[PS3] Persona (especulação)

Old Snake

Power Member
New Major Titles To be Announced At E3

As we all have been wondering that why certain titles that were major hits on the last generation platforms haven’t been released this generation, Let alone release they haven’t been officially announced yet.

But according to our source these major announcements (Listed Below) are to be made at this years E3 which will be held at Los Angeles Convention Center.

–EA will announce the long awaited return of the popular Snowboarding franchise (SSX-(Unknown Title) for Playstation 3, 360, WII.

–Eidos will finally break their silence on the upcoming (Hitman-(Unknown Title) with some details and trailer, And another ‘Title‘ could possibly be announced, both Multi-Platform.

Sony has been in talk with ‘Atlus Co.’ to bring their famous Playstation 2 title ‘Persona‘ exclusively on Playstation 3 and on E3 it will be officially announced,

–Ubisoft will release gamplay trailers of long awaited ‘I Am Alive’ & ‘Assassins Creed 2′ along with them another ‘Tom Clancy’ title will be unveiled possibly ‘Ghost Recon’.

I have been waiting for the announcement of a new SSX game from ‘EA’ & ‘Eidos’ releasing further details about Hitman possibly a trailer will make my ‘E3′, These titles will most certainly be released on current generation consoles but i don’t know why the developers have kept their quite on such huge franchises.

We are left with no choice but to wait till E3, Meanwhile ‘Click Here‘ to visit our forums to discuss.

NOTE– We din’t took this seriously until ’Ghost Recon’ was officially announced.

Criousgamer
O site não me parece muito credível, mas também falta pouco para termos a confirmação, por isso...
 
Se vier um Persona para a PS3... uau! Mas também já o tivemos na PSOne, PS2 e vai sair na PSP, também, só falta mesmo a PS3 :)

Realmente posso dizer que uma noticia destas seria algo muito bom para a consola, e para os jogadores em geral, perfeito seria ver gameplay de God Of War III, quase impossivel mas de FF versus XIII tambem, depois noticias de um Jak para a PS3 (ainda sonho com a noticia) e novidades da team ICO.

Persona é sem duvida um dos jogos mais belos que joguei até hoje e estar um jogo deste calibre na PS3 so fazia bem xD
 
Tendo em conta os anteriores era fixe que na versão PS3, caso se confirme que há uma, que tivesse gráficos anime estilo o Tales Of Vesperia e que pudéssemos personalizar o aspecto do herói...
 
O site não me parece muito credível, mas também falta pouco para termos a confirmação, por isso...
Duvido que a Sony esteja em conversações para isso.

Persona não é um hardware seller e na E3 2008 vinha aí o Persona 4 e nem se deram ao trabalho de o meter no Trailer de jogos da PS2 em preview. E a Atlus é uma editora de nicho.

Wishful thinking de alguém, não obstante de se calhar estar um Persona 5 em desenvolvimento e ser possivel que saia na PS3.

Duvido muito que o anunciem este ano também, do Persona 3 para o Persona 4 foram 17 meses e o jogo só foi anunciado uns 6 meses antes de sair (foi anunciado em janeiro de 2008, mais ou menos); mais, só foram 17 meses porque já tinham engine e tecnologia mais que pronta, que aqui não se aplicaria: precisariam/precisam de engine nova (que possivelmente já têm, a do suposto SMT4 mas não têm a experiencia com ela) e claro, os assets de um persona 3/4 nada são ao lado do patamar gráfico que se exige nas HD's.

Não me cheira.
que pudéssemos personalizar o aspecto do herói...
HELL NO O_O

Esse tipo de "liberdade" só cria main characters nada memoráveis, a Atlus R&D1 é melhor que isso. E... como seriam os FMV's de anime disso?

Deixem lá o franchise ser o que é, nem consigo imaginar um Persona 2 sem Maya e Tatsuya, um Persona 3 sem Minato e um Persona 4 sem Souji *calafrios*
 
Última edição:
Duvido que a Sony esteja em conversações para isso.

Persona não é um hardware seller e na E3 2008 vinha aí o Persona 4 e nem se deram ao trabalho de o meter no Trailer de jogos da PS2 em preview. E a Atlus é uma editora de nicho.

Wishful thinking de alguém, não obstante de se calhar estar um Persona 5 em desenvolvimento e ser possivel que saia na PS3.

