Ps4 pro ou pc?

Status
Fechado a novas mensagens.
A mim, enquanto fã de videojogos (e não de plataformas), faz-me imensa confusão que se descarte a possibilidade de jogar um dos melhores jogos da atualidade por uma questão de "blur". A seguir está-se a descartar o The Last of Us por uma questão de (baixa) resolução das texturas...

Na minha ótica, se a disponibilidade financeira não é uma questão, faz mais sentido ter as duas plataformas (ou mais, dependendo também do tempo disponível para dedicar aos videojogos), pois assim teremos o melhor de dois mundos.

Parece que o @Bugu1990 já tomou uma decisão, no entanto, considerando a informação colocada no OP, parece-me um erro, já que se o que procuras é:
jogar jogos realmente bons
e
Qualidade em vez de quantidade
os exclusivos da Sony encaixariam na perfeição nesses objetivos.
 
Enquanto fã de videojogos e não de plataformas, não devias ser tão impulsionador de uma plataforma. Ainda para mais achando que jogar qualquer jogo a 30fps é qualidade...

Um fã de videojogos deveria ver que as consolas actuais não são mais que PC's de há 5 anos atrás, que por isso mesmo atrasam o desenvolvimento de videojogos em diversos anos, mas que como têm mais vendas as editoras preocupam-se mais com um hardware primitivo e com isso tens jogos piores (pois a versão PC não é mais que um port ranhoso de consola).

Se fosses realmente fã de videojogos irias querer jogar o que tanto gostas no máximo da sua plenitude, não a versão coxa dos mesmos. Irias perceber que as consolas não fazem mais do que te enfiar coisas pela goela adentro quer queiras quer não, não te dando opção de escolha.
Queres jogar os exclusivos da ps4 mas a tua mão adapta-se melhor ao comando da xbox? Temos pena! Recebeste agora um bónus do trabalho e queres fazer um upgrade ao teu sistema? Temos pena, só fazes upgrade quando lançarmos uma consola nova. Gostas de jogar Skyrim e queres modificar aquilo até ao tutano? Temos pena, está fechado. Compraste uma consola nova mas gostavas de poder jogar os jogos que tinhas na antiga? Não, mas vamos lançar exactamente o mesmo jogo para a nova consola, se o queres paga.

Entendes onde quero chegar? As consolas quer queiramos quer não atrasam o desenvolvimento dos videojogos na vertente da performance, que é sempre o maior limitador das produtoras de jogos. Caso não tivessem essa limitação, imagina o que andávamos a jogar hoje em dia, especialmente com os génios que temos na indústria.
 
faz-me imensa confusão que se descarte a possibilidade de jogar um dos melhores jogos da atualidade por uma questão de "blur".
Eu descartei e nunca me senti mal por isso. Aliás, nunca joguei nenhum exclusivo das PS ou Xbox. São escolhas. Há tantos jogos bons, mas não é preciso jogar todos. Cada um joga o que sente melhor. Eu não acho que haja resposta correcta entre consola e PC. Cada caso é um caso.

Na minha ótica, se a disponibilidade financeira não é uma questão, faz mais sentido ter as duas plataformas (ou mais, dependendo também do tempo disponível para dedicar aos videojogos), pois assim teremos o melhor de dois mundos.
Mas é um bocado complicado mudar de cavalo para burro constantemente. Sim, a história dos jogos tem uma forte componente, mas quando num jogo está-se a jogar com 144 fps, e depois passa-se para 30 fps ou mesmo 60 fps, e ainda para mais com gráficos/resolução inferiores, pode cortar bastante à experiência.
 
Faço mea culpa se estiver enganado, mas se eu tiver uma ps4 e quiser comprar um jogo, que alternativas baratas tenho? Tirando trocas/usados/etc

Não tens que dar 70€ por TODOS os jogos. Nem pensar. Na PlayStation store, aparecem várias vezes, jogos de destaque com 50%, 60% de desconto. Ao fim de 3, 6 meses de lançamento.

Agora se quiseres day one...

Em 2 anos, comprei um a 70€. Mas PC é mais barato ainda assim.
 
