[PS3] Uncharted – Dicas para o modo Crushing (Esmagador)

Doctor_Worm

Power Member
Uncharted: Drake's Fortune
Dicas para o modo Crushing (Esmagador em português)

por
Doctor_Worm



Atenção: Contém spoilers




Algumas destas dicas podem ser utilizadas noutros níveis de dificuldade.

O passado fim-de-semana dediquei-o a completar os trofeus do Uncharted: Drake’s Fortune. Sim, já sou o orgulhoso detentor do trofeu platina que representa ter ganho todos os trofeus para o jogo. Esta tarefa não é nada fácil, visto ter que se terminar o jogo no modo crushing, ou esmagador para quem tem o jogo em português. Depois de ter terminado, ainda fiz umas pesquisas na internet sobre isso e fiquei a saber mais alguns pormenores. Gostava então de deixar aqui algumas notas que acho importantes e umas dicas para te facilitar a vida. Preparado?

Antes de mais, vou partilhar a opinião que tenho sobre este modo. É difícil, sim, bastante difícil mas não é impossível – se eu consegui, também vais conseguir. Levei pouco mais de 10 horas, e é possível fazer em bastante menos que isso. Contudo, é um modo perfeitamente injusto que tende a elevar a frustração a níveis alarmantes. Por vezes, na fracção de segundo após saíres de cobertura para disparar ou fugir, estás morto, sem perceberes como. Uma má decisão, um engano no botão, um passo em falso significa a morte instantânea. Existem momentos do jogo em que parece impossível ultrapassar os inimigos, mas com insistência e paciência, o jogo vai avançando. E, quando menos esperas, está feito.

Parece que alguns jogadores têm dúvidas em como iniciar um jogo em modo crushing. Primeiro é necessário terminar o jogo (22 capítulos) no modo difícil, sem nunca mudar o nível de dificuldade nas opções. Depois é só escolher a opção para iniciar um novo jogo no menu principal, e escolher o modo crushing que já estará desbloqueado. Depois, é só responderes afirmativamente quando o jogo te perguntar se queres manter as medalhas e pontos do jogo anterior.

Existem alguns capítulos bastante difíceis, mas aquele que é tido como esmagador - daí o nome - é o capítulo 4 que tem duas sequências de inimigos extremamente complicadas (uma nas ruínas onde desces o penhasco saltando para uma pedra grande e depois deixando-te cair, e outra perto do avião despenhado do Sully). Este foi para mim o pior capítulo de todos, talvez por ainda não estar habituado à nova estratégia de jogo, principalmente na parte das ruínas. Houve uma altura em que pensei nunca conseguir, mas com muita insistência e morrendo muitas e muitas vezes, lá consegui. Se passares o capítulo 4, tudo para a frente será mais fácil que isso – atenção que isto não significa que será fácil.

Neste modo os inimigos são muito mais agressivos e tendem a flanquear-te com muito mais frequência. Também têm muito mais pontaria e matam o Drake com dois ou três tiros bem colocados, um único tiro de caçadeira ou um tiro na cabeça, mesmo com a pistola mais fraca. Por isto, se não tiveres cuidado, um dos piratas mais fracotes é suficiente para te “fazer a folha”, mesmo a grande distância. Perante isto, o melhor conselho que te dou é: esconde-te sempre! Um segundo à vista desarmada significa a morte agonizante a preto e branco – e claro, um palavrão.

A melhor forma de passares uma secção difícil de inimigos é decorares quais são as suas acções. Dá a ideia que, se te mantiveres no mesmo sitio, os inimigos tendem a ter padrões de comportamento – protegem-se nos mesmos locais, investem pela mesma ordem, etc. Após morreres algumas vezes na mesma secção, começas a prever os movimentos dos piratas, tornando-se mais fácil matá-los. Nota que se te colocares noutros locais dos mapas, as acções dos piratas são diferentes, por isso, escolhe o melhor esconderijo e tenta fazer sempre da mesma forma, mudando apenas se vires que esse sítio não funciona.

A táctica de te esconderes atrás de obstáculos carregando no círculo para depois apontares com L1 e disparar não vai funcionar com muitos inimigos e só deves utilizar em casos muito particulares ou quando tens 1 ou 2 piratas pela frente. Como disse atrás, em muitas situações, assim que apareces para disparar morres imediatamente. Em alternativa, existe uma espécie de “bug” no jogo que podes tirar vantagem. Sem te encostares a obstáculos, mas escondido atrás deles, se apontares a arma, existe uma margem em que consegues disparar para inimigo mas ele não consegue ver o Drake. Atenção que tens de posicionar a câmara sobre o ombro direito ou esquerdo, conforme o caso, carregando no botão L3 e tens de utilizar obstáculos suficientemente altos. Escolher o ombro errado, pode significar a morte. Utilizar este método pode parecer um golpe sujo, mas este nível de dificuldade é já de si muito suja, por isso, em frente, estás desculpado. Utiliza o método de te encostares aos obstáculos para recuperar vida.

