PS3 contínua a dar prejuizo

Todas as grandes emprensas estão a sofrer com a crise, a Sony já dispensou 16.000 trabalhores e a Microsoft está também a ponderar em mandar para a rua 14.000 se ñ me engano!! Os efeitos da crise são grandes e na minha opinião o que ainda aguenta a Sony é a sua divisão de Entertinemento... A PS2 e PSP dão lucro além dos jogos que andam a vender e o Home está-se a provar uma pequena mina que pode crescer exponencialmente se for bem gerido!! A PS3 é que está a ser a carga dos trabalhos, mas pelo menos já ñ perdem tanto dinheiro como no inicio... perdem de um lado para irem buscar noutro.

cumps.
 
duvidas? São os próprios que o dizem.
nao estamos a falar em pouco prejuízos. Como eles dizem so em 1985 é que teve um prejuízo assim.

Sim, mas não é devido à consola!! Como disse, perdem de um lado para irem buscar noutro... A Sony anda a passar grandes dificuldades com outras divisões, pois é uma empresa que tem muita coisa, desde Estúdios De Cinema a Editora Discográfica, etc... Mas não é única a passar grandes dificuldades...

cumps.
 
:wow: Tás a brincar, não tás?

Não, por acaso não estou a brincar.
O dinheiro que entra da PS3 não é só das vendas da consola.
Também entra dinheiro do Software(principal fonte) jogos 1st/2nd party e royalties dos 3rd party.
Depois ainda há os acessórios, teclados wireless e comandos DS3 (quantos milhões já terão sido vendidos?) entre outros. Ou estes também são vendidos com prejuízo?
Já para não falar de royalties dos filmes Blu-Ray que não sei até que ponto a SCE não receberá uma fatia. Afinal de contas o principal responsável da perda de $ na venda da consola é o leitor BR.
Não esquecer que segundo se diz a PS3 custa $400 e tal a fabricar, mas na europa é vendida por mais de 400 Euros (que já valeram $600 durante um grande período de 2008).
Vou aguardar os resultados da SCE. A minha previsão é de lucro no geral e pequeno lucro ou break even point na PS3.
 
Última edição:
Não, por acaso não estou a brincar.
O dinheiro que entra da PS3 não é só das vendas da consola.
Também entra dinheiro do Software(principal fonte) jogos 1st/2nd party e royalties dos 3rd party.
Depois ainda há os acessórios, teclados wireless e comandos DS3 (quantos milhões já terão sido vendidos?) entre outros. Ou estes também são vendidos com prejuízo?
Já para não falar de royalties dos filmes Blu-Ray que não sei até que ponto a SCE não receberá uma fatia. Afinal de contas o principal responsável da perda de $ na venda da consola é o leitor BR.
Não esquecer que segundo se diz a PS3 custa $400 e tal a fabricar, mas na europa é vendida por mais de 400 Euros (que já valeram $600 durante um grande período de 2008).
Vou aguardar os resultados da SCE. A minha previsão é de lucro no geral e pequeno lucro ou break even point na PS3.

Nem mais... eu próprio já tive essa discussão aqui no Fórum. Basta lerem a primeira página deste tópico! Mas algumas pessoas querem pensar à força toda que a Sony tem prejuízo com a PS3 (fanboys de Xbox). São tudo jogadas de marketing.. mas há quem não perceba isso. E tenho quase a certeza que o custo de fabríco está longe de ser 400$... Poderá ter sido no início, quando a tecnologia BR ainda estava a dar os primeiros passos... e quando a PS3 ainda vinha com leitor de cartões, retrocompatiblidade com a PS2 e mais entradas USB. Daí ela custar os tais 600€ quando saiu.

Cumps
 
A consola em menos de 2 anos já baixou 200€... achas pouco? Eu não acho! Além do mais, lê o meu tópico mais em cima, porque é fácil entender que não existe prejuízo nenhum por parte da Sony, antes pelo contrário. Sei do que falo, porque estou dentro de linhas de produção de material tecnológico e sei como funcionam as coisas.

Onde a Sony faz realmente €€ não é nas consolas, mas sim nos jogos e acessórios. De qualquer das formas, está longe de não fazer lucro com as vendas das mesmas, pelo menos na Europa.

Se a Sony baixa em demasiado o valor dos seus produtos, está a prejudicar os seus próprios clientes, porque nenhum cliente gosta de ver o seu produto desvalorizado em mais de 200€ em menos de 2 anos. Já muito baixaram eles. E na minha opnião só deveriam voltar a baixar em Portugal, em Março, quando ela fizer 2 anos.

