[PSP] Grand Theft Auto: Chinatown Wars (Rockstar Games)

Percebo as vossas perspectivas, tanto a de quem diz que o jogo é divertido (tenho a certeza que sim, afinal o gta sempre foi divertido) e a de quem diz (como eu) que por esta altura do campeonato uma camera overview ou topdown não parece, à partida, grande apelo às vendas do jogo para esta consola.

Eu nunca experimentei o jogo na DS, não porque não quis, mas porque praticamente ninguém que eu conheço tem ds e os que têm não têm este jogo...daí nunca ter surgido oportunidade. Quanto ao da psp se não conseguir encontrar ninguém que o tenha, compro de boa vontade. Se não gostar...fica para a colecção (não, não compro jogos para coleccionar, mas neste caso :P)
 
Mas também , nunca percebi uma coisa.
O GTA CW na DS foi feito em vista Overview por opção , ou porque foram "obrigados"?

Eu acho que rockstar no seu perfeito juizo sabe que formula 3D + thirdperson + GTA = €€€
Não sei a idea deles estarem apostar no overview , aposto que nem vende metade do que LCS ou VCS.
 
O GTA CW na DS foi feito em vista Overview por opção , ou porque foram "obrigados"?
Opção. A DS tem capacidade para gráficos 3d. Até vai sair agora um jogo do estilo do GTA em third person.

No entanto vou ser sincero, acho que o aspecto do CW é um mimo. Depois de o jogar quem não quer ver a versão em third person sou eu :P


Eu acho que rockstar no seu perfeito juizo sabe que formula 3D + thirdperson + GTA = €€€
Não sei a idea deles estarem apostar no overview , aposto que nem vende metade do que LCS ou VCS.
Eles estão satisfeitos com as vendas e os jogos na DS vão sempre vendendo. Não duvido que chegue a números do VCS.

Se este for com visão top-down e o pessoal da PSP o criticar por isso só vai dar razão a quem diz que fãs de GTA e PSP (e portugueses da Playstation no geral) só vêem gráficos realistas a frente, mesmo que o resto (gameplay, som, longevidade, originalidade, etc) esteja uma bodega.


GTA realistas já vocês jogaram muitos, porque não mudar um bocado de ar e jogar algo estilizado e que seja original em vez de terem mais do mesmo?
 
Acho que se estão a precipitar em juízos do jogo. Não é por não ser em 3D típico que o jogo será mau. Os GTA's da PSOne eram em 2D e eram divertidíssimos, de morrer a rir e muito viciantes.
 
Se este for com visão top-down e o pessoal da PSP o criticar por isso só vai dar razão a quem diz que fãs de GTA e PSP (e portugueses da Playstation no geral) só vêem gráficos realistas a frente, mesmo que o resto (gameplay, som, longevidade, originalidade, etc) esteja uma bodega.

GTA realistas já vocês jogaram muitos, porque não mudar um bocado de ar e jogar algo estilizado e que seja original em vez de terem mais do mesmo?

Eu quando disse a formula, foi mesmo a pensar nisso.
Pessoalmente não me insiro nesse grupo , não ligo só as graficos , poraque aqui até nem se fala nos graficos , mas assim na camara , que é o mais que tudo em titulos como este.

E pessoalmente não gosto dessa camara mas posso até vir a mudar de ideas , afinal GTA é GTA
 
Por acaso agora fiquem um bocado... wow!
Então mas o CW não tem montes de coisas feitas especificamente para a DS?
2 ecrãns, touchscreen, micro, etc?
Pelos screens e pelo que li, não me parece que vá ser fácil converter a diversão da versão DS para a PSP...
 
Acho que se estão a precipitar em juízos do jogo. Não é por não ser em 3D típico que o jogo será mau. Os GTA's da PSOne eram em 2D e eram divertidíssimos, de morrer a rir e muito viciantes.
Vamos lá ver eu não tou a dizer que é mau, simplesmente não vai tar o mesmo apelo acho que é um facto incortornavel.

Depois temos ali o Coolmaster a dizer estas tretas

Se este for com visão top-down e o pessoal da PSP o criticar por isso só vai dar razão a quem diz que fãs de GTA e PSP (e portugueses da Playstation no geral) só vêem gráficos realistas a frente, mesmo que o resto (gameplay, som, longevidade, originalidade, etc) esteja uma bodega.
Não compliques o que é simples e para não falar nas generalizações estupidas do tipo portugueses e utilizadores playstation em geral...

