PS3: produção começou

Kursk_crash disse:
Ansatsu..tu ás vezes és mesmo tapadinho...

Pois claro..eles já t~em tudo finalizado á meses e andam apenas a engonhar!!! e caçar gambuzinos e a tocar cegó....$%& para passar o tempo...

o desenho do cell e do rsx sim tá finalizado à meses!! é verdade
mas a produção dos chips tem levantado alguns problemas e custos.. e depois a integração do hardware para fazer uma máquina "como um todo" também levantou problemas...

e a questão do software que tava muito atrasado.. não é só o LIVE! é o próprio S.O. que não deve tar a 100%..

portantio não venhas tu dizer que tá tudo prontinho e pronto pro rock'n'roll... porque não é o caso..
tomara á Sony ter o menor atraso possível e lançar o mais rápido possível a consola...

e lançar primeiro que a nintendo pra mim é peça chave..é mesmo fundamental que assim aconteça..

----

Ó AJAX..!!

agora também tens NDA's pra comprir ou quê ???

fala aí com o pessoal... andas com Dev-kits ou quê ???

E é preciso o SO tar 100% finalizado para montarem as peças na PS3? Isso pode-se por no fim lol

Pela tua teoria, a Sony vai começar a montar consolas lá pra 2007, não sei o que é preciso acontecer para eles comecarem a montar lol É cada discussão que se cria por aqui. Só na altura da x360 quando foi lançada é que ng discutia estas coisas lol O interesse era tanto.
 
ai o Software, o Software. O problema é o software!!! :D

Já olharam para os jogos da xbox360 ? Sendo os da PS3 muito mais complexos de desenvolver não esperem milagres! :D
 
ajax disse:
ai o Software, o Software. O problema é o software!!! :D

Já olharam para os jogos da xbox360 ? Sendo os da PS3 muito mais complexos de desenvolver não esperem milagres! :D

Apesar de tudo, o dev kit da PS3 é bem melhor que o da PS2 (pelo menos a parte de software, API's e biblioteca de apoio).
Nem a dificuldade de programação impediu que se vendessem mais de 100 milhões de unidades da PS2.
 
Eu acredito que tenham começado a fazer é ja testes e experimentaçao á implantaçao que vai ser final.

Tipo antes de se lançar um produto, ha que ter todas as peças finalizadas e depois sao juntadas no chassis. Sao testadas e depois ha alteraçoes, melhoramentos etc

Devem ter saido da Asus as primeiras PS3 alfas com hardware final. Em Setembro devem arrancar ja com tudo finalizado a produçao.

btw na noticia sobre a Foxcon é dito simplesmente isto:

Foxconn Electronics is also projected to build the new generation game consoles for Sony. However, the news-paper did not unveil any shipment schedules for the company, claiming that the company will start assembly operations “when demand rises”. Given that the PS3 is not on sale just now, the demand may only rise until after the launch.
 
DJ_PAPA disse:
Eu acredito que tenham começado a fazer é ja testes e experimentaçao á implantaçao que vai ser final.

Tipo antes de se lançar um produto, ha que ter todas as peças finalizadas e depois sao juntadas no chassis. Sao testadas e depois ha alteraçoes, melhoramentos etc

Devem ter saido da Asus as primeiras PS3 alfas com hardware final. Em Setembro devem arrancar ja com tudo finalizado a produçao.

btw na noticia sobre a Foxcon é dito simplesmente isto:


Para fazer versões "alpha" e testes de produção não se encomendam 200.000 consolas...
Além de que se só fizessem isso agora, nunca na vida seria lançada já em Novembro.
 
blastarr disse:
Apesar de tudo, o dev kit da PS3 é bem melhor que o da PS2 (pelo menos a parte de software, API's e biblioteca de apoio).
Nem a dificuldade de programação impediu que se vendessem mais de 100 milhões de unidades da PS2.

Mas tu não conheces nem um nem outro? Como podes afirmar tal coisa?
 
q

AJAX fdx... fala prá malta duma vez por todas...

o material tá lá certo ??? mas naquela caixa ou noutra ??

já percebi que mandas-te a dica que o software e que tá a ***** tudo...

mas a psu é interna ???
 
Pela lógica deve ser mais dificil programar para a PS3 do que para a PS2, com o Cell e aqueles cores todos. Nem na X360 saiu algum jogo que não fosse single core ( e já la vai quase um ano ).
 
BrOiller disse:
Pela lógica deve ser mais dificil programar para a PS3 do que para a PS2, com o Cell e aqueles cores todos. Nem na X360 saiu algum jogo que não fosse single core ( e já la vai quase um ano ).