O que eu disse do blur foi a sensação que o mesmo me transmitiu a mim a nível pessoal. Sei que cada pessoa é diferente e cada pessoa tem sensibilidades diferentes.
Por exemplo, a minha mulher tem um olfato muito mais apurado que o meu. Facilmente identifica e distingue cheiros que a mim me passam ao lado.
Mas para ela, ver um jogo a 30 fps ou a 60 é igual. Não nota diferença nenhuma. Não tem sensibilidade a esse nível.
Já eu noto. Como disse, notei que o dead space 2 não estava bem quando o comecei a jogar sem saber que ele estava a 30 fps.
Notei quando comecei a jogar o dark souls prepare to die. Joguei o jogo 30 minutos e detestei.
Depois nunca mais joguei até me dizerem que o jogo estava a correr a 30 fps, mas que havia um fix.
Instalei o DSFix, configurei e adorei o jogo. Joguei mais de 50 horas.
Da mesma maneira que assim que lancei o vídeo de game play do Uncharted, a primeira coisa que vi foi o blur. E nem sabia anteriormente que ele existia.

Cumprimentos
 
acho que o user em questão já tem muitas boas opiniões para poder escolher ! Já podem fechar o tópico não ?!

Se ele diz que não consegue jogar uncharted , nunca vai conseguir jogar nenhum jogo ps4 ! Só è considerado dos melhores jogos de sempre ! São opiniões tem que se respeitar
 
Última edição:
O último jogo que joguei a sério foi o skyrim special edition em que pus lá algumas 150 horas e consegui os achievements todos.

Com mais uns mods, ainda tinhas posto mais umas centenas de horas ^^

Acho que actualmente a steam está cheia de jogos indie inacabados em early access.

True, true, mas também te posso dizer uma mão cheia de jogos que estavam em EA e saíram do mesmo e está top! É preciso dar uma oportunidade as vezes.

Já agora, neste momento acho que o melhor combo que se pode ter é um PC bom + uma consola da Nintendo (Wii U, 3DS ou Switch) e um gajo fica tão bem servido. Actualmente da Sony nada me puxa, a única coisa que me iria fazer perder a cabeça era um Sly novo de resto..

De resto acho o PC bastante melhor, jogos com preços super baratos, varias plataformas (embora alguns sejam horríveis.. estou olhar para ti Origin), a UI (exemplo da Steam, brutal é como um FB mas para jogos), mods etc etc..


Se ele diz que não consegue jogar uncharted , nunca vai conseguir jogar nenhum jogo ps4 ! Só è considerado dos melhores jogos de sempre ! São opiniões tem que se respeitar

meh U2/1 > U4

Além disso, acho a saga do Uncharted tão overrated, mas isso não é conversa para aqui.
 
Aproveitando o tópico pergunto, desde quando e pq razão se tem que pagar para jogar online na PS e Xbox. Lembro-me que no tempo da ps2 não pagava creio eu.
 
Reafirmo que, mais do que uma plataforma, a escolha mais racional, se tal é possível, deve recair na questão dos exclusivos.

Pessoalmente, não concebo a minha experiência gaming sem os exclusivos da Sony (e alguns da MS) que tanta satisfação me dão/deram e em produtoras que me dão confiança na aposta em novos IP´s e experiências únicas. Pessoalmente, o PC diz-me pouco ou nada pois não retiro dali qualquer satisfação em termos de lazer no que diz respeito a jogos. Simplesmente, zero.

Para outros, é totalmente ao contrário.

Por isso, este tipo de tópicos estar sempre enviesado pelas experiências, gostos e particularidades de cada um e nenhuma das partes tem "razão"... todos têm. Não há escolhas certas ou erradas.

E neste caso, o OP já manifestou a sua preferência, o que já é positivo, na medida em que viu as suas dúvidas esclarecidas. O resto são opiniões e argumentos que chocam sempre em função dos gostos e preferências de cada um e por mais que se tente racionalizar o argumento, não existe uma conclusão óbvia.
 
Tinha que se comprar um adaptador se não me engano

Tive a googlar e pelos vistos a ps2 slim trazia, só tive a fat e está mesmo curioso porque não me lembrava de ver isso.

