartarus do Persona 3, iremos ser levados a combater nos vários dungeons existentes... numa televisão, aquando a transmissão do programa Midnight Channel.
Aqui, os combates seguem a regra do turnos que tão bem caracterizam esta saga. Iremos combater inúmeros inimigos, evoluir o nosso personagem e ganhar features que serão determinantes no avanço da aventura e claro está, na resolução do mistério.
Portanto, tudo isto e muito mais torna este título num dos principais jogos de 2008 e como não podia deixar de ser, uma aquisição obrigatória para todos os seguidores da série mas tal como disse, neste momento apenas a versão NTSC pode ser adquirida.

De referir que a versão Norte Americana do jogo contém um cd com a OST e inclui também um Concept Book, muito ao estilo da versão da mesma região do Persona 3.

Untitled-1.jpg

(versão Norte Americana com os seus respectivos extras)


__________________________________________________

Scans
(cliquem na imagem para ver em tamanho real)

















Imagens

shin-megami-tensei-persona-4-20081210110359168_640w.jpg


shin-megami-tensei-persona-4-20081210110402356_640w.jpg


shin-megami-tensei-persona-4-20081107040752145_640w.jpg


shin-megami-tensei-persona-4-20081107040653301_640w.jpg


shin-megami-tensei-persona-4-20081107040659880_640w.jpg


shin-megami-tensei-persona-4-20081107040833520_640w.jpg
 
Última edição:
Eu tenho o Persona 3 e só posso dizer bem dele. Eu diria que é dos melhores JRPGs que joguei nos ultimos anos e é sem duvida o RPG que mais diversão me proporcionou na PS2. Quanto ao Persona 4, parece que é ainda melhor que Persona 3 o que só por si quer dizer muito. Não posso falar mais concretamente sobre a evolução na jogabilidade porque...ainda não o joguei, mas certamente ha aqui gente que já o jogou. Eu cá fico à espera da Primavera para poder jogar P4. :D
 
Tens toda a razão. Se este é considerado melhor que o Persona 3, então só pode ser muito bom sinal.
Pelo que li e já vi, realmente este jogo está um espanto. Sem dúvida que virá cá para casa! :D

Acrescentei um trailer e uma video review ao post inicial.
 
Eu joguei os primeiros 30/40 min da Persona 4 em casa de um amigo meu (a curiosidade falou mais alto) e gostei muito. Do pouco que vi, deu-me muito boas indicações de que será melhor que Persona 3. Mas...ainda acho a intro do Persona 3 melhor que a do Persona 4. :)
 
Sim, concordo contigo, também acho que a intro do 3 está melhor que a do 4. Aliás, são diferentes. A do 3 é mais envolvente.

Não sei se a estória deste é tão boa como a do seu antecessor mas das coisa que mais me agrada é o facto de terem mantido as maiores características dos gameplay do 3. Acho que foi uma excelente aposta.

BTW: Aquelas partes no Velvet Room, acompanhada por aquela música, ficam sempre geniais.
 
Última edição:
Tambem não sei se a história é melhor. Só saberei quando o jogar. Mas pelo que sei, a historia é muito boa e explora muito bem a parte psicológica de cada personagem, fazendo-as confrontarem-se consigo próprias. Incluindo as dungeons que têm themes diferentes para cada zona, inspiradas nas caracteristicas psicologicas das personagens.

Concordo. Apesar de a musica da Velvet Room ser a mesma, continua muito bem. Aliás, toda a OST é genial. :D
 
Estes jogos infelizmente já vão sendo raros... parece que 2009 é o canto do cisne para a PS2...

Não sei se será. Apesar de tudo, grande parte dos rpg gamers continuam a apostar na PS2 como plataforma principal do género.
No entanto também me pergunto se as séries do SMT não serão transferidas para a PS3. Neste momento era um dos meus desejos.
 
Pelo menos, irá para a PSP um remake do Persona. Mas tambem era meu desejo que viesse um Persona (ou outro SMT) para uma das consolas da actual geração.
 
Por acaso não sabia dessa notícia. Nunca joguei o primeiro Persona nem sei se é algo de jeito ou não, mas agrada-me que venha a sair na PSP. Ainda por cima se for com extras, tanto melhor.
 
Obrigado por terem criado este tópico (e um trabalho competetente at that), andava há meses para o fazer (e a certa altura de Dezembro altura teve 95% pronto para vir um crash de sistema e ter de começar de novo) e tenho tido imensa falta de tempo (incluindo agora, semanas de exames)

Quanto ao Persona 4... jogo magnifico, vou 50/60 hours in nele (o que aconteceu em cerca de uma semana, depois deixei de ter tempo), versão Americana importada com artbook e OST por $40:

32013961tz2.jpg


75900567nn8.jpg


80241772kd2.jpg


84353413mv1.jpg


Quanto à conversa do Persona PSP se calhar era melhor criarem um tópico para o efeito assinalado como "especulação" até anuncio oficial (eu como disse não tenho possibilidades de o fazer).
 
ando a jogar, estou a adorar, como nao joguei mais nenhum Persona há coisas q ainda nao percebo perfeitamente, mas vai ao sitio.

acabei agora de salvar a yukiko.

fui lá logo no primeiro dia que pude.
 
Última edição pelo moderador:
Também só tenho a dizer maravilhas, mas por enquanto só posso falar do Persona 3 (versão FES) e só posso dizer bem :coolshad:
Já tinha uma boa ideia do que vinha no 3 e de como funcionava o sistema global do mesmo,e fico contente por estar a jogá-lo agora :D Sem dúvida recomendadíssimo a todos os que gostam de RPGs. O que me surpreendeu mais foi mesmo o sistema de combate, poderia não dar essa sensação mas passado um tempo já estamos quase sempre a efectuar tácticas diferentes e a dar uso das mais variadas técnicas!

Para quem planeia comprar a versão NTSC (visto que os extras podem muito valer a pena para quem gosta, especialmente o artbook até porque é A4 -> mesmo ao género dos artbooks que só se vendem em separado e valiosos :) ), vejam o preço da play-asia ;) À volta de 42€ e um negócio bem melhor do que se formos ao ebay Americano :D
 
Já comprei o meu e lá pra dia 17 já cá o devo ter, mas primeiro preciso de acabar o 3 (versão normal) e ver o Trinity Soul :)
 
Back
Topo