PS3 Thread de retro-compatibilidade

ToTTenTranz

Power Member
ps3.ign.com disse:
New system has some problems with past titles.
by Anoop Gantayat

November 12, 2006 - Sony may have included the PS2's CPU and GPU with every PlayStation 3 system, but the system still appears to be having some problems with backwards compatibility. Just in time for the PS3's second anniversary (the second day it's been on the market in Japan), Sony passed on the specifics.

Now accessible at the Japanese PlayStation.com site is a page for seeking out the backwards compatibility status of PS2 and PS1 titles. The Japanese page can be accessed here. By inputting the title, publisher name, release date or product number (an eight digit code containing four letters followed by a hyphen then four numbers), you can seek out the status of the 7,841 titles in Sony's database.

A warning about this search engine. It's a bit tough to read, as it lists all versions of individual games separately. A game might have its main version listed separate from its limited edition, its budget version, its second budget version, and so forth. This is one of the reason you'll find over 350 games listed under Konami, although Konami hasn't actually released that many games.

Most of the titles have the following message next to them "Currently, there have been no reports of major problems during play." Whether or not the games actually don't have a problem, or there is a problem but Sony hasn't found it yet, is up in the air.

We did find a few problem titles by looking through the list. Here's a quick run down.


# Tekken 5: A number of modes don't play background music properly.

# Xenosaga Episode II: The opening movie sometimes stops and sometimes doesn't properly play background music.

# Code Age Commanders: Problems (including data loss) with save game data.

# Radiata Stories: Background music during movie scenes may not play back properly.

# Star Ocean Till the End of Time (includes Directors Cut): Movie scenes may not have proper sound playback.

# Driving Emotion Type-S: BGM may not properly play back during races

# Gran Turismo 4: The screen may freeze following the title demo.

# Hot Shots Golf 3/4: Some sort of problem with the controls becoming unresponsive

# Operator's Side: The game freezes at the logo screen when started up with the Seamic controller

# Onimusha Dawn of Dreams: Screen will occasionally appear 2cm to the right

# Hyper Street Fighter II Anniversary Edition: The screen will not appear correctly in some instances. The S.F.II Movie cannot play properly.

# Megaman X7: There are times when the background music won't play properly

# Devil May Cry: The screen will sometimes freeze during the title demo

# Onimusha: During movie playback, the sound will occasionally stop

# Suikoden III: Cannot read PS1 data during the game.

# Silent Hill 2: When going from the title screen to the demo screen, the screen may freeze

These are the major problems we found looking through the numerous pages for Sega, Namco, Capcom, Square Enix, Sony and Konami.

Some problems, including those for Ace Combat 5, Oz, SOCOM and so forth, were fixed with the System 1.10 update. Sony still lists those problems in the database.

We also noticed a few recurring problems, sometimes based off a common feature, sometimes carried across an entire series of titles. The PS3 Virtual Memory Card specifications do not allow for PS2 games to read PS1 data, which is something that's apparently used in Suikoden III and a few other titles. Most of the microphone-compatible games seem to have problems. Konami's dance/music games seem to have a number of problems.

In addition to the software compatibility issues, Sony has made public the issues that arise due to hardware differences between the platforms, specifically the PS3 not using physical memory cards, not using a multitap, not having rumble built into its controller and other issues related to different hard disk and USB specifications.

As previously announced, you can keep using your PS2 game saves by purchasing a Memory Card Adapter (which is currently harder to find in Japan than actual PS3 units, it seems). Once you have the adapter, you'll be able to transfer your save files to the PS3 hard disk. The only catch is that games whose save icon displays a "No Copy" icon in the PS2 browser cannot have their data copied over.

The PS3 can't use a multitap. However, Sony states that this shouldn't be a problem with the system's ability to recognize seven Sixaxis controllers simultaneously.

Regarding USB peripherals, Sony states that some software that use such peripherals may not run properly on the PS3. It asks that users conduct the manufacturer of such products. As noted above, games using a microphone peripheral seem to have problems.

HDMI also gives problems to PS2 games. Sony states that as of 11/11, when the PS3 is connected to your entertainment center using HDMI, PS2 and PS1 games will output only in 2ch digital. When switching to Dolby/DTS modes for PS1 and PS2 games that are compatible with these sound systems, you'll get no sound output. For now, Sony recommends using an optical cable for such titles. This, of course, will require that you go into the settings menu and change the audio output cable.

