[PS3] Technical Info Thread

23

OK e também vai produzir cores AMD!!!

a questão anteriro era alguem ter dito que a sony ia produzir o cell e o rsx nas suas fábricas exclusivamente e assim controlar os preços,,

o que não é verdade.. já que havendo third-paetys eles vão ganahr os deles e portanto a sony tem que pagar a terçeiros pela produção dos chips..(pelo menos durante um ano ou dois)

clqro que a microsoft compra tudo!!! e a sony compra pra ajudar a produzir..
 
a produção n será exclusivamente em fabricas da Sony, aliás a propria Sony só deve de ter fabricas para assemblar o produto final como se viu na PS2 pois n tinham fabricas a suportar o nivel de encomendas e tiveram de recorrer a terceiros...

os royalities n são assim do pé pá mão ó Ansatsu ... lá por a Sony fazer parte do consórcio n quer dizer que n tenha de contribuir para o mesmo... eu explico na tua linguagem... se eu , tu e o Blastas tivermos um consorsio para produzir um chip e se tu fabricares o chip eu quero que tu me pagues a mim e ao blastas um X para o produzir ou parte dos lucros de venda do mesmo... portanto o blu-ray n vai sair a custo de fabrico como tu pintas... assim como o CELL... e outras coisas.

todavia já é mais que sabido que a PS3 vai ser mais cara que os anunciados $399 (a Sony vai suportar parte dos custos) , agora espero é que seja apedrejada tal e qual como a Microsoft foi por causa dessa medida... até com o tibunal internacional foi ameaçada por causa de concorrência desleal ...deveras estupido...
 
A sony já tinha feito isso com a PS2 e vai faze-lo de novo com a PS3.

Agora n me venham e´com a cantiga k a consola vai custar 800/900 dolares, porque n vai, nem lá perto.

Mas vai custar mais que o preço que ela vai sair cá para fora, isso é certo. Depois fazem o dinheiro todo com a venda dos jogos.
 
Key elements of the technology for PlayStation 3 - including the PlayStation Network Platform and the software to enable back-compatibility with PS and PS2 games - are being worked on at Sony's UK studios, GamesIndustry.biz has learned.

Sources at Sony Computer Entertainment Europe have revealed that technology for the PlayStation Network Platform is being developed at Sony's London studio, under the internal name of "PlayStation HUB".

This tallies in with our earlier report about the progress in developing a billing system for the platform with the Royal Bank of Scotland, with testing on that aspect of the network system due to begin next month.




Elsewhere in Sony's UK division, other teams are working on the backwards compatibility for the PlayStation 3 - which, one programmer on this project has revealed to GamesIndustry.biz, will be accomplished in software rather than by building the PS2 hardware into the PS3 console, as was the case with the PS2's emulation of the PSone.

Sony has already pledged that all PS2 games which adhered to the company's TRC (technical requirements checklist) will be playable on the PS3 - and according to our source, the software emulation system is progressing well and may indeed meet that lofty goal.

He claimed that a surprising number of PS2 titles are already working on PS3 prototype hardware, and revealed that the emulation tricks being used to mimic the behaviour of the notoriously complex PS2 processors are getting whole swathes of game titles up and running on an ongoing basis.





UK development work on PlayStation Network Platform continues apace

The planned online service for the PlayStation 3 continues to take shape, with sources close to the Royal Bank of Scotland telling GamesIndustry.biz that the bank is working with Sony in the UK on trials of an online payment mechanism.

www.gamesindustry.biz
 
se não me engano isto vai correr o sistema operativo linux certo, mas será k tem todas as funcionalidades deste activas ? afinal isto é mais uma consola do que um computador lol
 
blastarr, não se fala de (quais os) melhoramentos gráficos na emulação de jogos da ps1 e 2. Estarao lá concerteza... ou não?
 
"all PS2 games which adhered to the company's TRC (technical requirements checklist) will be playable on the PS3"
Isto quer dizer que são todos os jogos PS2, sem excepção?
 
odr4cir disse:
blastarr, não se fala de (quais os) melhoramentos gráficos na emulação de jogos da ps1 e 2. Estarao lá concerteza... ou não?

Não se sabe.

Poder de processamento não faltará para melhorar umas coisitas aqui e ali em certos jogos (Antialiasing, filtragem de texturas melhorada, etc).