Duvido muito que o anunciem este ano também, do Persona 3 para o Persona 4 foram 17 meses e o jogo só foi anunciado uns 6 meses antes de sair (foi anunciado em janeiro de 2008, mais ou menos); mais, só foram 17 meses porque já tinham engine e tecnologia mais que pronta, que aqui não se aplicaria: precisariam/precisam de engine nova (que possivelmente já têm, a do suposto SMT4 mas não têm a experiencia com ela) e claro, os assets de um persona 3/4 nada são ao lado do patamar gráfico que se exige nas HD's.

Estava à espera que comentasses :p

Do teu ponto de vista parece-me lógico que isto tem pouca probabilidade de vir a acontecer. Mesmo estando "fora" deste franchise, parece-me óbvio que dificilmente a E3 seria o evento aconselhado para o anúncio de um novo Persona. Agora se me falassem numa TGS... aí já era capaz de acreditar.

Mas veremos, pode ser que surpreendam. O rumor de que um Persona PS3 está em desenvolvimento já é antigo (ainda antes do 4º ser anunciado se não estou em erro), por isso neste momento não ponho completamente de lado essa hipótese.
 
Do teu ponto de vista parece-me lógico que isto tem pouca probabilidade de vir a acontecer. Mesmo estando "fora" deste franchise, parece-me óbvio que dificilmente a E3 seria o evento aconselhado para o anúncio de um novo Persona. Agora se me falassem numa TGS... aí já era capaz de acreditar.
Sim, mais essa... unveilment de um Persona é mais coisa para a Famitsu, mas já nem digo nada; o que tresanda mesmo para mim é dizerem que a Sony é que anda a cortejar a Atlus para isso. Que parece o sonho molhado de um Sony fanboy qualquer, a atlus não tem valor de mercado para isso a não ser que a Sony tivesse muitas portas fechadas (eles não andavam a dar funding a um estudio Namco para um RPG?)

Como disse a Sony teve a amabilidade dos diabos de nem incluir o persona 4 no trailer reel da PS2 no ano passado, que estava mais que anunciado para a América e toda a publicidade o ajudaria; vá lá incluiram o Yakuza 2...
O rumor de que um Persona PS3 está em desenvolvimento já é antigo (ainda antes do 4º ser anunciado se não estou em erro), por isso neste momento não ponho completamente de lado essa hipótese.
Foi quando o Persona 4 ia ser anunciado, pensavam que era um Persona para a PS3 (baseado no facto de vir um persona novo e a PS3 já ter saido, logo... muitos nem sonharam) :p mas não, completo tiro no pé.

Depois a questão com a Atlus é que são capazes de anunciar a roadmap provável deles e não o que têm em desenvolvimento... ou vão estar às vezes é mais um "talvez, se tudo correr bem"; foi anunciado um persona para a PSP antes do lançamento da consola (2004), por exemplo, sem mais detalhes... eventualmente este ano concretizou-se a port do primeiro persona para a consola... será que era a isso que se referiam e tiveram em aguas de bacalhau 5 anos? ou... será que a Atlus estava a pensar que a PS2 estava a morrer e estava a pensar passar o Persona 3 para a PSP? Ou será que o Persona 3 começou a sua vida como projecto PSP? Tudo é possível.

O estudio primário da Atlus também não tem muitos recursos, com 3 titulos em desenvolvimento em average (e todos eles sem serem de alto orçamento/recursos), duvido que conseguissem desenvolver um Persona novo em simultâneo com o 4 a não ser que : tivessem uma injecção brutal de pessoal (o que pode dar mau resultado) ou fosse outro grupo de trabalho... algo das linhas da equipa do Shin Megami Tensei 4 não estar a fazer um SMT4.

Todas elas me parecem soluções menos que ideais.
 
Última edição:
Sim, mais essa... unveilment de um Persona é mais coisa para a Famitsu, mas já nem digo nada; o que tresanda mesmo para mim é dizerem que a Sony é que anda a cortejar a Atlus para isso. Que parece o sonho molhado de um Sony fanboy qualquer, a atlus não tem valor de mercado para isso a não ser que a Sony tivesse muitas portas fechadas (eles não andavam a dar funding a um estudio Namco para um RPG?)

Como disse a Sony teve a amabilidade dos diabos de nem incluir o persona 4 no trailer reel da PS2 no ano passado, que estava mais que anunciado para a América e toda a publicidade o ajudaria; vá lá incluiram o Yakuza 2...

