1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

PSP/PSV PSP vs DS

Discussão em 'PlayStation' iniciada por Ansatsu, 6 de Setembro de 2005. (Respostas: 28; Visualizações: 3764)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Ansatsu

Ansatsu Power Member

O que acham das duas novas consolas de bolso?

Ambas vão ter os seus jogos exclusivos mto bons, Metal gear acid e Gran Turismo Mobile são exemplos na PSP, na DS os Mario, Mario Kart e Zelda são sempre aqueles jogos fenomenais que qualquer um keria ter para jogar.

Penso que a PSP é uma consola que tem um potencial de Multimedia mto superior ao da DS e isso agrada-me mto, e ter um ecrã 16:9 é espectacular tb. Por outro lado o facto da DS ter 2 ecrãs e um deles touch screen tb é um facto mto engraçado para ser aproveitado nos jogos.

As medidas da PSP são 170mm x 74mm x 23mm e as da DS 148.7 x 84.7mm X 28.9mm, sendo a PSP um pouco maior mas mais fina, em contra partida a PSP é mais leve, pesando 260g e a DS 275g. Na minha opinião pessoal a PSP é a mais bonita das duas.

Quanto a specs, a PSP tem um CPU que funciona a 333Mghz, e a DS dois que funciona um a 66Mghz e outro a 33Mghz.
    Sei que a a PSP tem 32 megas de ram e 4 megas de video e n faço a minima ideia quanto tem a DS.
    Mas em qualidade grafica acho que é inegavel que a PSP leva vantagem.

Quanto a baterias, penso que aqui a DS leva grande vantagem... a Sony diz que a sua bateria deve aguentar entre 3 a 6 horas, dependendo do uso k da-mos, o UMG gasta um kito. A Nintendo diz k a bateria da DS dura entre 6 a 10 horas.

A DS custa menos, 150€? e a PSP 250€

Ambas as consoals são boas, mas na minha opinião, se n puder ter as duas, escolhia a PSP, mas claro ia ficar com raiva daqueles k tinham uma DS e podiam jogar o Zelda, Mario Kart, Castlevania DS etc...

2. Mitch

Mitch Banido

Acho que não são realmente concorrentes, não abrangem o mesmo mercado.

3. Ansatsu

Ansatsu Power Member

O mercado da DS é os gamerz, e quer queiramos quer não, o mercado da PSP é os gamerz tb, mas tb engloba outros mercados na zona da multimedia.

Mas maior parte das pessoas que compram a PSO, compram para jogarem jogos, é o seu ponto forte :)

4. Sadino

Sadino I'm cool cuz I Fold

Em princípio poderás jogar esses jogos com um emulador :). Os únicos que deverás ter grandes problemas são os que usam o touchscreen.

5. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Mas isso é ilegal... e no DS é suposto todos usarem o touch screen, tb tens jogos k usam o microfone, não te esqueças que eles só conseguiram correr o mpeg do metroid prime a 2/4 frames por segundo... a mim, pareçe-me impossivel que consigam full speed em 3D.

temos de ver que a N64 foi presiso 1 PC com 700 MHz e uma grafica decente para a emular inicialmente a full speed, e supostamente o DS é mais potente que isso, a PSP não bate uma dreamcast que por sua vez a maior coisa k emulou a full speed foi o GT2 e metal gear da PSone através do bleem.

Creio que o objectivo deles é que corra mais ou menos os jogos 2D uma vez que é só o dobro da potencia do gba (no chip 2D arm7), mas 3D é para esqueçer.

De qq maneira creio que é fácil de perceber como qq pessoa com 1 DS se sentiria por parte de pirataria da DS na PSP, é de muito mau gosto das pessoas que estão a tentar isso, é a mesma coisa que agr vir aí a PS3 e é mto mais potente que tudo o resto e alguém diz "vamos fazer um emulador de X360 para não termos de comprar uma", pirataria é pirataria e enquanto que à coisas relaticamente aceitáveis, as consolas desta geração emuladas na consola dos outros é de incrivel mau gosto, se querem jogar DS comprem uma.

pessoalmente não quero 1 emulador de PSP pa DS :P

6. Sadino

Mesmo que compres o cartucho do jogo? Há a obrigação de o jogar na DS?

Depende das optimizações que fazes no emulador. A DS é mais potente que a N64? Tinha a impressão que a DS era uma Gameboy ao qual foi acrescentado o touchscreen :confused:

Tendo o exemplo do emulador Bleem, não estou a ver muito bem aonde é que há pirataria uma vez que compres o jogo. Uma coisa é as companhias não gostarem, outra coisa é ser ilegal. Faz-me parecer que o Bleem era legal, de tal forma que a Sony o comprou :D

O sentimento das pessoas que têm DS conta pouco no que podes fazer na PSP, pelo menos a mim é para o lado que durmo melhor se vier comprar uma PSP e quiser colocar um emulador.