Ve se percebes estes nº's:

Grand Theft Auto 2 - 2M < Top Down
Grand Theft Auto 3 - 15M < Passagem para Terceira Pessoa

Diz-me o que é que a fanbase GTA prefere a porcaria de uma camera top down ou a porcaria de uma camera em terceira pessoa ? não é uma ciencia e não é o facto do jogo ser bom ou mau,o facto simples é este o GTA tem mais vendas em terceira pessoa ponto final.

Dai que é natural que vá existir muito pessoal que nem vai olhar duas vezes para o jogo porque não tá na perspectiva que eles gostam e não não tem haver com os portugueses em geral é um fenómeno mundial. :o
 
Última edição:
Pessoalmente achei o CW bem melhor que ambos os GTA's da PSP, daí que me faça tanta confusão tanta critica ao jogo apenas por causa da camera...

O jogo é excelente, ao contrário dos outros da PSP desta vez senti que estava a jogar um jogo realmente pensado para a consola em questão e tendo em atenção o facto de ser uma portátil e não um GTA a imitar o das consolas domésticas no qual se foi "cortando" coisas até o jogo "caber" na consola (e disto isto, até gostei dos jogo, mas fiquei com essa sensação).

O jogo (CW) é divertido, tem praticamente tudo o que se pode esperar de um GTA e até mais algumas coisas (e não falo em GTA's portateis...), e se não conseguem desfrutar disso só por causa da camera, então sinceramente estão a desperdiçar um grande jogo. Pouco interessa se vende bem ou mal, se tiver a qualidade do da DS e só não o jogarem por causa da camera então vocês é que ficam a perder...


A grande duvida é como vão dar a volta aos aspectos pensados especificamente para as caracteristicas unicas da DS.
 
Grand Theft Auto 2 - 2M < Top Down
Grand Theft Auto 3 - 15M < Passagem para Terceira Pessoa

Diz-me o que é que a fanbase GTA prefere a porcaria de uma camera top down ou a porcaria de uma camera em terceira pessoa ? não é uma ciencia e não é o facto do jogo ser bom ou mau,o facto simples é este o GTA tem mais vendas em terceira pessoa ponto final.
Não acho a comparação legitima, é como dizer que o FF7 foi o FF que vendeu mais e como tal os jogadores preferem jogos com fundos pré-renderizados e personagens 3D (e já agora com gráficos psone 1997). porque não? foi quando o franchise realmente fez um breakthrough não foi? e no entanto, muitas pessoas incluindo eu não gostam do jogo, ou preferem installments mais antigos como o FFVI.

O GTA foi um franchise que demorou tempo a estabelecer-se como é hoje, é apenas natural que os GTA's antes do terceiro, numa plataforma nova (o pulo dos 128-bits) e com o hype todo que andou em roda dele tenha vendido mais depois da caminha feita e nome que o GTA2 deixou. (incluindo o facto de a Rockstar o disponibilizar para download de graça)

Há que olhar para a subida de popularidade de um franchise (na altura) novo como ela é... uma coisa gradual.

De resto não duvido que o 3D na terceira pessoa seja mais apelativo às massas, mas acho que nunca foi esse o ponto... o ponto é que o chinatown wars, e o GTA2 que tu arrastaste para aqui... são jogos bons, e tidos muitas vezes pelos seus fãs como melhores que os jogos 3D third person, é simples... E arrisco-me a dizer, que é perfeitamente legitimo.


Qual o ponto em andar a discutir isto?
 
Última edição:
Não tem sentido nenhum a vossa discussão , uns gostam de Overview os outros de Thirdperson , o jogo não pode agradar a todos.

E retiro o que disse em relação as vendas , como tem GTA no nome , vai vender bem , aliás 70 % das pessoas que comprarem o jogo nem vão saber que tem uma vista Overview. Sim estou a falar do esteriotipo dos utilizadores PS aqui em portugal
 
Podes sempre comparar os no's do Vice City com o do GameBoy Advance :b era só para demostrar que as massas preferem a perspectiva em terceira pessoa nada mais como tu até concordas.