Pode sempre ser anunciado numa edição Famitsu antes da E3, embora seja improvável.

Dependerá também um pouco da estratégia da Sony. Pode ser que comecem a tentar apostar em alguns exclusivos 3rd party, nem que sejam temporários (viu-se a recente jogada da SCEE com o Ghostbusters).

A SCEI tem estado um pouco discreta nesta geração (onde andam os jogos da Team ICO e Polyphony Digital? Pois...), portanto talvez possam tentar colmatar as falhas de software aliciando este tipo de produtoras mais pequenas, dando-lhes os recursos necessários. Isto porque qualidade não lhes falta... os MegaTen e Persona são jogos bastante bem recebidos pela crítica, mesmo ocidental.

Quanto à cena da Namco, não faço ideia. Apenas sei que há 3 jogos dessa planeados para a PS3 (sendo que um deles deverá ser o já anunciado ToV).

Foi quando o Persona 4 ia ser anunciado, pensavam que era um Persona para a PS3 (baseado no facto de vir um persona novo e a PS3 já ter saido, logo... muitos nem sonharam) :p mas não, completo tiro no pé.

Depois a questão com a Atlus é que são capazes de anunciar a roadmap provável deles e não o que têm em desenvolvimento... ou vão estar às vezes é mais um "talvez, se tudo correr bem"; foi anunciado um persona para a PSP antes do lançamento da consola (2004), por exemplo, sem mais detalhes... eventualmente este ano concretizou-se a port do primeiro persona para a consola... será que era a isso que se referiam e tiveram em aguas de bacalhau 5 anos? ou... será que a Atlus estava a pensar que a PS2 estava a morrer e estava a pensar passar o Persona 3 para a PSP? Ou será que o Persona 3 começou a sua vida como projecto PSP? Tudo é possível.

O estudio primário da Atlus também não tem muitos recursos, com 3 titulos em desenvolvimento em average (e todos eles sem serem de alto orçamento/recursos), duvido que conseguissem desenvolver um Persona novo em simultâneo com o 4 a não ser que : tivessem uma injecção brutal de pessoal (o que pode dar mau resultado) ou fosse outro grupo de trabalho... algo das linhas da equipa do Shin Megami Tensei 4 não estar a fazer um SMT4.

Todas elas me parecem soluções menos que ideais.

Pegando nesse ponto, era a tal questão dos recuros por parte da Sony que referi atrás.

Mas lá está, tudo o que apontas aí tem a sua razão de ser, e neste momento, parece de facto improvável que isto se venha a concretizar. Daqui a menos de um mês já saberemos a veracidade deste rumor entretanto ;)
 
Dependerá também um pouco da estratégia da Sony. Pode ser que comecem a tentar apostar em alguns exclusivos 3rd party, nem que sejam temporários (viu-se a recente jogada da SCEE com o Ghostbusters).
Sim, mas isso pareceu-me mais uma jogada cooperativa. Pelo que entendi eles compraram os direitos temporários para o jogo a vir no seguimento daquilo que se falou este ano, dos bundles de bluray com jogos serem uma possibilidade; ora os Blurays (e por arrasto DVD's) de Ghostbusters 2 e 3 estão a sair e são da Sony pictures, querem capitalizar nisso e cheira-me... fazer um estudo de mercado acerca dessa questão em simultaneo.

Mas a ocorrência dessas coisas não é nova, ainda outro dia estava a falar de quando a sony comprou a exclusividade por um ano do Beyond Good and Evil e Prince of Persia Sands of Time na europa.
A SCEI tem estado um pouco discreta nesta geração (onde andam os jogos da Team ICO e Polyphony Digital? Pois...), portanto talvez possam tentar colmatar as falhas de software aliciando este tipo de produtoras mais pequenas, dando-lhes os recursos necessários. Isto porque qualidade não lhes falta... os MegaTen e Persona são jogos bastante bem recebidos pela crítica, mesmo ocidental.
Team ICO e Polyphony Digital estão a trabalhar, e se alguma coisa a Team ICO pelo menos para já é mais um bibelô da liberdade criativa na industria; não se tem traduzido em vendas. (e a Polyphony é o oposto em ambas as vertentes)

Developers pequenas costumam ser desprezáveis... O que a Sony por norma quer é franchises estabelecidos, veja-se o caso recente do DLC exclusivo à X360 de alguns jogos, por exemplo. A razão de serem desprezáveis é que... a partir do momento em que tens o jogo high end lá... a não ser que não faça mesmo sentido a plataforma... elas hão de ir lá cair... A Sony na era da PS1 assegurou RPG's ao quilo só com o FF7; bem mais lógico que andar a "comprar" os pequeninos. E andar a criar "nomes" nas third party's e em franchises sob os quais eles não têm direitos também se torna investimento a fundo perdido, mais vale investir em coisas tipo os jogos da level-5 para a sony, franchises novos e cujos direitos do nome ficam associados à marca.