Isso não me parece de modo algum possível do ponto de vista técnico.

7. zx-9r

zx-9r Power Member

sao consolas para 2 segmentos de mercado diferentes...

uma analogia seria perguntar "o que é melhor, PC ou mac?"... ora bem, depende da pessoa e dos fins para que querem o PC

no geral, penso serem ambas excelentes consolas, tanto uma como outra

8. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

não creio que alguém sem uma DS compre o cartucho só para ser legal e mesmo que haja 1 que o faça sabes que 100 não o farão, é simplesmente uma grande tentação.
    gba= arm7 a 16 MHz
    nds= arm7 a 33 MHz+arm9 a 67 MHz
    eu n tva a dizer que o bleem era ilegal, mas sim a comparar a dreamcast em poder à psp, sem o bleem a coisa mais potente que a DC emulou foi a SNES
    ou seja, não irias comprar o cartucho original para ser "legal"
    estava a brincar :p mas tb n m pareçe possivel 1 emulador de psp a correr DS full speed, não acho possivel, nem quero.

Última edição: 6 de Setembro de 2005
  9. Sadino

A minha questão não era a quantidade de pessoas que o faria ou não, esse é outro assunto!
    A minha pergunta é, se ao comprares o cartucho já é legal jogar o jogo por intermédio de um emulador?

Eu estava a falar do sentimento das pessoas quererem ou não, e não se não o iria fazer. Mais uma vez são assuntos diferentes!

10. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Isso é um território pantanoso, porque as empresas de facto têm os direitos das plataformas que fazem, de modo que ninguém pode fazer um clone de PS2 que corra os jogos de PS2, quem diz PS2 diz outra consola qualquer, eventualmente 20 anos depois da consola ser concebida a empresa deixa de ter direitos sobre a plataforma, é por isso que temos clones de NES no japão aos montes sem serem da nintendo.

não tornaria legal, mas caso tivesses o jogo ninguém te poderia julgar por isso, da tua parte estarias na legalidade, o que seria potencialmente ilegal é o desenvolvimento do emulador de uma arquitectura que pertence a outrém para PSP, não à a desculpa dos pc's de "development tool", de facto são equipamentos para o mesmo mercado. (sim podem coexistir, mas uma estará muito ameaçada se uma delas der para jogar os jogos da outra :/)

eu entendi até aí, mas a razão de fazeres um emulador de GBA para PSP é para jogar os jogos que estão no mercado, a custo zero, eu acho aceitável correr SNES e etc, mas não as consolas que estão à venda no mercado.
    Agora as pessoas sempre vão querer as coisas sem pagar por elas, por isso claro que querem um emulador de outra consola que está no mercado, para PSP é tão simples como isso.

11. Sadino

A partir do momento em que tens o precedente Bleem, o que dizes acima da legalidade dos emuladores já não se aplica.
    A única questão a que te podes "agarrar" é se podes ter uma imagem do jogo num cartão de memória. Fora isso não tou a ver mais nenhuma potencial ilegalidade.

Do meu ponto de vista faz sentido em investir apenas numa consola e conseguir jogar multiplataformas se pagar pelos jogos. Do ponto de vista das empresas não, mas dado que podes jogar jogos PS1 numa Dreamcast desde que pagues os jogos, parece-me que estamos na legalidade.

12. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

claro que se aplica, senão a sony faz 1 jogo para PS3 e apareçe na xbox 360 emulado? achas k a Sony não pode fazer nada contra isso? a propriedade do sistema é da Sony.

Aliás quando aconteçeu a coisa do bleem a PSone ainda estava no mercado, não havia PS2, tanto que a sony os processou.
    faz sentido comprar numa consola e jogar outras consolas sem pagar pelos jogos? para quem está interessado em pagar o preço do sistema e não comprar mais nada talvez, mas nesse caso tb faz sentido correr jogos piratas da própria PSP, mas achas que se toda a gente fizer isso a empresa de quem estás a jogar os jogos vai ter dinheiro para fazer mais para a consola onde era suposto a coisa correr?

é esse o problema, quando tás a comprar 1 jogo tás a fazer de maneira indirecta 1 investimento na empresa, agora eu sinto-me injustiçado se dou dinheiro por algo que as outras pessoas todas pirateiam e têm de borla, mas não é por isso que vou deixar de comprar.

