[PS3] Technical Info Thread

cá a mim faz-me confusão 2 ou 3 coisas... ora por partes...

1º a Sony opta por um sistema "fechado" de reprodução de filmes, i.e., blu-ray com normas todas xpto para reprodução de filmes e tal com HDCP e HDMI v1.3 e dp espeta com um Linux OS a correr de origem na maquina ... ora ... isto n é tipo um paradoxo? Sabendo que o Linux é um SO open-source o codigo fonte de todos os programas das PS3 serão de livre acesso o que irá proliferar a pirataria de alto nivel visto que básicamente o ultimo Kernel já é compativel com o CELL e tendo de origem um SO acessivel tanto qq geek pode programar uma cena qq para "libertar" o blu-ray da reprodução de blu-ray original suportando a cópia!

2º Falando do bus a 128 bits... supostamente a PS3 suporta 1080p ... logo o bus de 128bit n é (digo eu) suficiente grande para suportar tudo em grande escala ou seja ... vai ter de haver alguns tricks ... já hoje em dia se nota a diferença de um placa com 128bits e outra de 256bits... ok eu sei que estamos a falar de uma arquitectura diferente mas mesmo assim a quantidade de dados n é per si mais pequena logo acho uma má decisão á partida do uso só de 128bits...

[j/k] 3º a batalha da pirataria mais a batalha dos powerpoint tão no papo :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D ... 0h ph34r m1 p53...
 
Última edição pelo moderador:
Morpheus... referindo me ao teu 1º ponto:

São coisas completamente diferentes, o SO da consola e as medidas de segurança que a sony implementa.

Achas que a sony devia mudar de SO so pra tornar o sistema ainda mais fechado... pq? (pelo menos é o que entendo qd falas em paradoxo)

O SO da consola não tem que ser condicionado só pra que se feche mais a segurança em torno da pirataria. Sejamos realistas, pirataria sempre houve e sempre haverá... desde o NES que existe pirataria e nenhuma consola desde então esteve livre dela. E toda a gente sabe que para cada fechadura mais tarde ou mais cedo aparece uma chave que a abre. Por isso acho bem a sony enveredar por um SO open source que lhe trará beneficios tais que ultrapassarão em grande escala os prejuizos que daí vierem.
 
Morpheus disse:
cá a mim faz-me confusão 2 ou 3 coisas... ora por partes...

1º a Sony opta por um sistema "fechado" de reprodução de filmes, i.e., blu-ray com normas todas xpto para reprodução de filmes e tal com HDCP e HDMI v1.3 e dp espeta com um Linux OS a correr de origem na maquina ... ora ... isto n é tipo um paradoxo? Sabendo que o Linux é um SO open-source o codigo fonte de todos os programas das PS3 serão de livre acesso o que irá proliferar a pirataria de alto nivel visto que básicamente o ultimo Kernel já é compativel com o CELL e tendo de origem um SO acessivel tanto qq geek pode programar uma cena qq para "libertar" o blu-ray da reprodução de blu-ray original suportando a cópia!

2º Falando do bus a 128 bits... supostamente a PS3 suporta 1080p ... logo o bus de 128bit n é (digo eu) suficiente grande para suportar tudo em grande escala ou seja ... vai ter de haver alguns tricks ... já hoje em dia se nota a diferença de um placa com 128bits e outra de 256bits... ok eu sei que estamos a falar de uma arquitectura diferente mas mesmo assim a quantidade de dados n é per si mais pequena logo acho uma má decisão á partida do uso só de 128bits...

[j/k] 3º a batalha da pirataria mais a batalha dos powerpoint tão no papo :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D ... 0h ph34r m1 p53...


A protecção do Blue Ray é por hardware, por isso n é atravez do SO que vão crackar o Blue Ray.

A xbox360 tem um bus de 128 a dividir pelo cpu e pela grafica. A ps3 tem um bus de 128bits para a grafica, e outro bus de 128bits para o cpu. Por isso o que eu disse é uma barbaridade? A xbox360 tem um bus de 128bits a dividir por dois componentes, ou seja, teoricamente dá 64bits de largura de banda para cada um, claro que na realidade n é bem assim, ás vezes o cpu pede 100bits e o gpu fica 28bits, e depois o contrario.
Na ps3 tanto o Cpu como a grafica vão ter semrpe os seus 128bits de largura na sua disposição. Ou seja, pode-se dizer que a ps3 tem o dobro da largura de banda na memoria externa.
 