Sem contar que, pessoalmente acho que dar recursos "à balda" à Atlus pode fazer mais mal do que bem, mas isso é outra história.
Quanto à cena da Namco, não faço ideia. Apenas sei que há 3 jogos dessa planeados para a PS3 (sendo que um deles deverá ser o já anunciado ToV).
Pois, vamos a ver foi cancelado ou coisa do género.
 
Sim, mas isso pareceu-me mais uma jogada cooperativa. Pelo que entendi eles compraram os direitos temporários para o jogo a vir no seguimento daquilo que se falou este ano, dos bundles de bluray com jogos serem uma possibilidade; ora os Blurays (e por arrasto DVD's) de Ghostbusters 2 e 3 estão a sair e são da Sony pictures, querem capitalizar nisso e cheira-me... fazer um estudo de mercado acerca dessa questão em simultaneo.

Mas a ocorrência dessas coisas não é nova, ainda outro dia estava a falar de quando a sony comprou a exclusividade por um ano do Beyond Good and Evil e Prince of Persia Sands of Time na europa.

Pois, mas é algo que até ao momento na geração não se estava a ver a Sony fazer. Começar a apostar em obter vantagens ao nível dos 3rd party é um começo, de um ano em que eles prometeram dar tudo o que têm, tanto na PS3 como PSP.

Daí achar que isto poderá ser um indicador de mudança de estratégia para com estas developers, como a Atlus por exemplo. E estando a consola "carente" de jogos de referência para este género (e vendo a SE de mãos dadas com a MS), faz algum sentido que tentem apostar desta maneira.

Team ICO e Polyphony Digital estão a trabalhar, e se alguma coisa a Team ICO pelo menos para já é mais um bibelô da liberdade criativa na industria; não se tem traduzido em vendas. (e a Polyphony é o oposto em ambas as vertentes)

De facto eles estão a trabalhar, o problema é o tempo. Já lá vão 4 ou mais anos de produção em ambos os casos, e não há nada de palpável até ao momento.

O jogo da Team ICO ainda nem sequer foi anunciado, e quanto ao GT5, já há mais de 1 ano que anda desaparecido. Pode ser que regressem em força nesta E3 (e TGS), mas o que é certo é que desde o início da geração o contributo da SCEI para a PS3 tem sido praticamente nulo (mesmo contando com o remake do Siren, e o Hot Shots Golf).

Developers pequenas costumam ser desprezáveis... O que a Sony por norma quer é franchises estabelecidos, veja-se o caso recente do DLC exclusivo à X360 de alguns jogos, por exemplo. A razão de serem desprezáveis é que... a partir do momento em que tens o jogo high end lá... a não ser que não faça mesmo sentido a plataforma... elas hão de ir lá cair... A Sony na era da PS1 assegurou RPG's ao quilo só com o FF7; bem mais lógico que andar a "comprar" os pequeninos. E andar a criar "nomes" nas third party's e em franchises sob os quais eles não têm direitos também se torna investimento a fundo perdido, mais vale investir em coisas tipo os jogos da level-5 para a sony, franchises novos e cujos direitos do nome ficam associados à marca.

Numa altura como esta é praticamente impossível conseguir a exclusividade de títulos de grande relevo. Não conseguiram aguentar o FFXIII (que tem um valor de produção simplesmente astronómico como recentemente foi revelado), e se neste momento têm a exclusividade do Versus, é muito provavelmente por "teimosia" do Nomura (um pouco à semelhança do Kojima com o MGS4). Não vejo a Sony com poderio económico suficiente para conseguir cobrir as ofertas da Microsoft nesta altura do campeonato, nem creio que seja essa a sua intenção.

