A minha review
Ok ja experimentei os personagens todos e os modos de jogo todos pelo que posso postar a minha review
Ao fum de umas largas horas a jogar o jogo acho que ja posso por aqui uma review mais ou menos completa ao jogo
Não querendo parecer um daqueles tipos das revistas de jogos que dizem sempre que o jogo e' o melhor de sempre e yada yada tenho mesmo de dizer que este deve ser um dos melhores jogos do genero que ja joguei e acreditem que ja os joguei quase todos.
Ja vi o ppl a fazer comparações com o SC2 acreditem que o jogo evoluiu no bom sentido indo buscar muitas das coisas que fizeram que o Soul Edge V2.0 (sim estou mesmo a falar do Soul Edge e não do Soul Calibur) um dos grandes classicos do genero, mas eu ja falo disso mais 'a frente
No que diz respeito a graficos apesar de estarem parecidos com os do SC2 acho que foram bastante melhorados aproveitando melhor as capacidades da PS2. As texturas das personagens foram melhoradas e a capacidade que temos de usar a edição nas cores dos personagens principais acaba por dar um novo visual ao jogo que apenas depende da nossa imaginação, os cenarios foram todos refeitos estando a maior parte deles espectaculares, numa nota positiva posso dizer que as armas dos personagens foram todas refeitas e são inidviduais para cada ara, por exemplo nunca mais vimos o mitsurugi a auto impalar-se com uma das armas dele apenas pq a arma e’ maior do q a bainha
O som continua tambem mais ou menos na mesma, grandes musicas epicas (muitas ja nossas conhecidas de outras releases do jogo), os sons e as vozes do costume, acho que foi a unica coisa que não evoluiu em relação ao SC2 (para minha grande pena).
Agora vamos 'as partes que, a meu ver, são realmente o que destaca este jogo dos demais
A jogabilidade do jogo foi bastante melhorada, esqueçam as vitorias 'a conta do “matraquear” incessante de botões que conseguiam no SC2 isso acabou-se, todas as personagens foram remodeladas e a maior parte dos golpes foi alterada e são raros os combos simples com mais de 3 golpes o que realmente nos leva a reconsiderar a maneira como fazemos os golpes e como os sequenciamos, e' engraçado dizer isto mas o unico jogo com o qual o podemos comparar em termos de tipo de jogabilidade e', estranhamente, o VF4. Basta passearem pelo tutorial (e sim e' um tutorial enorme demorei quase 2 horas para o completar) para se aperceberem da complexidade e das possiveis capacidades do jogo no que diz respeito a jogabilidade. O modo de jogar e' intuitivo para os novatos neste tipo de jogo mas 'a medida que nos vamos enterrando cada vez mais no jogo e nos perguntamos como raio e' q o nosso adversario faz isto ou aquilo vamos progredindo cada vez mais com uma curva de progressão mais ou menos rapida conforme o nosso interesse no jogo
Agora a cereja no topo do bolo, o replay value:
Temos 20 e tal personagens “originais” com as quais podemos jogar ('a medida que as vamos desbloqueando) todas com golpes e modos de jogar originais, a isso acrescentamos um numero (para ja indeterminado pelo menos por mim) de personagens customizaveis e personagens extra o que da um numero bastante grande de personagens com as quais temos de aprender a jogar. Depois disso temos os varios modos de jogo:
Tales of the souls: É o modo historia do jogo, podemos selecionar qqer um dos personagens da saga e corremos o mundo com eles, este modo deixou de ser linear e ficou espectacular ficando até parecido com o velhinho edge master mode, neste modo alem de termos de tomar decisões de o q q fazemos a seguir ha pontos no jogo em que temos de pressionar uma combinação de botões num determinado tempo (isto tb acontece no final e foi retirado do soul edge v2.0 para a PS) disto depende algumas vantagens/desvantagens na batalha seguinte e tb o decorrer da propria historia, no final e’ o pressionar dessa combinação que decide qual dos dois finais vão ver. Nota: Ao ppl q adora jogar a correr tenham cuidado com o pressionar do startpara avançar rapido nos capitulos 5 e 10 pq podem acabar por perder as batalhas especiais que podem (a palavra chave e’ podem) acontecer no final destes capitulos, essa batalhas especiais desbloqueiam muita coisa como armas, cenarios e até personagens extra.
Chronicles of the sword: Este e’ a parte que adiciona mais replay value ao jogo (como se o facto de termos de terminar o Tales of the souls prai umas 10 vezes com cada personagem para desbloquearmos tudo não chegasse), e’ um misto de estrategia / rpg / 1vs1 no qual temos de cumprir determinadas missões, como premio ganhamos dinheiro e novos personagens, ainda nao explorei muito isto mas ate agora tenho gostado bastante
World Tournament Mode: Como o nome indica uma serie de torneios nos quais vamos defrontando ppl cada vez mais dificil (ainda nao explorei muito isto).
Battle Arena: Lembram-se dos combates especiais de que falei no Tales of the souls? Algumas dessas batalhas (10 ao todo) podem ser jogadas aqui em 3 niveis de dificuldade diferentes com algumas recompensas monetarias engraçadas.
Fora isso têm os versus modes habituais e o team battle mode que eu ainda nao experimentei pq ainda não deixei ng visitar-me desde que comecei a jogar o jogo.
Em suma, este jogo e’ o que eu considero para ja ser “o jogo” essencial para qualquer apreciador do genero mesmo para quem (como eu) tambem tem o SC2, o jogo de arcada por si so ja seria bom mas todo o conteudo adicional que a namco criou para acompanhar acaba por levar este jogo de muito bom para excelente e, por muito que me custe a admitir, a ultrapassar o Tekken 5 que para mim ate’ agora era “o jogo”
Nota: Provavelmente ainda vou alterar um bocado este review ‘a medida q for explorando mais os outros modos pq ate agora so tenho andado a jogar o Tales of the souls.