Vejam as coisas de outro perisma... porque o ganha pão de uma Empresa nem está directamente associado ao produto principal, mas sim aos produtos e serviços que advêm desse mesmo produto.

Cumps


Não concordo com isso, o cliente quer é o seu produto mais baixo.

Não me digas se tivesses 2 PS3 iguaizinhas e uma custassem 400 e outra 200 tu não compravas a de 200.

Isso do ser mais desvalorizado não interessa, quanto mais barato melhor, para o consumidor.
 
Não, por acaso não estou a brincar.
O dinheiro que entra da PS3 não é só das vendas da consola.
Também entra dinheiro do Software(principal fonte) jogos 1st/2nd party e royalties dos 3rd party.
Depois ainda há os acessórios, teclados wireless e comandos DS3 (quantos milhões já terão sido vendidos?) entre outros. Ou estes também são vendidos com prejuízo?
Já para não falar de royalties dos filmes Blu-Ray que não sei até que ponto a SCE não receberá uma fatia. Afinal de contas o principal responsável da perda de $ na venda da consola é o leitor BR.
Não esquecer que segundo se diz a PS3 custa $400 e tal a fabricar, mas na europa é vendida por mais de 400 Euros (que já valeram $600 durante um grande período de 2008).
Vou aguardar os resultados da SCE. A minha previsão é de lucro no geral e pequeno lucro ou break even point na PS3.

Uma coisa é a Custo de Fabrico Vs Preço de Venda em que a Sony perde uma quantia por cada unidade vendida. Por isso dizer que a Sony perde dinheiro por cada consola vendida não é pura imaginação de ninguem pois é de conhecimento publico.

Depois a parte de todo o negocio Playstation, e a Sony ganhar dinheiro com ela, não parece que é o caso ainda. Basta ler os relatorios de contas para perceber isso.

Ainda para mais a ja famosa "crise" so vem piorar ainda mais a situação. Seja Sony seja Microsoft, seja qualquer empresa.

Por isso, eu penso que andas a sonhar um pouco com a "cena da sony não perder dinheiro, mas sim ganhar ainda por cima" :p

E tens muitos "se" isto e "se" aquilo, e muitos milhões!!! Não sei de que....

Ora pensa la um pouco. Não achas que se a SONY tivesse a ganhar dinheiro que a PS3 ja não a tinha baixado o preço de venda da Consola???? Estava a espera de que? Efectivamente não vende nada daquilo que a Sony queria e pretende, e é um facto inegavel, e basta so o motivo de não baixa de preço da PS3 para saber-mos que a consola ainda da prejuizo. Ate quando não se sabe, mas que da...da!!

Quantos aos jogos....principalmente os exclusivos, não sei ate que ponto são assim tão lucrativos. Não digo que dão prejuizo, pois não devem dar, mas ao que vendem e aos custos que devem ter, não deve ser la um grande lucro... Quanto ao resto, ditos acessorios não e por ai que se da a volta a questão.

Para este ano, não sou nenhum professor Bambo, mas sei que se as maiores enconomias entrarem em recessão como dizem que vai ser.... então não será este ano ainda que a Sony vai por a casa em ordem.

Não baixa o preço pois ainda não tem margem para isso e as pessoas não compram pois não tem dinheiro....

Mas ou a SONY arrisca e ja na Pascoa ou Verão baixa o preço, ou cada vez é pior falando economicamente. É que aqui não existe nenhum Messias...

Edit1: Royalties de filmes BR??? WTF
 
Última edição:
Mas algumas pessoas querem pensar à força toda que a Sony tem prejuízo com a PS3 (fanboys de Xbox).

Existe é aquelas pessoas que querem pensar à força toda que a PS3 nesta altura dá lucro (fanboys da PS3), quem diz que a PS3 está a dar despesa pode ser fanboy no entanto está a constatar um facto.
 
Não, por acaso não estou a brincar.
O dinheiro que entra da PS3 não é só das vendas da consola.
Também entra dinheiro do Software(principal fonte) jogos 1st/2nd party e royalties dos 3rd party.
Depois ainda há os acessórios, teclados wireless e comandos DS3 (quantos milhões já terão sido vendidos?) entre outros. Ou estes também são vendidos com prejuízo?
Já para não falar de royalties dos filmes Blu-Ray que não sei até que ponto a SCE não receberá uma fatia. Afinal de contas o principal responsável da perda de $ na venda da consola é o leitor BR.
Não esquecer que segundo se diz a PS3 custa $400 e tal a fabricar, mas na europa é vendida por mais de 400 Euros (que já valeram $600 durante um grande período de 2008).
Vou aguardar os resultados da SCE. A minha previsão é de lucro no geral e pequeno lucro ou break even point na PS3.