De resto não duvido que o 3D na terceira pessoa seja mais apelativo às massas, mas acho que nunca foi esse o ponto... o ponto é que o chinatown wars, e o GTA2 que tu arrastaste para aqui... são jogos bons, e tidos muitas vezes pelos seus fãs como melhores que os jogos 3D third person, é simples... E arrisco-me a dizer, que é perfeitamente legitimo.
Como já disse ninguém ta a chamar os jogos de maus eu não tou pelo menos nem tou a discutir isso, agora acho perfeitamente legitimo alguem criticar o facto da perspectiva ser top down, eu por acaso começei a jogar GTA desde o 1... agora se formos a ver a maioria começou a jogar desde o GTA3 ou seja tando habituados a perspectiva em terceira pessoa e dai acho que é perfeitamente legitimo criticar a mudança para uma de top down.

Secalhar uma comparação é o RE3 > RE4 em que houve pessoal que não gostou da mudança e a criticou.

E concordo não vale apena tar a discutir tudo não passa de uma questão de gostos nada mais.
 
Última edição:
Não compliques o que é simples e para não falar nas generalizações estupidas do tipo portugueses e utilizadores playstation em geral...
Será assim tão estupido? Esta thread esta a dar razão a isso, se não o vês não há nada que eu possa fazer.

Ve se percebes estes nº's:

Grand Theft Auto 2 - 2M < Top Down
Grand Theft Auto 3 - 15M < Passagem para Terceira Pessoa
E só por isso é que não pode haver um GTA de volta as origens e com um aspecto original e diferente daquilo que tem havidos nos últimos ano? Só por isso faz mau?

De resto o IEA já te respondeu.


Podes sempre comparar os no's do Vice City com o do GameBoy Advance :b era só para demostrar que as massas preferem a perspectiva em terceira pessoa nada mais como tu até concordas.
Estas a comparar o "incomparavel". O público tipico do GBA não é o mesmo da PSP, que se deixa seduzir mais por jogos tipo GTA. Não estou aqui a fazer juizos de valores ou qualidade, é um facto.


E concordo não vale apena tar a discutir tudo não passa de uma questão de gostos nada mais.

A partir do momento em que vês pessoal a dizer que não quer saber só porque não é third-person sem saber sequer absolutamente nada do jogo, sem terem jogado o da DS para saberem se é bom ou mau avaliando essa mesma qualidade no tipo de perspectiva sinto-me completamente no direito de fazer este tipo de observações.
 
Não duvido que o jogo seja bom (basta ler as reviews) ou divertido, mas simplesmente, não é o GTA que estamos habituados no presente.

Só a ideia de que um GTA como este possa ser melhor do que os que saíram desde o III é simplesmente um atentado à inteligência das pessoas, pois a nível de abrangência nem se podem comparar sequer. Sim, é um retrocesso, e se for encarado como uma continuação daquilo que temos visto no franchise, é óbvio que será um produto inferior.

O melhor exemplo que posso dar aqui para descrever o meu ponto de vista é o sentimento que tive ao pegar pela primeira vez no GTA III (ponto)

É um tipo de sentimento que nunca na vida conseguirei sentir neste, embora me possa divertir imenso com o jogo. Era bom que as pessoas aqui conseguissem perceber isso, e que apesar do jogo poder ser muito bom (nem ponho isso em causa), não deixa de ser um retrocesso para quem está habituado ao GTA do presente.
 
Não duvido que o jogo seja bom (basta ler as reviews) ou divertido, mas simplesmente, não é o GTA que estamos habituados no presente.
Ou seja, segundo essa perspectiva, generos como os side-scrollers já deviam ter acabado à muito tempo.

Só a ideia de que um GTA como este possa ser melhor do que os que saíram desde o III é simplesmente um atentado à inteligência das pessoas, pois a nível de abrangência nem se podem comparar sequer.
Jogaste-o? Porque é que um GTA nestes moldes não pode ser melhor do que um third-person? É isso que eu não consigo entender, estão a reduzir a qualidade de um jogo só porque passa a ser top-down e não third-person? Isso sim é um atentado a inteligência e demonstra limitação.

Sim, é um retrocesso, e se for encarado como uma continuação daquilo que temos visto no franchise, é óbvio que será um produto inferior.
Ou seja, no teu entender o Vice City Stories e Liberty City Stories são superiores ao Chinatown wars só com base na perspectiva da cam. Certo? Lamento então que toda a critica e quem já jogou os três discordar.


Eu não estou aqui a dizer que top-down é que é, que third-person sucks. Que este é melhor que aquele bla bla. Nada disso, a minha participação nesta thread resume-me a criticar de forma objectiva a vossa reacção/percepção das coisas.
 