A decisão de optimizar para um punhado de títulos mais populares (como fez a MS), ou simplesmente criar um emulador 100 % compatível com a PS2/PSOne por software (tipo as tentativas "não-oficiais" como o Bleem!, ou o Virtual Game Station -cuja produtora faz hoje parte da Microsoft, a ironia...-)..., well, é com eles.
 
"UK development work on PlayStation Network Platform continues apace

The planned online service for the PlayStation 3 continues to take shape, with sources close to the Royal Bank of Scotland telling GamesIndustry.biz that the bank is working with Sony in the UK on trials of an online payment mechanism. "


Então não ia ser grátis o online da PS3 ?
 
Aí não diz que vai ser pago o serviço... o serviço pode ser grátis (jogar online) e no entanto venderem software através dele (nomeadamente jogos ps1, etc) o que necessita de ser pago.
 
diário económico disse:
A Sony já tinha anunciado que esperava quedas nos lucros por causa da PlayStation3, mas os números acabaram por ser melhores do que o esperado.

Mesmo assim foi melhor do que o que estavam à espera.
 
Re:

Capacidades e facilidades para emular o CELL oferece, penso que grande parte dos jogos seja compativel.
Mas tambem estamos a falar de um emulador oficial da SONY, possivelmente eles devem ter fornecido toda a documentação das instrucções do CPU e do restante hardware da PS2 para emular.
Penso eu de que....
Talvez com a saida eminente da consola em novembro eles poderão não ter muito tempo e apenas alguns titulos serão compativeis, e depois com o tempo irão melhorando.
São multiplas hipoteses, também só estou a especular...
 
Mesmo assim tiveram 867 milhões de euros de lucro no ano de 2005, para quem dizia k eles andavam á rasca... é mto dinheiro de lucro lol

E perderam lucro em 2005 como é obvio com a concepção da PS3.

Mesmo assim a Sony subiu 4.4% ans vendas e os resultados operacionais subiram 67.9%.

Com a saida da PS3 e dos seus jogos é normal vermos estes numeros a subirem todos em 2006. Menos as partes de lucro com a PS3, isso só deve subir em 2008.
 
blastarr disse:
Não se sabe.

Poder de processamento não faltará para melhorar umas coisitas aqui e ali em certos jogos (Antialiasing, filtragem de texturas melhorada, etc).

A decisão de optimizar para um punhado de títulos mais populares (como fez a MS), ou simplesmente criar um emulador 100 % compatível com a PS2/PSOne por software (tipo as tentativas "não-oficiais" como o Bleem!, ou o Virtual Game Station -cuja produtora faz hoje parte da Microsoft, a ironia...-)..., well, é com eles.
Tenho duvidas que eles acertem tudo num sistema complicado como a Ps2, especialmente os system pushers, a PS2 é péssima em anti-aliasing embora isto tenha sido 1 problema durante muitos anos... hoje em dia o workaround é usar blur em cada frame, fill rate ali a gastar, aplicar depois aliasing por cima seria um desperdicio só para perder performance (mas não sei qual o hit que a PS3 levaria a fazer isso), logo justifica uma optimização caso a caso, mas pronto emulação de Ps2 pelo menos à primeira, acho muito dificil... até porque para além do esforço todo de emulação eles vão querer dar o pulo para HD...

Por outro lado um dos jogos que vai puxar mais a PS2 é o God of War 2 e esse sai já em 2007, não creio que a Sony estivesse disposta a que o mesmo não corre-se na PS3.

O que eles podiam fazer de melhorzinho e fácilmente seria mesmo melhorar a emulação de Psone (coisa que não fizeram na PS2)... isto coisas que nem sei se são possiveis de implementar... mas se alguém puder são eles que fizeram a PSone em primeiro lugar...

Coisas tais como como um Z-buffer e correcção de perspectiva... bem como que os jogos deixassem de correr presos no espaço das coordenadas de 320x240, o que causa uma grande diferença de pixeis em animação quando a 640x480 ou superior... (salta literalmente de um lado para o outro)
 
I_Eat_All disse:
Tenho duvidas que eles acertem tudo num sistema complicado como a Ps2, especialmente os system pushers, a PS2 é péssima em anti-aliasing embora isto tenha sido 1 problema durante muitos anos... hoje em dia o workaround é usar blur em cada frame, fill rate ali a gastar, aplicar depois aliasing por cima seria um desperdicio só para perder performance (mas não sei qual o hit que a PS3 levaria a fazer isso), logo justifica uma optimização caso a caso, mas pronto emulação de Ps2 pelo menos à primeira, acho muito dificil... até porque para além do esforço todo de emulação eles vão querer dar o pulo para HD...

