GugaMaster
Membro
UCP: Processador IBM Cell B.E.
***** - base Core @3.2GHz
1 VMX unidade vectorial por núcleo
512KB L2 cache
7 x SPE @3.2GHz
7 x 128b 128 SIMD GPRs
7 x 256KB SRAM for SPE
* 1 of 8 SPEs reservado p/ redundância
desempenho total de vírgula flutuante: 218 GFLOPS
UPG:
RSX @550MHz
1.8 TFLOPS desempenho de vírgula flutuante
Full HD (até 1080p) x 2 canais
"Multi-way programmable parallel floating point shader pipelines".
Som:
Dolby 7.1, DTS, LPCM, etc. (Cell - processamento base)
Memória:
256MB XDR RAM @3.2GHz 256MB GDDR3 VRAM @700MHz
Largura de banda (sistema):
Main RAM 25.6GB/s
VRAM 22.4GB/s
RSX 20GB/s (grava) + 15GB/s (lê)
SB< 2.5GB/s (grava) + 2.5GB/s (lê)
Desempenho do sistema (vírgula flutuante)
2 TFLOPS
Disco rígido:
Amovivel 2.5" HDD slot x 1
I/O:
USB Frontal x 4, Traseira x 2 (USB2.0)
Memory Stick standard/Duo, PRO x 1
SD standard/mini x 1
CompactFlash (tipo I, II) x 1
Comunicações:
Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T) x 3 (entrada x 1 + saída x 2)
Wi-Fi IEEE 802.11 b/g
Bluetooth 2.0 (EDR)
Controladores:
Bluetooth (até 7)
USB 2.0 (wired)
Wi-Fi (PSP)
Network (sobre IP)
AV Output
Resoluções gráficas: 480i, 480p, 720p, 1080i, 1080p
HDMI: HDMI out x 2
Analog: AV MULTI OUT x 1
Audio digital: DIGITAL OUT (óptica) x 1
Suportes de armazenamento óptico suportados:
CD: PlayStation CD-ROM, PlayStation 2 CD-ROM, CD-DA, CD-DA (ROM), CD-R, CD-RW, SACD, SACD Hybrid (CD layer), SACD HD, DualDisc, DualDisc (audio side), DualDisc (DVD side)
DVD: PlayStation 2 DVD-ROM, PlayStation 3 DVD-ROM, DVD-Video, DVD-ROM, DVD-R, DVD-RW, DVD+R, DVD+RW
Blu-ray Disc: PlayStation 3 BD-ROM, BD-Video, BD-ROM, BD-R, BD-RE
PS3 ultrapassa PC em Folding@Home
Folding@Home é um projecto da Universidade de Stanford (EUA), que utiliza a técnica de computação distribuída para tentar detectar a origem de falhas na formação de proteínas. Ao formarem-se, as proteínas dobram-se ou enrolam-se (processo designado em inglês por folding) de determinada maneira. O resultado final deste processo ainda relativamente pouco compreendido pela ciência, pode ser uma proteína de formato anormal, que origina várias doenças, como o Alzheimer ou a BSE (mais conhecida por “doença das vacas loucas”). O Folding@Home permite que todos os utilizadores de PC possam executar partes do processamento cientifico envolvido nas simulação do folding das proteínas, o que permitirá compreender melhor o processo.
Segundo a Folding@Home, as PS3 já ligadas ao sistema estão a processar as unidades de trabalho a 364 biliões de operações de vírgula flutuante por segundo, que é quase o dobro da capacidade de processamento actual dos PC com Windows ligados ao sistema. Isto apesar da razão actual ser de cerca de 10 PC para cada PS3. Esta disparidade de processamento deve-se não só à grande capacidade de processamento da PS3 como também à forma como o Folding@Home é implementado nas diferentes plataformas.
PlayStation 3 entra nos recordes do Guinness
A iniciativa Folding@Home, promovida pela consola da Sony, acaba de ser reconhecida pelo livro dos recordes como o mais poderoso sistema de rede distribuído do mundo. A rede combina 700 mil consolas PS3 com computadores para simular o processo de formação das proteínas numa tentativa de ajudar a desvendar como se desenvolvem certas doenças, como Alzheimer ou alguns tipos de cancro. O Folding@Home foi distinguido sobretudo pelo poder de processamento da PS3 que, embora represente menos de 15% dos CPU activos, é responsável por mais de 77% dos dados processados neste projecto.
Em Portugal, o principal contributo para este projecto é dado pela equipa Portugal@Folding que conta com algumas centenas de participantes individuais e em grupo.
Citado pelo criador do projecto Folding@home (PS3):
The father of the PS3 Folding@home project, Vijay Pande, publicly shared his opinions on the processing power of the Xbox 360, as compared to the Playstation 3. In an interview with Pro-G, Mr. Pande advised that the Xbox 360's triple core processor might be able to withstand the requirements of the project, but the Playstation 3's hardware is, "much more powerful." Mr. Vande goes on to state that the PS3's architecture allows computations of "up to 20 times faster" than that of a standard computer. Playing with power, indeed.
So far, the Folding@home project has produced spectacular results in the short time since its inception. Mr. Pande noted, "Thanks to [the] PS3, we have performed simulations in the first few weeks that would normally take us more than a year to calculate. We are now gearing up for new simulations that will continue our current studies of Alzheimer's and other diseases.".
Ainda não foram efectuados benchmarks à séria ao processador Cell e ao RSX da PS3 devido ao hypervisor implementado pela Sony que não permite aceder a todas as funcionalidades, nem mesmo em ambiente Linux, mas basta ler as noticias supracitadas p/ ter uma ideia do desempenho da máquina.