@Jack-O-Lantern tenho a certeza que se pegares num jogo que gostes na ps4 e que exista também no pc e ligues o pc a uma tv e ligues isto ao pc e que te sentes no teu sofá que vais ter a mesma experiência e satisfação e se notares diferença é para melhor.


29055258292_cdc0954b4e_z.jpg



Digo isto porque existe o mito de um PC ser uma torre gigante e pesada e em muitos casos com luzes e luzinhas, é possível montar um bom pc do tamanho de uma ps4 pro.
 
Com mais uns mods, ainda tinhas posto mais umas centenas de horas ^^



True, true, mas também te posso dizer uma mão cheia de jogos que estavam em EA e saíram do mesmo e está top! É preciso dar uma oportunidade as vezes.

Já agora, neste momento acho que o melhor combo que se pode ter é um PC bom + uma consola da Nintendo (Wii U, 3DS ou Switch) e um gajo fica tão bem servido. Actualmente da Sony nada me puxa, a única coisa que me iria fazer perder a cabeça era um Sly novo de resto..

De resto acho o PC bastante melhor, jogos com preços super baratos, varias plataformas (embora alguns sejam horríveis.. estou olhar para ti Origin), a UI (exemplo da Steam, brutal é como um FB mas para jogos), mods etc etc..




meh U2/1 > U4

Além disso, acho a saga do Uncharted tão overrated, mas isso não é conversa para aqui.
A playtrough que fiz foi já com mais de 40 mods. Ficou um luxo o jogo.
E ainda vou voltar porque sei que ainda tenho coisas para fazer naquele mundo. Só parei de jogar depois de ter conseguido os achievements todos.

Tive a googlar e pelos vistos a ps2 slim trazia, só tive a fat e está mesmo curioso porque não me lembrava de ver isso.

@Jack-O-Lantern tenho a certeza que se pegares num jogo que gostes na ps4 e que exista também no pc e ligues o pc a uma tv e ligues isto ao pc e que te sentes no teu sofá que vais ter a mesma experiência e satisfação e se notares diferença é para melhor.


29055258292_cdc0954b4e_z.jpg



Digo isto porque existe o mito de um PC ser uma torre gigante e pesada e em muitos casos com luzes e luzinhas, é possível montar um bom pc do tamanho de uma ps4 pro.
Dan cases A4 :)
 
Última edição pelo moderador:
Tive a googlar e pelos vistos a ps2 slim trazia, só tive a fat e está mesmo curioso porque não me lembrava de ver isso.

@Jack-O-Lantern tenho a certeza que se pegares num jogo que gostes na ps4 e que exista também no pc e ligues o pc a uma tv e ligues isto ao pc e que te sentes no teu sofá que vais ter a mesma experiência e satisfação e se notares diferença é para melhor.


29055258292_cdc0954b4e_z.jpg



Digo isto porque existe o mito de um PC ser uma torre gigante e pesada e em muitos casos com luzes e luzinhas, é possível montar um bom pc do tamanho de uma ps4 pro.

Eu percebo o exemplo. Mas, lá está, numa palavra para mim: exclusivos. Os que gosto estão numa plataforma. Na outra, não me revejo em nada. zero.

Os multi é uma questão diferente pois aí sim, percebo as vantagens do PC. Mas, não me concebo a dispensar os exclusivos já lançados e anunciados (para a semana, seria impensável, para os meus gostos, dispensar o Horizon Zero Dawn).

O conforto da Pro, ligada à minha Oled, a jogar The Last Guardian ou Uncharted 4, entre tantos outros, com o saboroso HDR a dar-me o espetro e nunces de cores que tanto aprecio. Nahhhh, não os dispenso.

Para outros, certamente isso é completamente irracional e não faz o mínimo sentido. Como diz o ditado: se todos gostassem do azul, o que seria do amarelo?
 
Pessoalmente tenho uma preferência pelo PC.

