"PS3 é uma perda de tempo" diz Gabe Newell

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Alguns meses depois de ter dito que a Sony tinha perdido por completo a noção daquilo que os jogadores e os criadores queriam e que ainda ia a tempo de cancelar a PlayStation 3 e de fazer uma nova consola, Gabe Newell voltou ao ataque. Desta feita, o director criativo da Valve preferiu chamar a PS3 de "uma perda de tempo para toda a gente".
"Investir no Cell, investir nos Synergistic Processing Elements (SPE) não nos traz benefícios a longo prazo. Não há ali nada que se vá aplicar a outra coisa qualquer. Não vamos ganhar nada excepto uma aversão à arquitectura que eles criaram", confessou Gabe Newell, numa recente entrevista à publicação Edge.
Apesar destas declarações, Newell não deixou de referir que a versão de The Orange Box que será lançada em breve para a PlayStation 3 se apresenta com muita qualidade, pese embora ele acreditar que "continua a ser mais difícil na PS3 conseguir os mesmo padrões das versões para PC e Xbox 360".
http://www.g4mers.com/news.aspx?id=6421

Entrevista completa: http://www.next-gen.biz/index.php?option=com_content&task=view&id=7422&Itemid=61


Hum, isto na mesma semana em que sai Orange Box para a... Xbox 360. "Sticking to his principals" ou apenas um empurrão para as vendas da Xbox 360?
 
VocÊs deviam de ler a entrevista completa para perceber estas declarações. Não é pegar nesta parte, pois isso não dá para perceber a ideia do Homem. O que ele quer dizer é o seguinte (se percebi mal corrijam-me):

Quando o homem diz que o Cell não serve para nada, ou perda de tempo, é no sentido de que quem aprende a programar para a Ps3(cell) não ganha muito com isso além de saber programar para a PS3. Pois esse tipo de conehcimentos não vai ter aplicações em lado nenhum (pc por exemplo).
Ele também era contra a arquitectura da x360(quando foi anunciada) por a mesma razão, pois para ele não fazia muito sentido a arquitectura de cores. Não fazia sentido porque na altura a Intel ainda ateimava na corrida aos Gigahertz. Ou seja ele tinha a mesma teoria em relação a 360, programar para ela seria uma perda de tempo.

O que aconteceu foi que a Intel teve de passar também para a arquitectura de cores, o que acabou por beneficiar a 360 em termos de equipas de desnvolvimento. Ou seja a Ps3 é perda de tempo, no sentido de que perceber e utilizar o cell para jogos é perda de tempo porque só tem aplicação na dita Ps3. E esse investimento de tempo/dinheiro não terá tanto retorno como se fosse para x360 ou pc.
 
O que ele diz não é lei, mas acho que é simples de entender...que o que ele diz tem uma certa lógica.
Até para mim que gosto da minha PS3...hehe.
 
Gostei da frase em que ele diz que é dificil meter a ps3 com os mesmo gráficos que num pc e xbox360 (verdade). Vendo bem, o que limita não é o hardware mas o software (o development kit da sony).

[joking]Mas ele não tentar por ao mesmo nivel os jogos da ps3 com o dos PC, tem é que por melhor :P[/joking]
 
O que aconteceu foi que a Intel teve de passar também para a arquitectura de cores, o que acabou por beneficiar a 360 em termos de equipas de desnvolvimento. Ou seja a Ps3 é perda de tempo, no sentido de que perceber e utilizar o cell para jogos é perda de tempo porque só tem aplicação na dita Ps3. E esse investimento de tempo/dinheiro não terá tanto retorno como se fosse para x360 ou pc.

Já para não falar do DX10...quem sabe se a 360 não será em parte responsável por uma subida de qualidade de jogos de PC?
 
Gostei da frase em que ele diz que é dificil meter a ps3 com os mesmo gráficos que num pc e xbox360 (verdade). Vendo bem, o que limita não é o hardware mas o software (o development kit da sony).

Acho que o que limita é o factor humano.
Pelas opiniões generalizadas a PS3 não é fácil de programar, mas o mundo está cheio de bons programadores que o conseguem (Heavenly Sword, etc). Aliás, a PS2 tinha o mesmo estigma e fartaram de saír, e aínda saiem (eg, God Of War II), bons jogos. Agora se o gajo não sabe ou não se está para dar ao trabalho, isso é outra coisa.
 
Aliás, a PS2 tinha o mesmo estigma e fartaram de saír, e aínda saiem (eg, God Of War II), bons jogos. Agora se o gajo não sabe ou não se está para dar ao trabalho, isso é outra coisa.

O problema é que na geração anterior os developers não tinham escolha. Ou desenvolviam para a PS2 ou não vendiam. Isso já não acontece nesta geração e até os gajos da Capcom já escolheram a Wii para lançar o Monster Hunter devido à sua simplicidade.
 
LOL, querem é simplicidade e muitos euros era pois claro.
Realmente trabalhar e fazer jogos como GT5 e MGS4 etc é uma grande perda de tempo...^^:zzz:
 
O problema é que na geração anterior os developers não tinham escolha. Ou desenvolviam para a PS2 ou não vendiam. Isso já não acontece nesta geração e até os gajos da Capcom já escolheram a Wii para lançar o Monster Hunter devido à sua simplicidade.

Ou então é estratégia da companhia. Lançar um jogo de renome para eles como o Monster Hunter na Wii neste momento renderá muito mais nessa plataforma porque tem uma base de utilizadores maior e com mais potencial que a PS3 ou Xbox. Acredito que não é só o factor "simplicidade".

Se jogos como Heavenly Sword saiem para a PS3 com a qualidade visual que é, só posso supor que seja a típica preguiça por parte da Valve. E se hipoteticamente a PS3 se tornar a consola a vender mais, vão vê-lo a mudar o disco e a cantar outra cantiga. Enfim... Vindo desse gajo já nem ligo.
 
LOL, querem é simplicidade e muitos euros era pois claro.
Realmente trabalhar e fazer jogos como GT5 e MGS4 etc é uma grande perda de tempo...^^:zzz:
Para uma editora típica saída não sei donde essa desculpa padrão até marcha

Agora em qualidade de jogos, a Valve não tem nada a aprender com ninguém
 
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena! Não era o que dizia o poeta?

Bem brincadeira e demo do Killzone 2 (que pessoalmente gostei bastante) à parte não é bem disso que o Newell se queixa
 
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