PS3 Vendas e Estatísticas (Hardware/Software)

Mas para que raio me interessam as vendas na América?? Ou serás "camone"? :wow: A meu ver, só interessam a quem tem a consciência pesada de que fez uma má compra...

Qual foi o intuito desse post, provocar alguma reacção? Se reparares neste tópico fala-se de vendas a nível global, a não ser que sejas algum insider com dados do mercado português para analisar, não há muito que se possa falar sobre o nosso mercado. E se não te interessam para nada, pergunto-me porquê é que vieste aqui comentar.

Quanto ao comentário da "consciência pesada", isso é o tipo de coisas que afectam adolescentes que ainda não têm liberdade monetária para decidir onde devem investir o seu dinheiro ou quem possui acções da empresa em questão, não propriamente adultos que vêem os jogos como um hobby para se divertirem e consequentemente estão interessados na situação actual da indústria. É curioso que tenhas assumido que eu não tenho a consola por estar a comentar as vendas, mas as outras dezenas de posts aqui sobre o mesmo tema já não interessam. ;)
 
Media Create report from November 10 to 16: hardware sales fall further in Japan

More bad news for the games industry as Media Create reports hardware sales from the 10th to the 16th of November. Gaming platforms experience drops in sales from the previous week, with the usual exception of the Wii, which managed a slight climb in sales.

Though it sold the most units last week, the DSi took a rather big plunge this week to 85,327 from 104,897. The PSP also took a beating, dropping from 43,726 to 38,153. The PS3 seemed to maintain some measure of success, only skimming a bit in sales from 18,354 to 17,448. The Xbox 360, on the other hand, fell a bit hard from 12,759, to 7,983. But no drop compares to the DS's, taking a free fall from 8,381 to 3,559.

Hardware sales according to Media Create: November 10-16

  • DSi - 85,327
  • PSP - 38,153
  • Wii - 26,787
  • PS3 - 17,448
  • Xbox 360 - 7,983
  • PS2 - 5,421
  • DS - 3,559

 
Números Media Create:

DSi - 88,843
PSP - 61,226
Wii - 35,298
PS3 - 17,436
X360 - 15,474
PS2 - 5,281

No Top 10 de jogos temos para a PS3:

(10) Way of the Samurai 3 - 19,641
 
Números Media Create (24/11-30/11):

DSi - 87,185
PSP - 55,090
Wii - 49,848
PS3 - 34,978
DSL - 26,851
X360 - 11,423
PS2 - 5,628

No Top 10 de jogos temos para a PS3:

(2) Pro Evolution Soccer 2009 - 168,405
 
Sony: We’re ahead of Xbox in Europe

SCEE President Reeves says PS3 installed base is 300,000 ahead of rival

Sony has moved to dispel Microsoft claims that Xbox is outselling the PS3 in Europe, revealing internal figures that say its console has sold 300,000 more units than Xbox 360 in PAL territories.

And the company doesn’t feel it has to follow Microsoft and further ignite consumer interest with a price cut of its own anytime soon.

SCEE president David Reeves told MCV that Sony will remain focused on the value offered by the PS3 and its extra functions and services – at its current £299 SRP.

“No we are not going to go down in price; neither are we going to go down in price on PS3 in spring time either. Absolutely not, whatever you might have heard to the contrary,” he said – referring to purported ‘leaks’ from a Sony meeting two weeks ago that claimed Sony had a price cut planned for March ‘09.

“Our strategy is very much value added.” Reeves added that Sony’s business model for the console isn’t designed around dropping the RRP every time a manufacturing cost saving has been found. And he was keen to point out that, according to Sony figures, the PS3 is already ahead of Microsoft’s rival.

“I am confident that in PAL territories our installed base is 300,000 units ahead of Xbox 360,” said Reeves.

“When we came into the industry we started at zero. And we had to have a model that offered price elasticity. As soon as we got the manufacturing price down on PSOne we lowered the price. Same with PS2. But we’re not doing that on PS3 – that’s not the model, even if people are expecting it.

“We’re relying on the fact that the industry will keep growing and while we might have a comparatively smaller share of the market we will have higher sales. PS3 is tracking where PS2 was at the same point in its life. The value added strategy will continue for some years to come.”

Plus, at a time when Sony is first looking to put its Computer Entertainment division in the black after two years reporting losses, a big emphasis at SCE has been on returning to profitability.