Os exclusivos desta plataforma são mais numerosos e alguns deles para mim são essenciais, como Civilization 5, Endless legend, Endless Space, Gemcraft chasing shadows chapter 2, Insurgency, etc.
Sei que outras pessoas não vêm interesse nestes jogos, mas eu adoro joga-los.
No caso da PS4 até agora vi um exclusivo que realmente quero, o Nioh. Claro que se comprasse a consola também iria comprar o Uncharted 4, Last of Us e Horizon Zero Dawn. mas o Nioh é o jogo que mais me despertou interesse.

Outra questão é que o PC, de uma forma geral costuma receber a melhor versão de cada jogo multiplataforma. Poder jogar a 60 fps é uma vantagem enorme que é muito difícil de ignorar. E jogar a mais de 100fps num monitor de high refresh rate em jogos competitivos online é quase essencial. Isto é o tipo de coisas que melhora significativamente a jogabilidade e a experiência de jogo.
Depois ainda temos a questão dos gráficos, pois o PC costuma receber versões com texturas de maior resolução, efeitos gráficos mais avançados, draw distances maiores, etc.
Claro que o PC de vez enquanto recebe jogos mal optimizados, mas isso também as consolas. Basta ver que há muitos jogos que nem mantém os 30 fps constantes.

Outra grande vantagem que vejo no PC é a liberdade e escolha. Não é só a escolha de poder escolher quanto gasto em hardware e como quero a minha experiência.
Como gosto de jogos, gasto um orçamento um pouco acima da média. Mas podia escolher gastar menos, ou mais, tendo orçamento.
Outra escolha importante é poder escolher as minhas opções gráficas e o meu frame rate. Até posso ter um jogo que puxa mais pelo PC, mas mexo um pouco nas opções gráficas e tenho os meus 60 fps e fico contente.
Ou então, em jogos onde tenho espaço de manobra, posso adicionar mods, editar inis de configuração, forçar ambient occlusion, forçar anisotropic filtering, VSR/DSR, etc.
E também posso desligar opções gráficas que odeio, como motion blur, chromatic aberration, film grain, etc.
Aliás, até posso usar o Reshade e ENBs para adicionar um monte de efeitos gráficos e melhorar os meus jogos.
Bem sei que para outras pessoas, andar a fazer destas coisas é chato e aborrecido. Mas eu gosto de experimentar, mexer, modificar. Para mim, fazer estas coisas é como um jogo, dentro do jogo. E em alguns casos aumenta em muito o tempo que me divirto com um jogo.

Outra grande vantagem do PC são os mods. Sejam texturas, meshes, LODs, modelos de personagens ou armas, etc. Ou então mods que modificam a forma de jogar, o que em alguns casos pode transformar um jogo completamente e aumentar exponencialmente a longevidade de um jogo. O Skyrim é o exemplo perfeito disto. Mas outros jogos como o Witcher 3, Crysis, Xcom 1 e 2, Civilization, etc, também beneficiam muito.

Por fim, a escolha de periférico para jogar. Em jogos como Battlefield, Insurgency, Civilization, Endless legend, tenho de usar o rato e teclado. Se usar o comando nestes jogos parece que estou preso, limitado nas minhas acções.
Joguei o Halo 3, GOW 2 e 3, Uncharted 2 e 3, e vários outros shooters, na geração anterior, mas sempre senti que teria melhor experiência se pudesse usar um rato+teclado. tenho a certeza de que outras pessoas não iriam sentir assim, mas eu sinto.
No entanto, no PC também tenho um comando da X360 ligado e com ele jogo coisas como o Witcher 3, Carmageddon reincarnation, Abzu, Darksiders, GTA5, etc. Ou seja, posso escolher como jogo.

Estas são as principais vantagens que eu vejo no PC. Para alguns são o suficiente para manterem esta como plataforma principal. Para outros serão razões menores.
E claro, as consolas têm as suas vantagens, as quais já foram expostas aqui.
 
meh U2/1 > U4

Além disso, acho a saga do Uncharted tão overrated, mas isso não é conversa para aqui.

Por acaso também concordo em ambas as frases e nem tem nada a ver com a consola...Acho que é um jogo que está ela por ela com os Tomb Raider em tudo (e isto nem é depreciativo, pois aprecio bastante ambas as sagas) mas daí a ser tudo o que fazem dele...O 4 ainda não joguei mas o 3 achei uma cópia a papel vegetal dos outros, não trazem nada de novo, a fórmula é exactamente a mesma de um filme do Michael Bay, apenas tem uns visuais apelativos.