Está tudo muito certinho, excepto que a altura em que a Sony cá vendeu a PS3 a 600 tomilhos não era na altura em que a mesma custava 400€ a fabricar, mas sim mais de 800...

Que o carcanhol que entra para a Sony não seja só da venda da consola, isso é óbvio; senão havia de ser bonito! Mas o facto é que a consola em si ainda não dá lucro!...

Quanto à tua previsão, e sabendo o que já sabemos e com os conteúdos que já por aí postaram,... acho que o prof. Karamba te enganou desta vez! :p


off topic:

Triston, a PSOne dava mais uma abada no que toca à comparação com a Saturn: o seu comando. Era mais ergonómico e tinha mais botões e melhor distribuídos. A Sega no que toca a comandos (IMO) esteve sempre um passo atrás excepto na Master System que tinha o comando igual ao da NES tirando o Start e Select. De resto, os comandos das outras gerações estavam atrás da concorrência: O comando da Mega Drive era muito pior que o da SNES e tinha muito menos botões o que impossibilitava fazer coisas novas a não ser que as pessoas utilizassem combinações manhosas, o comando da Saturn em relação ao da PSOne e da N64 estava demasiado atrasado e o da Dreamcast que quase acertaram faltava um segundo analógico. Volto a referir que isto é só a minha opinião :)

:eek:

Worst.

Post.

Ever.

Ok, por onde deverei começar?

1º: O primeiro comando da PS1 era uma miséria. Ponto.
Só quando saiu a versão com os dois analógicos é que aquilo se começou a parecer com "qualquer coisa"; pelo menos no que a jogos de porrada dizia respeito,... porque para o Gran Turismo estava perfeito, e foi isso que me levou a comprar a PS1; porque com o comando antigo, aquilo nunca tería entrado na minha casa!

2º: A Sega, no que toca a comandos, praticamente reinou e deu uma abada à concorrência nos tempos da Megadrive e da Saturn. Para jogos de porrada não havia melhor. (A Mega Drive teve um comando de 6 botões, sabias? E era bastante semelhante ao da Saturn, excepto na falta dos dois "shoulder buttons", e no facto de que o D-Pad foi o melhor que esta indústria já viu!)
O Comando da SNES inovou ao implementar os já citados "shoulder buttons", mas o D-Pad sempre foi o calcanhar de aquiles da Nintendo, pura sucata! Ainda hoje não compreendo como é que nunca mudaram aquilo...
Por isso quando dizes que: "O comando da Mega Drive era muito pior que o da SNES e tinha muito menos botões o que impossibilitava fazer coisas novas a não ser que as pessoas utilizassem combinações manhosas" demonstra que só conheceste o comando de 3 botões da Mega Drive e nunca deitaste os olhos ao legendário "Six-Button Pad". Apenas o melhor comando de sempre para jogos de porrada! (SFII)

3º: O Comando da Saturn não estava nem adiantado, nem atrasado; estava em consonância com as exigências do mercado da altura; coisa que o primeiro comando da PS1 nunca cumpriu! (Só o facto de terem copiado a "cruzinha" do D-Pad da Nintendo demonstra falta de análise e iniciativa!)

Comprendo que tenhas exposto apenas a tua opinião, mas creio que não estivesses em posse de todos os factos, e que não tenhas realmente conhecido todas as variantes de comandos que mencionas, por isso é que me caiu o queixo ao chão quando li o teu post!

Cumps!

\w/
 
Existe é aquelas pessoas que querem pensar à força toda que a PS3 nesta altura dá lucro (fanboys da PS3), quem diz que a PS3 está a dar despesa pode ser fanboy no entanto está a constatar um facto.

Naaaaaaaa.... No way!! não acredito nisso. Desculpa la Hunter, mas não acredito nisso. Ao contrario sim :p
 
1º: O primeiro comando da PS1 era uma miséria. Ponto.
Só quando saiu a versão com os dois analógicos é que aquilo se começou a parecer com "qualquer coisa"; pelo menos no que a jogos de porrada dizia respeito,... porque para o Gran Turismo estava perfeito, e foi isso que me levou a comprar a PS1; porque com o comando antigo, aquilo nunca tería entrado na minha casa!