O que focaste em relação à Level-5 é também uma boa jogada, de modo a adquirir os direitos desses franchises (nota: já foi anunciada uma sequela para o WKC senão estou em erro). Quem sabe se não é isso que eles procuram na Atlus, podendo quem sabe ir até mais longe, e pensar na sua aquisição a longo prazo?

Neste momento é difícil prever uma situação como esta.
 
Daí achar que isto poderá ser um indicador de mudança de estratégia para com estas developers, como a Atlus por exemplo. E estando a consola "carente" de jogos de referência para este género (e vendo a SE de mãos dadas com a MS), faz algum sentido que tentem apostar desta maneira.
Lá está, a suceder não só faz, a meu ver... pouco sentido (a não ser que a Microsoft tenha bloqueado as saídas todas) como... é uma reviravolta de 180º. Sem contar que a Sony não tem de lutar pelo mercado japonês face à X360 e os RPG's fora dele já deixaram de ter o impacto que tinham.
De facto eles estão a trabalhar, o problema é o tempo. Já lá vão 4 ou mais anos de produção em ambos os casos, e não há nada de palpável até ao momento.

O jogo da Team ICO ainda nem sequer foi anunciado, e quanto ao GT5, já há mais de 1 ano que anda desaparecido. Pode ser que regressem em força nesta E3 (e TGS), mas o que é certo é que desde o início da geração o contributo da SCEI para a PS3 tem sido praticamente nulo (mesmo contando com o remake do Siren, e o Hot Shots Golf).
A Polyphony tem o demo cá fora e a Team ICO... é esperar.

Os jogos não aparecem feitos, para tapar buracos têm a insomniac e a naughty dog a mandar jogos cá para fora... suponho.
Numa altura como esta é praticamente impossível conseguir a exclusividade de títulos de grande relevo. Não conseguiram aguentar o FFXIII (que tem um valor de produção simplesmente astronómico como recentemente foi revelado), e se neste momento têm a exclusividade do Versus, é muito provavelmente por "teimosia" do Nomura (um pouco à semelhança do Kojima com o MGS4). Não vejo a Sony com poderio económico suficiente para conseguir cobrir as ofertas da Microsoft nesta altura do campeonato, nem creio que seja essa a sua intenção.
Certo, mas se assim fosse o que impedia a microsoft de tapar a oferta deles neste caso? :p

A Microsoft fez moneyhat à Atlus muito antes de a Sony sonhar nisso sequer. Ao que a Atlus pegou no dinheiro, pediu orçamentos a estudios externos e reza a lenda... escolheram o mais barato (a Next Entertainment) e fizeram o Shin Megami Tensei: NINE para a Xbox 1. Aí pegaram no dinheiro que restou e... investiram no Shin Megami Tensei 3: Nocturne e respectiva engine na PS2... épico :-D

E a Atlus nessa altura fazia bem mais sentido de se deixar ir nisso, é que estavam à beira da falencia e de outra forma não teriam dinheiro para fazer o SMT3.
O que focaste em relação à Level-5 é também uma boa jogada, de modo a adquirir os direitos desses franchises (nota: já foi anunciada uma sequela para o WKC senão estou em erro). Quem sabe se não é isso que eles procuram na Atlus, podendo quem sabe ir até mais longe, e pensar na sua aquisição a longo prazo?

Neste momento é difícil prever uma situação como esta.
Não vejo a Atlus a deixar-se comprar.

Estão no mercado há tempo demais para isso, e as próprias origens da empresa... Atlus=Ex-Namco/Wolfteam, não sairam da Namco por nada (podes metê-los no mesmo barco da Tri-Ace). Sem contar que estão longe da falência técnica que tiveram em 2001/2002.
 
Lá está, a suceder não só faz, a meu ver... pouco sentido (a não ser que a Microsoft tenha bloqueado as saídas todas) como... é uma reviravolta de 180º. Sem contar que a Sony não tem de lutar pelo mercado japonês face à X360 e os RPG's fora dele já deixaram de ter o impacto que tinham.

Isso também é uma verdade.

No entanto com o recente sucesso das vendas referentes ao mercado japonês, pode ser que tenham aberto os olhos, e que se comecem a aperceber que investindo mais no Japão, podem conseguir potenciar ainda mais as vendas da consola, e reduzir consideravelmente a distância que os separa da X360 (a nível global), sendo este um mercado em que essa consola não vende, logo teriam "via verde".