Última edição pelo moderador:
Acho que ele se tá a rir pq o bus deve ser partilhado à vez (acendendo um de cada vez) e nao aos bits. Ora acede o cpu, ora acede a gráfica sempre com os 128bits. Tendo a PS3 um bus dedicado pra cada componente estes não têm que esperar.
 
kidloco disse:
E assim o ponto 1 do Morpheus não tem nexo.

lol ... tu nunca deves de ter ouvido falar de anydvd pois n?? ... então ainda por cima em linux que ainda por cima tem mais malta a "programar" para "ele"...

Não digo que a consola deve de ter esse SO como trunfo mas fiquem atentos a ele com ele uma pitada de sal pois pode n ser assim tão livre como vocês pensam ... é claro que para todo o SO à exploits e n será a PS3 que será excepcção á regra seja em soft ou hardmod (AKA chip)
 
o que eu quero dizer é que embora seja Linux pode ser um SO "capado" com apenas certas partes feitas para a consola e pouco mais ! ... inves do usual Linux (qq distro que nós gostamos) seja sim um especialmente feito pela Sony, com um front end todo bonito e com poucas ou nenhumas hipoteses de ser alterado pelo final user... ou seja n tocas na "chicha"...
 
Morpheus disse:
o que eu quero dizer é que embora seja Linux pode ser um SO "capado" com apenas certas partes feitas para a consola e pouco mais ! ... inves do usual Linux (qq distro que nós gostamos) seja sim um especialmente feito pela Sony, com um front end todo bonito e com poucas ou nenhumas hipoteses de ser alterado pelo final user... ou seja n tocas na "chicha"...

Compra um PC barato c/Linux e já está.
Poupas tempo, dinheiro, arrelias e se calhar até tens mais funcionalidade do tipo que pretendes do que tentar correr Linux user-modified só "porque sim".

Concerteza que o Linux usado na PS3 terá funções específicas para multimédia, duvido que sirva para correr aplicações científicas, ou para ter um interface por linha de comandos ao estilo mais "hardcore geek".
Sempre é mais fácil e barato do que ter de usar uma versão muito modificada do MS Windows 2000/XP (como a Xbox 1 e Xbox 360), e tem a vantagem de ser OpenSource, o que pode ajudar a corrigir publicamente bugs de forma mais rápida e sem problemas de licenciamento/patentes, etc.


Para que queres uma consola de jogos (só porque corre Linux) se é só para mexer na "chicha" ?
Há por aí muita coisa com esse SO como base, que a maior parte das pessoas nem imagina que é Linux (routers Ethernet, telemóveis, até relógios de pulso, etc), e dos quais ninguém (ou quase) fala em termos de "modificações não previstas de fábrica" ;)
 
Morpheus disse:
lol ... tu nunca deves de ter ouvido falar de anydvd pois n?? ... então ainda por cima em linux que ainda por cima tem mais malta a "programar" para "ele"...

O que tem isso a ver ? A desencryptação no Bluray está no hardware, portanto não há-de ser o software que o vai crackar. Os dados quando chegam ao OS já estão desencryptados, como tal, há-de ser complicado tentar perceber a lógica de encryptação apartir do OS não ?

Anydvd ? naaa...eu prefiro flashar logo os leitores com firmwares de homem :004:
 
kidloco disse:
O que tem isso a ver ? A desencryptação no Bluray está no hardware, portanto não há-de ser o software que o vai crackar. Os dados quando chegam ao OS já estão desencryptados, como tal, há-de ser complicado tentar perceber a lógica de encryptação apartir do OS não ?

Anydvd ? naaa...eu prefiro flashar logo os leitores com firmwares de homem :004:

Para os queimar de vez, hein ?
Muitos desses firmwares não-oficiais já passaram por aqui, sobretudo pelo meu NEC 3520a, mas para melhorar a qualidade de gravação em certas marcas de discos ópticos.
 
Já queimei um plextor...malvado...também não valia um tusto...nem era um true plextor, nem esta dava suporte para ele :p

PX 116A .... fujam deles :)

ps: tenho um 708A que deixou de gravar/ler cds e como está fora da garantia, tenho de ver se o flasho...pode ser que acorde :D
 
Morpheus disse:
o que eu quero dizer é que embora seja Linux pode ser um SO "capado" com apenas certas partes feitas para a consola e pouco mais ! ...
Não percebo o que queres dizer... essa noção que tens não é concerteza a mais correcta. O SO, dê por onde der serve de layer de software para tudo o que uma máquina faz, senão não faz sentido chamar-se SO.


Morpheus disse:
... ou seja n tocas na "chicha"...
A unica maneira que eu vejo para a sony não deixar tocar na chicha é protejer (muito bem) o suporte onde estará o SO de escritas não autorizadas. Pq de outra maneira tenho a certeza que versoes de linux pra ps3 vao abundar.


blastarr disse:
Para que queres uma consola de jogos (só porque corre Linux) se é só para mexer na "chicha" ?
Qual é o mal de ter uma consola só pra mexer na chicha? Para além de que é uma chicha "especial" que não estará disponivel de outra maneira nem a este preço...
 
odr4cir disse:
Qual é o mal de ter uma consola só pra mexer na chicha? Para além de que é uma chicha "especial" que não estará disponivel de outra maneira nem a este preço...

São apenas chips como os outros, até inferiores aos x86 quando a correr código como um sistema operativo generalista completo (GPR's menos evoluídos).

Eu sempre fui contra esta treta dos add-ons, funcionalidades extra, acessórios, etc, das consolas.
Uma consola é para jogar e, ocasionalmente, ver um filmezeco por conveniência, não é para tentar mandar emails ou ver páginas na web numa televisão a 640 x 480, controlada por um comando ou um teclado minúsculo.

Sempre que se adicionou demais a uma consola de jogos, esta falhou miseravelmente no mercado (Sega 32X e MegaCD, Sony PSX -aquela caixa estranha só vendida no japão que era meio-consola, meio media-center-, entre muitos outros).
 
kidloco disse:
O que tem isso a ver ? A desencryptação no Bluray está no hardware, portanto não há-de ser o software que o vai crackar. Os dados quando chegam ao OS já estão desencryptados, como tal, há-de ser complicado tentar perceber a lógica de encryptação apartir do OS não ?

Anydvd ? naaa...eu prefiro flashar logo os leitores com firmwares de homem :004:

claro ... o meu dvd tb tem região 2 e n é por causa disso que n lê dvd´s da região 1...

Blastarr...

eu n disse que ia comprar uma PS3 para mexer no Linux para isso tenho o pc no qual estou a escrever este post! o que eu quero dizer com isso é que é uma perfeita estupidez estarem (os biased boys) a fazer, do facto da PS3 ter linux, de um cavalo de batalha quando na realidade não o é! existem alguns telemoveis com SO linux e n é por isso que são lideres de mercado antes pelo contrário...o facto de ser capado tb irá (penso eu de que) afastar os tais open-source programmers que "curam" os bugs que por ai aparecem ... é mais do tipo ... "Tem linux porque é para ser barato e contrastar com a concorrência"
 
Nem pareces o blastarr que eu conheço...
blastarr disse:
São apenas chips como os outros ...
Relembra-me lá qt tempo e qt dinheiro foram gastos no seu desenvolvimento? E quais os resultados no bench de Barcelona contra um Xeon em calculo FFT?

blastarr disse:
... numa televisão a 640 x 480
Estamos a falar de que consola? HD rings a bell?

blastarr disse:
Sempre que se adicionou demais a uma consola de jogos, esta falhou miseravelmente no mercado (Sega 32X e MegaCD, Sony PSX...
Que mau exemplo... onde e quando é que a MegaDrive falhou miseravelmente no mercado?


blastarr, estás assim pq é dia das mentiras né? Admite lá... :D

blastarr disse:
(...) mandar emails ou ver páginas na web (...)
Pah, eu nao chamo a isso mexer na chicha... aí concordo contigo que qq "merdum" com linux é melhor.
 
odr4cir disse:
Nem pareces o blastarr que eu conheço...

Eu não te conheço, so that makes it even...

odr4cir disse:
Relembra-me lá qt tempo e qt dinheiro foram gastos no seu desenvolvimento? E quais os resultados no bench de Barcelona contra um Xeon em calculo FFT?
FFT ? Que tal um PCMark ? Ou testes de bases de dados/servidores ?


odr4cir disse:
Estamos a falar de que consola? HD rings a bell?
Estou a falar de qualquer consola ligada a uma TV convencional (HD aínda é um nicho, sobretudo na europa), a começar pela Sega Dreamcast.


odr4cir disse:
Que mau exemplo... onde e quando é que a MegaDrive falhou miseravelmente no mercado?
Sabes o que eu chamei de Add-on, não sabes ? Sega 32X, Sega MegaCD/Mega CD2, Sega Nomad dizem-te alguma coisa ?
E a Mega Drive/Genesis falhou sim, excepto na Europa (daí tu não percepcionares esse falhanço como uma realidade).


odr4cir disse:
blastarr, estás assim pq é dia das mentiras né? Admite lá... :D

"A true friend stabs you in the front"
- Oscar Wilde (o autor favorito do caganamata :004: )
 
Back
Topo