Por outro lado um dos jogos que vai puxar mais a PS2 é o God of War 2 e esse sai já em 2007, não creio que a Sony estivesse disposta a que o mesmo não corre-se na PS3.

O que eles podiam fazer de melhorzinho e fácilmente seria mesmo melhorar a emulação de Psone (coisa que não fizeram na PS2)... isto coisas que nem sei se são possiveis de implementar... mas se alguém puder são eles que fizeram a PSone em primeiro lugar...

Coisas tais como como um Z-buffer e correcção de perspectiva... bem como que os jogos deixassem de correr presos no espaço das coordenadas de 320x240, o que causa uma grande diferença de pixeis em animação quando a 640x480 ou superior... (salta literalmente de um lado para o outro)


Como eu disse, o sistema de emulação não é igual ao da PS2.
Nesta, não existia verdadeiramente uma "emulação" da PSOne, mas sim uma PSOne completa dentro da PS2 (o chip da playstation original é usado como input-output chip do sistema, responsável pelos dual-shock's, etc.).


Muito provavelmente, limitar-se-ão a emular o hardware das duas anteriores em software, e de seguida fazem o upscale da resolução para 720p (nos monitores/TV's compatíveis) e já está (como certas TV's da série Sony Wega, ou alguns leitores de DVD baratos já com função de upscaling integrada).
Não creio que andar agora a mexer tanto no código de todos os títulos já velhos só para melhorar um ou outro pormenor gráfico seja uma opção economicamente viável.
 
blastarr disse:
Como eu disse, o sistema de emulação não é igual ao da PS2.
Nesta, não existia verdadeiramente uma "emulação" da PSOne, mas sim uma PSOne completa dentro da PS2 (o chip da playstation original é usado como input-output chip do sistema, responsável pelos dual-shock's, etc.).


Muito provavelmente, limitar-se-ão a emular o hardware das duas anteriores em software, e de seguida fazem o upscale da resolução para 720p (nos monitores/TV's compatíveis) e já está (como certas TV's da série Sony Wega, ou alguns leitores de DVD baratos já com função de upscaling integrada).
Não creio que andar agora a mexer tanto no código de todos os títulos já velhos só para melhorar um ou outro pormenor gráfico seja uma opção economicamente viável.
Eu sei que eles na PS2 meteram a PSone on-chip sem grandes melhorias; mas esse caminho era viável em 2000 não é viável em 2006... mas pronto nós sabemos que eles não vão meter um Emotion Engine on-chip na PS3 (já meteram para a PStwo slim, mas não interessa para aqui), aumentaria demasiado os custos.

PSone em HD sem eles darem esses workarounds que falei (se forem possiveis) deve parecer verdadeiramente horrendo... mas também sejamos honestos a Sony pode bem tar-se a c@gar para isso, ninguém vai comprar uma PS3 para jogar PSone, não as massas pelo menos, mesmo ser compativel PS2 será muito importante nos primeiros tempos em que os jogos tardam a sair, quando a consola tiver jogos que valem por si já passa a algo bastante secundário.

De resto... emulação de Ps2 ainda é aquela base dado que a consola é tão complicada acho que têm de fazer optimizações jogo a jogo e talvez nem tudo corra em HD à partida ou isso ou jogos mesmo incompativeis... até a PSone On-chip na PS2 era incompativel com alguns jogos (por exemplo o Metal Gear VR Missions). e temos de ver que a Psone era muito mais simples do que a PS2...
 
I_Eat_All disse:
Por outro lado um dos jogos que vai puxar mais a PS2 é o God of War 2 e esse sai já em 2007, não creio que a Sony estivesse disposta a que o mesmo não corre-se na PS3.
True.
já o primeiro GOW, há certos cenarios onde a ps2 caga-se toda e o jogo fica inclusive lento por alguns segundos.
ñ sei se todos os jogos serão compativeis, provavelmente os mais recentes e os mais "famosos".

e mesmo que os jogos corram, levanta-se outros problemas, como os save games, ou mesmo a qualidade de imagem apos ser "esticada"...

é esperar pa ver.