***** - base Core @3.2GHz
1 VMX unidade vectorial por núcleo
512KB L2 cache
7 x SPE @3.2GHz
7 x 128b 128 SIMD GPRs
7 x 256KB SRAM for SPE
* 1 of 8 SPEs reservado p/ redundância
desempenho total de vírgula flutuante: 218 GFLOPS
UPG:
RSX @550MHz
1.8 TFLOPS desempenho de vírgula flutuante
Full HD (até 1080p) x 2 canais
"Multi-way programmable parallel floating point shader pipelines".
Som:
Dolby 7.1, DTS, LPCM, etc. (Cell - processamento base)
Memória:
256MB XDR RAM @3.2GHz 256MB GDDR3 VRAM @700MHz
Largura de banda (sistema):
Main RAM 25.6GB/s
VRAM 22.4GB/s
RSX 20GB/s (grava) + 15GB/s (lê)
SB< 2.5GB/s (grava) + 2.5GB/s (lê)
Desempenho do sistema (vírgula flutuante)
2 TFLOPS
Disco rígido:
Amovivel 2.5" HDD slot x 1
I/O:
USB Frontal x 4, Traseira x 2 (USB2.0)
Memory Stick standard/Duo, PRO x 1
SD standard/mini x 1
CompactFlash (tipo I, II) x 1
Comunicações:
Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T) x 3 (entrada x 1 + saída x 2)
Wi-Fi IEEE 802.11 b/g
Bluetooth 2.0 (EDR)
Controladores:
Bluetooth (até 7)
USB 2.0 (wired)
Wi-Fi (PSP)
Network (sobre IP)
AV Output
Resoluções gráficas: 480i, 480p, 720p, 1080i, 1080p
HDMI: HDMI out x 2
Analog: AV MULTI OUT x 1
Audio digital: DIGITAL OUT (óptica) x 1
Suportes de armazenamento óptico suportados:
CD: PlayStation CD-ROM, PlayStation 2 CD-ROM, CD-DA, CD-DA (ROM), CD-R, CD-RW, SACD, SACD Hybrid (CD layer), SACD HD, DualDisc, DualDisc (audio side), DualDisc (DVD side)
DVD: PlayStation 2 DVD-ROM, PlayStation 3 DVD-ROM, DVD-Video, DVD-ROM, DVD-R, DVD-RW, DVD+R, DVD+RW
Blu-ray Disc: PlayStation 3 BD-ROM, BD-Video, BD-ROM, BD-R, BD-RE
PS3 ultrapassa PC em Folding@Home
Folding@Home é um projecto da Universidade de Stanford (EUA), que utiliza a técnica de computação distribuída para tentar detectar a origem de falhas na formação de proteínas. Ao formarem-se, as proteínas dobram-se ou enrolam-se (processo designado em inglês por folding) de determinada maneira. O resultado final deste processo ainda relativamente pouco compreendido pela ciência, pode ser uma proteína de formato anormal, que origina várias doenças, como o Alzheimer ou a BSE (mais conhecida por “doença das vacas loucas”). O Folding@Home permite que todos os utilizadores de PC possam executar partes do processamento cientifico envolvido nas simulação do folding das proteínas, o que permitirá compreender melhor o processo.
Segundo a Folding@Home, as PS3 já ligadas ao sistema estão a processar as unidades de trabalho a 364 biliões de operações de vírgula flutuante por segundo, que é quase o dobro da capacidade de processamento actual dos PC com Windows ligados ao sistema. Isto apesar da razão actual ser de cerca de 10 PC para cada PS3. Esta disparidade de processamento deve-se não só à grande capacidade de processamento da PS3 como também à forma como o Folding@Home é implementado nas diferentes plataformas.
PlayStation 3 entra nos recordes do Guinness
A iniciativa Folding@Home, promovida pela consola da Sony, acaba de ser reconhecida pelo livro dos recordes como o mais poderoso sistema de rede distribuído do mundo. A rede combina 700 mil consolas PS3 com computadores para simular o processo de formação das proteínas numa tentativa de ajudar a desvendar como se desenvolvem certas doenças, como Alzheimer ou alguns tipos de cancro. O Folding@Home foi distinguido sobretudo pelo poder de processamento da PS3 que, embora represente menos de 15% dos CPU activos, é responsável por mais de 77% dos dados processados neste projecto.
Em Portugal, o principal contributo para este projecto é dado pela equipa Portugal@Folding que conta com algumas centenas de participantes individuais e em grupo.
Citado pelo criador do projecto Folding@home (PS3):
The father of the PS3 Folding@home project, Vijay Pande, publicly shared his opinions on the processing power of the Xbox 360, as compared to the Playstation 3. In an interview with Pro-G, Mr. Pande advised that the Xbox 360's triple core processor might be able to withstand the requirements of the project, but the Playstation 3's hardware is, "much more powerful." Mr. Vande goes on to state that the PS3's architecture allows computations of "up to 20 times faster" than that of a standard computer. Playing with power, indeed.
So far, the Folding@home project has produced spectacular results in the short time since its inception. Mr. Pande noted, "Thanks to [the] PS3, we have performed simulations in the first few weeks that would normally take us more than a year to calculate. We are now gearing up for new simulations that will continue our current studies of Alzheimer's and other diseases.".
Ainda não foram efectuados benchmarks à séria ao processador Cell e ao RSX da PS3 devido ao hypervisor implementado pela Sony que não permite aceder a todas as funcionalidades, nem mesmo em ambiente Linux, mas basta ler as noticias supracitadas p/ ter uma ideia do desempenho da máquina.
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