PS3 contínua a dar prejuizo

4º- Se ninguém comprasse a consola quando ela saísse e esperassem todos 2 ou 3 anos para a comprar por um preço muito baixo, é óbvio que a Empresa iría à falência, [...]

Ou então não!

Simplesmente passavam a fazer consolas de 200/250€ ao invés de "mastuços" de 600€(800).
Se não há mercado para receber um produto com um preço tão exorbitante, lança-se um mais comedido, e já agora; que vá de encontro às exigências dos consumidores!


5º- Aqui o lema é: "Dar para Receber".. coisa que por todo o mundo se faz muito pouco. Parece que o consumismo, egoísmo, frieza, ou a não sensibilidade e bom senso para avaliar as situações, é que tornam o mundo como ele o é hoje.

Eu acho que é mais: Dar ao cliente aquilo que ele necessita/precisa, e não aquilo que as empresas acham que o consumidor precisa/quer, ou pretendem impingir, etc...
Mas tens razão quando falas da "sensibilidade e bom senso para avaliar as situações"; coisa que provavelmente o departamento de Marketing da Sony não deve ter feito!

Julgavam que isto era tudo favas contadas e que toda a gente estava desejosa de ir trabalhar em part-time para arrotarem 600 tomilhos num hardware que só iria começar a demonstrar o seu valor passados uns anos! Quem não viu uso imediato na consola, esperou; e eu sou um desses, que continua à espera!
À espera de uma retrocompatibilidade em condições, à espera de um Killer-app, (Drakan III, anyone?) à espera do preço "mágico" de 200€,...etc, é como dizes, é preciso esperar!

Off-topic (mentalidade do povo português e política):

Aqui em Portugal eu noto muito uma coisa: As pessoas são muito Eu quero, Eu exijo, Eu mando, Eu faço, Eu chamo, Eu bato..Eu isto e Eu aquilo, mas quando chega o momento de realmente avançarem, protestarem e exigirem... fogem com as pernas entre o rabo. E muitas vezes até chegam a exigir, mas quando não devem. E muitas outras consomem que nem loucas durante o ano e depois dão aos pobrezinhos quando estes menos precisam. A isto se chama hipocrisia, falta de carácter ou até mesmo cobardia! Com esta mentalidade, Portugal vai se tornar numa Ditadura ou num País comunista, porque quem está lá em cima, faz gato e sapato de pessoas assim... e as pessoas com coragem e carácter acabam por ser apanhadas pela corrente do rio, porque sozinhas também não conseguem lutar contra este governo. As pessoas que vivem em Portugal e pretendem uma melhora qualidade de vida, têm apenas 2 hipóteses: ou Emigram ou fazem uma revolução como no tempo do 25 de Abril, mas de maior dimensão. Emigrar qualquer um faz.. não tem muito que saber. Já para lutar pelo que lhe é devido, implica uma mudança de mentalidade, que à muito que anda adormecida.

Cumps

Olha, eu parece-me que já houve por aí umas manifestaçõezinhas; com camionistas e professores,...

E em que redoma de vidro tens andado? (p)ortugal já é "uma Ditadura ou País comunista, porque quem está lá em cima, faz gato e sapato de pessoas assim... e as pessoas com coragem e carácter acabam por ser apanhadas pela corrente do rio, porque sozinhas também não conseguem lutar contra este governo." ou ainda não tinhas reparado?

Quer dizer, primeiro dizes que não nos devemos armar em crianças, e não exigir preços mais baixos para as coisas e pagar todos os valores exorbitantes que nos exigem; mas depois já dizes que a malta devia protestar, etc, etc, etc...

Decide-te, amigo! ;)

Cumps!

\w/
 
Última edição:
Further, even if the platform is ultimately successful, it may take longer than expected to recoup the investment, resulting in a negative impact on Sony’s profitability.

An example of such a significant negative impact during the introductory period of a platform are PS3-related charges that resulted in losses of 232.3 billion yen and 124.5 billion yen within the Game segment for the fiscal years ended March 31, 2007 and 2008, respectively. These losses arose from the strategic pricing of PS3 hardware at points lower than its production cost.

A própria Sony está aí a dizer que no período entre Abril 2007 e Março 2008 houve momentos em que a PS3 já era vendida acima do preço de fabrico.
A ser verdade, isso descredibiliza quem ainda hoje diz que a PS3 é vendida abaixo do preço de fabrico, o que não é de admirar tendo em conta os preços de venda na Europa e a queda do dollar face ao euro.
 