Fikem bem!
 
I_Eat_All não sei se vai ser assim tão dificil.

Já existe emuladores actuais da PS2 feitas por pessoas como nós que correm jogos a 10 frames/s, é pouco eu sei, mas ve bem isto:

O Emotion Engine faz cerca de 6 GFLOPs/s enquanto um pentium 4 3.2Ghz faz 4 GFLOPs/s, acho que era algo assim parecido. E depois o emotion engine tem 3 vectoriais. Ora bem o CELL tem 7 SPE's, n deve ser mto dificil emular cada um dos vectoriais em cada SPE. Coisa k n se pode fazer nos emuladores pra PC.

Depois o CELL tem GFLOPs's que chegue para aguentar com o emotion engine.

E para finalziar, melhor que ng a Sony conhece o seu hardware da PS2, logo são os que tem mais competencias para fazer o emulador.
 
Ansatsu disse:
I_Eat_All não sei se vai ser assim tão dificil.

Já existe emuladores actuais da PS2 feitas por pessoas como nós que correm jogos a 10 frames/s, é pouco eu sei, mas ve bem isto:

O Emotion Engine faz cerca de 6 GFLOPs/s enquanto um pentium 4 3.2Ghz faz 4 GFLOPs/s, acho que era algo assim parecido. E depois o emotion engine tem 3 vectoriais. Ora bem o CELL tem 7 SPE's, n deve ser mto dificil emular cada um dos vectoriais em cada SPE. Coisa k n se pode fazer nos emuladores pra PC.

Depois o CELL tem GFLOPs's que chegue para aguentar com o emotion engine.

E para finalziar, melhor que ng a Sony conhece o seu hardware da PS2, logo são os que tem mais competencias para fazer o emulador.
tás desactualizado... os emuladores actuais já dão 30 a 51 frames no FF-X em sistemas mais ou menos "normais" (nada de overclocks extremos), e a velocidade tende a aumentar muito daqui para a frente com as optimizações, primeiro esteve a compatibilidade agora é a fase de optimizar. Um pentium 3,2 GHz creio que faz algo como 3,6 Gigaflops, mas não chega aos 4... mas nem é por aí... a PS2 n tem placa grafica todo o fill rate vem do CPU, basicamente essa parte do trabalho não vai ser o CPU do PC a fazer, terá de ser passado para a grafica que dá bem mais do que isso em fillrate.

Mas é como dizes... para PC tem de ser usado um Dynarec (dynamic recompiler) porque tens de fazer essas coisas todas ao mesmo tempo no CPU que tens, sem interromper uma coisa para fazer outra... agora eu não estou a questionar que eles conseguem, eu questiono é que consigam 100% compatibilidade a tempo do lançamento, sim a consola é deles, e o CELL tem algumas semelhanças mas nunca é assim tão fácil considerando que é a PS2 emulação 100% é extremamente dificil mesmo para a Sony, especialmente se contarmos com não desperdiçar recursos, que a PS3 pode ter... e pode não ter, não sabemos...

A PS2 tinha eDRAM com um bus de 2549 bits ou uma coisa assim, se bem me lembro, o que vale é que eram só 4 MB (salvo erro), nem a PS3 tem buses desses... sem um compilador dinamico, pelo menos para essa parte não sei não. mas se fôr presiso será feito, não teremos duvidas.

a PS2 é extremamente complexa... meter um jogo como o ratchet and clank que nem usa vectores... (40% do poder total da Ps2 segundo os próprios dev's) é fácil, agora meter um jogo que não da SCEE que use o Emotion Engine intrinsecamente... não vai ser pera doce... ou fazem emulação intensiva de tudo... o que dá um grande hit na performance ou então têm de ir pelo caminho da Microsoft, mesmo que a compatibilidade ao inicio seja melhor... eu cá acho que devia haver optimização caso a caso por exemplo por causa do blur que alguns jogos usam que derrota a necessidade de aliasing, nem que seja uma lista tipo com defenições de arranque para cada jogo, do genero "god of war=desligar blur, forçar Anti-aliasing" e com os workarounds necessários, se é que me entendes (à semelhança de muitos emuladores por aí, aliás.)

EDIT: O Emotion Engine tem 2 vectores o VU0 e VU1 e o CPU principal o MIPS motorola, não são três vectores, como afirmaste... por lapso creio :confused:
 
Última edição:
Back
Topo