The PS3 has no i-Link port, so you can't replicate the i-Link link-up feature from PS2 titles. The i-Link port was used as a bonus in only a few titles and was removed from future PlayStation 2 revisions.

Games that use the hard disk will currently not run. The problem is that the built-in PS3 hard disk cannot currently be used as a PS2 hard disk. We haven't tried it out ourselves, but this means games like Final Fantasy XI and Nobunaga's Ambition Online won't work.

For now at least. The good news is that Sony plans on making hard disk based PS2 games compatible in a future system software update. The list of titles that will work once this magic system update is carried is basically just Nobunaga's Ambition Online, Final Fantasy XI and the Play Online viewer, and Front Mission Online in all their variations, including expansions.

Other backwards compatibility problems will also, hopefully, be fixed in future updates. It's doubtful that the PS3 will every be fully backwards compatible, though, as even the slim model PS2 doesn't play back some PS2 titles properly.


Pelos vistos nem com uma PS2 lá dentro a consola consegue correr os jogos direito.
O mais grave ainda deve ser aquilo de o HDMI não suportar streams dolby digital e dts nos jogos PS2.

Agora é de esperar nos próximos dias a declaração de um representante da Sony dizer:
- "É irrelevante se a PS3 é retrocompatível ou não. As pessoas compram na mesma."
 
re:

Não significa que a sony tem esses problemas com jogos da ps3. Mas a ver vamos... pois ainda falta algum tempo para dizer-se que a consola foi devidamente testada.



Mas uma coisa é comparar um emulador e outra é comparar a solução que a Sony dispõe aos seus clientes da consola.

------------------------------------

Tirando agora os flamme's de parte, este problema não invalida, que ao lançarem o produto com estes problemas, seja uma infelicidade para os japoneses.

Felizmente para os europeus não o é.


Mas sinceramente o lançamento da PS2 no japão foi mais desastroso, caso se lembram......
 
Mas uma coisa é comparar um emulador e outra é comparar a solução que a Sony dispõe aos seus clientes da consola.
Se os problemas de compatibilidade forem resolvidos, o emulador é uma solução muito melhor. Como usa hardware actualizado é possível usar os "cavalos a mais" para melhorar os jogos da platagorma antiga, fazendo uso de filtros, aumento de resolução ou até mesmo aumentando os FPS globais de modo a evitar possíveis slowdowns que existissem no hardware anterior.
Para a própria empresa também é melhor porque poupam o dinheiro de fabricar e meter lá hardware da geração anterior.

Aliás, a própria Sony vai passar a usar emulação assim que o software para isso estiver pronto.




Tirando agora os flamme's de parte, este problema não invalida, que ao lançarem o produto com estes problemas, seja uma infelicidade para os japoneses.

Felizmente para os europeus não o é.
Felizmente para os europeus não o é porque...? Não existe nenhum deadline público para estes problemas serem resolvidos.
 
re:

Isso também é um dos motivos que foi a melhor opção fazer as duas coisas.

Agora produzir um emulador com o mesmo nivel de compatibilidade e fiabilidade do que uma coisa a correr sobre hardware é algo que demora bastante tempo.
E é por isso que para mim é preferível que seja hardware.

Poderá haver situações em que o emulador nunca irá conseguir produzir um determinado titulo como no original. Quer dizer, vou ter alguma fé para que isso não aconteça uma fez que a sony tem toda a documentação e informação disponível.

Ups... a microsoft não conseguiu fazê-lo. :|

-----------------------------------------------------------

Enfim correndo esse risco ou não.. é preferível ter logo hardware built-in. Quando tiverem a certeza que o emulador substitui por completo o hardware, ai sim eu concordo com a sua remoção. Mas isso vai aconteceer quando? Daqui a 2, 3anos? :|


Já agora tens razão nada garante que não existam erros quando a consola sair na europa, alias eles podem nem lançar nenhuma actualização a esse respeito até a data do lançamento europeu.
 
reuters.co.uk disse:
TOKYO (Reuters) - Sony Corp. said on Tuesday its new video game console, the PlayStation 3, does not run some PlayStation and PlayStation 2 software titles properly, the latest problem the electronics maker has encountered in its cash cow game business.

Sound is eliminated on some software titles when played on the PS3, while some other titles do not play on the latest machine at all.

The PS3, launched in Japan on Saturday, is supposed be compatible with game software designed for its previous models.

Sony shares were up 0.9 percent at 4,730 yen by midday, underperforming the Tokyo stock market's electrical machinery index, which gained 1.72 percent. Shares in rival Nintendo Co. Ltd. were up 1.4 percent at 26,070 yen.

