PS3 Motherboard

blastarr

Power Member
20061111cover3.jpg


ps3_22.jpg


ps3_27.jpg



Drive Blu-ray:
ps3_222.jpg


Fonte de alimentação interna universal (EUA/Japão/Europa):
20061111power1.jpg


20061111power2.jpg



Motherboard da PS3 (notem o chip EE+GS e 32MB de RAMBUS RAM mais à esquerda, que garantem total retrocompatibilidade com as PS2/PSOne).
Em cima, fica a southbridge e um chip up/downscaler (para uspcale para 1080p de DVD's, ou reduzir os jogos para 480i em TV's normais, por exemplo) que controla as portas USB 2.0, Ethernet, WiFi/Bluetooth, etc.
Logo abaixo fica o IBM CELL (com 256MB de XDR RAM à sua direita), e à esquerda deste fica o Nvidia RSX + 256MB de GDDR3.
ps3_32.jpg



Nvidia RSX, com os 256MB de GDDR3 a 700MHz (1400MHz efectivos) on-package, para poupar espaço e simplificar a dissipação de calor (este tipo de disposição da RAM gráfica normalmente só é usado em notebooks high-end ultra-finos):
ps3_39.jpg



Cooling (fan de 160mm (!) com apoio de heatsinks e heat-pipes:
fan2.jpg



Comparação entre a motherboard da Playstation 3 e a motherboard da Xbox 360 (parece a comparação entre uma DFI de topo e uma ASrock, na minha opinião :D).
PS3:
ps3_32.jpg


X360:
xbox56.jpg
 
SE o RSX tem os 256 mb "on chip", que raio são os 4 chips rectangulares que tem escrito NEC

E tipo o CELL não consegue simular o EE+GS a ponto de evitar ter que enfiar este na PS3, ocupando espaço e €€€!!

PS: a fonte tem 400W de potência (385w @ 12V + 15w @ 5V)

ps3_39.jpg


já faziam isso nas gráficas actuais, em placas como a 7600 GT que tem 4 chips apenas, reduzia-se o tamanho da placa ao equivalente a uma x300 SE e uma 8800 GTX só teria 8 chips no PCB, se calhar reduzindo-a ao tamanho da GTS...

Já agora blastarr, qual é o processo de fabrico do cell e do RSX e a quantidade de transitores e tamanho em mm^2 do core ;)
 
Última edição:
Comparação entre a motherboard da Playstation 3 e a motherboard da Xbox 360 (parece a comparação entre uma DFI de topo e uma ASrock, na minha opinião :D).
É que vai ja toda a gente comprar a PS3 so por causa dessa imagem de comparação :D
Sem duvida que mostra de longe qual a melhor consola :004:
 
Pois realmente não tem grande interesse o aspecto da motherboard apesar de essa motherboard PS3 ser mais catita que essa MB da X360.

E digo essas motherboards porque tenho quase a certeza que ao longo do tempo de vida da consola ambas vão varias bastante.
 
Na board da Ps3 os "phase" estão no estádio sólido..ao passo que na Xbox tão em círculo.. mas tem muitos na mesma.....

e a board da PS3 pareçe muito mais cara de produzir..

já agora..alguem pode editar a foto e meter as legendas de o que são as cenas e etc.. ficaria fixe e todos ficariam a saber qual é cada pc e etc... agradeçia muito..

já agora ficam aqui algumas fotos das "romarias"

ps3-q2.jpg

ps3-q.jpg

thumb203x152-images824845.jpg
 
Se a tua opinião não fosse obviamente biased até podia contar para qualquer coisa. Alem disso "Not all that Glitters is Gold ".

:offtopic:
right.. eu curto bastante a asrock..pra mim Asrock com chip ULI é uma grande board.. aliás..pra mim Asrock tá muito melhor no performance/preço do que a Asus.. Asus nunca mais compro..só asrock
:offtopic:

Agora Ontopic..
A board da X360 sim, pareçe mais rudimentar, mas também tem mais ano e meio..possivelmente 2 anos em cima.. e é fiável..funciona.. portanto.. não é bonita.. não senhor..mas também tem muitos menos chips!!!

e um design muito mais simples.. mais clássico..enquanto que an ps3 há muitos chips "conectados" entre si.. na X360 é um design simples..em que o Xenos comunica com o SIS, MEM e o XENON fica msis isolado... não saõ necessárias pistas para mem própria, ES-EG, etc...
se reparares se não fossem aqueças pistas a ligar ao Xenos o cpu ficaria compectamente isolado..

acho o design da X360 MUITO MAIS EFICIENTE.. SIMPLES E FAIL-PROFF..
 
Se a tua opinião não fosse obviamente biased até podia contar para qualquer coisa. Alem disso "Not all that Glitters is Gold ".

Precisamente por não brilhar é que a da PS3 é melhor.

Conta o nº de condensadores electrolíticos (um componente em desuso nas motherboards de topo para PC, que preferem VRM's e condensadores sólidos, de polímero) na X360 e depois procura-os na da PS3.

Um condensador electrolítico dura menos tempo e é mais susceptível a derrames, destruíndo tudo à volta com os líquidos corrosivos e inutilizando a motherboard toda.
 
realmente essa da comparação entre DFI e ASRock foi um bocado infeliz..

Eu posso pôr um monte de sucata com um motor de 1000cv lá dentro, e posso meter um body de um ferrari com um motor de 100cv.. não vás por aí..

Além disso, "a tua DFI" perde cerca de 30fps no COD 3 :)
 

Se tivesses isto:

VRM's e condensadores sólidos, de polímero

não acontecia isso... MAS...MAS...acalmem-se os "corações quentes"
Como sabem , este tipo de controladores eléctricos só agora começaram a ser usados.. na altura do design do pcb, isto era ou caro, ou não-prático..