E só por isso é que não pode haver um GTA de volta as origens e com um aspecto original e diferente daquilo que tem havidos nos últimos ano? Só por isso faz mau?
Acho que ele no reply que me fez até se desmarcou disso... independentemente de gostar mais dos 3D ou 2D. O resto é semantica e gostos.

(não deixo de concordar que a analogia com o gta do gba não faz sentido algum ao meu ouvido, no entanto)
 
Ou seja, segundo essa perspectiva, generos como os side-scrollers já deviam ter acabado à muito tempo.

Pergunto-me como chegaste a essa conclusão a partir do meu post.

Jogaste-o? Porque é que um GTA nestes moldes não pode ser melhor do que um third-person? É isso que eu não consigo entender, estão a reduzir a qualidade de um jogo só porque passa a ser top-down e não third-person? Isso sim é um atentado a inteligência e demonstra limitação.

Ou seja, no teu entender o Vice City Stories e Liberty City Stories são superiores ao Chinatown wars só com base na perspectiva da cam. Certo? Lamento então que toda a critica e quem já jogou os três discordar.

Eu não estou aqui a dizer que top-down é que é, que third-person sucks. Que este é melhor que aquele bla bla. Nada disso, a minha participação nesta thread resume-me a criticar de forma objectiva a vossa reacção/percepção das coisas.

A critica avaliou-o como o jogo que é, ou seja, algo com uma perspectiva top-down, comparável aos 2 primeiros. Já os da PSP são avaliados em comparação com os títulos vistos na PS2/Xbox (III, Vice City, San Andreas).

Há uma enorme diferença aí!

E continuo na minha, dizer que um GTA top-down consegue ser melhor do que a evolução trazida com o GTA III, é um completo atentado à inteligência.

Por amor de deus, a abrangência (e não me canso de dizer - ABRANGÊNCIA) que um GTA a partir do III nos consegue criar no mundo do jogo é inigualável até mesmo por outros jogos dentro do mesmo género, quanto mais por um jogo com uma visão top-down.

Quem lê alguns dos comentários deste tópico fica com a ideia de que há aqui pessoal que não evoluiu deste o GTAII. Percebam as limitações de um jogo com este estilo sff, não é pedir muito.

Já disse e repito, este Chinatown Wars aparenta ser um grande jogo (basta ler as reviews), mas nunca na mesma base dos outros GTA's. Apenas isso.
 
Pergunto-me como chegaste a essa conclusão a partir do meu post.

Disseste:
Não duvido que o jogo seja bom (basta ler as reviews) ou divertido, mas simplesmente, não é o GTA que estamos habituados no presente.
No presente os side-scrollers já são menos comuns e o pessoal já não esta habituado a eles. Isso não quer dizer que não devam existir na mesma. Foi nesta perspectiva que disse isso, mas compreendo que seja um argumento um bocado puxado. :P

A critica avaliou-o como o jogo que é, ou seja, algo com uma perspectiva top-down, comparável aos 2 primeiros. Já os da PSP são avaliados em comparação com os títulos vistos na PS2/Xbox (III, Vice City, San Andreas).

Há uma enorme diferença aí!
Então porque é que um GTA na PSP com top-down não pode ser o melhor para a franchise neste momento? Basta a critica avalia-lo como tal e não como poderia ser em third-person.
 
April 19, 2009
GTA: Chinatown Wars should be a PSP game


Grand Theft Auto: Chinatown Wars is an extremely fun game. The developers at Rockstar have done a mighty fine job in translating the latest iteration in the famous franchise to the Nintendo DS. However, despite the high expectations the sales have been lackluster. Rockstar may have made a mistake switching from the PSP to the DS. According to Gamasutra, GTA: Chinatown Wars only managed to sell a measly 89,000 during its first month on the DS. Another hardcore game, Mad World only managed to sell around 66,000 on the Wii. The two main factors that tie both games are the fact that they are geared towards the mature audience.
With over 100 million Nintendo DS handhelds out in the wild, a measly 89,000 seems pathetic. There is little doubt that Rockstar decided to skip over the PSP and shoot right for the DS after realizing that the user-base was twice the size. However, the fatal mistake the studio made was judging the main audience of the Nintendo DS. The vast majority of the DS owners wouldn’t be interested in a game like Grand Theft Auto.