E aqui até puxo sempre a brasa à sardinha pois um amigo meu trabalha na Naughty Dog e fez parte do desenvolvimento do jogo (na parte visual) mas tenho sempre aquela coisa do "se houvesse pra pc e não fosse um port..."
 
Pessoalmente tenho uma preferência pelo PC.

Os exclusivos desta plataforma são mais numerosos e alguns deles para mim são essenciais, como Civilization 5, Endless legend, Endless Space, Gemcraft chasing shadows chapter 2, Insurgency, etc.
Sei que outras pessoas não vêm interesse nestes jogos, mas eu adoro joga-los.
No caso da PS4 até agora vi um exclusivo que realmente quero, o Nioh. Claro que se comprasse a consola também iria comprar o Uncharted 4, Last of Us e Horizon Zero Dawn. mas o Nioh é o jogo que mais me despertou interesse.

Outra questão é que o PC, de uma forma geral costuma receber a melhor versão de cada jogo multiplataforma. Poder jogar a 60 fps é uma vantagem enorme que é muito difícil de ignorar. E jogar a mais de 100fps num monitor de high refresh rate em jogos competitivos online é quase essencial. Isto é o tipo de coisas que melhora significativamente a jogabilidade e a experiência de jogo.
Depois ainda temos a questão dos gráficos, pois o PC costuma receber versões com texturas de maior resolução, efeitos gráficos mais avançados, draw distances maiores, etc.
Claro que o PC de vez enquanto recebe jogos mal optimizados, mas isso também as consolas. Basta ver que há muitos jogos que nem mantém os 30 fps constantes.

Outra grande vantagem que vejo no PC é a liberdade e escolha. Não é só a escolha de poder escolher quanto gasto em hardware e como quero a minha experiência.
Como gosto de jogos, gasto um orçamento um pouco acima da média. Mas podia escolher gastar menos, ou mais, tendo orçamento.
Outra escolha importante é poder escolher as minhas opções gráficas e o meu frame rate. Até posso ter um jogo que puxa mais pelo PC, mas mexo um pouco nas opções gráficas e tenho os meus 60 fps e fico contente.
Ou então, em jogos onde tenho espaço de manobra, posso adicionar mods, editar inis de configuração, forçar ambient occlusion, forçar anisotropic filtering, VSR/DSR, etc.
E também posso desligar opções gráficas que odeio, como motion blur, chromatic aberration, film grain, etc.
Aliás, até posso usar o Reshade e ENBs para adicionar um monte de efeitos gráficos e melhorar os meus jogos.
Bem sei que para outras pessoas, andar a fazer destas coisas é chato e aborrecido. Mas eu gosto de experimentar, mexer, modificar. Para mim, fazer estas coisas é como um jogo, dentro do jogo. E em alguns casos aumenta em muito o tempo que me divirto com um jogo.

Outra grande vantagem do PC são os mods. Sejam texturas, meshes, LODs, modelos de personagens ou armas, etc. Ou então mods que modificam a forma de jogar, o que em alguns casos pode transformar um jogo completamente e aumentar exponencialmente a longevidade de um jogo. O Skyrim é o exemplo perfeito disto. Mas outros jogos como o Witcher 3, Crysis, Xcom 1 e 2, Civilization, etc, também beneficiam muito.

Por fim, a escolha de periférico para jogar. Em jogos como Battlefield, Insurgency, Civilization, Endless legend, tenho de usar o rato e teclado. Se usar o comando nestes jogos parece que estou preso, limitado nas minhas acções.
Joguei o Halo 3, GOW 2 e 3, Uncharted 2 e 3, e vários outros shooters, na geração anterior, mas sempre senti que teria melhor experiência se pudesse usar um rato+teclado. tenho a certeza de que outras pessoas não iriam sentir assim, mas eu sinto.
No entanto, no PC também tenho um comando da X360 ligado e com ele jogo coisas como o Witcher 3, Carmageddon reincarnation, Abzu, Darksiders, GTA5, etc. Ou seja, posso escolher como jogo.

