PS2 Super Dragon Ball Z

Review

Introdução

Ao contrario do que se possa pensar este não é apenas mais um jogo de Dragon Ball Z, este é o primeiro do seu genero para a PS2 tendo apenas como predecessores remotos os velhinhos jogos da SNES e o da Megadrive ou quando muito o Dragon Ball Final Bout para a PS.

Graficos / Animação:

Acho que ha pouco a dizer acerca dos graficos, uma imagem vale por mil palavras e temos muito bons exemplos dos graficos acima. O aspecto do jogo é mesmo aquele... ressalva feita para o facto do jogo estar em inglês e não em japonês ;)

Os personagens estão bem desenhados e são relativamente costumizaveis podendo ser adquiridas novas cores para os fatos dos personagens e duas versões de um novo fato.

Os cenarios estão espectaculares, são enormes e interactivos, no sentido de que se lançarmos um golpe contra uma parede esta parte ou se lançarmos um oponente contra uma pedra no meio do cenario esta pode partir. Têm a pequena particularidade de mudarem de aspecto tendo até 3 versões do mesmo, uma de dia, uma no pôr do sol e uma à noite, em Namek existe uma outra versão que é a versão apos death ball do Freezer em que ja so faltavam 5 minutos pro planeta Namek explodir ;)

A animação do jogo é rapida e fluida, não notei alterações na velocidade do jogo nem quando fazemos os super-especiais que são golpes que podem ocupar o ecrã inteiro se forem feitos a um alcance bastante curto (como o Final Flash do Vegetta)

Jogabilidade:

Acho que é precisamente este ponto que torna o jogo especial e diferente dos outros DBZ lançados até agora.

Antes dos mais eles introduziram na conversão do jogo de arcade o conceito dos character cards que é um conceito usado já noutros jogos em arcade mas que nunca chegou à Europa, um character card é um cartão que grava os dados de um jogador e com o qual podem ser desbloqueados bonus no jogo de maneira a dar replay value ao jogo de arcade, isso pode ir desde possibilidades de costumização dos personagens (como no VF4, Tekken 5 ou Tekken 5 DR) até ao que acontece neste caso em que é guardado o desenvolvimento e os skills da personagem com que estamos a jogar.

A jogabilidade em si lembra a saudosa série Street Fighter EX sendo os golpes e combinações feitos atraves de combinações de direcional e botões muito como o Street Fighter juntamente com um sistema de cancels com o qual podemos transformar um combo simples num golpe especial e /ou super-especial tendo para isso que fazer os movimentos dos golpes seguintes enquanto os golpes são dados.

A liberdade quase total de movimentos combinada com o facto dos cenarios serem enormes e influenciarem o jogo dão um outro sabor ao jogo já que quando é feito um golpe nos podemos defendê-lo ou apenas sair do caminho, a contar com isso há golpes de personagens que podem ser lançados em varias direcções ao mesmo tempo ou até mesmo serem guiados até ao adversário. De salientar que alguns dos golpes são golpes que podem ser carregados, ou seja se deixarmos o(s) botões pressionados mais uns segundos podemos obter golpes com maior efeito ou mesmo no caso do Gokuh (e se tivermos o golpe de transmissão instantanea) emularmos o Warp Kamehameha apenas deixando o botao pressionado enquanto fazemos o warp e largando o botão a seguir.

Uma coisa que eu adorei neste jogo foi a introdução de uma especie de fatality com o nome de Dragon Finish que so pode ser usada no ultimo round e que dão um gostinho especial ao jogo relembrando-nos de alguns momentos do anime como o suicidio do Majin Vegetta ou a Father-Son Kamehameha. Não sei se todos os personagens os têm ou se são conseguidos todos da mesma forma mas até agora consegui-os acabando o modo arcade sem perder um unico round e isso desbloqueia o desejo do "learn the ultimate move" confirmei isso com o Gokuh (Super spirit bomb) Gohan (father son kamehameha), Vegetta (final flash), Majin Vegetta (suicide) e freezer (super death ball). Como o jogo foi lançado ao mesmo tempo na Europa e nos US ainda não há FAQS nem grandes dicas para o jogo.

Som:

O som em si não é nem muito bom nem mau, as vozes em japonês (ao contrario da versão dos us em que eles tiveram voice overs) cumprem bem o trabalho se bem que o jogo muitas vezes parece um filme de hong kong dos anos 60 dobrado em inglês em que os labios mexem mas nao sai nada. A musica cumpre aquilo para que serve e vai desde o muito calmo a um rock ligeiro tudo com um certo sabor oriental mas sempre dando uma envolvência ao jogo. A unica musica que não é tão agradavel como isso é a da apresentação do cenario que é sempre a mesma e ao fim de uns tempos largos começa a irritar ja que não podemos avançar a introdução do cenario até meio pelo menos.

Replay Value:

Temos 18 personagens ao todo que podem ser construidas das mais diversas maneiras usando as skills proprias, as inherited skills (skills que podemos copiar de outros character cards ou deseja-las) e as skills de sistema o que para os fãs da criação da tal "personagem imbativel" é sempre um bom motivo para continuar a jogar. Já ouvi falar de ppl com 300.000.000 de BP (battle points) que continuam a jogar para ver quando é que o personagem fica a vermelho e rebenta com o contador.
A IA é boa mas começa a tornar-se previsivel ao fim de algum tempo se bem que nos niveis mais dificeis ainda vai pregando alguns sustos principalmente com o uso dos inherited skills de outros personagens que as vezes cria combinações mesmo muito complicadas de bater.
Se bem que o replay value deste tipo de jogos provem sempre de contra quem o jogamos pelo que se sente um bocado a falta de um modo online para competir com outros jogadores. Podemos sempre levar as nossas character cards num memory card a casa dos colegas para as testarmos contra outros jogadores, mas isso ja depende um bocado de cada um.

Pontos a favor

->Graficos
->Jogabilidade
->Preço

Pontos contra

->IA limitada
->So 18 personagens e algumas foram mesmo muito mal escolhidas (Chi-Chi e Videl? Que raio não podiam lá por um Raditz, um Napa ou um Hercule?)
->O facto de nao podermos avançar a introdução do cenario
->Falta de um modulo online

Conclusão:

Uma conversão de arcade perfeita, houvessem mais jogos desta qualidade e pelo preço que este veio (30€), so tenho mesmo pena que o tempo de vida deste jogo acabe por ficar um tanto ou quanto limitado pela falta de personagens e pela falta de um modulo online.

Nota Final: 16.5 / 20
 
Última edição:
Back
Topo