The studio just got a little too greedy for its own good. The series has been extremely successful on the PSP in the past. Sales for GTA: Liberty City Stories and Vice City Stories have topped 9 million units sold on the PSP.
To get the game working on the DS, not only did the studio have to resort to cell shaded isometric graphics, but the signature voice acting is glaringly missing in the Chinatown Wars. If I could offer one bit of criticism to Rockstar, the studio needs to stick to the PSP because that is where fans are.
http://gamer.blorge.com/2009/04/19/gta-chinatown-wars-should-be-a-psp-game/


GTA Chinatown Wars:Why It Failed On The DS

Take Two in line with any unfaithful third party developer has decided to port one of the biggest and arguably best DS games onto its competitors platform the PlayStation Portable. Although this news comes as a major update to most PSP owners and the community at large, during the announcement of Chinatown wars for the DS, Jack Tretton was pretty sure that there would be another GTA headed for their machine.

Although the triumphant calls echo across millions of PSP users, two points come onto the fore. The stability of Nintendo's gaming machine(s) in handling an audience which according to Tretton is not above 12 and the transitional experience that made the DS experience different from the previous versions of GTA that had already been released on the PSP.

An audience that understands a platform is extremely important while crafting a game, when Rockstar initially conceived Chinatown wars they were confident in tapping an audience whose brain had started to rot going through Legend Of Zelda:Phantom Hourglass and Ninja Gaiden for the nth time, the developers also looked upon the DS's strength which lay in the ability of not pushing polygons and power but emulating the notion of touch through the stylus that explains why numerous users love ameliorating their cranium with “Brain Age: Train Your Brain in Minutes a Day!” The primary reason for failure of the title onto the DS was levels acceptance of the game in relation to its appearance.

There is an enormous army of GTA fans lined up who wait patiently for the next GTA release, however out of these fans only a minority fall in the line who look at videogames not emulating a form of entertainment but acting out as a medium to construct and develop an alternative form of language and communication. The larger segment of the population who did look at GTA:Chinatown wars perceived it as an object that went back to old top down perspective of the original games, which in their minds was inferior to the full three dimensional world that was offered to them on the PSP. This axed the possibility of the game from being anywhere close to a potential system seller which was apparent with the GTA's on the PSP.

The transition to the PSP is merely a marketing move by the company to recuperate on the horrible sales figures for the game which falls out of line when compared to the user base the DS commands. Although Rockstar promises numerous additions planned out for the port, including an enhanced engine and perhaps in game music and dialogues, the prospect of the game becoming a huge seller on the PSP is infact an ancient marketing ploy of association and relation which translates into identifying a popular franchise with a particular console. A recent example of such a technique was seen with Halo:Wars, where the larger segment of the population bought/rented the game were under the impression that this was the next Halo(read FPS) to hit the market.

Though Chinatown wars will have to remove all the sections that utilized the stylus and replace it with a few timed button presses and induce upon a sense of monotony in the game. The greater audience of the game might just fall with the promise of updated graphics which may translate 3d redition of a GTA world smilar to Liberty City Stories and Vice City Stories for the PSP.

The audience that Nintendo deals with is another important piece of the puzzle, the company does boast of millions of sales for their own franchises which have stood the test of generations, but the machine fails to look upon satisfying the needs of a minority who stood by Nintendo through its period of regret by not releasing a consistent flow of titles that will keep the attach rate for such individuals sufficiently high enough for franchises like GTA/Ninja Gaiden work. Releasing a single AAA game in a span of one year seems to provide an insufficient material for such players to shift to other gaming machines which have a broader range of game lineup to boot.

Chinatown wars could have been made a successful project had Nintendo taken the initiative to promote the game on their console, instead it still lies hedging on the notion of family based gaming. Developers are merely pushing their luck on their consoles looking at their massive install base, but forget their actual audience falls under a minority in the vast ocean.
http://www.skoar.com/features/games/gta-chinatown-warswhy-it-failed-on-the-ds.html?Itemid=48
 
Última edição:
Oh .DX., isso é tudo conversa da treta do pessoal da Sony. É completamente biased e é a tipica conversa de que "nos é que temos a pila maior". Começa logo na idade media que ele acha que os utilizadores da DS têm. Nem vejo nada de relevante que isso trás a discussão.

Além do mais a Take two já disse que esta satisfeita com as vendas do jogo, nem sequer se pode discutir mais nada quando eles proprios dizem isso.


Edit: além do mais o primeiro artigo tambem é idiota. Falam nas vendas na primeira semana nos EUA, mas dão o número da userbase mundial... haha.
 
Back
Topo