However, Reeves hinted that once Sony has rebalanced the PlayStation business, retail can expect the firm to up the ante:
“We are a in a solid position, and are not lackadaisical,” he commented.

“Next year we are probably going to be a little bit more aggressive when we reach the break-even point.”

MCV
Pensei que a diferença fosse maior. Mesmo assim, com mais de 1 ano de atraso, é um feito importante.

Estranho aquilo de não baixarem o preço... a ver se vão mesmo cumprir com isto, ou se não é apenas uma medida de "prevenção", para que as pessoas não evitem comprar a consola neste Natal já a pensar na baixa de preço no novo ano fiscal.
 
Números Media Create (01/12-07/12):

DSi - 126,700
Wii - 56,700
PSP - 54,800
PS3 - 30,300
DSL - 12,100
X360 - 10,000
PS2 - 5,700

No Top 10 de jogos temos para a PS3:

(5) Pro Evolution Soccer 2009 - 42,400
 
NPD Group has published its video game software and hardware sales figures for November. See the full listing of figures below.

PlayStation 2 206K
PlayStation 3 378K
PSP 421K
Xbox 360 836K
Wii 2.04mil
Nintendo DS 1.57mil
 
Deixo o meu comentário a estes números que fiz no fórum da XBox.

limanima disse:
A única supresa que tenho nestes números são os números da Wii.
Impressionante.
EDIT: Uma nota sobre a Wii: Imparável como está, é de esperar que os 3rd party mudem os seus investimentos. A XBox e Ps3 vão passar para segundo plano. Sejamos realistas. Com um investimento mais pequeno, o retorno é enorme. Supostamente os jogos 3rd party não vendem bem, no entanto com uma userbase destas, 1.000.000 de jogos vendidos é vender mal, mas os $ de retorno são muitos.

Quanto à XBox, um bom resultado sem dúvida, no entanto há uma coisa que eu acho estranho. Não houve um grande aumento relativamente ao ano passado e o preço está consideravelmente mais baixo.

Quanto à Ps3, resultado fraco como era de esperar e conseguiu mesmo vender menos do que no ano passado. Nititamente esta baixa está directamente relacionada com a baixa de preço da XBox. Penso que são users que estavam na dúvida e que se decidiram pela XBox, o que explica o aumento na XBox e o decréscimo na PS3. Para o ano não há margem de manobra para a Sony. Baixa de preço obrigatória.

Os números da PS2 é que realmente... 200k?
 
Deixo o meu comentário a estes números que fiz no fórum da XBox.

Como é que retiras dali que não houve um grande aumento da X360?

Podes é retirar que houve uma grande quebra da PS. Isso já fazia mais sentido.

Nov. 2007 | 2008 | % Increase / Decrease
Wii: 981K | 2040K | 108%
NDS: 1530K | 1570K | 2.6%
360: 770K | 836K | 8.6%
PSP: 567K | 421K | -25.7%
PS3: 466K | 378K | -18.9%
PS2: 496K | 206K | -58.5%
 
Como é que retiras dali que não houve um grande aumento da X360?

Podes é retirar que houve uma grande quebra da PS. Isso já fazia mais sentido.

Nov. 2007 | 2008 | % Increase / Decrease
Wii: 981K | 2040K | 108%
NDS: 1530K | 1570K | 2.6%
360: 770K | 836K | 8.6%
PSP: 567K | 421K | -25.7%
PS3: 466K | 378K | -18.9%
PS2: 496K | 206K | -58.5%

8% não é uma grande diferença....60k consolas num mês, achas muito?
Uma quebra de 19% é grande, se o número original já era mediano.
108% na Wii sim, é uma grande diferença.
 
Última edição:
Bem, fiquei surpreendido pela negativa com a prestação da PS3 e os seus jogos.

Primeiro focar as vendas da consola, que foram extremamente pobres tendo em conta que estamos a falar do mês de Novembro. Depois no que toca a jogos, a confirmação de que o LBP foi um "flop" (ainda tinha dúvidas, estava à espera destes dados). Mau, muito mau mesmo.
 
Bem, fiquei surpreendido pela negativa com a prestação da PS3 e os seus jogos.

Primeiro focar as vendas da consola, que foram extremamente pobres tendo em conta que estamos a falar do mês de Novembro. Depois no que toca a jogos, a confirmação de que o LBP foi um "flop" (ainda tinha dúvidas, estava à espera destes dados). Mau, muito mau mesmo.