Pessoalmente acho que uma empresa que se está positivamente a lixar para os clientes fieis que tinha não podia ter outro destino que não fossem prejuízos e que me desculpem os possuidores da PS3 mas se virmos a cagada que foi o lançamento da PS3 no velho continente que era o mercado mais fiel que eles tinham vemos o exemplo disso, a consola além de lançada mais tarde veio muito cara, castrada de raiz e com um número de unidades bem inferior ao desejável para o lançamento.

Exacto! Tambem me tinha esquecido desse pequeno/grande pormenor!
Uma tremenda falta de respeito!

Os Japoneses e os Americanos a receberem PS3 "full-featured" a 300/400€, e nós aqui na Europa, que por acaso até fomos os que mais contribuímos para o sucesso e penetração da marca "Playstation" no mundo inteiro, fomos tratados com consolas "capadas" a 600€. Ou seja, os Europeus que paguem as "despesas", porque os Japoneses e os Americanos, pelos vistos merecem ser mais bem tratados! :mad:

Cumps!

\w/
 
Última edição:
Olha, eu parece-me que já houve por aí umas manifestaçõezinhas; com camionistas e professores,...

E em que redoma de vidro tens andado? (p)ortugal já é "uma Ditadura ou País comunista, porque quem está lá em cima, faz gato e sapato de pessoas assim... e as pessoas com coragem e carácter acabam por ser apanhadas pela corrente do rio, porque sozinhas também não conseguem lutar contra este governo." ou ainda não tinhas reparado?

Quer dizer, primeiro dizes que não nos devemos armar em crianças, e não exigir preços mais baixos para as coisas e pagar todos os valores exorbitantes que nos exigem; mas depois já dizes que a malta devia protestar, etc, etc, etc...

Decide-te, amigo! ;)

Cumps!

\w/

1º - Não são esse tipo de manifestações que alteram seja o que for. Tem de englobar todos os sectores e tem de ser o povo todo, não são menos de um milhão de pessoas a gritarem na rua que alteram seja o que for.

2º - Portugal não vive numa ditadura, nem é um país comunista, e quem diz tal coisa, é porque nunca viveu em tal regime. Mas a continuar como está, para lá caminha a passos largos. E foi isso que disse.

3º - Não deturpes as minhas palavras, porque percebeste perfeitamente o que eu disse, e se há coisa que não é prioritária, são os preços dos bens de luxo, como as consolas. Bens de necessidade diária, como a gasolina, a comida, os meios de transporte, custo/funcionamento da educação, custo/funcionamento da saúde e salário mínimo, é que são as prioridades máximas em Portugal.

Cumps
 
Peço desculpa se este post aquecer as orelhas e alguém, mas tenho mm que o dizer.Somos um
povo hipócrita e egoist, só pensamos em nós proprios e cagamos para o próximo.

Temos o salario minimo mais baixo em relação ao custo de vida do nosso país, a nossa taxa de analfabetismo é das mais altas da europa e mesmo assim, o importante é que as consolas ( que é um bem de luxo) é que estejam mais baixas.

Somos uma cambada de ignorantes, é isso o que somos, o que importa é a ***** da selecção nacional de futebol, caga nisso, se centenas de pessoas morrerem de fome e frio no nosso pais, por causa da crise, desde que haja dinheiro para o futebol e para jogar nas PS e XBOX isso é que importa.

Com esta mentalidade de putos nc iremos a lado nenhum, mas prontos, enfiml...
 
Peço desculpa se este post aquecer as orelhas e alguém, mas tenho mm que o dizer.Somos um
povo hipócrita e egoist, só pensamos em nós proprios e cagamos para o próximo.

Temos o salario minimo mais baixo em relação ao custo de vida do nosso país, a nossa taxa de analfabetismo é das mais altas da europa e mesmo assim, o importante é que as consolas ( que é um bem de luxo) é que estejam mais baixas.

Somos uma cambada de ignorantes, é isso o que somos, o que importa é a ***** da selecção nacional de futebol, caga nisso, se centenas de pessoas morrerem de fome e frio no nosso pais, por causa da crise, desde que haja dinheiro para o futebol e para jogar nas PS e XBOX isso é que importa.