O mesmo para a Europa. Penso que é aí que a Sony vai investir mais no futuro, pois certamente já deitaram por terra as aspirações no que toca ao mercado americano (7 milhões é uma distância demasiado grande nesta altura do campeonato... no máximo podem aspirar a ter vendas ao mesmo nível da X360 mês a mês, mas nunca ao ponto de conseguir reduzir significativamente a distância que os separa).

A Polyphony tem o demo cá fora e a Team ICO... é esperar.

Os jogos não aparecem feitos, para tapar buracos têm a insomniac e a naughty dog a mandar jogos cá para fora... suponho.

Yup, e uma demo que vendeu mais de 3 milhões :O

Mas na parte que me toca, sabe a pouco. Nem sei como vendeu tanto...
Penso que aquilo que as pessoas estão realmente à espera é da versão definitiva do GT5, que já anda a ser referenciada aos anos.

Quanto à Team ICO, parece que não vão conseguir cumprir o tal "ciclo olímpico" de conseguir lançar um jogo de 4 em 4 anos.

Btw, Naughty Dog é demasiado boa para servir apenas como tapa-buracos :p
Já a Insomniac... 1 jogo por ano? Yup, acho que já se enquadra mais nisso de facto (algo que me desagrada profundamente para ser sincero) -_-

Certo, mas se assim fosse o que impedia a microsoft de tapar a oferta deles neste caso? :p

A Microsoft fez moneyhat à Atlus muito antes de a Sony sonhar nisso sequer. Ao que a Atlus pegou no dinheiro, pediu orçamentos a estudios externos e reza a lenda... escolheram o mais barato (a Next Entertainment) e fizeram o Shin Megami Tensei: NINE para a Xbox 1. Aí pegaram no dinheiro que restou e... investiram no Shin Megami Tensei 3: Nocturne e respectiva engine na PS2... épico :-D

E a Atlus nessa altura fazia bem mais sentido de se deixar ir nisso, é que estavam à beira da falencia e de outra forma não teriam dinheiro para fazer o SMT3.

lol, desconhecia essa :002:

Penso que a Microsoft já não vai perder muito mais tempo com o mercado japonês (a não ser que sejam mais estúpidos do que aquilo que eu imagino), daí a Sony não ter de se preocupar muito com concorrência no caso da Atlus (digo eu). Mas não digo mais, pois posso estar completamente equivocado.

Não vejo a Atlus a deixar-se comprar.

Estão no mercado há tempo demais para isso, e as próprias origens da empresa... Atlus=Ex-Namco/Wolfteam, não sairam da Namco por nada (podes metê-los no mesmo barco da Tri-Ace). Sem contar que estão longe da falência técnica que tiveram em 2001/2002.

Daí ter focado a tal cena a "longo prazo". Nesta altura até podem estar estáveis, mas como será daqui a uns anos (ou até meses, com a crise actual)? Se a Sony começar já a tentar criar alicerces para uma boa relação entre ambas, poderão muito bem pensar numa aquisição assim que esta se encontre numa situação complicada. É o que têm feito na América e Europa. Nesse aspecto, a SCEI está um pouco áquem.
 
Não me cheira precisamente pelo que o i_eat_all disse.

Neste momento, para grande pena minha, a Atlus serve um nicho de mercado, os tempos dos jrpgs terem sucesso fora do Japão acabaram-se tipo eu não sei o quão credível é este site em termos de números mas a ser verdade se reparares nenhum dos jogos da Atlus chegou sequer a vender 1 milhão de unidades.

Também é por isso que não me cheira que a Sony vá tentar comprar a Atlus nem a médio-longo praso, a Sony tem o mercado Japonês dominado e não precisa da Atlus para nada, mais depressa via a M$ a acenar outra vez com dinheiro à Atlus para tentar penetrar outra mercado Japonês (não vão conseguir mais que não seja porque são americanos e ainda não perceberam nem nunca vão perceber do que os japoneses gostam como se viu naquela fantástica conferência de imprensa) do que a Sony a garantir exclusivos para um mercado que domina por natureza.
 
HELL NO O_O

Esse tipo de "liberdade" só cria main characters nada memoráveis, a Atlus R&D1 é melhor que isso. E... como seriam os FMV's de anime disso?

