Eheh, eu também comecei a ver o Endurance Run e como tenho a PS3 com BC e a Play tinha-o por €15 pensei "porque não?" e comprei-o.
É o meu primeiro JRPG e deve ser díficil ter começado melhor que com o Persona 4.
Decidi começar em dificuldade normal e sofri logo no primeiro dungeon no mini-boss, sem SP nem items (nem possibilidade de fugir!) mas com alguma persistência e começando a perceber como o jogo funcionava lá fui evoluindo. O dungeon do Kunji foi especialmente irritante porque é enorme e armado em esperto fui subindo andares sem gravar e por duas vezes perdi umas 2 horas de progresso...
A parte das social links foi uma coisa nova que me confundiu imenso até começar (a medo) a fazer as primeiras fusões. A partir daí é um vício entre subir níveis e encontrar todas as personas com a melhor combinação de poderes possível.
E depois as variáveis são tantas! Há capacidades do nosso personagem, que afectam as social-links com os restantes personagens da história, que por sua vez influenciam a experiência extra das personas que por sua vez tem múltiplas skills e spells e resistência contra os 7 elementos, personas estas que são usadas em batalhas onde além das Personas também dependo o equipamento que levamos e items que podemos adquirir ou encontrar, batalhas estas que nos dão mais experiência com a qual podemos desbloquear Personas mais fortes... e o ciclo repete-se mas há sempre nunces que tornam o jogo sempre fresco.
É um bocado demais e houve alturas que passei quase 1 hora no Velvet Room a fazer combinações, mas tirando quando perdi progresso nos dungeons, nunca senti que foi tempo em vão.
No final, vamos bem preparados e dominar bosses sem apanhar surpresas, é uma enorme sensação de satisfação como aliás raramente senti num jogo. Noutras alturas quase parecia que o jogo tinha um prazer sádico em me castigar porque me mandava os piores inimigos na pior altura, mas chego ao fim e apercebo-me que se não fosse assim nunca tinha explorado novas estratégias nem aprendido as diferentes mecânicas do jogo tão a fundo.
O
pacing do jogo é muito bom e a evolução da história com o acompanhar o tempo é uma característica excelente e única do jogo, que sei agora que já fez parte dos outros personas se bem que no anterior pelo menos, estava relacionado com as fases da Lua.
Outra coisa que me apercebi é que das 70-80h que joguei, passei muitas delas a ler, no entanto os personagens e a história mantiveram-me sempre entretidos. Ah, e o Teddy é o maior!
É bastante divertido até se chegar ao fim. Acabei outro dia o último dungeon e o jogo acabou abruptamente e senti que ficou mto por fazer. Não acabei muitas das social-links, faltaram-me descobrir 40% das Personas e a história acabou num tremendo ponto negativo.
Desapontado fui à procura de consolo e percebi que há outro final, o
true final.
Estou neste ponto e estou desejoso de regressar a Inaba e concluir a história