Um jogo como o LBP vender mal não é uma vergonha mas sim uma tristeza. Para mim é o GOTY.
Mas julgo que o LBP é mais do tipo de jogo de ir vendendo do que ter um boom de vendas inicial. Mal vejo a hora de ter a minha cópia.
 
Um jogo como o LBP vender mal não é uma vergonha mas sim uma tristeza. Para mim é o GOTY.
Mas julgo que o LBP é mais do tipo de jogo de ir vendendo do que ter um boom de vendas inicial. Mal vejo a hora de ter a minha cópia.

Quanto ao flop de vendas que é o LBP, so tens que questionar os teus compadres.

Quanto a situação que a Sony esta metida, a recessão de vendas no EUA, no Japão estagnou naqueles numeros médios e de la nao deve sair tão cedo, europa pelos vistos so tem mais 300 mil unidades vendidas a mais que a X360, e isto sem contar com o "tal boom" de vendas da X360 tem assistido na europa, eu não sei bem como é que a SONY vai descalçar esta bota. É que estamos na epoca que deveria vender mais. E muita gente ainda não percebeu que a situação não esta famosa.

Não tou a ver o KZ2 (e não esta em causa a sua qualidade), nem outros Key titles para 2009 a ter um impacto significativo das vendas de hardware, e so mesmo um price drop forte aliado a bundles é que "pode" inverter a situação. Agora será que tem margem de manobra para tal? Irá a tempo?

Espero bem que sim, pois apesar de tudo, faz falta termos uma SONY a lutar lado a lado com Microsoft e Nintendo.
 
Depois no que toca a jogos, a confirmação de que o LBP foi um "flop" (ainda tinha dúvidas, estava à espera destes dados). Mau, muito mau mesmo.

Eu não considero o LBP um flop. Teve grandes notas, é um grande jogo e vendeu mais de 1 milhão. Realmente podia ser muito melhor, mas tambem não é assim tão mau. Tal como o Limanima diz, o LBP é um jogo para ir vendendo ao invés de ter um boom inicial e depois uma queda nas vendas. O LBP tem vendido mais de 68.000 copias desde o seu lançamento na Europa, o que não é mau de todo. Além de que o pronto negativo foi a altura do seu lançamento, pois saiu no meio de outros grandes IPs mais conhecidos que LBP.

EDIT: Quanto às vendas da PS3, podiam ter sido melhores, mas o facto da x360 ter tido outro price drop tambem não ajudou. Para o ano, acho essencial que a PS3 desça de preço. Uma boa altura seria no lançamento do KZ2. Se não começa a ser ridiculo a diferença de preço entre a x360 e a PS3. Se a x360 tem outro price drop antes da PS3, as coisas ficam ainda mais complicadas do que já estão.
 
Última edição:
Um jogo como o LBP vender mal não é uma vergonha mas sim uma tristeza. Para mim é o GOTY.
Mas julgo que o LBP é mais do tipo de jogo de ir vendendo do que ter um boom de vendas inicial. Mal vejo a hora de ter a minha cópia.

Concordo... Acho que o LBP sofre do sintoma Wii: vende medianamente durante bastante tempo. Em vez de ter valores astronómicos aquando do lançamento, vai mantendo um volume de vendas mais ou menos estável durante uns meses.
 
Quanto ao flop de vendas que é o LBP, so tens que questionar os teus compadres.

Quanto a situação que a Sony esta metida, a recessão de vendas no EUA, no Japão estagnou naqueles numeros médios e de la nao deve sair tão cedo, europa pelos vistos so tem mais 300 mil unidades vendidas a mais que a X360, e isto sem contar com o "tal boom" de vendas da X360 tem assistido na europa, eu não sei bem como é que a SONY vai descalçar esta bota. É que estamos na epoca que deveria vender mais. E muita gente ainda não percebeu que a situação não esta famosa.

Não tou a ver o KZ2 (e não esta em causa a sua qualidade), nem outros Key titles para 2009 a ter um impacto significativo das vendas de hardware, e so mesmo um price drop forte aliado a bundles é que "pode" inverter a situação. Agora será que tem margem de manobra para tal? Irá a tempo?

Espero bem que sim, pois apesar de tudo, faz falta termos uma SONY a lutar lado a lado com Microsoft e Nintendo.

Nem mais, e vai ser isso mesmo que a Sony vai ter de fazer. A consola tem melhorado bastante nos últimos tempos, a nível de software, mas as vendas não têm acompanhado. O preço está muito alto, principalmente quando comparado com os das concorrentes.

