"Pseudo-Fotografo"

Boas, eu não tinha lido essa parte de pores a hipótese de uma compacta, ou não percebí. Fiquei com a ideia que ías dar €500 por uma bridge, por isso aconselhei a SLR. Mas o Rui Marto tem razão, não havendo €€ para boas lentes não adianta nada comprar uma SLR. Fora a G9, francamente não sei. lol.

Cumps

Muita fixe essa SIGMA DP1. Mas qual o preço?
 
Última edição pelo moderador:
A Sigma DP1 da ultima vez que me falaram nela, ia para cima dos 600€.

Kult. As especificações consigo ver eu no site da Panasonic. :) É preciso é saber mesmo qual o modelo. Vê lá se não é uma destas:

081206a.jpg

fake_2399.jpg


É esta a máquina? Se for, eu costumo tirar fotos com uma.
 
Muita nota e realmente isso de ser fixa nos 28mm é complicado...

Esquecía a qualidade SLR com esse sensor e tal e ía antes para a G9 que é uma máquina xelente.
 
Sensor grande não significa automaticamente qualidade de SLR. A qualidade das SLR provém principalmente do vidro. Claro que se tiver um bom sensor, melhor, mas sem um bom vidro é o mesmo que nada. Tens menos ruido e tal, mas pouco mais que isso.
 
Rui Marto penso ser exactamente essa em versão preto! Adoro o pormenor de mudar de 16:9 até 4:9, em 16.9 não sei porque adoro as fotos todas!

Ele vende-me essa máquina por 380€ com cartão de 8gb, duas baterias, cabos e tudo o que veio com a máquina, do género dessa sem ser a G9 e a Sigma conheces mais alguma, com "tudo" manual, especialmente o zoom (desculpa a repetição)

Abraço, Kult.
 
Bem me parecia que era essa.

Indo por partes:
- A máquina não tem anel de zoom (ou zoom manual, como lhe queiras chamar).
- A máquina nova, numa loja física, custa cerca de 400€, pelo que acho que 380€ é esticado para uma máquina usada.
- É, sem dúvida alguma, das piores máquinas que já usei. Estou farto de a usar e a máquina não tira uma foto de jeito.

Tens máquinas igualmente manuais, como a A720IS, que é bem mais barata, e acaba por ser melhor. Só não tens o RAW, tem que ser por hacks. Mas para o preço dessa máquina, mais vale dares 50€ a mais e comprar a G9.

No mercado das compactas avançadas, nesta gama, só tens mesmo a G9 e a LX2, e sendo a primeira excelente e a segunda péssima, não há grandes dúvidas na escolha. A Sigma DP1 não se pode considerar concorrente pois é uma máquina com um propósito muito especifico.
 
Última edição:
Pois não tem anel de zoom , tem que se desligar a focagem automática e depois controlar num botão perto de ecrã, eu até acho piada à máquina especialmente as cores vivas que se obtém nas fotos.

Estou a ver que a g9 é mesmo a melhor máquina para o meu caso! Se grava em raw perfeito, já agora alguém em explica o porque de o formato raw estar a "desaparecer" e de que forma estão a compensar isso!

É que para quem edita imagens para outdores dá mesmo muito jeito o formato Raw..

Tenho que ir ve a g9 numa loja aqui na zona, para ver a parte ergonómica da máquina, já estive com a g7 supostamente é a mesma coisa.. já agora para comprar vou usar a PIX costumo comprar muita coisa lá, alguém teve problemas com a loja, no que se relaciona a máquinas digitais?

Aproveito para agradecer a todos que me ajudaram na escolha especialmente ao Rui Marto, obrigado pelos esclarecimentos


Abraço, Kult.
 
Última edição:
As cores vivas consegues com qualquer máquina. Todas, ou quase todas, têm o modo "Vivid Color" ou equivalente, e mesmo que não tenha, é só dares um saltinho rápido ao photoshop.
E nesse aspecto a G9 vai mais além, tendo não só o Vivid mode, mas também controlo individual dos canais RGB e saturação (por acaso é algo que a minha também tem).

