PS2, XBOX ou GAMECUBE?

Qual a melhor ao fim desta geração?


  • Total voters
    150
Já o disse noutras ocasiões, mas cá vai outra vez:

- a GameCube foi comprada por um nicho - pessoas que gostam dos jogos da Nintendo; sobretudo pessoas mais velhas, que já conheciam a qualidade dos títulos 1st party da Nintendo desde há bastante tempo; em parte, foi por isto que a maioria dos jogos 3rd party vendeu mal na GC (com algumas excepções), o público dava preferência aos títulos da Nintendo, mas a verdade é que muitos jogos 3rd pary eram medíocres

- a PS2 teve como chave do seu sucesso comercial três públicos - crianças (os miúdos pequenos foram em massa para a máquina da Sony), famílias (os pais também gostam de jogar PES com os fihos) e jogadores casuais (aqueles que ocasionalmente gostam de jogar uma partida, de preferência em multiplayer)

A facilidade de piratear e a funcionalidade de leitor de DVD também contribuíram, claro, bem como a "esperança de vida" baixa do hardware - já todos vimos por aqui comentários de pessoas que chegaram a ter de comprar três PS2...mas nunca ouvi falar de ninguém que tivesse de substituir o Cubo


A GC não captou aquele público que a PS2 captou, logo as 3rd parties voltaram-se sobretudo para a máquina da Sony. Quando há mais jogos, há mais pessoas interessadas, quando há mais pessoas interessadas, há mais jogos. Claro que uma boa parte deles era lixo ou pelo menos, desinteressante, mas títulos de peso e títulos maus todas as consolas têm - veja-se na GameCube, os infames Charlie's Angels, Universal Studios Theme Park's Adventure ou Aquaman, considerados três dos piores jogos do Cubo.
 
Vergonhoso porque ? quando tu proprio admites que nem sabias disso, não sabias tu nem sabia ninguem nem ninguem se importava com isso, as resoluções so começaram a ter "valor" quando apareceu a xbox e é natural que a sony agora faça do 1080p uma grande alarido, tal como a xbox fez em relação a HD é natural fazer pub aos pontos fortes de uma consola de vergonho não tem nada.

É o mesmo que a nintendo vir agora dizer que os graficos não interresam mas interresavam a geração passada, mudam-se os tempos mudam-se as vontades.

Mas qual boicote ? boicote foi o que a EA fez a sony não fez nenhum boicote mete isso na cabeça :P

@I_Eat_All
Ia roubar ? a diferença de preço entre a ps3 e a diferença que houve na ps2/ps1 é factor sufeciente para dizer que a ps2 agora e a ps1 na altura tá a vender a mercados diferentes ou seja essas pessoas não iriam comprar agora uma ps3 ou na altura uma ps2 por causa do preço.

Eu fui buscar os scores derivado aquela parte do raciocinio para demostrar que foi o que se passou com a ps2 e se formos a ver se fizermos a mesma analise para ds comparativamente a psp vamos ter os mesmos resultados em que a consola que vende mais é a que recebe mais jogos com qualidade.

A questão do top 10 é pura selectividade tua, todos aqui concordam que pelo menos 90% é um jogo de boa qualidade , agora se vais tar sempre a refugiar-te na parte é uma opinião acabou-se nem vale apena descutir-se mais, basta eu dizer é a minha opinião e nem vale apena contestar.
 
Já o disse noutras ocasiões, mas cá vai outra vez:

- a GameCube foi comprada por um nicho - pessoas que gostam dos jogos da Nintendo; sobretudo pessoas mais velhas, que já conheciam a qualidade dos títulos 1st party da Nintendo desde há bastante tempo; em parte, foi por isto que a maioria dos jogos 3rd party vendeu mal na GC (com algumas excepções), o público dava preferência aos títulos da Nintendo, mas a verdade é que muitos jogos 3rd pary eram medíocres

- a PS2 teve como chave do seu sucesso comercial três públicos - crianças (os miúdos pequenos foram em massa para a máquina da Sony), famílias (os pais também gostam de jogar PES com os fihos) e jogadores casuais (aqueles que ocasionalmente gostam de jogar uma partida, de preferência em multiplayer)

A facilidade de piratear e a funcionalidade de leitor de DVD também contribuíram, claro, bem como a "esperança de vida" baixa do hardware - já todos vimos por aqui comentários de pessoas que chegaram a ter de comprar três PS2...mas nunca ouvi falar de ninguém que tivesse de substituir o Cubo


A GC não captou aquele público que a PS2 captou, logo as 3rd parties voltaram-se sobretudo para a máquina da Sony. Quando há mais jogos, há mais pessoas interessadas, quando há mais pessoas interessadas, há mais jogos. Claro que uma boa parte deles era lixo ou pelo menos, desinteressante, mas títulos de peso e títulos maus todas as consolas têm - veja-se na GameCube, os infames Charlie's Angels, Universal Studios Theme Park's Adventure ou Aquaman, considerados três dos piores jogos do Cubo.
O que falha nesse teu raciocínio relativamente bem estruturado é daí se deduz que as "pessoas inteligentes ou dedicadas aos video jogos" não compraram consolas PS2.

O que simplesmente não é verdade. A PS2 teve sucesso porque conseguiu arranjar algo para agradar a mesmo toda a gente. Talvez não a todos em todos os sub grupos mas foi um consola que penetrou razoavelmente em todas as franjas do mercado.
 
Eu diria mais que é um insulto a jogadores informados que a compraram... a ps2 teve o sucesso que teve devido aos jogos a quantidade, qualidade e a variedade dos mesmos.
 
Timber: o que eu quis dizer foi que os três públicos referidos fizeram da PS2 a consola mais vendida em Portugal e no Mundo. É impossível vender tantas consolas exclusivamente a um público mais hardcore, que conheça os jogos, que esteja bem informado, que saiba o que está a comprar e que conheça a concorrência. A maior parte das pessoas que comprou a PS2 em Portugal nem sabe que a GameCube existe, mas garanto-vos que toda a gente que comprou a GC e a Xbox sabe que a PS2 existe - retirem esses três públicos ao mercado da PS2 e fica uma quantidade de pessoas mais ou menos semelhante à que comprou a GC e a Xbox - talvez a rondar os 10/15 milhões por consola, imagino eu.

EDIT: Afinal, os Final Fantasy, por exemplo, venderam bastante bem na máquina da Sony, não são propriamente "joguinhos de trazer por casa", são títulos que fazem parte daquele "património" dos jogos, tal como os Halo e os Zelda, por exemplo.
 
Vergonhoso porque ? quando tu proprio admites que nem sabias disso, não sabias tu nem sabia ninguem nem ninguem se importava com isso, as resoluções so começaram a ter "valor" quando apareceu a xbox e é natural que a sony agora faça do 1080p uma grande alarido, tal como a xbox fez em relação a HD é natural fazer pub aos pontos fortes de uma consola de vergonho não tem nada.

É o mesmo que a nintendo vir agora dizer que os graficos não interresam mas interresavam a geração passada, mudam-se os tempos mudam-se as vontades.

Mas qual boicote ? boicote foi o que a EA fez a sony não fez nenhum boicote mete isso na cabeça :P
De certa maneira isso é falso... Lembro-me que na altura considerava-se 640x480 como HD... E foi um selling point de alguns jogos na N64, que produziam 640x480.

A Dreamcast saiu no Japão em finais de 1998 e também o implementou e insistiu nele (aliás foi em resposta a isso que apareceram um jogos a 640x480 na N64).

Mas na Dreamcast além de 640x480... a maior parte eram também 640x480 progressivos fácilmente.

Na altura em que a PS2 saiu 720p e 1080p não eram importantes, mas 640x480 era.

Quanto ao "boicote"... Muito provavelmente houve alguma pressão ou trafico de influencias da Sony junto de algumas empresas. Por exemplo a EA disse que ia começar a fazer jogos para a DC quando ela atinjisse o 1 milhãod e unidades, e depois recuou (a DC vendeu 10 milhões), até lhes convinha porque se iam desenvolver para a PS2 podiam já ir criando assets next gen... E logo a EA que até para o N-gage faz jogos, suportam tudo. Mas a EA vendia mais de qualquer maneira nas plataformas Sony.

Não é bem um boicote portanto, mas houve pressões.
@I_Eat_All
Ia roubar ? a diferença de preço entre a ps3 e a diferença que houve na ps2/ps1 é factor sufeciente para dizer que a ps2 agora e a ps1 na altura tá a vender a mercados diferentes ou seja essas pessoas não iriam comprar agora uma ps3 ou na altura uma ps2 por causa do preço.

Eu fui buscar os scores derivado aquela parte do raciocinio para demostrar que foi o que se passou com a ps2 e se formos a ver se fizermos a mesma analise para ds comparativamente a psp vamos ter os mesmos resultados em que a consola que vende mais é a que recebe mais jogos com qualidade.

A questão do top 10 é pura selectividade tua, todos aqui concordam que pelo menos 90% é um jogo de boa qualidade , agora se vais tar sempre a refugiar-te na parte é uma opinião acabou-se nem vale apena descutir-se mais, basta eu dizer é a minha opinião e nem vale apena contestar.
Sim, podia roubar vendas à PS2, se as pessoas vissem vantagem em investir numa para jogar PS2.

Foste buscar os scores e eu fui buscar o top10 dos scores, é simples... não vejo porque é que tens de desdramatizar o top 10 e dramatizar o resto que apontaste... estão intrinsecamente ligados, compramos as consolas por jogos, não preciso de ter milhentos com 90% para considerar que X consola é melhor que outra se na outra tenho titulos que gosto mais independentemente da cotação, alta ou baixa.

Eu não te estou a tentar provar que a PS2 é pior, tu é que parece que me queres provar alguma coisa. :)

Não é ser selectivo no entanto, assim como tu indicaste uma razão eu indiquei uma para não ser... mas não é uma razão para a GC ser melhor, não me interpretes mal... é uma razão para ser subjectivo.

Se quisesse uma consola para FPS's por exemplo teria comprado uma Xbox e era a melhor plataforma para mim, não uma GC ou uma PS2... Não é por a Xbox já estar descontinuada que isso iria mudar nesta altura do campeonato e a PS2 seria melhor.

Além de que mesmo no caso da DS e PSP, a DS é melhor do que a PSP? para mim é... mas tem de ser para toda a gente? A DS tem o need for speed melhor que o da PSP, e o PES?

São consolas bastante diferentes, sou perfeitamente capaz de respeitar e não impor "a minha é melhor" a alguém que tenha comprado uma PSP por essas razões e não pelos jogos que tenho na DS.

Além de que a DS tem melhores jogos orientais que a PSP, mas se fores a ver aos esforços americanos vês que o nosso melhor jogo feito na Europa/América no que toca a cotações, é o Tony Hawk: American Sk8land. Há muito mais esforço das third party's ocidentais na PSP.

Claro que um dos factores é o preço, mas se fores ler atrás eu proprio menciono "outros factores" não os estava a excluir à partida.
Eu diria mais que é um insulto a jogadores informados que a compraram... a ps2 teve o sucesso que teve devido aos jogos a quantidade, qualidade e a variedade dos mesmos.
Bom... PS2 não vendeu mais milhões aos hardcores do que vendeu aos casuais.

Os Hardcores são uma elite... Os casuais é que ditam o sucesso real de uma plataforma, como tal sim, a PS2 fartou-se de vender a jogadores casuais, isso não é mau, no entanto.
 
1º ps2 - pior hardware mas uma lista de jogos q tem perolas pa gregos e troianos

xbox - a melhor maquina. com os jogos mais vulgares e q existem e correm melhor num pc de gama alta

gamecube - a mais bonita, mais ajeitadinha pa ter ao lado da tv, os jogos mais bem polidos. pouco jogos, poucos sitios q os vendam, so os exclusivos é q interessam...
 
O que ele quer dizer é que a Xbox corre jogos que so encontravas no PC e que para jogalos com tanta qualidade, precisavas de um PC bastante potente..

No entanto, tenho pena que ninguem tenha conhecimento dos grandes exclusivos da xbox e continuem a dizer que tinha jogos vulgares... ja jogaram o PGR2 ou o Ninja Gaiden? Já jogaram algum dos 2 Otogi's?

Jogos vulgares mesmo..
 
@I_Eat_All
De falso não tem nada eu lembro-me muito bem na altura que o que se falava eram os poligons 120milhoes para aqui 20 para acola a resolução nunca foi o factor que as companhias puxaram foi sempre o nº de poligonos que esta bastante patente nos numeros que a sony e a micro deram na altura sendo a unica a dar um nº real a nintendo e os seus 20m a resolução na altura nunca foi o que é agora não existe comparação.

Lá por a EA não fazer jogos para a dc não quer dizer que a sony tenha exercido pressão a não ser que tenhas ai algum link que duvido sinceramente é pura especulação tua como a do jjmaia e mais o seu boicote.

Vamos lá ver eu fui buscar os scores devido ao raciocionio que usei para mostrar que defacto as vendas de uma consola traduzem-se em quantidade de jogos de boa qualidade é um facto provado pelos sites que referi e dai esse top 10 não ser para aqui chamado, percebido ? não ? paciencia.

A unica coisa que tou a tentar provar que é o que parece que te esta a escapar é que a consola que vende mais vai receber mais jogos e consequentemente vai ter melhor jogos de boa qualidade é um raciocinio simples provado com o gamestats, gamerankings a não ser que tu tenhas testado todos os jogos e vas-me dar opinião deles todos, o facto é que não podes ter testado todos os jogos nem eu e dai usar-se aqueles sites percebido ? não ? paciencia mais uma vez.

O resto que dizes não é para aqui chamado eu não tou a contestar as outras opiniões...

Dai que este é o meu ultimo post sobre o assunto caso tenhas percebido porreiro caso contrario mais uma vez paciencia :P

Quanto a parte final ninguem diz o contrário e o Yggdrasil já esclareceu.
 
Última edição:
tas enganado... deram-se ao trabalho de fazer, a questão é que é um projecto a longo tempo e muito dificil..

não penses que é so pensar: ah vou emular a xbox e tá feito..

A DC já é emulada razoavelmente..

A PS2 nem por isso..

A Xbox que é bem mais potente, será mais dificil não?


E não penses que não conseguem so porque muitos jogos da Xbox também ha para o PC... se assim fosse, o emulador ja estava a correr tudo a 100% pois é facil imaginar desde que saiu o Halo 2(por exemplo), quantas pessoas não o desejariam correr no PC.. e só agora vai ser possivel..
 
A ps2 acho que já tem um emulador em modos por ai, senão me engano chama-se psx2 provavelmente deve-se é de precisar de um pc pontente :p
 
@I_Eat_All
De falso não tem nada eu lembro-me muito bem na altura que o que se falava eram os poligons 120milhoes para aqui 20 para acola a resolução nunca foi o factor que as companhias puxaram foi sempre o nº de poligonos que esta bastante patente nos numeros que a sony e a micro deram na altura sendo a unica a dar um nº real a nintendo e os seus 20m a resolução na altura nunca foi o que é agora não existe comparação.
Erm... por aí de falso tem tudo, lol.

Estamos a falar do que os jogos puxaram não do que disseram na spec list, a PSone tinha nos specs que fazia 640x480, assim como a SNES tb tinha um modo "HD" (para a altura) completamente marado que nunca foi usado, e a Saturn tb tinha nos specs a resolução máxima de 720x576 que nunca foi usada. Mas a N64 fez jogos a 640x480 com o expansion pack, Rogue Squadron é um exemplo, Donkey Kong 64 e Turok 2 também.

E a Dreamcast puxava-os em tudo. A PS2 inclusivé agora em fim de vida fez o GT4 em 1080i (muito caching a eDRAM) e alguns jogos como o Path of Neo a 720p... mas isso não invalida alguns dos primeiros jogos dela corriam a 320x240 numa altura em que sim, já tinha valor.

E ainda hoje tens jogos na PS2 que não correm a 640x480 reais.

Como curiosidade o Máximo que a PS2 puxou foi 10 milhões de poligonos sem efeitos no Virtua Fighter 4 a 30 frames por segundo (para os 120 milhões vai um esticão) e a GC que tinha no papel 6 a 12 milhões chegou a puxar 21 a 30 milhões a 60 frames por segundo com efeitos.
Lá por a EA não fazer jogos para a dc não quer dizer que a sony tenha exercido pressão a não ser que tenhas ai algum link que duvido sinceramente é pura especulação tua como a do jjmaia e mais o seu boicote.
A EA disse que ia desenvolver e convinha-lhes, mas depois recuou... a EA que desenvolve para todas as plataformas.

Claro que houve pressões, claro que no fim de contas quem as acatou foi a EA não a Sony.
Vamos lá ver eu fui buscar os scores devido ao raciocionio que usei para mostrar que defacto as vendas de uma consola traduzem-se em quantidade de jogos de boa qualidade é um facto provado pelos sites que referi e dai esse top 10 não ser para aqui chamado, percebido ? não ? paciencia.

A unica coisa que tou a tentar provar que é o que parece que te esta a escapar é que a consola que vende mais vai receber mais jogos e consequentemente vai ter melhor jogos de boa qualidade é um raciocinio simples provado com o gamestats, gamerankings a não ser que tu tenhas testado todos os jogos e vas-me dar opinião deles todos, o facto é que não podes ter testado todos os jogos nem eu e dai usar-se aqueles sites percebido ? não ? paciencia mais uma vez.
Não, não me está a escapar... o que se passa é que não concordo e como disse não tenho de concordar contigo... está difícil.

Não vai haver um consenso nesta matéria simplesmente porque para mim a PS2 não foi a melhor consola desta geração. Se foi para ti... eu não contesto isso, mas também não vejo porque tens de insistir em contestar a mim.

O top 10 é tão chamado para aqui como o top total e para o que queres provar, tu queres provar que uma teve os melhores jogos... mas se eu compro uma consola pelos jogos e se uma tem "mesmo" os melhores jogos no top 10 e segundo a critica não poderá ser melhor? Para mim foi, para ti pode não ser... O meu ponto em ir buscar isto mais uma vez não é dizer-te que é melhor ou deixa de ser, mas sim dizer que as coisas não são tão lineares para tirar conclusões inequívocas para o ar.

Não se prova que uma consola é melhor com uma calculadora na mão, já com arquitecturas diferentes é muito dubio, quanto mais a comparar as cotações dos jogos.
 
Última edição:
Sky:

Eu nessa altura não sabia das resoluções, mas isso não tira o "ca****ssismo" à Sony :D

Alem disso, eu na altura via os jogos da PS2 muito parecidos com a PS1, não pelos gráficos mas pela resolução, e eu não sabia porque era... Agora sei. Acho que é mais de louvar a DC que ainda por cima fazia progressivos...

Acho que já percebeste que não tenho interesse nenhum em defender marcas, o que quero são jogos, mas agora tenho que levar com jogos que quero jogar a 320*240, quando essa marca agora defende com unhas e dentes o 1980*1080... É triste...
 
Razões pela qual a ps2 vendeu bastantes consolas em Portugal.

-Publicidade
-Patrocínios
-Fragilidade - há pessoas que já compraram 3 ps2
-Concentra a gerir a Nintendo
-Fama da ps1, fazendo os seguidores da psone comprarem a 2
-E principalmente dvd que foi esta a principal razao por eu ter comprado a playstation 2
-Fácil de chipar (tenho um amigo meu que tem uns 4 jogos verdadeiros e o resto (que são muitos sao copiados) eu só tenho verdadeiros)
-Muitas variedades de jogos, (embora sejam curtos e bastantes deles são uma m****).


Razões pela qual a Game Cube não vendeu muito em Portugal

-Concentra a gerir a Nintendo*
-Muito resistente, ou seja quase ninguem compra a 2ª GC
-Cidadãos portugueses são ''tapados'' não sabem a razão pela qual compram uma consola (principalmente os ps fanboys), ou então dizem «porque gosto» ou «porque tenho playstation1»
-ausência de muita variedade de jogos em PT, em parte devido á Concentra


*isto fez com que não houvesse publicidade, nem patrocínios.

Devo-me tar a esquecer de outras razões.

_________________________________________________________________________________
Pois bem eu prefiro a GC devido à jogabilidade e longevidade dos jogos. Exemplo tenho o GOW para ps2 e passei no nível de dificuldade médio/normal em aprox 5/6 horas, e jogos como Super Smash Bros Melee passei a 100% em mais de 200h.

Sabiam que um dos contras do Star fox Adventures foi a longevidade (segundo a revista da Nintendo nº1, já extinta em Portugal, mesmo assim dura mais de uma dezena de horas).
É verdade que esperava mais jogos na GC estilo Nintendo 64, mas pronto, tou satisfeito.
Agora com a wii, isto vai melhorar....

Já agora alguem tem Donkey Kong 64 e já apanhou todas as bananas douradas? Faltam-me 6.
 
^ Jogos pequenos há para elas todas; a PS2 também tem bastantes RPG's que têm mais longevidade que a maior parte dos jogos "normais", goes both ways portanto.

Dificilmente meteria "concentra a gerir a Nintendo" como razão da PS2 vender, afinal a Ps2 também vendeu mais lá fora, entre outras razões que vão para aí.

Acima de tudo era playstation, teve um ano de mercado sozinha no qual ganhou algum back catalog e criou uma vaga de jogos maduros mais cedo e bom, apelou melhor às massas; e isto a nivel mundial.

(e quanto ao donkey kong 64, se calhar não é chamado para aqui...)
 
Não sei porque caem tanto em cima da PS2, tem muitos bons jogos, ico, shadow of the colossus, god of war 1 e 2...e a lista é muiiiiito grande, o único defeito que lhe aponto, é haverem gigatoneladas de jogos de #%#$& vindos da midas e outras editorazecas que nunca vingaram, jogos ainda em 2D, e alguns 3D piores que jogos de PS1......tirando isso e o facto de ser uma beca frágil não tenho nada mais a apontar-lhe
 
Back
Topo