Deixem lá o franchise ser o que é, nem consigo imaginar um Persona 2 sem Maya e Tatsuya, um Persona 3 sem Minato e um Persona 4 sem Souji *calafrios*

A mim sempre me dão a impressão que as personagens não tinham personalidade, daí ter dito, mas pronto, as FMV's faziam com gráficos do jogo em vez de anime, se o motor gráfico parecer um anime é na boa.
 
A mim sempre me dão a impressão que as personagens não tinham personalidade, daí ter dito, mas pronto, as FMV's faziam com gráficos do jogo em vez de anime, se o motor gráfico parecer um anime é na boa.
Lá por serem protagonistas mudos não quer dizer que não tenham personalidade; seria como dizer que um Link ou um Crono não têm personalidade... ou character design memorável.

Se alguma coisa são muito melhores personagens que muitos tipicos "adolescentes rebeldes" de RPG cujo dialogo parece ter sido gerado automaticamente num "teen angst generator" e que quando abrem a boca (que é sempre, mesmo quando não devem) parecem que sairam do Sonic Heroes e andam sempre a chorar pelos cantos em denial.

Se fosse assim tão trivial... para quê desenhar um main character em primeiro lugar? e depois que elo de ligação e que imagem passaria o jogo ao jogador?

"Se o motor gráfico parecer anime"... Estamos a falar de jogos que nunca foram high-end e se são o que são esse foi esse um dos factores (daqui a bocado substituimos os avatares por personagens poligonais/CGI e mandamos o Kazuma Kaneco, desenhador lendário da série... às couves); não vimos um Final Fantasy numerado a depender exaustivamente a direcção artistica da mesma forma que um SMT/Persona depende... em vez disso depende de gráficos high end; e os resultados são diferentes... pois claro. E quem diz esse diz muitos outros.

Dá-me a impressão que queres que a série seja algo que não é... mais para os lados de um MMO ou ainda pior um WRPG com uma bifurcação tal de hipóteses que trivializa por completo o jogo. E para isso... há outros sítios para ir e outros jogos para jogar.

Just my 2 cents.
 
Dá-me a impressão que queres que a série seja algo que não é... mais para os lados de um MMO ou ainda pior um WRPG com uma bifurcação tal de hipóteses que trivializa por completo o jogo. E para isso... há outros sítios para ir e outros jogos para jogar.

Just my 2 cents.

Nada disso, eu gosto muito de Persona como está e a única sugestão que fiz foi o aspecto do personagem principal, a personalidade mantém-se a mesma, até porque se fores a ver, a personalidade da personagem é moldada durante o jogo, por exemplo uma das primeiras escolhas do persona 4 é como pedires o número telefone à Chie, uma das hipóteses diz que não tens coragem suficiente para o fazer, nesse caso a personalidade reflecte uma pessoa mais tímida ou reservada, no new game plus depois podes fazer essa escolha, e nesse caso já reflecte uma personagem corajosa.

Os exemplos que tu deste (Minato e Souji) são já os nomes dados no manga porque o manga funciona de forma diferente, é preciso que haja uma personalidade criada. Tanto no persona 3 como no persona 4 o nome és tu que decides. Já as outras duas personagens de Persona 2 tinham uma personalidade no jogo. São casos diferentes.
 
Nada disso, eu gosto muito de Persona como está e a única sugestão que fiz foi o aspecto do personagem principal, a personalidade mantém-se a mesma, até porque se fores a ver, a personalidade da personagem é moldada durante o jogo, por exemplo uma das primeiras escolhas do persona 4 é como pedires o número telefone à Chie, uma das hipóteses diz que não tens coragem suficiente para o fazer, nesse caso a personalidade reflecte uma pessoa mais tímida ou reservada, no new game plus depois podes fazer essa escolha, e nesse caso já reflecte uma personagem corajosa.
Isso é para incitar um segundo playthrough. é clarividente que no final de um persona terás todos os teus personality traits maximizados, e isso conta, de certo modo como character development ao invés de teres uma personagem estática.

Não implica que moldes tu livremente o caracter da personagem já que não tens hipótese entre, por exemplo mau e bom (como em muitos wrpg's) e em vez disso estás num fixed path. a questão é qual a velocidade em que o consegues fazer... Não diferente do conceito de level-up, se não fores à dungeon não evoluis... se não fores ao clube de teatro/musica a tua capacidade de expressão não aumenta.