Satoshi Fukuoka, a spokesman for Sony Computer Entertainment, said the game unit of Sony is checking the compatibility of the PS3 with some 8,000 game titles launched in Japan for the PS and PS2, but declined to give the number of games found incompatible so far.

The Sankei Shimbun daily said on Tuesday about 200 PS and PS2 titles are likely to have compatibility problems.

Fukuoka said Sony plans to solve the problems by online upgrading of system software for the PS3.

By the highly anticipated PS3 launch, Sony is pitting itself against Microsoft Corp.'s already available Xbox 360 and Nintendo's Wii, which will hit U.S. stores on Sunday.

Sony plans to start rolling out the PS3 in North America on Friday. Gamers in Europe must wait until March due to a glitch in commercial production of blue laser diodes, a key component of the game gear's Blu-ray high-definition DVD player.

Sony sold 88,400 units of its PS3 in the first two days of the Japan launch, leaving most stores without any stock, video game magazine publisher Enterbrain said on Monday.

Sony aims to ship 6 million units of the PS3 by March.

Para ter estes problemas todos, dá-me ideia que isto de meter o hardware da PS2 lá dentro foi uma coisa à pressão, por não terem o emulador pronto a tempo.
 
E agora para quem fala antes do tempo:
A PS3 emula todos os jogos PS2 e PS1.

A x360 emula todos os jogos xbox? Não, e mtos dos que emula, faz-lo com bugs.



A Sony disse que a consola ia emular todos os jogos, e emula. É o que me interessa a mim. Quando receber a minha PS3, posso ofereçer a minha PS2 ao meu primo, e sei que vou continuar a poder jogar todos os jogos da PS2 que tenho e que até posso comprar alguns ainda à vontade.

Infelizmente para ti, não é o EE+GS que emula a PSOne (já não o fazia na PS2, e este é exactamente ao que lá estava).
É sim o chip logo abaixo desse na motherboard.

Assim, há a garantia de quase 100% de retrocompatibilidade, ao contrário da Xbox 360, que primeiro anunciam como existir a 100%, depois dizem que é só por software, e depois já são apenas alguns jogos seleccionados (e a emulação nem funciona no modelo-base sem disco rígido, para "compôr" a imagem).

Sem duvida alguma. É mesmo 100% de compatibilidade. LOL
Ja tinha avisado por varias vezes que isto de fazer de "Maia power" da literalmente sempre pro torto mas continuam a insistir......

Mas realmente nem com os chips la dentro nao conseguem ter aquilo a funcionar limpo é muito mau....
La esta, a escolha de ir programando e lançando lista de compatibilidades mostrou-se 1000x mais racional e poupa e muito nos custos.
 
Em 8000 títulos a PS3 apresenta problemas em 200 isto são 2.5%.
97.5% dos jogos correm sem problemas.
Qual a percentagem dos jogos da X que a X360 corre sem problemas?
Estou seguro que após updates estes 97.5% vão subir .... (espero eu)
 
Mais importante que percentagens é saber quais são os títulos que apresentam problemas

Seja como for, sabendo que aquilo tem lá dentro uma PS2, não deixa de ser bastante decepcionante
 
Última edição:
Seja como fôr, n está isenta de problemas de retrocompatibilidade, coisa q alguns neste forum garantiam...

A percentagem de Xbox se calhar tb n é assim tão má, visto q há menos jogos para Xbox1 q para PS2... (7 mil e tal jogos para PS1 e PS2...) já agora quem é q compra uma PS3 para ir jogar jogos da PS1 ?! :-D

Mas como disse antes estes problemas de compatibilidade acontecem sempre e já se esperava, só alguns é q têm dificuldade em perceber isso...
 
Se como for sabendo que aquilo tem lá dentro uma PS2 não deixa de ser bastante decepcionante

Aquilo tem la dentro o chip EE+GS integrado na MB e SO da PS3 (o que deve ter sido um solução de recurso depois de perceberem que não iam acabar o emulador a tempo), é um bocadinho diferente.
Penso que está a haver aqui um grande alarido em torno de uma coisa de certeza vai ser resolvida nos próximos updates.
Existem problemas em todos os lançamentos e leva o seu tempo até que sejam resolvidos. Quer seja na PS3, Xbox360, MacBook Pro, MacBook ...
Quem não se lembra dos problemas de aquecimento dos MacBooks ou da própria X360, ou até mesmo do ultimo update da X360? Foram resolvidos , não foram? Ainda bem para quem tem as referidas máquinas. Com a PS3 também deverá ser assim.
Mas pronto, que interesse tinham estes fóruns se não houvessem estas "guerras"?
 