Com esta mentalidade de putos nc iremos a lado nenhum, mas prontos, enfiml...

E Magalhães, é o que vai tirar a fome dos portugueses... Ah pois... isto faz umas belas tostas.
 
Peço desculpa se este post aquecer as orelhas e alguém, mas tenho mm que o dizer.Somos um
povo hipócrita e egoist, só pensamos em nós proprios e cagamos para o próximo.

Temos o salario minimo mais baixo em relação ao custo de vida do nosso país, a nossa taxa de analfabetismo é das mais altas da europa e mesmo assim, o importante é que as consolas ( que é um bem de luxo) é que estejam mais baixas.

Somos uma cambada de ignorantes, é isso o que somos, o que importa é a ***** da selecção nacional de futebol, caga nisso, se centenas de pessoas morrerem de fome e frio no nosso pais, por causa da crise, desde que haja dinheiro para o futebol e para jogar nas PS e XBOX isso é que importa.

Com esta mentalidade de putos nc iremos a lado nenhum, mas prontos, enfiml...

Congratulations you just got nominated for most retarded post of 2009. A sério na área de jogos queríamos que nós tivéssemos a falar de? Se calhar mas só se calhar as pessoas debatem outros temas alem de jogos, mas na área apropriada. No entanto tenho de concordar que falar de jogos é insignificante, pois estes são apenas um dos maiores mercados de entretenimento actuais, tem vindo a crescer de uma forma ridícula dão emprego a milhares e milhares de pessoas, movem biliões todos os anos, puxão a tecnologia e até mesmo programação, ah sim e são uma forma de arte.
 
Congratulations you just got nominated for most retarded post of 2009. A sério na área de jogos queríamos que nós tivéssemos a falar de? Se calhar mas só se calhar as pessoas debatem outros temas alem de jogos, mas na área apropriada. No entanto tenho de concordar que falar de jogos é insignificante, pois estes são apenas um dos maiores mercados de entretenimento actuais, tem vindo a crescer de uma forma ridícula dão emprego a milhares e milhares de pessoas, movem biliões todos os anos, puxão a tecnologia e até mesmo programação, ah sim e são uma forma de arte.

É pena não ser assim em Portugal... gostava de trabalhar nesta área.
 
Sim infelizmente os jogos ainda são vistos por muitos como uma brincadeira de crianças, de qualquer maneira o facto de cá em Portugal não ser assim só prova que não estamos a ser egoístas XD.
 
A própria Sony está aí a dizer que no período entre Abril 2007 e Março 2008 houve momentos em que a PS3 já era vendida acima do preço de fabrico.
A ser verdade, isso descredibiliza quem ainda hoje diz que a PS3 é vendida abaixo do preço de fabrico, o que não é de admirar tendo em conta os preços de venda na Europa e a queda do dollar face ao euro.


Realmente tu és daqueles que sabes disto mais que a propria Sony.

Se a Sony da demonstração de resultados do segundo (o que acabou a 30 de Setembro) trimestre de 2008 apresentou um lucros de -350 milhões de euros.

Assim em numeros redondos o lucro que ganha a vender Playstation 2, PSP, jogos, licenciar jogos não chega para cubrir os perjuizos do Playstation 3. Emfim lucros negativos de 15% sobre tudo o que é vendido, se se considerar o Playstation 3 sozinho o perjuizo.

Enfim o ano passado cancelou uns quantos jogos e teve que vender ás fábricas do cell este ano quero ver de onde vai sacar o dinheiro (sim porque os fornecedores sem dinheiro não fornecem e os bancos não emprestam dinheiro indefinidamente).

Já agora a fonte destas mentiras
http://www.sony.net/SonyInfo/IR/financial/fr/08q2_sony.pdf


De acordo com a propria Sony o lucro em cada Playstation 3 vendido é no maximo de - 140 euros. Sim no maximo porque como o Playstation 2, o PSP e os jogos andam a ser vendidos com lucro. São contas de algibeira é dividir o total do lucro pelo numero de consolas vendidas, obtendo-se assim um majorante. ou seja o perjuizo em cada consola vendida deve andar bem abaixo desse valor.
 

Ó rapaz, tens problemas de leitura ou só estás interessado no bota abaixo?