Eu não considero o LBP um flop. Teve grandes notas, é um grande jogo e vendeu mais de 1 milhão. Realmente podia ser muito melhor, mas tambem não é assim tão mau. Tal como o Limanima diz, o LBP é um jogo para ir vendendo ao invés de ter um boom inicial e depois uma queda nas vendas. O LBP tem vendido mais de 68.000 copias desde o seu lançamento na Europa, o que não é mau de todo. Além de que o pronto negativo foi a altura do seu lançamento, pois saiu no meio de outros grandes IPs mais conhecidos que LBP.

EDIT: Quanto às vendas da PS3, podiam ter sido melhores, mas o facto da x360 ter tido outro price drop tambem não ajudou. Para o ano, acho essencial que a PS3 desça de preço. Uma boa altura seria no lançamento do KZ2. Se não começa a ser ridiculo a diferença de preço entre a x360 e a PS3. Se a x360 tem outro price drop antes da PS3, as coisas ficam ainda mais complicadas do que já estão.

De certeza que vendeu mais de 1 milhão? :\

Digo isto porque na América nem aos 500k deve ter chegado. Japão anda pelos 100k (se tanto...)... sobra a Europa, mas pelo que vi o jogo aguentou-se pouco nos tops de vendas.

É muito pouco para um título deste calibre.
 
Eu não considero o LBP um flop. Teve grandes notas, é um grande jogo e vendeu mais de 1 milhão. Realmente podia ser muito melhor, mas tambem não é assim tão mau. Tal como o Limanima diz, o LBP é um jogo para ir vendendo ao invés de ter um boom inicial e depois uma queda nas vendas. O LBP tem vendido mais de 68.000 copias desde o seu lançamento na Europa, o que não é mau de todo. Além de que o pronto negativo foi a altura do seu lançamento, pois saiu no meio de outros grandes IPs mais conhecidos que LBP.

EDIT: Quanto às vendas da PS3, podiam ter sido melhores, mas o facto da x360 ter tido outro price drop tambem não ajudou. Para o ano, acho essencial que a PS3 desça de preço. Uma boa altura seria no lançamento do KZ2. Se não começa a ser ridiculo a diferença de preço entre a x360 e a PS3. Se a x360 tem outro price drop antes da PS3, as coisas ficam ainda mais complicadas do que já estão.

Sim vender 1 milhão de cópias está longe de ser um flop, mas no entanto penso que no caso do LBP quando dizem flop, é mais no sentido de que não correspondeu às expectativas criadas. Na minha opinião, existem vários factores que justificam este "flop" que são:

1) O adiamento do lançamento, perdendo todo o hype criado na semana antes (quando sairam as reviews).

2) Mentalidade de "velho do restelo" da maioria das pessoas que colocaram o rótulo no jogo: "Não tem gore é para criancinhas".

3) Preço da PS3. Para mim este é provavelmente o factor mais importante, porque o LBP é um jogo que pretende expandir também para outro "target" além dos típicos jogadores. Agora acham que a 400€/400$ alguém vai comprar a consola só por causa do LBP, principalmente quando a Wii é consideravelmente mais barata e oferece mais jogos destinados para esse "target"?

Aliás analisando os números da NPD fico chocado que a 360 não tenha tido um salto abismal apesar do price drop. A Wii continua ao mesmo preço de lançamento (a única consola que não sofreu price drop) e ainda assim no mesmo periodo de tempo vendeu mais 1 milhão de consolas do que no ano passado enquanto a 360 com price drop vende apenas mais 66k. Isto sim dá que pensar...

Concordo... Acho que o LBP sofre do sintoma Wii: vende medianamente durante bastante tempo. Em vez de ter valores astronómicos aquando do lançamento, vai mantendo um volume de vendas mais ou menos estável durante uns meses.

O "sintoma Wii" não é vender medianamente, mas sim vender bastante bem durante bastante tempo. Vê as vendas do Mario Kart, Wii Fit...
 
Última edição:
De certeza que vendeu mais de 1 milhão? :\

Digo isto porque na América nem aos 500k deve ter chegado. Japão anda pelos 100k (se tanto...)... sobra a Europa, mas pelo que vi o jogo aguentou-se pouco nos tops de vendas.

É muito pouco para um título deste calibre.

Também duvido que tenha atingido isso. Devem ser os tais numeros para retalho. É que o jogo nem 1 mês se aguentou nos tops, por isso é complicado atingir esses valores.
 
Back
Topo