Utiliza o blind fire (disparar sem apontar) sempre que um inimigo se aproxima perigosamente de ti. Isto faz-te ganhar tempo e muitas vezes faz abortar a sua investida, procurando um refúgio. Quando colado a um obstáculo dispara sempre um ou dois tiros em blind fire em direcção ao inimigo antes de apontar para disparar. Isto faz novamente que ganhes uma fracção de segundo que evita a tua morte instantânea depois de pores a cabecinha à mostra. Muito de vez em quando, com sorte até acertas no pirata.

A falta de munições é um dos problemas deste jogo até nos níveis mais fáceis, portanto no modo crushing ainda é pior. Para ultrapassar isso, nunca fiques a carregar no botão de disparar. Dispara bala a bala mesmo com metralhadoras ou pistolas automáticas. Deixa os inimigos aproximarem-se de ti enquanto estás escondido e mata-os com blind fire quando virarem a esquina do obstáculo. Assim, morrem perto de ti o que torna mais fácil apanhares as munições. Outra alternativa, se bem que mais perigosa, é utilizares os ataque poderosos com a sequência quadrado+triângulo+quadrado, o que te dá o dobro das munições. Podes também deixar apenas um inimigo vivo para evitar que venha uma nova vaga de piratas e recolher algumas munições (sempre com muito cuidado). Depois de municiado, podes matá-lo e esperar pelos próximos.

As armas que achei mais importantes neste modo foram a pistola Wes 44 e a caçadeira Mos 12. Ambos matam apenas com um tiro, contudo, no caso da caçadeira, tens de estar perto do inimigo, e visto que os piratas investem com uma frequência assustadora, estas são as melhores opções. Quando não tens estas armas, concentra-te nos tiros na cabeça e tenta matar um pirata sempre que sais do esconderijo.

Utiliza sempre que possas as granadas e aprende a lançá-las sem apontar. Se treinares este método conseguirás com facilidade lançar granadas para onde queres sem sair do teu esconderijo o que pode significar a diferença entre seguires em frente ou dizeres mais um palavrão.

Apesar de não ter recorrido a este método, pois só tomei conhecimento após ter terminado o jogo, existe um bug numa das secções mais difíceis que podes aproveitar. Estou a falar do capítulo 5 na sala que está coberta de água (até ao joelho) em que os piratas só aparecem depois de caires lá dentro, sem haver hipótese de voltares atrás para te protegeres. Pois bem, antes de entrares nessa sala, após teres morto o pirata com a metralhadora fixa, sobes, vais até à porta dessa sala, mas não cais. Voltas atrás até à parte do mapa que tem um jipe. Depois voltas novamente à sala e os piratas já lá estão. Podes então matá-los cá de cima, sem problemas. De notar que não testei esse método, mas é largamente falado em vários sites na internet. Curiosamente, essa sala foi para mim muito pior quando joguei no modo de dificuldade normal. No modo difícil e esmagador, talvez por já estar rotinado pelo número exagerado de vezes que morri anteriormente, foi relativamente fácil.

A parte final do jogo, onde aparecem os descendentes (os monstros), é a mais fácil pois é só correr e disparar sem apontar. Está é a melhor forma de matar as quantidades industriais desses bichos que saem dos buracos da parede. As secções com os piratas que utilizam o lançador de granadas e as pistolas com mira a laser também não é especialmente difícil, comparando com outros níveis de dificuldade no jogo.

Bom, espero que com isto te possa ajudar nesta aventura que é o crushing mode do grande jogo Uncharted: Drake’s Fortune. É duro, mas no final é uma sensação indiscritível.

Deixem aqui as vossas dúvidas, opiniões, sugestões e outras dicas.
 
Última edição:
Para mim a parte do avião foi a mais dificil demorei 2 ou 3 dias porque acbava por desistir de tanto morrer, depois disso nenhuma me ofereceu grande dificuldade, foi sempre andar. :D
 
heheheh

Bekas.... em normal nem é tanto. Mas em hard....... Ainda parto um comando. xD


Já agora tenho aqui uma duvida.

Se eu tiver um Save com trofeus do Uncharted. E o eliminar, não perco os trofeus pois não?
 
Eu ainda me lembro o "hardcore" que fui quando quis ter os trofeus todos o mais rapido possivel. levei 3 dias e fiz hard e crushing no mesmo dia, devai tar drogado naquele dia não sei.
 
