"PS3 é uma perda de tempo" diz Gabe Newell

Não tenho nenhuma consola nextgen (na verdade só tenho uma super nintendo) mas ainda não vi nenhum jogo para a ps3 que me surpreendesse (tirando o killzone2). Vim abucado da Worten e tava lá uma ps3 com um cd de demos a correr e dos jogos que vi, não vi nada de especial. Talvez daqui a 1 ano comecem a sair jogos realmente poderosos (quando forem mais faceis de programar digo eu) e que tirem a ps3 da sombra da Xbox360.



P.S. Experimentei o Ridge Racer (ps3) e a pergunta que faço é: quem é que compra aquele monte de porcaria??? Dass, até me deu vontade de rir a jogar aquilo.
 
Concordo com o que ele disse, é tudo uma questão de saber gerir recursos.
Ao treinar pessoal (e os gastos financeiros que dai advêm) para conseguir programar para a PS3 estarão a limitar a capacidade de expansão e aproveitamento do treino recebido.

É como ensinar-se alguém a conduzir com mudanças automáticas e no lado esquerdo da estrada quando, passado uns tempos, vai voltar para um carro com mudanças manuais e a conduzir no lado direito.

Desde que se soube da dificuldade de programar para a PS3 que este assunto foi mais que falado.
A única diferença é que este soube olhar para o futuro em vez de se focar no presente.
 
Mas as pessoas também não andam, propriamente, a tecer maravilhas dos Dev kits da PS3.
E tal facto poderia ter sido mais notório quando a Sony planeou a arquitectura da maquina.

O cell é 1 processador mais ao geito da IBM do que da Sony...
Depois tambem ha que ver que a Sony não é 1 empresa de software como a Nintendo ou a Microsoft, dai os dev Kits não serem famosos e também o hardware não ser o mais indicado para os jogos. O Sony foi 1 bocado á boleia da IBM que queria desenvolver 1 processador para supercomputação paralela e ajudou a pagar...
 
A verdade é q quer se goste ou n...aquilo q ele diz e no sentido em q o diz, n me parece q esteja a dizer mentira nenhuma...No factor empresa, desenvolver um jogo e lucros, das 3 plataformas, a PS3 é a menos atractiva e provavelmente a menos lucrativa, tendo em conta os custos associados para desenvolver nela...

Além disso e se tivermos em conta o q mts q fazer jogos (n é o Zé da esquina) têm dito sobre o desenvolver para o Cell, a Sony parece ter complicado aquilo q já n era fácil noutras plataformas, ou seja na PS3 chega-se lá, com muito mais trabalho e só 2 ou 3 "iluminados" é q irão tirar todo o sumo do Cell, curiosamente ou n, os mesmo q fazem jogos de 5 em 5 anos, q n é o caso da Valve...

E para os mais distraídos, este Sr tem dedo no Orange Box (n aterrou hj de paraquedas aqui) q acabou de sair agora e q anda a coleccionar 9.5 e 10 nas reviews por essa Internet fora...e BTW já n é a 1ª vez q ele diz isto sobre o Cell e a PS3, portanto n se trata de uma manobra para gerar hype em torno da Orange Box (como se isso fosse necessário) :-D
 
Entre pagar 1 ano de salarios a 1 ekipa de programadores k se vao especializar em fazer jogos para a ps3 e pagar 1 ano de salario a programadores k ja teem umas luzes de cm fazer as coisas e o seu trabalho funciona em 2 plataformas, a 2ª escolha e de longe mais rentavel. A industria de videojogos tb pensa assim...

ja para n falar k os programadores preferem ganhar mais experiencia em algo k da para 2 plataformas (maior mercado de trabalho) do k se dedicarem a uma arkitectura especifica k n se sabe se daki p uns anos vai continuar a existir... e mais, por haver menos pessoas a se deciderem por se especializar na arkitectura da ps3, por serem mais dificieis de encontrar acabam por conseguir ordenados bem mais elevados, aumentando ainda mais os custos de desenvolvimento...
 
Contra a X360 ele nunca protestou. Pistolou uns disparates contra a Wii mas depois até veio pedir desculpas publicamente.

Mas que o gajo fala demais, fala. Independentemente de o que ele disse for verdade ou não.
 
Acho que como developer tem direito de opinar sobre a PS3... basicamente ele diz que todo o trabalho que dá desenvolver para a consola é "um desperdício" porque são conhecimentos que não podem usar para outra plataformas.

De certa forma faz sentido, mas nesse caso o que há a fazer é aproveitar os conhecimentos para fazer mais jogos para a consola e rentabilizar o tempo gasto.

Se as vendas do jogo superarem o custo de desenvolvimento então já vale a pena.

Sinceramente, acho que a Sony devia-se deixar de Emotions e Cells e usar hardware mainstream. O lançamento não se atrasava, o desenvolvimento era mais fácil, e todos ficavam a ganhar.
 
Eu acho que ele já disse algo parecido sobre a 360...
Sim... em 2005.

O que ele diz até faz sentido, o tempo e recursos necessários para desenvolver um jogo para a PS3 são astronómicos, desde a fase de compreender a arquitectura da consola ao desenvolvimento do jogo em si, sim, pode-se considerar uma "perda de tempo", depende do ponto de vista.
 
Back
Topo