Há todas as razões para teres uma personagem "tipo" pre-defenida com alguns personality traits que eles valorizam e não um character creation menu que se quisessem já tinham à muito. (se queres isso recomendo jogares o Shin Megami Tensei: Imagine; assim como se quiseres um FF sem personagens pré-definidas se recomenda o FFXI online)
Os exemplos que tu deste (Minato e Souji) são já os nomes dados no manga porque o manga funciona de forma diferente, é preciso que haja uma personalidade criada. Tanto no persona 3 como no persona 4 o nome és tu que decides. Já as outras duas personagens de Persona 2 tinham uma personalidade no jogo. São casos diferentes.
Não são diferentes, e se os dei podia dar de qualquer jogo na série Shin Megami Tensei... Tatsuya é mudo no Innocent Sin como esperas que ele seja... e a Maya é muda no Eternal Punishment, são silent protagonists quando o são; conheçes o carácter deles a nivel falado apenas porque aparecem num dos jogos como personagem secundária (tatsuya no eternal punishment não é o principal/maya no innocent sin não é a principal) e... obviamente falam.

Se um dia tiveres um cameo de personagens como o Souji ou o Minato... verás que eles falam. Tal como o Crono fala no Chrono Cross. E já que estamos a falar de Chrono Trigger... imaginemos uma capa e artworks sem chrono e em vez disso com uma "sombra" disforme e a cinzento, se vamos dizer que "silent" types nao têm personalidade ou presença. Não fica muito bem pois não?

E quanto aos nomes... são canónicos, e até há nomes "oficiais" para o Shin Megami Tensei original, inclusivé a aparecerem em artbooks no meio dos apontamentos do Kazuma Kaneko. Aliás, originalmente no Persona 3 no social link do MMORPG não estavamos a falar de nomes de personagens do Persona 2 (maya e tatsuya), mas sim do Megami Tensei original (que não foi localizado e por isso optaram por nomes do Eternal Punishment que foi) e como tal: Yumiko e Nakajima. (que são imediatamente identificados por fãs como os nomes das personagens).

Ninguém desenha personagens sem nome... a tradição é da série não disponibilizar o nome "default" (tal como em Zelda, ainda me lembro de não aparecer escrito Link ao inicio quando dás nome à personagem, o que não quer dizer que não tivesse nome); originalmente em SMT era dado o alinhamento/tipo de personagem que era... hero, heroine, law hero, chaos hero (de novo isto não quer dizer que não tivessem nomes oficiais que a equipa lhes dava, simplesmente que caiam em x papel canónico, consegues determinar estas personagens/papeis todas em qualquer plot). Tal como aliás inicialmente em final fantasy não haviam personagens determinadas, no entanto não vemos remakes do FF1,2 e 3 com menus de "cria a tua personagem" nem faz sentido. SMT simplesmente manteve parte da tradição, uma espécie de tributo, não é mais que isso e não vale a pena dar o pulo de algo com uma imagem criada cautelosamente para... um desbarato desprovido de personalidade.

Há uma boa razão para personagens de FFXI, WoW, SMT:I, MH não serem exactamente populares, ou exemplos de bom character design... (ou ainda... há razões para nem haver uma plot com principio meio e fim nesses jogos) em vez disso são genéricas como é de esperar de algo feito ao quilo. Já SMT é diferente, as personagens em questão são muito acarinhadas, têm sempre direito a mil e um doujinshi's, fanart, seguimento de forma não diferente de zelda (escalas diferentes no entanto)... Mandar isso pela janela seria de lunáticos. Estamos a falar de parte da própria alma do franchise e não algo que vem de forma natural... muito longe disso.
 
Última edição:
Visto por essa perspectiva, concordo com o que estás a dizer. Eu estava a ser mais genérico...

Mas é porque adorei persona e uma coisa que me deixou um bocado "meh" com o jogo, é que o jogo tem aqueles detalhes todos de teres uma roupa casual e um uniforme e outras para usar em diversas ocasiões mas depois não foram capazes de se ver visualmente os acessórios ou a armor, eu gosto de ver essas alterações, não estou a falar no dia-a-dia obviamente mas numa dungeon, e acho que também seria engraçado ter mais roupa casual, são mais uns pequenos detalhes que gostava de ver no persona...
 
Comentário do ano:

Se a OST estiver a cargo do Shoji Meguro até pode ter gráficos à lá The Last Rebellion, é bomba.
 
Back
Topo