Eu ainda me lembro o "hardcore" que fui quando quis ter os trofeus todos o mais rapido possivel. levei 3 dias e fiz hard e crushing no mesmo dia, devai tar drogado naquele dia não sei.
Hard ainda se faz, agora hard e crushing tudo num dia só deve ter sido acordar bem cedo e deitar bem tarde sem pausas quase nenhumas para comer sequer... (e muita paciencia mesmo) :wow:
 
Eu só levei 6h e 27m a passar o jogo em hardcore, por acaso passei bem:p ainda está para lá gravado...não sei se acharam complicada ou não, mas detestei as partes que são num pátio à beira da Igreja e biblioteca.Outra parte que demorei mais do que esperava foi a última de todas.mas é bem verdade que o jogo vale mais que a pena, venha lá o 2.
 
Para mim as piores partes foram sem duvida as do Mosteiro, já estava a dar em doido com aquilo!
Boas dicas btw, felizmente não precisei delas. :)
Cumps,
 
Não houve assim uma parte que achasse particularmente complicada, talvez quando se sai das docas e se vai ter com o sully, de resto, nem por isso.

A única coisa digna de ser chamada de estratégia foi a escolha de armas que nem é nada de especial:

Se a arma primária era uma wes 44 ou a desert eagle, a minha arma secundária era uma AK47 ou uma M4.
Se a arma primária era uma das outras pistolas, a minha arma secundária era uma caçadeira ou o lança-granadas sempre que tinha hipótese, geralmente é sempre esta que funcionava melhor, pois largava uns 5 ou 6 tiros de pistola num inimigo ao longe ou um tiro de caçadeira perto, e funciona bastante bem, o lança granadas em certas alturas é brutal.

Acho que uma dica que posso dar, que funciona bem é na parte final com o sully em que é preciso atravessar a igreja até ao altar, correm para dentro até à dragunov do lado esquerdo apanham e voltam a sair pela porta e ficam nas escadas, com a pistola pronta
eventualmente começam a avançar os inimigos com lança-granadas e apartir da porta conseguem ter uma boa posição para disparar sobre eles, matam os DOIS e um terceiro inimigo com uma AK salvo erro, e depois disso matam os 5 inimigos com a dragunov, em seguida apanham um dos lança granadas, escolham um dos lados e avançam calmamente e quando os outros inimigos começam a vir correm para trás e metem-se atrás do banco o mais perto possivel do meio e esperam pelo exacto momento em que os dois inimigos de caçadeira correm pelo meio da igreja e disparam um tiro do lança-granadas, conseguem despachar os dois e às vezes mais um inimigo.
 
Já acabei o jogo no modo Difícil e brevemente vou tentar o modo Demolidor.
Se me der tanto gosto como da 1ª vez vou adorar acabar novamente este magnifico jogo.
 
Já acabei o jogo no modo Difícil e brevemente vou tentar o modo Demolidor.
Se me der tanto gosto como da 1ª vez vou adorar acabar novamente este magnifico jogo.
Do modo dificil para o esmagador vai uma grande diferença, vais ver. Eu passei em dificil e não me custou nada mesmo, em esmagador sofri na pele.
 
Do modo dificil para o esmagador vai uma grande diferença, vais ver. Eu passei em dificil e não me custou nada mesmo, em esmagador sofri na pele.

Eu acho que a diferença nem é assim muita. É mais difícil, claro, mas a grande dificuldade está em adaptar-nos à nova estratégia de jogo e forma de jogar.

Em determinadas sequências de inimigos, custou-me tanto passar num modo como no outro, principalmente a partir do meio do jogo para a frente.

O que me custou mesmo foi o capitulo 4, esse filho da mãe.
 
Eu acho que a diferença nem é assim muita. É mais difícil, claro, mas a grande dificuldade está em adaptar-nos à nova estratégia de jogo e forma de jogar.

Em determinadas sequências de inimigos, custou-me tanto passar num modo como no outro, principalmente a partir do meio do jogo para a frente.

O que me custou mesmo foi o capitulo 4, esse filho da mãe.
Foi o que me custou a mim, estive lá imenso tempo mesmo, aquela parte do avião, ficava sempre sem armas, nem granadas tinha já. Agora aquelas salas cheias de gajos, igreja etc. morri algumas vezes sim, mas não custaram tanto.

Uma dica a meu ver, em algumas situações matar usando tiros livres (sem mira) mandar dois ou tres e logo quadrdado que ele morre logo (rasteira, pontapé etc), isso é sempre aviar.

Outra coisa, passei o modo esmagador sempre com a camera em modo acelarado. :D
 
Penso que de facto a parte mais complicada foi de facto a do avião, de resto até o boss final foi piece of cake a comparar com essa parte. Até desbloqueei a medalha " Sobrevivente " no modo esmagador :p ...( foi nos zombies )
 
Back
Topo