Mas na PS3 vão programar já com os SPE's.

Pelo que os developers disseram, no inicio o PPU faz o trabalho todo e os SPE's fazem alguns trabalhos especificos. Na 2ª geração de jogos, o PPU continua a ser dominante mas menos, e os SPE's começam a trabalhar bastante mais. Na 3ª geração de jogos, os SPE's tomam o papel principal, são dominantes no processamento, e o PPU vai servir principalmente para controlar os SPE's.
 
Última edição:
ajax disse:
Mas tu não conheces nem um nem outro? Como podes afirmar tal coisa?


Só pelo facto de existir uma linguagem estandartizada em shaders programáveis de alto nível (Cg), sistema operativo standard (Linux) e API também standard (OpenGL), já se tem um avanço enorme em relação à PS2, que se baseava em tecnologia de software proprietário (vagamente baseado em Linux) e "hard-wiring" dos efeitos no Graphics Synthetizer.

Desta vez grande parte é OpenSource (Linux, OpenGL ES 2.0, Collada), para além de ter middleware de qualidade, como os kits da AGEIA, Havok, Criterion, etc.


Quantas vezes é que o núcleo do Sistema Operativo nativo de um consola de jogos foi tão abertamente discutido como o da PS3, nomeadamente no LinuxTag ?
http://www.linuxtag.org/typo3site/freecongress-details.html?talkid=156

Ou dev kits que expõem por completo o núcleo, e emulam o Cell num vulgar PC x86 a correr o Fedora Core Linux ?
http://www.alphaworks.ibm.com/tech/cellsw?open&S_TACT=105AGX01&S_CMP=SPLT

http://www.alphaworks.ibm.com/tech/cellsw/requirements?open&S_TACT=105AGX01&S_CMP=SPLT



Agora diz-me, achas mesmo que o kit da PS2 era assim tão aberto e de tão fácil domínio ?
 
Ah, como desconfiava. Leste umas coisas mas não pões as mãos na massa.

O facto de parte do software de desenvolvimento ser aberto ou de se recorrer a software de terceiros não torna a PS3 mais fácil de programar. Os paradigmas de programação é são importantes para além de que tudo hoje em dia é feito a correr. A pressa é amiga do bugs. Por outro lado há coisas que contam como é o gozo que dá programar um cpu como o Cell e que até certo ponto está ao alcance de qualquer um.

Resumidamente não diria melhor que o Ansatsu.

Mas na PS3 vão programar já com os SPE's.

Pelo que os developers disseram, no inicio o PPU faz o trabalho todo e os SPE's fazem alguns trabalhos especificos. Na 2ª geração de jogos, o PPU continua a ser dominante mas menos, e os SPE's começam a trabalhar bastante mais. Na 3ª geração de jogos, os SPE's tomam o papel principal, são dominantes no processamento, e o PPU vai servir principalmente para controlar os SPE's.
 
ajax disse:
Ah, como desconfiava. Leste umas coisas mas não pões as mãos na massa.

O facto de parte do software de desenvolvimento ser aberto ou de se recorrer a software de terceiros não torna a PS3 mais fácil de programar. Os paradigmas de programação é são importantes para além de que tudo hoje em dia é feito a correr. A pressa é amiga do bugs. Por outro lado há coisas que contam como é o gozo que dá programar um cpu como o Cell e que até certo ponto está ao alcance de qualquer um.

Resumidamente não diria melhor que o Ansatsu.

O facto de ter 3 cores simétricos a partilhar 1MB de L2 também não torna mais fácil programar a X360, sobretudo porque a abordagem é semelhante ao multi-core dos PC's actuais (a arquitectura não é nativa multi-thread, pelo que o software não tem de ser optimizado de raíz para aproveitar os cores todos e o resultado são jogos com texturas de resolução mais baixa do que o esperado).
Tudo o que li sobre o Cell está disponível há bastante tempo, e este "obriga" os developers a ter boas prácticas de programação, pois não é possível usá-lo sem optimizar efectivamente o código para multi-threading, é o design básico da CPU que assim o exige...


offtopic
Neste momento ando ocupado com outras leituras (E. Allan Poe :D), deviam experimentar.
 
Última edição:
blastarr disse:
O facto de ter 3 cores simétricos a partilhar 1MB de L2 também não torna mais fácil programar a X360, sobretudo porque a abordagem é semelhante ao multi-core dos PC's actuais (a arquitectura não é nativa multi-thread, pelo que o software não tem de ser optimizado de raíz para aproveitar os cores todos e o resultado são jogos com texturas de resolução mais baixa do que o esperado).