Claro que é diferente, igual era terem uma PS2 slim dentro da caixa da PS3

Mas a partir do momento que metem mesmo partes da outra consola lá dentro, eu acho foleiro as coisas ainda virem com problemas.

É uma questão de gestão de expectativas. A Sony sempre fez grande gala na retro compatbilidade (que pessoalmente não ligo ponta dum corno). Se depois as coisas não funcionam levas nas orelhas.
 
Penso que está a haver aqui um grande alarido em torno de uma coisa de certeza vai ser resolvida nos próximos updates.

Tal como tiveste muito alarido por parte da Sony a dizer que ia suportar tudo logo desde inicio de forma perfeita.
E que a Xbox360 era so problemas e suckava ao contrario da consola deles.

Afinal os problemas sao para todos. Uns resolvem-se mais rapido, outros mais lentamente, mas de certeza que no final todos terao os seus jogos lá suportados.
 
Tal como tiveste muito alarido por parte da Sony a dizer que ia suportar tudo logo desde inicio de forma perfeita.
E que a Xbox360 era so problemas e suckava ao contrario da consola deles.

Afinal os problemas sao para todos. Uns resolvem-se mais rapido, outros mais lentamente, mas de certeza que no final todos terao os seus jogos lá suportados.

Isto passa-se com todas as companhias: promoves o que é teu e dizes que é melhor do que a concorrência! Economia, são mtos yenes, dolares e euros.
Mas ficava bem à Sony (alguns dos seus elementos) alguma moderação no que diz(em)!
 
Em 8000 títulos a PS3 apresenta problemas em 200 isto são 2.5%.
97.5% dos jogos correm sem problemas.
Qual a percentagem dos jogos da X que a X360 corre sem problemas?
Estou seguro que após updates estes 97.5% vão subir .... (espero eu)
8000? Eu tenho a impressão que não chegavam a 4000 :confused:
 
Em 8000 títulos a PS3 apresenta problemas em 200 isto são 2.5%.
97.5% dos jogos correm sem problemas.
Qual a percentagem dos jogos da X que a X360 corre sem problemas?
Estou seguro que após updates estes 97.5% vão subir .... (espero eu)

Não são 8000 títulos, nem perto disso. Lê esta parte do primeiro post:
By inputting the title, publisher name, release date or product number (an eight digit code containing four letters followed by a hyphen then four numbers), you can seek out the status of the 7,841 titles in Sony's database.

A warning about this search engine. It's a bit tough to read, as it lists all versions of individual games separately. A game might have its main version listed separate from its limited edition, its budget version, its second budget version, and so forth. This is one of the reason you'll find over 350 games listed under Konami, although Konami hasn't actually released that many games.

Deve andar bem mais perto dos 4000 títulos não repetidos do que dos 8000. Pelo que vês até há jogos que aparecem 4 vezes na lista.

E 200 não é o nº de jogos que têm problemas. 200 é o número de jogos que se descobriu ter problemas, nestes primeiros dias que a consola foi lançada. Podem ser muitos mais.
 
re:

Por isso mesmo digo que não deixa de ser decepcionante.

Encontrar erros numa versão de emulador e ter que esperar muito tempo para garantir fiabilidade é algo que demora realmente muito tempo.

No caso desta solução da Sony é só eles quiserem e podem reduzir em muito o tempo necessário para garantir essa fiabilidade, incluindo garanti-la no launch.

Por isso mesmo que eu digo que não deixa de ser algo infeliz.
 
re:

Acho que isso já foi discutido aqui e o meu ponto é simples.

O tempo para eles fazerem um emulador que consiga correr todos os jogos é algo que vai demorar muito tempo ( o que é impressionante para quem tem toda a informação necessária do hardware para o fazer ).


O mais certo é a SONY também demorar um belo tempo para fazer um emulador em condições.....
----------------------------------------------

Aqui eu nem vou comparar com a XBOX360, pois só vamos poder comparar isto daqui a dois ou 3anos.
Ai é que se vai ver... se o emulador da Sony vale alguma coisa perante o da xbox360.
Pessoalmente acho que será bastante equilibrado e um avanço por parte da sony vai apenas depender da equipa de software ser muito melhor que da microsoft.

Repara que a Sony vai terá que fazer correr jogos da ps1 e da ps2.
 
Back
Topo