Estas são as principais vantagens que eu vejo no PC. Para alguns são o suficiente para manterem esta como plataforma principal. Para outros serão razões menores.
E claro, as consolas têm as suas vantagens, as quais já foram expostas aqui.
Em certa parte concordo contigo , mas no meu caso é precisamente o contrario , essa liberdade de escolha e tudo que podes é muito boa ..... mas nao tenho tempo para isso e no fim passava mais tempo nessas escolhas que a jogar ....

Ps4 compras o jogo , metes na consola , e jogas :) nao ha nada para te distrair ... nem sequer tenho que procurar em mil sites diferentes pelo melhor preço como fazia antes no pc ...


incrivel que compro muito menos jogos mas jogo muito mais tempo .....
 
Nos últimos anos, as consolas, especificamente as consolas da Sony e da Microsoft, foram abandonando aquilo que as distinguia dos PCs, de tal forma que, hoje, uma consola não é mais que um computador com um sistema operativo proprietário que só corre software igualmente proprietário. Mesmo o conceito de geração de consolas, foi abalado pela introdução da Playstation 4 Pro. A única vantagem, actual, de uma consola relativamente a um PC dedicado, é o preço.

@Joel.s O meu PC está na sala de estar. É pouco maior, em profundidade, que uma Xbox One. Eu ligo-o, ele entra automaticamente no Steam em Big Picture Mode e no final de sessão desligo-o a partir do Steam. E controlo-o apenas com o Steam Controller; a única vez em que tenho que conectar um teclado e rato, e para isso tenho um Roccat Sova, é quando jogo um RTS. Portanto, a facilidade de utilização, é a mesma.

Mas compreendo a preferência.
 
@queiroga12 e @Kuchiki Byakuya, ao ler as vossas resposta ao meu post fico com a ideia que o analisaram fora do contexto.

No OP pode ler-se:
O problema é que actualmente não há quase nada que me apeteça jogar no PC...
gostava de jogar jogos realmente bons. Qualidade em vez de quantidade.
Vi o vídeo deles dos exclusives de 2017 para PC e não havia lá um único jogo que me desse mesmo vontade de jogar.
Já o vídeo dos exclusives da ps4 para 2017 estava cheio de jogos que despertam interesse.

Foi no acima citado que me baseei para chegar à conclusão que o @Bugu1990 poderia apreciar os exclusivos da Sony.

@queiroga12 a tua resposta é tão falaciosa que até me custa arranjar argumentos para a refutar. De qualquer maneira o que importa sublinhar é que, aqui, estamos a discutir o que poderia ser a melhor opção para o @Bugu1990, tendo em conta a informação dada por ele, e não aquilo que é melhor para mim ou para ti. De acordo com a minha experiência, que é aquilo que posso partilhar, sou da opinião que os exclusivos da PS4 poderiam agradar-lhe e suprimir uma lacuna que ele, claramente, sentiu ter, ponto.

Relativamente à tua questão, não, não percebo onde queres chegar, tendo em conta que estamos a discutir o que poderia ser a melhor decisão do OP e não se as consolas retraem a industria dos videojogos.

@Kuchiki Byakuya, tu descartas-te, mas também não foste tu que abriste um tópico da natureza deste e disseste o que acima citei.

Compreendo o que dizes relativamente à experiência, mas eu estou constantemente a alternar entre plataformas, sendo PC gamer desde que me lembro, e a mim não há qualquer corte na experiência quando jogo jogos do calibre do The Last Of Us, por exemplo. Daí que, se a mim não me afeta, talvez ao @Bugu1990 também não afetasse.

Se calhar, para não ferir susceptibilidades, devia ter guardado para mim o desabafo sobre a confusão do blur...mea culpa.

@Bugu1990, o meu desabafo sobre o blur não tinha como objetivo vexar-te, simplesmente achei que estavas a ser redutor ou simplista, ao descartares jogos de qualidade por aquele motivo.

Decidis-te não adquirir a PS4, ótimo, atingiste o objetivo proposto, que, penso, seria tomar uma decisão após leres as diferentes opiniões do pessoal da Zwame. Espero ter ajudado.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo