1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

"Pseudo-Fotografo"

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Kult., 10 de Abril de 2008. (Respostas: 34; Visualizações: 4095)

1. Kult.

Kult. Power Member

Venho-vos pedir ajuda, ando com um crise existencial, quero comprar num futuro muito próximo, uma máquina fotográfica, quero abandonar o mundo do rolo fotográfico, e passar finalmente para a secção digital, sinceramente ainda não tenho a certeza se quero envergar por uma reflex digital, ou por uma brigde ou até compacta, sinceramente depende do preço, para comprar um compacta muito cara, prefiro comprar uma reflex, o até mesmo bridge...

Como é óbvio quantas mais funções manuais tiver, melhor, especialmente o zoom manual, peço desculpa pela falta de informação para vos ajudar a me mostrar opções mas ando um pouco descontextualizado, ainda a pouco tempo andava a trabalhar com uma SLR da Yashica :)

O orçamento vai até 500€, pois é uma máquina que pretendo para uma fase de transição, não é para ser "a máquina"

Vi a pouco tempo a Samsung NV7 Ops na pix, mas não fui a tempo de a obter, em parte queria evitar comprar uma Reflex por se tratar de um equipamento de transição/formação.

Desde já agradeço toda a ajuda prestada, e peço desculpa por qualquer falta de informação.

Abraço, Kult.

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Bem, até 500€, se não queres uma SLR, podes optar pela G9 ou pela FZ50.

A G9 apesar de ser compacta, tem uma lente excelente, um sensor muito bom, e tudo o que é funções manuais.
    A FZ50 também tem uma lente muito boa, e por ser bridge dá-te os anéis tanto para o zoom como para a focagem. Continua a ter muitas funções manuais e o sensor é relativamente bom (apesar do processamento ser péssimo).

No entanto, pessoalmente, não acho a G9 uma máquina de transição, acho que é uma máquina de topo a todos os níveis. Mesmo que posteriormente se compre uma SLR, a G9 continua a ser a melhor companheira de bolso (e em várias situações é melhor que uma SLR com lentes fracas como as dos kits).

Última edição: 10 de Abril de 2008
  3. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Não existem, a meu ver, grandes razões para uma "máquina de transição" tal como referido.
    No fundo, poderão ser de duas escolhas:

1) Comprar uma boa compacta digital - G9 (topo) ou outras de média-gama e manter depois de uma futura reflex
    2) Comprar já uma boa reflex com uma lente, explorar e mais tarde investir noutras lentes

Estas são as opções que para mim se justifica. Isto porque, as dSLR, as reflex digitais mencionadas, não tem um período tão extenso de habituação quando já se trabalhou com reflex de filme.

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pura verdade. A maior diferença que se vai notar, em relação ao filme, é o não ter que mudar de rolo.
    Basta ir ao botão ISO (nos rolos costumava ser o ASA, a sensibilidade), escolhe o ISO que se quer, escolher o balanço de brancos que se quer (já não é preciso ter rolos diferentes para luzes diferentes). Saturações, cores, níveis, contrastes e isso, depois é tudo feito em pós-processamento com os RAWs (é um ficheiro que equivale ao negativo), ou então em alguns casos, pode ser tudo definido na máquina também.

5. Kult.

Kult. Power Member

Provavelmente expliquei-me mal, perdi-me no meio texto, no fundo quero uma máquina para andar comigo, para dar umas boas quedas, a primeira opção que apresentas-te |ferrari| é o que eu queria fazer, mas sinceramente para dar o preço da g9, prefiro comprar uma dSlr da Canon por exemplo a 350d, eu para mostrar mais ou menos o que queria mencionei a samsung nv7, queria algo do género mas obviamente se custar os 500€, prefiro já ir directamente par as dSlr.

Já trabalhei com dSlr de colegas meu aliás ainda esta semana estive com a 5D na mão, o processo de adaptação a que me referia não era concretamente à máquina digital :)

Obrigado pelas sugestões

Abraço, Kult.

Última edição: 10 de Abril de 2008
  6. helius

helius Power Member

eu sugeria-te comprares uma Nikon D40 e uma boa lente, assim ficas para já perto do orçamento estipulado e daqui a uns tempos compras um corpo Nikon mais "robusto", podendo manter a lente.

Depois ou vendes a D40 ou usas como 2º corpo...

cumps

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Falei na G9 por ser a melhor dentro do orçamento inicial, e porque disseste que querias evitar comprar uma SLR.

Indo para SLR, tens as opções Canon EOS 350D ou Nikon D40, ambas são SLRs boas e relativamente baratas.
    Tanto para uma, como para a outra, a lente que recomendo é a Tamron 17-50 F2.8 por ser uma lente soberba e barata.
    No entanto, se futuramente pensas mudar para uma máquina de gama profissional, como a Canon 5D por exemplo, esta lente não funciona, e por isso acho que deves investir em vidro já a contar com isso.

8. dasens

dasens Power Member

Olha o homem dos clevos por aqui!

Sinceramente, não te sei responder bem à pergunta, porque não ando muito informado sobre compactas, mas a minha irmã tem uma NV10 da samsung comprada +/- à ano e meio, e aquilo até se porta bem! Não tem nada a ver com a qualidade que a estás habituado com a tua SLR, mas, como compacta, gosto de a usar, e é raro eu gostar de alguma!

9. Kult.

Kult. Power Member

Era uma das minhas ideias iniciais só com o problema de eu não saber futuramente se me iria ficar pela mesma marca no corpo da máquina, por exemplo se futuramente não passaria para Canon... sem ser SLR, e evitando um bocado as bridge, das compactas que aconselhavas, mas algo como referi muito manual, especialmente o zoom manual.

Sim e a g9 cumpria todos os meus objectivos, mas pelo preço preferia investir directamente logo numa das reflex de qualidade média, não tinha conhecimento dessa incompatibilidade entre a 5d e a 350d, como disse ando muito desactualizado, mas também não me parece que vá investir em máquinas "completamente" profissionais, pois o uso que darei á máquina será para tirar fotos para trabalhos gráficos, para além do lado de lazer/hobbie..

Boas dansens, ando um bocado perdido :)

Obrigado pelas sugestões

Abraço, Kult.

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A qualidade média é relativo. Uma SLR é sempre bom mas por esse preço as SLR que arranjas são as mais fracas, com lentes limitadas (18-55mm F3.5-5.6) e também de qualidade baixa. Uma SLR "equivalente" ainda fica para cima de 700€.

Não há incompatibilidade entre a 5D e a 350D, há é incompatibilidade entre lentes EF-S e máquinas Full Frame. As lentes EF-S só servem para máquinas com sensores APS-C, enquanto que as lentes EF já dão tanto para máquinas APS-C como para máquinas Full Frame.
    Se te mantiveres sempre pelas SLR mais baixas, não deve haver grande problema, mas as SLR profissionais são todas Full Frame, e dizem que os sensores Full Frame poderão passar a estar disponiveis na gama média ou semi-profissional.

11. Nem+Nem-

Nem+Nem- Banido

Estou com o Rui Marto. Na gama bridge/compacta, Canon G9 ou Panasonic FZ50 e na gama SLR, Canon 350D ou Nikon D40 com a lente referida.

Se a decisão por exemplo numa Panasonic FZ50 contra a Canon G9 for pelo zoom e anel, não te fies nisso, pois o zoom perde muita qualidade. Só se gostares mesmo da sensação de SLR na mão, ou tiveres mãos demasiado grandes para uma compacta, ou por último preferires o look de SLR. Eu com o teu orçamento comprava SLR. As bridges é para uma pessoa mais tarde se vir a aperceber das limitações e vir a comprar uma SLR. A não ser que compres uma bridge melhor e "barata", tipo 2ª mão.

12. pedroseixas

pedroseixas Power Member

Vou-te dar a minha opiniao pessoal, se realmente gostares de fotografia compra uma SLR, eu tava na mesma duvida mas como nao quis entrar logo nas SLR achei melhor comprar uma bridge.
    Comprei a s6500 que n é que seja má maquina, mas com o uso comecas a queres melhor qualidade, ela ate ta na assistencia tecnica pq teve um problema e eu quase rezo pra que me digam que o melhor é ir trocar, assim era uma boa desculpa pra comprar uma d40 ou 350d. :P
    Por isso se gostares mesmo avanca pra SLR, uma brifge por mais pequena que seja vais ter sempre que andar com uma bolsa, por isso andar por andar que seja com uma qualidade superior.

13. Nem+Nem-

Nem+Nem- Banido

É isso, pedroseixas, se há orçamento para uma SLR (que não era o meu caso) e comprei a minha em 2ª mão a muito bom preço, então é avançar para uma SLR porque é uma ilusão pensar-se que isto vai substituir mínimamente uma SLR. São muitas limitações que nos vamos apercebendo com o tempo e ao olhar para fotos de SLRs. Se eu dispusesse do capital nunca tinha comprado a FZ50, tinha ido logo para SLR. Aliás venho do mundo das SLR analógicas. Fiz esta compra por não ter alternativa, senão nem tinha pensado duas vezes. Esta máquina tem "bom" vidro, mas coitadinho do sensor comparado com os das SLRs. E se calhar mesmo da lente stock duma Nikon D40, por exemplo. Isso já é discutível por causa daquilo ser só 55mm (90mm de uma bridge), mas é claro que é outro vidro, outro sensor, outro viewfinder (óptico), outras possibilidades fotográficas e de "upgrade" à(s) lente(s).

14. Rui Marto

Rui Marto Power Member

As SLR só são viáveis se fizermos intenções de investir em bom vidro, e para isso gasta-se bem mais de 500€. Claro que é uma coisa que se vai fazendo ao longo do tempo mas mesmo para iniciar, uma SLR com uma boa lente não fica em muito menos de 800€.
    E mais uma vez volto a frisar que as lentes stock (ou dos kits), além de limitadas tanto em aberturas com em focais, não são lentes com muita qualidade, sendo piores que a lente da FZ50 ou da G9.

15. Nem+Nem-

Nem+Nem- Banido

Ya, a lente até pode ser pior, o que quero dizer com isto é que investir €454 + portes numa bridge (preço de ***** porque noutras lojas custa €500 e mais) não me parece ser uma opção indicada, mas enfim, se não se tiver os €800 realmente tb não podemos fazer nada. Por essa razão eu tive de comprar a FZ50. A dif. é que n dei €500 por ela, mas €310. E isso é outra história. Obrigadão uma vez mais pela ajuda na escolha, porque de facto estou a gostar muito (dentro daquilo que é -- já sinto falta da velhota SLR. hehehehe) :)

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A opção indicada depende da pessoa, dos seus objectivos e do orçamento disponível.

Dentro do limite dos 500€, a menos que se faça intenções de investir mais dinheiro em lentes e acessórios, não faz sentido nenhum ir para uma SLR. Comparando com uma FZ50 ou uma G9, ficas pior servido em quase todos os aspectos.

17. Kult.

Kult. Power Member

Desde já quero agradecer todos os comentários, para além de me estarem ajudar na escolha, estão a me tirar muitas dúvidas, e a actualizar....

Eu sinceramente não gosto de bridges, por diversas razões algumas já aqui apresentadas, e outras mais pessoais, eu tenho a mesma opinião sobre as SLR's que o RuiMarto pois como disse esta máquina não vai ser "a máquina" é algo temporário, que eu possa transportar bem, e não quero gastar mais dinheiro nela, eu com uma SLR não ia parar de gastar dinheiro em lentes filtros e outros acessórios, e para mim se fosse para investir numa SLR preferia esperar mais um pouco para ter um orçamento superior.

Eu ja mencionei algumas vezes a samsung nv7 como exemplo do que para mim era perfeito, tenho um colega que me ia vender uma Lumix similar a essa samsung por 380€, mas eu como sou desastrado por natureza, dou muito valor a garantia.... esse mesmo colega ainda à pouco tempo falou-me de uma Sigma que saiu, que seria perfeita para mim, ainda ando a ver se descubro qual é! lol

Abraço, e obrigado a todos, Kult.

18. jmmsmm

jmmsmm Power Member

Sigma DP1... cara pra caramba...:D
    a G9 é sem dúvida "a máquina"...;)

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Ora aí está, se não vais investir mais dinheiro, o melhor que fazes é mesmo por a SLR de parte por enquanto. Ainda por cima, como disseste acima, ainda não sabes se vais preferir o sistema da Canon, da Nikon, ou de outra qualquer.

A Sigma é realmente muito cara para aquilo que é. Tens uma lente, que por muito boa que seja, é fixa nos 28mm. Logo aí é uma máquina bastante limitadora para a grande maioria das pessoas. No fundo é direccionada a um nicho de mercado, e só essas pessoas darão o devido valor à máquina.

Sabes qual era o modelo da Panasonic (Lumix)? É que por esse valor penso que só pode ser a DMC-LX2, confirmas?

A G9 é como te disse, é uma máquina excelente, que vale o que custa. A garantia, como sabes, não cobre acidentes, mas se fores a uma loja e pegares na G9 vais ver que aquele corpo maciço em metal te vai dar muita confiança. Em qualidade de construção é totalmente irrepreensível.

20. Kult.

Kult. Power Member

Já estive com a g7 (salvo o erro) na mão, e fiquei com uma opinião formada, aquela máquina com uma boa corrente, é um fantástico objecto de defesa pessoal, tem uma muito boa construção!

A Lumix que falei do meu colega sinceramente não me lembro agora da designação mas não é essa, a máquina tem um corpo muito quadrado, e parte da objectiva é exterior, quando puder ponho as especificações.

Mas fora a G9 que outras máquinas do género me aconselhavam, desculpem a perseverancia.

Abraço, Kult.

Partilhar esta Página