Por teres as ferramentas para trabalhares com o Cell (mal se nao as tivessem) nao indica imediatamente se a CPU se torna facil de programar ou nao.

Se quizeres tb te mando para as maos um PC um Sistema operativo depois com o java instalado com um respectivo IDE, juntamente com um IDE de C e C++. (conjunto de ferramentas para trabalhar)
Depois mandava-te programar e pronto.

O que a IBM oferece neste momento é todo o software necessario para programar o Cell e mais nada. Ao oferecer estas ferramentas nao tornam o Cell mais facil de programar ou nao.

É preciso compreender que para a arte do bem programar é necessario:
1- Conhecer bastante bem a linguagem de programaçao. (esta parte nem é a mais importante. Qem programa para java tb programa em C# em 2 tempos por exemplo)
2- Conhecer profundamente a arquitectura da maquina onde vai programar.
3- Saber resolver problemas.

A complexidade de programar o Cell de forma eficiente é muito maior que a de um IBM de 3 cores. Eu proprio seria capaz de programar qq coisa no cpu da xbox360 (um programazeco qq :D) usando 1 so core e as 2 treads. (indo para os 3 cores e as 6 treads ja complica e muito a coisa)

Ja o Cell nao faria a menor ideia de como programar aquele bicho de 7 cabeças. O mais provavel seria nao usar nenhum SPE e ficar-me so pelo PPE para nao fazer grande borrada.

Nao tem comparaçao a complexidade de programar um Cell a um CPU dito normal de 3 cores e 6 treads.
So o simples facto de ser uma arquitectura totalmente nova complica imenso as coisas....

Tudo o que li sobre o Cell está disponível há bastante tempo, e este "obriga" os developers a ter boas prácticas de programação, pois não é possível usá-lo sem optimizar efectivamente o código para multi-threading, é o design básico da CPU que assim o exige...
Neste caso pior ainda pq ate começar a poder produzir alguma coisa para o Cell posso demorar um eternidade, enquanto que no caso do cpu da xbox360 posso fazer as aplicaçoes de forma muito mais rapida e depois com o tempo optimiza-las.
No caso do Cell posso nunca sequer conseguir produzir codigo eficiente para ele.

Por ele obrigar ao multi-threading complica ainda um pouco mais as coisas para software houses com baixo orçamento e que se baseiam mais na criatividade/originalidade que na potencia de graficos e repidez.
 
Última edição:
DJ_PAPA não pode ser assim tão dificil.

Os do Warhawk pdoes ver nas interviews deles que dizem k por exemplo, usam um SPE para as nivens volumetrias, usam outro SPE para a agua, e os outros n me lembro pra k usam.

Ou sejam, pegaram nakilo e começaram logo a usar os SPE's na boa, e são uam equipa de programadores mm pequena.

Mas lá tá, foi como eu disse anteriormente, tão a usar os SPE's para tarefas especificas, tipo Nuvens volumetricas, vai logo um SPE. Na 3ª geração de jogos, quando os SPE's tomarem total controlo do jogo, vais-e notar grande diferença para os jogos que vão sair agora, isso tb é verdade.

Mas agora, quem trabalha em emrpesas de jogos e é developer, tem k ser bom nakilo que faz, tem k etr experiencia e tem k saber programar bem. Não é qualquer toni k sabe programar uams cosias que entra num projecto e se desenrasca, é preciso perceber, e quem, percebe desenrasca-se.

Na proxima geração de consoals, de certeza que aidna vai ser mais complicado programar, secalhar até já vai haver placas graficas com multiplos GPU's, sabe-se lá. E eles vão ter de se desenrascar.
 
se as coisas tivessem boas o ajax não deixava de comentar..

ela não diz nada, só fala coisas ambíguas..

pra mim é porque não ficou nada impressionado com a máquina.. pelo menos o hype esfumou-se..

é o que eu entendo das palavras dele...

Ó ansatsu..eu acho que andas a adorar os deuses errados...cá pra mim..
 
Kursk_crash disse:
se as coisas tivessem boas o ajax não deixava de comentar..

ela não diz nada, só fala coisas ambíguas..

pra mim é porque não ficou nada impressionado com a máquina.. pelo menos o hype esfumou-se..

é o que eu entendo das palavras dele...

Ó ansatsu..eu acho que andas a adorar os deuses errados...cá pra mim..


Programar na PS3 é mais dificil, e é mais demorada de fazer o port de jogos para ela do que para as outras. Esta é a segunda principal desvantangem em relação ao X360. A primeira é o preço da Consola, e a terceira é o custo dos dev kits(isto em relação aos da Wii).
 
Ansatsu disse:
DJ_PAPA não pode ser assim tão dificil.

Os do Warhawk pdoes ver nas interviews deles que dizem k por exemplo, usam um SPE para as nivens volumetrias, usam outro SPE para a agua, e os outros n me lembro pra k usam.

Ou sejam, pegaram nakilo e começaram logo a usar os SPE's na boa, e são uam equipa de programadores mm pequena.

Mas lá tá, foi como eu disse anteriormente, tão a usar os SPE's para tarefas especificas, tipo Nuvens volumetricas, vai logo um SPE. Na 3ª geração de jogos, quando os SPE's tomarem total controlo do jogo, vais-e notar grande diferença para os jogos que vão sair agora, isso tb é verdade.

Mas agora, quem trabalha em emrpesas de jogos e é developer, tem k ser bom nakilo que faz, tem k etr experiencia e tem k saber programar bem. Não é qualquer toni k sabe programar uams cosias que entra num projecto e se desenrasca, é preciso perceber, e quem, percebe desenrasca-se.

Na proxima geração de consoals, de certeza que aidna vai ser mais complicado programar, secalhar até já vai haver placas graficas com multiplos GPU's, sabe-se lá. E eles vão ter de se desenrascar.

O que os utilizadores fizeram do Warwack a nivel do Cell nao sei, mas sei que a nivel grafico nao impressiona, esta no maximo dos maximos razoavel a nivel grafico e claramente tem que haver muito poder de processamento desperdiçada.

O problema do Cell e da PS3 é saber se no tempo de vida util da PS3 o Cell vai ser convenientemente usado. O Cell um dia será totalmente optimizado e tera 1001 ferramentas para ajudar á programaçao (se tiver sucesso).
O problema é que a PS3 pode ja estar completamente ultrapassada quando isso acontecer e o tempo para compreensao e boa progamaçao vao ser longos. O X86 naquilo que é hoje nao se fez em 3 ou 5 anos.

Isso do Toni que percebe e se desenrrasca nao é bem assim. QQ um pode xegar e programar. O problema é saber realmente conhecer a arquitectura, depois compreende-la e depois saber usar tecnicas de optimizaçao.
Para o Cell nao se conhece nenhuma tecnica de optimizaçao, vao ter que ser os proprios developers a conhecer.

Ja para um CPU tradicional existem "N" optimizaçoes em tudo o que é escrito. Nem imaginas as altereçoes que os compiladores fazem em relaçao áquilo que eu escrevo e que depois dentro do CPU é depois tudo trocado so para nao provocar stall´s na pipeline.

Eu ja dei imensas tecnicas de optimizaçao para codigo assembly, mas sao meramente para conhecimento. Os compiladores x86 desenrolam o codigo de tal maneira e com tantas alteraçoes que torna-se praticamente impossivel para um humano conseguir compreender o que é o compilador esta para ali a fazer (dito pelo meu prof de arquitectura ;))
 
Mike disse:
Não, admirado não fico... fico é desiludido, preferia que fossem construidos pela Quanta ou Foxconn, Asus jurei para nunca mais, pelo menos em portáteis

O k têm os portáteis da ASUS?

Por acaso tava a pensar em comprar um...
 
re:

A realidade é que tem havido um suporte bastante aberto no que toca a ferramentas, compilador e bibliotecas....

Mas tambem temos que ver que para existir compiladores e optimizações especificas para determinadas áreas vai ser necessário um longo tempo de desenvolvimento.

É obvio que as ferramentas que vão existir inicialmente serão bastante génericas e que se quiser optimizações vai ter que se descobrir tudo sozinho.

Mas tambem temos que ver que este tipo de abertura que existe nesta consola vai ajudar com que tudo acelere e seja mais rapido do que no caso de uma PS2.

Enfim.. se a ps3 terá tempo de vida sufeciente para aproveitar todo o potencial que o CELL pode dar? Possivelmente não, se ele sobreviver, possivelmente terá que se esperar vários longos anos.

Como o Dj_papa disse, x86 não é o que é hoje apenas com o tempo de vida de uma consola.

Mas agora temos que ver o seguinte... algum hardware tem que começar e ser pioneiro para as coisas avançar.

Já agora, se tudo correr bem, nada irá impedir de ver grandes melhoramentos na ps3 com o passar dos tempos....
 
Última edição:
Back
Topo