Estava bem à frente do da Saturn que tinha um D-Pad e 6 botões em duas filas de 3 e os dois shoulder buttons. A PS1 tinha uma ergonomia bem superior, mas isso é a minha opinião e por não ser a tua torna o post no "Worst Post Ever" ;).

2º: A Sega, no que toca a comandos, praticamente reinou e deu uma abada à concorrência nos tempos da Megadrive e da Saturn. Para jogos de porrada não havia melhor. (A Mega Drive teve um comando de 6 botões, sabias? E era bastante semelhante ao da Saturn, excepto na falta dos dois "shoulder buttons", e no facto de que o D-Pad foi o melhor que esta indústria já viu!)

Sabes porque lançou o de 6 botões? porque deu-se conta tarde que os 3 não chegavam, sim poruqe o da SNES era bem superior em todos os aspectos (mas pronto como não tem o D-Pad melhor isso torna o comando da Genesis melhor).

O Comando da SNES inovou ao implementar os já citados "shoulder buttons", mas o D-Pad sempre foi o calcanhar de aquiles da Nintendo, pura sucata! Ainda hoje não compreendo como é que nunca mudaram aquilo...
Por isso quando dizes que: "O comando da Mega Drive era muito pior que o da SNES e tinha muito menos botões o que impossibilitava fazer coisas novas a não ser que as pessoas utilizassem combinações manhosas" demonstra que só conheceste o comando de 3 botões da Mega Drive e nunca deitaste os olhos ao legendário "Six-Button Pad". Apenas o melhor comando de sempre para jogos de porrada! (SFII)

Conheci sim, tanto que o ainda tenho mas não troco pelo da SNES.

3º: O Comando da Saturn não estava nem adiantado, nem atrasado; estava em consonância com as exigências do mercado da altura; coisa que o primeiro comando da PS1 nunca cumpriu! (Só o facto de terem copiado a "cruzinha" do D-Pad da Nintendo demonstra falta de análise e iniciativa!)

Engraçado que não me parece igual... ora vê lá um e outro... o da PSOne tinha o D-Pad separado em cada direcção, tal não acontecia com o da SNES. Além disso, actualmente para luta é o melhor D-Pad do mercado e há D-Pads bem parecidos aos da Sega.

Comprendo que tenhas exposto apenas a tua opinião, mas creio que não estivesses em posse de todos os factos, e que não tenhas realmente conhecido todas as variantes de comandos que mencionas, por isso é que me caiu o queixo ao chão quando li o teu post!

Estava sim, e se reparares, a própria Sega é o próprio motivo pleo qual o digo ao provar-se a sim mesmo que os comandos que lança não são suficientes ao corrigí-los como no caso da Genesis.
 
Está tudo muito certinho, excepto que a altura em que a Sony cá vendeu a PS3 a 600 tomilhos não era na altura em que a mesma custava 400€ a fabricar, mas sim mais de 800...
Que o carcanhol que entra para a Sony não seja só da venda da consola, isso é óbvio; senão havia de ser bonito! Mas o facto é que a consola em si ainda não dá lucro!...

Mas alguém disse que a Sony não perde $ com a PS3? Sabem ler o que eu escrevi?
Quem disse que a venda em si dá lucro?

Quanto à tua previsão, e sabendo o que já sabemos e com os conteúdos que já por aí postaram,... acho que o prof. Karamba te enganou desta vez! :p
Posta aí as fontes para eu ver isso...


A minha previsão é baseada no seguinte:

1) As perdas no ano fiscal de 2007 para 2008 baixaram para metade ( uma das razões foi a baixa do custo de produção da PS3)
2) O custo de produção da PS3 voltou a baixar em 2008
3) O número de software vendido em 2008 aumentou em alguns milhões (mais consolas no mercado = mais jogos vendidos)
4) A crise é história. As vendas da PS3 não diminuíram em 2008 antes pelo contrário. Nem no hardware nem no software. O mercado dos video jogos parece não estar a ser muito afectado. O que teve impacto nas vendas da PS3 foi a baixa de preço da XBox e não a crise
5) Novos acessórios lançados em 2008
6) O ano fiscal ainda não terminou. O ano fiscal termina em Março. O KZ2 vai vender mais uns milhões e mais alguns milhares de PS3.

Mantenho a minha previsão. Se lhe querem chamar fanboyismo chamem. O que eu faço é utilizar a cabeça para pensar. I wouldn't care less if Sony wins or loses money...


