1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

PS3 e o Linux

Discussão em 'PlayStation' iniciada por Ansatsu, 26 de Setembro de 2006. (Respostas: 16; Visualizações: 1147)

1. Ansatsu

Ansatsu Power Member

http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=121307

2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Qual é o tamanho desta memória?

Eu espero que isto seja verdade:) Esperemos que haja várias distribuições de Linux a conseguirem correr na playstation. Ia ser lindo;)

3. blastarr

blastarr Power Member

O sistema operativo da Xbox 360 também corre a partir do conteúdo armazenado num chip FlashROM de 16MB (128Mbit) montado na motherboard, que é previamente descomprimido para a RAM.
    A diferença é que este SO é proprietário e não é possível aínda trocar o que lá está, pois encontra-se fortemente encriptado.

4. Metro

Staff Member

16 MB não dá para nada.
    Não sei qq pormenor no que se refere ao cliente do Folding mas aquilo tem que correr a partir de algum lado. Entre a workunit e os cores não me parece que os 16MB dê para tudo.

espero que esteja a faltar aqui alguma coisa.

5. blastarr

blastarr Power Member

Que tal o disco rígido ?

6. Tomekk

Tomekk Power Member

re:

Arranjar linux para a ps3 não será problema.

Talvez o maior problema será haver muitas distribuições apoiarem arquitectura do CELL.
    A ver vamos..........

---------------------------

Independentemente de ser possivel ou não no futuro. Estamos a falar de um processo que envolve puro hacking || cracking.

Na PS3 está-se a falar de uma coisa totalmente diferente, por isso acho que nem vale a pena meter a xbox360 ao barulho.
    É o mesmo que andarmos aqui a falar dos chips para correr copias nas consolas.

7. Ansatsu

Ansatsu Power Member

O que está nos 16 Megas da flash é o Cell OS que é baseado em linux tb.

Depois tem uma distro de Linux no HDD.

8. Metro

Staff Member

Obrigado pela info. Era mesmo isto que eu precisava de saber.

Eu penso que a PS3 ao preço que vem com a performance que vem pode ser o PC/Consola mais vendida de sempre.
    É o meu prognóstico vamos ver se não me engano:)

9. Ledo

Ledo [email protected] Member

O facto de vir haver um cliente para folding que corre na PS3 foi uma boa jogada de marketing, pois muitos foldadores vão comprar a consola só para juntarem à sua farm, visto esta ter uma performance notável neste aspecto. Se houver um cliente para Boinc também então o nº de vendas vai ser ainda maior. Apesar de a empresa ter prejuizo, pois as consolas saem a um preço inferior ao do fabrico, não quer dizer qe algumas não venham a ser rentabilizadas posteriormente com a compra de jogos. Porqe algumas pessoas já qe têm a consola podem comprar 1 título ou outro.

10. Tomekk

Tomekk Power Member

re:

O que se pode vir assistir é que a primeira distribuição ( feita pela IBM, se não estou em erro ), deverá depois da ps3.
    Mesmo assim o dito anuncio e publicidade sobre suporte de linux pode ficar para ultima prioridade por parte da SONY, como o fez na PS2.
    Não custava nada era oferecer a distribuição com a compra da consola, ou algum modo de mandar vir da sony o cd/dvd da distribuição como se fez com os certos e o cd de network access da ps2 slim.

11. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Não tenho a certeza mas acho que a Sony tinha dito que a distro de linux vem já previamente instalada no disco rigido. Acho eu.

12. Metro

Staff Member

Tantas perguntas e tão poucas respostas:D

Seguramente que conseguimos trocar o disco e meter lá outra coisa a correr:)
    Em caso de problemas voltava-se a meter o disco antigo e RMA:)

Qd sair nos EUA teremos respostas para isto tudo.
    Eles que estraguem PS3 que nós depois já aprendemos a lição.

13. Tomekk

Tomekk Power Member

re:

Não haverá problemas em ver linux a correr na PS3.

Agora o chamado suporte forte por parte da Sony ao produto é que é de duvidar. Porque afinal não se tem as certezas, nem a sony tem falado sobre isso.

Estou a falar de um suporte em que a distribuição venha na compra da consola ( em formato cd ou pré instalado ).
    Um suporte que seja referenciado nos manuais da consola.

Melhor ainda, que a distribuição seja referenciada no serviço online da sony, ou então que seja possivel fazer o download da mesma.

É que se não houver esse tipo de suporte, o mais certo é os utilizadores que comprarem o produto se esquecerem que a consola pode levar uma distribuição de linux. É só ai que eu quero chegar.

14. blastarr

blastarr Power Member

A IBM criou os patches necessários para o kernel Linux.
    A partir daí, qualquer distro compatível com PowerPC (desde que tenha estes patches aplicados ao kernel) é automaticamente compatível com o Cell.
    E como sabemos, o que não falta por aí são distros Linux para PPC (não tantas como para x86, mas aínda assim...)

15. Ansatsu

Ansatsu Power Member

É assim, isto já foi falado há mto tempo, e por isso posso n me lembrar bem.

mas pelo que me lembro, o linux vinha já com a PS3, e quem vai dar o suporte é a propria IBM e não a Sony.
    Aliás pelo que me lembro a IBM estava a modificar uma distro de Linux especialmente para a PS3, uma distro que vai utilizar o core pricipal e todos os seus SPE's, algo k é impossivel com uma distro normal de linux.

16. Metro

Staff Member

Com o hardware fixo que é o que vai acontecer com o a PS3 vai ser muito simples ter as distros a suportar a PS3.

Eu ao contrario do Tomekk acho que o pessoal não se vai esquecer. porque ter um PC com esta performance por 600€ não se vai encontrar em lado nenhum.

17. Tomekk

Tomekk Power Member

re:

Claro eu não duvido que exista suporte.
    Mas eu estava a falar era de suporte comercial.

Como o blastarr disse, basta fazerem o kernel e a partir dai quem quiser poderá fazer e criar as distros que quiser.

Metro:
    Agora acho que um utilizador comum que vai a uma loja e não conhece nada da consola, o mais certo é não saber que ela pode levar linux porque a sony não referenciou nada sobre o assunto.

Agora era bom que isto seja como anatsu disse e eles fornecerem a distro pre-instalada, via cd ou via portal da sony.
    Se assim for é que vai ser 5*

Última edição: 29 de Setembro de 2006

Partilhar esta Página