Lê o quote que o Psyco postou (retirado directamente do relatório anual da Sony). Eu apenas traduzi para português o que lá estava a dizer em inglês.
Podes estrebuchar e espumar-te à vontade. Isso não vai alterar o que diz lá. Ponto final.
 
Última edição:
Ó rapaz, tens problemas de leitura ou estás é interessa no bota abaixo?

Lê o quote que o Psyco postou (retirado directamente do relatório anual da Sony). Eu apenas traduzi para português o que lá estava a dizer em inglês.
Podes estrebuchar e espumar-te à vontade. Isso não vai alterar o que diz lá. Ponto final.

Se leres os posts dele das primeiras páginas, percebes logo que é daqueles que gosta de mandar abaixo.... sabem que mais? Eu sei que a PS3 não dá prejuízo por tudo o que aqui já foi falado, mas quem quiser pensar o contrário que pense. Não sei o que ganham ou perdem com isso. Alguns até parece que trabalham para a Sony ou para a Microsoft... arranjem algo mais importante para debater, porque nós vamos bater as botas e a Sony e a Playstation ainda por cá vão andar.

Percam tempo numa solução para resolver a crise e para tirarem o chulo do Sócrates do poder. Até porque não é preciso ser economista e professor catedrático, para perceber que a solução de momento passa por baixar impostos. Assim o foi na história de todos os países que nos rodeiam. Mas as pessoas que estão no poder não querem saber da história, nem de seguir os exemplos dos outros países. Só fazem comparações com os outros países quando lhes convém. Cambada de hipócritas mesmo!

Aliás.. à muitos anos atrás Inglaterra esteve na mesma situação que nós estamos hoje.... após muitas lutas e uma grande revolução, lá baixaram os impostos.. resultado: Tornou-se numa das economias mais potentes da Europa... para não dizer do mundo.

Cumps
 
1º - Não são esse tipo de manifestações que alteram seja o que for. Tem de englobar todos os sectores e tem de ser o povo todo, não são menos de um milhão de pessoas a gritarem na rua que alteram seja o que for.

2º - Portugal não vive numa ditadura, nem é um país comunista, e quem diz tal coisa, é porque nunca viveu em tal regime. Mas a continuar como está, para lá caminha a passos largos. E foi isso que disse.

3º - Não deturpes as minhas palavras, porque percebeste perfeitamente o que eu disse, e se há coisa que não é prioritária, são os preços dos bens de luxo, como as consolas. Bens de necessidade diária, como a gasolina, a comida, os meios de transporte, custo/funcionamento da educação, custo/funcionamento da saúde e salário mínimo, é que são as prioridades máximas em Portugal.

Cumps

Ok, concordo com isso tudo; mas não te esqueças que de alguma maneira se tem que começar, e se tivermos que começar com "um milhão" de pessoas a fazer barulho na rua; assim seja!

E sim, se as coisas continuarem assim, não faltará muito para termos aí uma nova PIDE "encapotada"...

Não deturpei as tuas palavras, mas a questão está realmente aí: o problema está tambem naquilo que as pessoas gostam, ou não de considerar um luxo!

E é aqui que não posso concordar de maneira nenhuma... epa, tenham lá paciência, mas jogos não são luxos!

Não são,... mesmo!

Luxos, é jóias, casacos de peles, rolls royce,..etc, etc, etc....

Agora jogos um luxo? Epa, ou sou eu que sou muita simplório e inocente, mas eu pelo menos nunca me andei a pavonear com jogos ou consolas aí na rua, pendurados ao pescoço para todos verem que tenho "posses" ou que a porra do cd/dvd, ou que quer que seja me fica bem pendurado ao pescoço!

Isto é um problema grave na nossa cultura ocidental, afogada e atrofiada em igrejismos que não toleram a evolução e bem-estar do ser humano como criatura independente de certos e determinados dogmas!

Quando é para umas coisas, dizem que os jogos são para crianças, e que já não deveríamos ter idade para os jogarmos; mas quando chega a altura de atribuirem selos do IGAC e outros xulismos que tais, o estado já gosta que os jogos sejam um luxo, para poderem estorquir o máximo de dinheiro possível ao consumidor!
Tens razão, são uma cambada de hipócritas; mas nós, os consumidores tambem temos uma quota parte da culpa enquanto continuarmos alegremente e passivamente a aceitar que nos enfiem pela goela abaixo a ideia de que os jogos são um luxo!
Isso não é nada mais nada menos do que aquilo que eles querem; e não vão descansar enquanto não conseguirem fazer do livro um luxo tambem, para assim terem uma desculpa para aplicarem taxas superiores a todos os veículos de cultura! Já o fizeram com a música, e em breve será a vez da literatura deixar de ser uma arte/cultura para se tornar tambem um luxo!