EDIT:
Ora pensa la um pouco. Não achas que se a SONY tivesse a ganhar dinheiro que a PS3 ja não a tinha baixado o preço de venda da Consola???? Estava a espera de que? Efectivamente não vende nada daquilo que a Sony queria e pretende, e é um facto inegavel, e basta so o motivo de não baixa de preço da PS3 para saber-mos que a consola ainda da prejuizo. Ate quando não se sabe, mas que da...da!!

Hum... já pensaste que se a Sony tivesse baixado o preço, a minha previsão era outra?
Se a Sony baixasse o preço, dava prejuízo. Hello!!
Eu referi um "break-even point" ou pequeno lucro (em venda de hardware+Software+acessórios)
A razao porque não baixa o preço é simplesmente para não dar prejuízo...em 2007/2008.

Achas que o mês que muitos prevêm para a baixa da PS3 ser Abril é por acaso? É porque é quando se inicia o novo ano fiscal.

http://www.edge-online.com/news/sony-reveals-annual-hardware-sales-figures
In total, fiscal year 2007 PlayStation division sales rose 26.3 percent to 1.284 trillion yen, narrowing the unit’s losses from 232.3 billion yen the year prior to 124.5 billion yen. As part of its annual financial results the company said it expects its games unit to report an operating profit for the year ending March 2009.
http://www.edge-online.com/news/sony-posts-game-gains-q1-2009
(onde está 2009 é 2008)
The game division, however, posted a 16.8% year-on-year sales increase, resulting in an operating income for the division of ¥5.4 billion or US$51 million. This is compared to a ¥29.2 billion loss the group posted during the same period last year. The company cited improvements in the performance of the PS3 as the primary factor in this change, though PSP hardware sales were also a factor.
 
Última edição:
É claro que a PS3 ainda dá prejuizo contudo este já foi maior e claramente está a ser reduzido a olhos vistos.
A minha fonte para dizer isto é o Annual report da Sony.
Se formos logo no fim da pagina 11 e inícios da 12 encontramos entro muitos riscos:

The large-scale investment required during the development and introductory period of a new gaming platform may not be fully recovered.
Within the Game segment, developing and providing products that maintain competitiveness over an extended life-cycle requires large-scale investment relating to research and development, particularly during the development and introductory period of a new platform. In the past, large-scale investment relating to capital expenditures andresearch and development for the manufacture of key components, including semiconductors supplied for PLAYSTATION»3 (“PS3”), was also recorded within the Electronics segment. Moreover, it is particularly important in the Game segment that these products are provided to consumers at competitive prices to ensure the favorable market penetration of the platform. Should the platform fail to achieve such favorable market penetration, there is a risk that this investment, or a part thereof, will not be recouped, resulting in a significant negative impact on Sony’s profitability. In addition, even if Sony is able to sufficiently recoup its investment, significant negative impact on Sony’s operating results could occur during the introductory period of the platform.
Further, even if the platform is ultimately successful, it may take longer than expected to recoup the investment, resulting in a negative impact on Sony’s profitability.

An example of such a significant negative impact during the introductory period of a platform are PS3-related charges that resulted in losses of 232.3 billion yen and 124.5 billion yen within the Game segment for the fiscal years ended March 31, 2007 and 2008, respectively. These losses arose from the strategic pricing of PS3 hardware at points lower than its production cost. (Refer to “Electronics” section of “Trend Information” and “Game” section of “Operating Performance by Business Segment” at “Operating Results” in “Item 5. Operating and Financial Review and Prospects.”)
Mais abaixo na pagina 21 podemos ver as receitas dos ultimos 3 anos por segmento e vemos que a dos jogos está a aumentar novamente.
....................2006 .................. 2007 .............................. 2008
Game . . . . 918,252 (12.2)---- 974,218 (11.7) --------- 1,219,004 (13.7)


na pagina 31 podemos ver mais uma citação interessante:

Operating Results for the Fiscal Year Ended March 31, 2008 compared with the Fiscal Year Ended
March 31, 2007
.
.
.
Sales within the Game segment increased 26.3 percent compared to the previous fiscal year primarily as a result of a significant increase in sales of PLAYSTATION»3 (“PS3”).

Na pagina 50 podemos ver as vendas das consolas por todo mundo em valores:
Total worldwide unit sales of hardware and software were as follows:
Worldwide hardware unit sales (decrease compared to the previous fiscal year):*
--> PS2: 14.71 million units (a decrease of 1.83 million units)
--> PSP: 9.53 million units (a decrease of 2.35 million units)
--> PS3: 3.61 million units

Worldwide software unit sales (increase/decrease compared to the previous fiscal year):*/**
--> PS2: 193.5 million units (a decrease of 30.8 million units)
--> PSP: 54.7 million units (an increase of 13.0 million units)
--> PS3: 13.3 million units

* For the fiscal year ended March 31, 2008, the method of reporting hardware and software unit sales has been changed from production shipments to recorded sales. In accordance with this change, the numbers for the fiscal years ended March 31, 2006 and 2007 have been restated.