Isto é o que vai aconteçer:

1) março ou abril 2007 ---> shrink dos cpu e gpu... daí a Ed-ram ser fora do Xenos..faz o shrink ser mais fácil, barato e "yeld friend"

2) Finais de 2007/inícios de 2008 ---> major revision do pcb.. esses elementos agora apontados irão ser substituidos por controladores mais modernos e levará a um ligeiro reduzir do pcb, rearranjar e "cool down" do mesmo..
 
Precisamente por não brilhar é que a da PS3 é melhor.

Conta o nº de condensadores electrolíticos (um componente em desuso nas motherboards de topo para PC, que preferem VRM's e condensadores sólidos, de polímero) na X360 e depois procura-os na da PS3.

Um condensador electrolítico dura menos tempo e é mais susceptível a derrames, destruíndo tudo à volta com os líquidos corrosivos e inutilizando a motherboard toda.

Entao tudo o que tenha esse tipo e componentes sucks e mais tarde ou mais cedo vai avariar.

Curiosamente milhoes e milhoes de boards para PC incluindo a minha usam esse tipo de material e até ao dia de hoje o mercado global funcionou bem sem nenhum cataclismo como o que aconteceu com as baterias de portatil.

Se o material antigo mais barato e testado até á infima probabilidade funciona bem em bilioes de placas e componentes em todo o mundo, nao vale a pena gastar mais por gastar.

A R600 ja suckava por usar um mero adaptador xpto que ainda nem se sabe qual é, nem se vai ser preciso. Agora sao os condensadores da board da Xbox360.
lol.... o que virá a seguir.
Alias por cada Xbox360 realmente avariada por um rebentamento de um condensador haverá 100000 PS3 e 100000 Xbox360 avariadas por causas do leitor bluray/dvd, fonte de alimentaçao, um chip qq, etc etc
 
Curiosamente milhoes e milhoes de boards para PC incluindo a minha usam esse tipo de material e até ao dia de hoje o mercado global funcionou bem sem nenhum cataclismo como o que aconteceu com as baterias de portatil.

Eu até era para comentar esse facto mas já nem vale a pena. Se fosse a X360 a usar condensadores de polimero eram maus porque não estavam suficientemente testados neste tipo de hardware ou uma treta do genero.

Para o Blastarr a vida é bastante simples. O que é Sony é bom o resto é mau.
 
Conta o nº de condensadores electrolíticos (um componente em desuso nas motherboards de topo para PC, que preferem VRM's e condensadores sólidos, de polímero) na X360 e depois procura-os na da PS3.

Um condensador electrolítico dura menos tempo e é mais susceptível a derrames, destruíndo tudo à volta com os líquidos corrosivos e inutilizando a motherboard toda.
nisso não há qualquer dúvida, a motherboard da PS3 possui componentes de melhor qualidade. não me parece é que esse argumento as venda, já se sabe que possui melhores componentes no geral, é por isso que custa o que custa.

também é verdade por outro lado que a produção destas motherboards se começou a fazer mais tarde que as da X360, e por isso talvez tenha existido tempo para fazer estas alterações, porque se formos olhar para as boards topo de gama lançadas há mais de um ano, poucas utilizam condensadores sólidos.
 
Bem se alguem comprar consolas pela motherboard +bem conseguida e +bonita, definitivamente é a PS3...

Mas isto há ppl para tudo...aqueles, mal deitaram as mãos numa, desmontaram-na toda... será q quando montaram, sobraram peças?!... :-D
 
lololol,sinceramente estas comparações ja cheiram mal,pk em vez de comparares com a xbox360 nao compararam com a wii???

epa so dor de cotovelo,depois admiram-se do offtopic... sinceramente...
 
São os chips de memória Flash-ROM onde está contido o sistema operativo (baseado num kernel Linux modificado).
Creio que são 256Mbit (32MB).

Será? 4 chips iguais para isso? Não será os 2 chips entre o CELL e o southbridge? Eu me refiro aos 4 chips rectangulares (2 pertinho do RSX e 2 pertinho do CELL) que tem escrito NEC [qqcoisa não legivel]

Vendo melhor a foto do RSX descascado, parece só ter uns 4 contactos, o que me parece relacionados com voltagens...

blastarr, editei o meu 1º post com mais info, podias lá responder as dúvidas;)

E que é o que interessa agora do que o ppl picar-se que esta board é mais bonita/mais componentes que a outra :rolleyes: :rolleyes:

só offtopic...
 
Última edição:
Será? 4 chips iguais para isso? Não será os 2 chips entre o CELL e o southbridge? Eu me refiro aos 4 chips rectangulares (2 pertinho do RSX e 2 pertinho do CELL) que tem escrito NEC [qqcoisa não legivel]

Vendo melhor a foto do RSX descascado, parece só ter uns 4 contactos, o que me parece relacionados com voltagens...

blastarr, editei o meu 1º post com mais info, podias lá responder as dúvidas;)

E que é o que interessa agora do que o ppl picar-se que esta board é mais bonita/mais componentes que a outra :rolleyes: :rolleyes:

só offtopic...

Enganei-me, não são de facto memórias flash (embora a NEC também os fabrique).



P.S.:
Repararam que a die do RSX é maior do que a da Nvidia G71 ?
 
Esses condensadores da NEC tem um aspecto excelente

Duvido que isso seja um condensador tradicional. Deve ser um circuito capacitivo elaborado como outro circuito integrado qq. Cheguei a projectar algo semelhante mas montando à mão com amplificadores operacionais.
 
Back
Topo