O RAW a desaparecer? Ainda não vi nada disso. As máquinas que tenho visto, de gamas altas, ou SLR, até à data têm todas RAW. As mais baratas é normal que não tenham...

Tem havido relatos de algumas confusões com a pix no que toca a garantias. Em relação à compra não tenho razões de queixa, atrasaram-se 2 dias por causa de um acidente e um feriado, mas tirando isso...
No entanto sendo da Canon penso que podes ir directamente à assistência Canon sem passar pela Pix.
 
Hhm ok obrigado pelo esclarecimento, o desaparecimento do Raw que eu indicava é mais nas bridges, eu tive ainda a pouco tempo a discutir com um colega meu o facto de eu estar a escolher uma compacta e não uma bridge, ele tem uma fujifilm s6000, o que eu queria saber é até que ponto eu estou a perder qualidade na minha escolha, por não querer uma bridge! Não em relação aquela fujifilm em questão mas as bridges em geral!

Abraço, e obrigado, Kult.
 
Isso do RAW desaparecer em algumas máquinas, é porque aquilo que existe actualmente no mercado não se pode considerar bridge, são mais "superzooms" com corpos grandes.

No que diz respeito a qualidade de imagem não estás a perder rigorosamente nada, muito pelo contrário, indo para a G9 estás a ganhar.

Já houve uma altura em que as bridges eram substancialmente melhores que as compactas, usavam sensores bem maiores, algumas até com sensores APS-C, idênticos aos das SLR (a Sony R1 por exemplo), mas actualmente penso que todas usam sensores semelhantes aos das compactas, ficando assim essa vantagem completamente anulada.
Depois em relação às funções, existem as chamadas compactas avançadas, que é o caso da G9, que apesar de serem compactas, fazem tudo o que uma bridge faz, anulando também essa vantagem. Só não têm anel de zoom e focagem por causa do tamanho.

Posto isto, a vantagem das bridges/superzooms acaba por ser só o ter mais zoom. Mas mesmo isto vem a custo da qualidade óptica. Ou seja, bridges/superzooms com muito zoom tendem a perder qualidade de imagem derivado do vidro extra nas lentes.

Resumindo, em termos de qualidade, melhor que a G9, só mesmo uma SLR com um bom par de lentes.
 
Última edição:
Já me sinto muito mais esclarecido, eu andava a evitar as bridges, por 2 motivos, ainda não tinha descoberto a real vantagem que advêm do tamanho das mesmas, fora os anéis de zoom e focagem, e agora qualquer "marmanjo" compra uma suposta bridge em vez de uma compacta devido ao preço, e anda por ai a mostrar o tamanho da objectiva, resumindo para mim não passam de máquinas "para inglês ver", a não para quem as usa a nível profissional!

Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos Rui Marto.

Abraço, Kult.
 
Penso que ninguém usa uma bridge a nível profissional. Normalmente profissionais optam por uma SLR, nem que seja da gama de entrada.
E sim, muita gente compra bridges só porque são grandes e aos olhos de leigos são máquinas "à pro". Não descartando, no entanto, aqueles que compram uma bridge porque querem uma máquina com mais zoom ou porque gostam mesmo da ergonomia das mesmas.
E nestas gamas altas não acontece isso, mas nas baixas é comum as compactas não fazerem tanta coisa como as bridges. Muitas compactas nem modos manuais têm.
 
Boas ainda não consegui estar com a máquina na mão, ando muito ocupado :S

Mas tenho andado a ver preços e o melhor sítio para comprar, e surgiu-me uma dúvida, que gostaria que alguém pudesse esclarecer. A garantia é dada directamente pela Canon ou tem que ser tratada nas lojas? E como se processa? Eles recolhem ou um gajo tem que enviar, já agora é feita em território nacional?

Abraço, Kult.
 
Back
Topo