** Including those both from Sony and third parties under Sony licenses.

Se continuarem a analisar com certeza iram tirar mais conclusões. Eu quando vejo essas noticias vou logo procurar os relatórios anuais das empresas, porque sei que aqui se têm um problema ele não o podem esconder. Este é o meio oficial de comunicação entre a empresa e stakeholders e caso haja algum problema que não é demonstrado neste relatório a empresa pode ser acusada juridicamente disso.
 
Posta aí as fontes para eu ver isso...
Não tenho fontes, porque não sou economista, mas como referi, baseei-me lendo os posts de outros users aqui do fórum que postaram nesta thread, dos quais destaco este:

Uma coisa é a Custo de Fabrico Vs Preço de Venda em que a Sony perde uma quantia por cada unidade vendida. Por isso dizer que a Sony perde dinheiro por cada consola vendida não é pura imaginação de ninguem pois é de conhecimento publico.

Depois a parte de todo o negocio Playstation, e a Sony ganhar dinheiro com ela, não parece que é o caso ainda. Basta ler os relatorios de contas para perceber isso.

Ainda para mais a ja famosa "crise" so vem piorar ainda mais a situação. Seja Sony seja Microsoft, seja qualquer empresa.

Por isso, eu penso que andas a sonhar um pouco com a "cena da sony não perder dinheiro, mas sim ganhar ainda por cima" :p

E tens muitos "se" isto e "se" aquilo, e muitos milhões!!! Não sei de que....

Ora pensa la um pouco. Não achas que se a SONY tivesse a ganhar dinheiro que a PS3 ja não a tinha baixado o preço de venda da Consola???? Estava a espera de que? Efectivamente não vende nada daquilo que a Sony queria e pretende, e é um facto inegavel, e basta so o motivo de não baixa de preço da PS3 para saber-mos que a consola ainda da prejuizo. Ate quando não se sabe, mas que da...da!!

Quantos aos jogos....principalmente os exclusivos, não sei ate que ponto são assim tão lucrativos. Não digo que dão prejuizo, pois não devem dar, mas ao que vendem e aos custos que devem ter, não deve ser la um grande lucro... Quanto ao resto, ditos acessorios não e por ai que se da a volta a questão.

Para este ano, não sou nenhum professor Bambo, mas sei que se as maiores enconomias entrarem em recessão como dizem que vai ser.... então não será este ano ainda que a Sony vai por a casa em ordem.

Não baixa o preço pois ainda não tem margem para isso e as pessoas não compram pois não tem dinheiro....

Mas ou a SONY arrisca e ja na Pascoa ou Verão baixa o preço, ou cada vez é pior falando economicamente. É que aqui não existe nenhum Messias...

Edit1: Royalties de filmes BR??? WTF


Off topic: :offtopic:

Estava bem à frente do da Saturn que tinha um D-Pad e 6 botões em duas filas de 3 e os dois shoulder buttons. A PS1 tinha uma ergonomia bem superior, mas isso é a minha opinião e por não ser a tua torna o post no "Worst Post Ever" ;).

Não! Desculpa lá, mas o comando da PS1 NÃO estava à frente do da Saturn.

O facto de ter dois pares de shoulder buttons não lhe conferia uma superioridade por aí além, mas o facto dos D-pad's dos comandos da SEGA terem um "feeling" e "tacto" muito superior aos comandos da SNES e da PS1 faz toda a diferença.
Ou vais me dizer que a "cruzinha" do Pad da Nintendo ou a sua imitação "rascow" no pad da PS1, se lhe conseguem comparar na hora de sacares um "HaDoKen" ou um "ShoRyuKen"?


Sabes porque lançou o de 6 botões? porque deu-se conta tarde que os 3 não chegavam, sim poruqe o da SNES era bem superior em todos os aspectos (mas pronto como não tem o D-Pad melhor isso torna o comando da Genesis melhor).

Na altura em que a Mega Drive usava o Pad de 3 Botões, ainda não existia o Street Fighter II para esta! A partir do momento em que passou a haver, a SEGA teve que meter mãos à obra, sob pena de ficar irremediavelmente ultrapassada! O Comando da SNES veio, por defeito, mais bem preparado para interagir com a generalidade dos jogos que estavam a sair na altura, mas mesmo assim tambem não podiam ter previsto o "advento" SFII! Dito isto, a quantidade de botões disponíveis no comando da SNES era realmente uma mais valía, mas o D-Pad pouco preciso e mal "enjorcado" ficava a milhas do tipo de controle absoluto que se conseguia com o Six-Button Pad da Mega Drive! Basta dizer que apesar dos gráficos do SFII serem muito melhores na SNES, (óbviamente) a verdade é que o jogo jogava-se muito melhor no comando da Mega Drive! Aliás, ainda se joga melhor nesse do que no da Saturn,... Aquele D-Pad era algo de extraordinário mesmo!

Conheci sim, tanto que o ainda tenho mas não troco pelo da SNES.

Se realmente não o usas para jogar SFII, então compreendo que prefiras este último por estar mais bem adaptado a jogos de tiros, plataformas, naves, etc... mas tambem é por pouco.

Engraçado que não me parece igual... ora vê lá um e outro... o da PSOne tinha o D-Pad separado em cada direcção, tal não acontecia com o da SNES. Além disso, actualmente para luta é o melhor D-Pad do mercado e há D-Pads bem parecidos aos da Sega.

Pois, por algum motivo existem D-Pad's third-party próprios para jogos de porrada que se assemelham em tudo aos da Mega Drive / Saturn! porque será? :p
E em relação aos D-Pads da SNES e da PS1,... epa agora que me lembraste disso,... o da PS1 conseguiu inclusive, piorar o design da Nintendo (que já de si já era mau) e decidiram colocar aquela "separação" que mencionas!
E dizes que esse maravilhoso "D-Pad" é o melhor do mercado? Para que jogo? Só se for um jogo de Xadrez, porque para o resto, até prefiro usar os analógicos; de tão mal engendrado aquilo é... sacar um movimento especial no SFII ou noutro jogo semelhante é um pesadelo!



Estava sim, e se reparares, a própria Sega é o próprio motivo pleo qual o digo ao provar-se a sim mesmo que os comandos que lança não são suficientes ao corrigí-los como no caso da Genesis.

Como já referi, a SEGA viu-se obrigada a actualizar o comando da Mega Drive para fazer face às novas exigências dos jogos que íam saindo, e por isso arregaçou as mangas e meteu as mãos à obra e criou os melhores comandos de sempre para consolas na sua "time-frame"; hoje em dia tens bons comandos em praticamente todas as consolas, (excluindo o Wiimote, que é outro conceito) mas nenhum é tão "polivalente" como o foram os comandos da SEGA na sua altura.
Nesse aspecto o comando da Dreamcast até foi uma desilusão!... :confused:

A Sony e a Nintendo, não o fizeram, não se actualizaram. O Comando da SNES continuou apenas com 4 botões do lado direito, relegando os shoulder-buttons para receber o uso dos botões em falta, coisa que nunca se revelou prática em termos ergonómicos; e o D-Pad continuou a mesma sucata de sempre mesmo tendo a concorrer no mercado um exemplo de "perfeição".

Quanto à Sony, que poderia ter feito algo a tempo para contrariar isso logo desde o início, deixou-se levar pelo design do comando da SNES, conseguindo inclusive, piorá-lo; criando o pior D-Pad de todos os tempos!
:puke:

Cumps!

\w/
 
Última edição:
Eu tou-me a ****** que a PS3 dê prejuízo. Não afecta em nada a minha experiência de jogo.

Posso dizer o mesmo em relação à minha Gamecube, ou N64! :x2:

Tratam-se de curiosidades ou, se preferirem uma maneira de estarmos informados e conscientes da situação do mercado de videojogos e daquilo que poderemos esperar em termos de investimentos futuros para cada marca de consolas! ;)

Cumps!

\w/
 
Não concordo com isso, o cliente quer é o seu produto mais baixo.

Não me digas se tivesses 2 PS3 iguaizinhas e uma custassem 400 e outra 200 tu não compravas a de 200.

Isso do ser mais desvalorizado não interessa, quanto mais barato melhor, para o consumidor.

1º- Não percebi onde querias chegar com duas PS3 iguaizinhas a preços diferentes... estamos a falar de alhos e tu de bogalhos... até porque não é um panorama real dentro de Portugal. Lá fora sim podes comprar mais barato, mas como tudo, existem os seus prós e contras em compras online. Eu por exemplo mando vir jogos e acessórios online... já uma consola, pensava duas vezes.