Se leres os posts dele das primeiras páginas, percebes logo que é daqueles que gosta de mandar abaixo.... sabem que mais? Eu sei que a PS3 não dá prejuízo por tudo o que aqui já foi falado, mas quem quiser pensar o contrário que pense. Não sei o que ganham ou perdem com isso. Alguns até parece que trabalham para a Sony ou para a Microsoft... arranjem algo mais importante para debater, porque nós vamos bater as botas e a Sony e a Playstation ainda por cá vão andar.

Percam tempo numa solução para resolver a crise e para tirarem o chulo do Sócrates do poder. Até porque não é preciso ser economista e professor catedrático, para perceber que a solução de momento passa por baixar impostos. Assim o foi na história de todos os países que nos rodeiam. Mas as pessoas que estão no poder não querem saber da história, nem de seguir os exemplos dos outros países. Só fazem comparações com os outros países quando lhes convém. Cambada de hipócritas mesmo!

Aliás.. à muitos anos atrás Inglaterra esteve na mesma situação que nós estamos hoje.... após muitas lutas e uma grande revolução, lá baixaram os impostos.. resultado: Tornou-se numa das economias mais potentes da Europa... para não dizer do mundo.

Cumps

Subscrevo na quase totalidade, excepto na parte em que dizes que a PS3 não dá prejuízo.

Dá, e dá bastante, acredita! E olha que já não é de agora! Mas enfim, com isso podemos nós bem! O departamento de marketing da Sony é que vai ter que dar uma reviravolta às suas análises de mercado!

Cumps!

\w/
 
Última edição:
Mas ainda andam a discutir isto??? LOL

Afinal de contas onde querem chegar!! Depois de tanto post, ainda não da para entender onde querem chegar... e depois metem previsões "Professor Bambo" pelo meio...como se percebessem da poda e tudo.

E o que raio tem a ver a Intel com isto?? Ja agora porque não metem tudo que é empresa que tiveram quebras nos lucros? Ja que nada faz sentido, ainda menos sentido fazia!!!

Mas prontos, vamos la resumir isto: PS3 ainda da Prejuízo! Para 2009 espera-se melhorias!! Ta melhor? :P

...A Sony é uma empresa 'tecnológica', portanto quem falou da Sony, falou de empresas 'tecnológicas'.

Sim porque a Sony e Intel são concorrentes directos e tudo, a Sony faz processadores para desktops e a Intel faz LCD's. Tem tudo a ver...
 
Última edição:
...A Sony é uma empresa 'tecnológica', portanto quem falou da Sony, falou de empresas 'tecnológicas'.

Mas quem fala da SCE fala da industria de videojogos, que quanto muito é uma subdivisão da industria tecnológica (no caso da Sony). Parece-me que se adequa mais aí que na de entretenimento.
 
"Ah e tal a PS3 só dá prejuízo" ou "As empresas de tecnologia têm normalmente lucros", vejam isto:

Lucros da Intel caem 90% no último trimestre de 2008

Não digas isso....
O user que disse isso das empresas de tecnologia normalmente têm lucros, ou que 'empresas aguentam muito tempo com prejuízos' é da área de economia.
Não lhe adivinho é grande futuro na sua área, a não ser que consiga ser mais imparcial no mercado de trabalho do que a comentar algo relacionado com a Ps3 e a Sony...



Realmente tu és daqueles que sabes disto mais que a própria Sony.

Se a Sony da demonstração de resultados do segundo (o que acabou a 30 de Setembro) trimestre de 2008 apresentou um lucros de -350 milhões de euros.

Assim em numeros redondos o lucro que ganha a vender Playstation 2, PSP, jogos, licenciar jogos não chega para cubrir os perjuizos do Playstation 3. Emfim lucros negativos de 15% sobre tudo o que é vendido, se se considerar o Playstation 3 sozinho o perjuizo.

Enfim o ano passado cancelou uns quantos jogos e teve que vender ás fábricas do cell este ano quero ver de onde vai sacar o dinheiro (sim porque os fornecedores sem dinheiro não fornecem e os bancos não emprestam dinheiro indefinidamente).

Já agora a fonte destas mentiras
http://www.sony.net/SonyInfo/IR/financial/fr/08q2_sony.pdf


De acordo com a propria Sony o lucro em cada Playstation 3 vendido é no maximo de - 140 euros. Sim no maximo porque como o Playstation 2, o PSP e os jogos andam a ser vendidos com lucro. São contas de algibeira é dividir o total do lucro pelo numero de consolas vendidas, obtendo-se assim um majorante. ou seja o perjuizo em cada consola vendida deve andar bem abaixo desse valor.


A Sony andou a perder tanto mas tanto dinheiro com cada ps2 vendida no inicio que a SCE foi encerrada... Não espera.. Afinal andou a perder dinheiro durante dois anos e depois... Já ganhava com cada consola vendida...


Uma coisa é a Sony, outra é SCE. A segunda de tempos a tempos tem prejuízos, funcionando como investimento para depois ter lucros, a primeira é que é anormal ter prejuízos, mas os prejuizos da Sony pouco têm a haver com a Ps3 (já houve anos em que a SCE deu largos milhões de prejuízo e a Sony teve..Bilhões de Lucro..) mas sim com a quebra das vendas de outras divisões (ao que parece da àrea de electronica de consumo, divisão diferente da SCE aka Ps3)..
 
Bom, como autor deste tópico ficaria um pouco mal não me pronunciar novamente sobre o mesmo.
Já li várias afirmações acerca de diferentes fontes de informação, contudo penso que a Sony será a melhor. A consola efectivamente dá prejuizo.
Outra coisa que li algures foi que os restantes produtos gaming da Sony são usados para suportar o prejuizo da PS3. Não sei em que mundo vivem mas na empresa onde trabalho não é assim de certeza, e olhem que não é uma multinacional qualquer. Neste ponto parecem-me possíveis várias hipóteses:
1. A Sony prevê que a PS3 aidna tenho muito tempo de vida e o seu hardware que é tão afamado e superior ao da xbox vai dar que falar, as vendas vão aumentar e a consola irá pelo menos cobrir o prejuizo que deu.
2. A Sony falhou completamente na abordagem ao mercado com a PS3. Pensaram que não surgiria uma Wii, nem uma Xbox360. Quando digo isto refiro-me ao impacto que estas duas consolas tiveram e não ao facto de não esperarem o aparecimento da concorrência. A PS2 dominou as consolas, e por analogia pensaram que a PS3 iria fazer o mesmo, mas pelos visto enganaram-se.
3. O custo de fabríco da PS3 não justifica o seu objectivo. A PS3 é usada para jogar e não como leitor de Blu-Ray. Esta última tecnologia não teve o impacto desejado, o que ajudou a diminuir a procura pela PS3. Este deveria ser essencialmente uma consola e pelos visto não é apenas isso. Os compradores procuravam uma consola ou procuravam algo mais? Se a resposta fosse a segunda, a PS3 estaria melhor do que está.
4. A sonymania que se vive em Portugal não ocorre em todo o mundo e por isso mesmo, ou a PS3 faz pela vida ou nunca terá o sucesso da fabulosa PS2 (ainda hoje ponderei comprar uma)


Espero ouvir as vossas opiniões pois é isto mesmo que adoro nos fóruns.


Não queria deixar de dizer que não estamos a discutir políticas nacionais nem ideiais ou valores morais. Não entrarei por esse caminho.

Em relação às consolas serem bens de luxo, sinceramente não sei o que a lei determina no que diz respeito a esse assunto, mas na minha opinião sim, é um bem de luxo. Se virem bem, é um objecto com o qual interagem várias horas sem que isso vos tragar qualquer riqueza ou dividendo, além do prazer de jogar. São caras, exigem que se comprem jogos, o que prefaz um investimento muito altos que se mantém por muitos anos. Requerem mão-de-obra especializada quando há problemas e são adquiridas apenas por uma porção da população que tem € suficientes para este fim. Que não achar uma consola um bem de luxo, então não sei o que achará que é um bem de 1ª necessidade.

Um abraço e contínuem que estou a gostar
 
Back
Topo