2º- Isso é uma maneira rude de pensar... à lá consumista endiabrado, ou puto/homem mimado! Se quer o produto mais baixo, tem de esperar, como toda a gente no passado, que não tinha tanta disponibilidade monetária, teve de esperar para a PS2. A PS3 em Portugal ainda nem dois anos fez e já baixou 200€.. Há que ter calma. Até porque em Abril ou no verão, é possível que volte a baixar.

3º- Existem empresas que por vezes atrasam as coisas por RESPEITO aos clientes. Não baixam e/ou metem produtos novos no mercado durante "X" tempo, para que os clientes sintam confiança na marca. Porque os clientes mais importantes, são aqueles que largam os 600€, 500€ e 400€ pela consola, nos primeiros 2 anos de vida da mesma. E que se mantêm fieis à mesma, comprando inúmeros acessórios e dezenas de jogos (aka lucros dos royalties). São estes que lhes dão alguma estabilidade financeira e confiança para continuar a caminhada.

4º- Se ninguém comprasse a consola quando ela saísse e esperassem todos 2 ou 3 anos para a comprar por um preço muito baixo, é óbvio que a Empresa iría à falência, e poderiam ter a certeza que a qualidade do produto não iria evoluir.. pelo contrário. Seria o fim desse mesmo produto em pouco tempo. Podiam dizer adeus à tecnologia de ponta, pois neste caso, a Sony tão cedo não se iria meter noutra. Portanto acho que deveriam reflectir um pouco, antes de fazerem tantas exigências no preço da consola. Ao comprarem uma PS3, estão também a permitir que seja possível vir mais tarde uma PS4 ou uma PS5.

5º- Aqui o lema é: "Dar para Receber".. coisa que por todo o mundo se faz muito pouco. Parece que o consumismo, egoísmo, frieza, ou a não sensibilidade e bom senso para avaliar as situações, é que tornam o mundo como ele o é hoje.

Off-topic (mentalidade do povo português e política):

Aqui em Portugal eu noto muito uma coisa: As pessoas são muito Eu quero, Eu exijo, Eu mando, Eu faço, Eu chamo, Eu bato..Eu isto e Eu aquilo, mas quando chega o momento de realmente avançarem, protestarem e exigirem... fogem com as pernas entre o rabo. E muitas vezes até chegam a exigir, mas quando não devem. E muitas outras consomem que nem loucas durante o ano e depois dão aos pobrezinhos quando estes menos precisam. A isto se chama hipocrisia, falta de carácter ou até mesmo cobardia! Com esta mentalidade, Portugal vai se tornar numa Ditadura ou num País comunista, porque quem está lá em cima, faz gato e sapato de pessoas assim... e as pessoas com coragem e carácter acabam por ser apanhadas pela corrente do rio, porque sozinhas também não conseguem lutar contra este governo. As pessoas que vivem em Portugal e pretendem uma melhora qualidade de vida, têm apenas 2 hipóteses: ou Emigram ou fazem uma revolução como no tempo do 25 de Abril, mas de maior dimensão. Emigrar qualquer um faz.. não tem muito que saber. Já para lutar pelo que lhe é devido, implica uma mudança de mentalidade, que à muito que anda adormecida.

Cumps
 
Pessoalmente acho que uma empresa que se está positivamente a lixar para os clientes fieis que tinha não podia ter outro destino que não fossem prejuízos e que me desculpem os possuidores da PS3 mas se virmos a cagada que foi o lançamento da PS3 no velho continente que era o mercado mais fiel que eles tinham vemos o exemplo disso, a consola além de lançada mais tarde veio muito cara, castrada de raiz e com um número de unidades bem inferior ao desejável para o lançamento.

Em relação à discussão acerca dos D-Pads os possuidores dos controlos da SNES que me desculpem mas em todos os meus anos de gamer não conheci melhor control pad que o de 6 botões da megadrive que mesmo ao fim de 15 anos continua incansável.

Quando falam do control pad da Saturn eu faço duas distinções, se estivermos a falar da versão japonesa do pad concordo que seja tão bom como era o de 6 botões da megadrive, agora a versão europeia do mesmo já não era tão boa em termos de d-pad.

Já agora uma prova clara da superioridade do modelo japonês do comando da saturn é que um dos pads de maior sucesso para a PS e PS2 era precisamente esta que por causa disso acabou por se tornar de difícil aquisição.

Já agora não vejo os comandos da DC como um falhanço já que apesar do d-pad em cruz ele mantém a mesma maleabilidade dos da Saturn japonesa, isto para não mencionar alguns comandos 3rd party que têm as diagonais.
 
Back
Topo