EDIT: li "sem pagar" em vez de "se pagar" :X se pagares acho legitimo a ti ninguém te toca, mas. nunca será legal do ponto de vista de desenvolver o software que o permite, um emulador a 100% de uma plataforma faz com que outra consiga correr o software da inicial e por isso viola os direitos que a empresa tem sobre a plataforma.

Claro que estas coisas o gajo k desenvolve não vem cá para fora dizer "chamo-me zé manel e livo em lisboa rua X e o meu telefone é: é só por isso que ficam impunes, pk o fazem de maneira anónima. o que não torna legitimo, se o fazem de maneira anónima é pk n tão protegidos pela lei, suponho.

A ocasião faz o ladrão e enquanto que tu és capaz de pagar, mais ninguém estará disposto, então andam a jogar freebyes de jogos da outra empresa.

13. Sadino

Processou e PERDEU!! ;) Por isso é que o Bleem era legal.

O Bleem era um emulador. Tal como ele podem muito bem surgir outros. Não estou a ver a ilegalidade.

14. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

só pk o bleem ganhou uma batalha não quer dizer que tenha ganho a guerra, o facto é que ainda não apareçeu outro bleem, e o bleem possivelmente era legal porque a PSone era uma consola bastante simples, o R3000 (salvo erro) que ela usava era propriadade de outros bem como qualquer componente à exepção do chip de som, duvido que isso se aplique para com a EE da PS2 e para com o CELL da PS3.

o facto que tornava o bleem legal era poderes ler os cd's originais na dreamcast. e na psone n podes meter cd's nem cartuchos de DS.

temos de ver que as contas de install base se fazem pelo numero de consolas vendidas e os developers escolhem mtas vezes fazer jogos para a consola com mais install base, mesmo que se comprem os originais para jogar na PSP é uma desvantagem para a nintendo.

15. Sadino

Aí estás a especular. Mas se é por causa de propriedade dos outros então o aparecimento de clones seria legalmente possível, e eles nunca apareceram :-/

Esse é o tal argumento que eu referi acima em que poderias inviabilizar a legalidade de poderes jogar jogos noutra consola :)

Concordo que é uma desvantagem para a Nintendo a emulação.

16. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Sim é um pouco especulado, mas sabes que a Psone poderia ser um clone/compativel com Super Nintendo? A sony tinha os direitos para incluir um leitor de cartuchos de SNES na sua nova Playstation e tudo.

artigo aqui: http://www.n-sider.com/articleview.php?articleid=279

existem direitos sobre os sistemas, senão a propria sony faria emuladores oficiais para as consolas deles, nc apareçeram clones de PSone porque eram muitas peças exigia fabricas complexas, o que não aconteçe com as Famicom/NES.

por exemplo a Microsoft nesse caso podia ter embutido retrocompatibilidade com os cds de PSone fácilmente sem ser processada pela sony, desde que os jogos fossem originais estava segura. como só chipada corre cópias de jogos seria o mesmo com os jogos de PSone, então porque achas que não o fizeram?

Emulação de um sistema é feita por reverse engenneering e não é por acaso, uma maquina que não a original e de uma empresa que não tem os direitos sobre a coisa que faça exactamente o que a original faz está a clonar essa mesma maquina mesmo que seja emulação de alto nivel num sistema superior

17. RavenMaster

RavenMaster Power Member

façam como eu... pensem 7575323 vezes antes de comprar
    a minha comparação foi:

Preço (a DS custava-me menos 100€ e ainda trazia o Splinter Cell de graça, jogo que custa alguns 50€ )
    Jogos (a DS corre jogos de DS/GBA sejam de que zona forem, sem duvida com menos qualidade em relação aos da PSP mas quem experimenta o Wario com a pen não quer outra coisa)
    Filmes/Música (ando sempre com um Pocketpc que faz isso e muito mais, não tenho máquina digital Sony nem faço intenções de ter, logo os cartões seriam comprados de propósito para a consola, e claro tenho sempre hipotese de comprar o adaptador para GBA/DS para poder ver filmes e ouvir musica a partir de qualquer cartão CompactFlash)
    Ecrã (quem jogou Splinter Cell/Underground/Wario sabe que jogar em duplo ecrã dá um gozo enorme principalmente controlar as coisas no de baixo)
    Wlan (o facto de se poder jogar Mário contra outras 3 pessoas sem elas terem o jogo é muito aliciante)

resumindo: quem quer uma "all-in-one" (sim, porque já ouvi coisas na Fnac do estilo: "Oh mãe, compra-me a PSP... ela até DVD's corre") compre a psp, quem quer uma consola de jogos compre a DS

resultado: comprei uma DS quando estive agora em Londres :D

18. doner

doner Power Member

Tal como muitos users já disseram, é comprarar o que é incomparável.
    Eu desde que meti a mão numa DS e testei o Metroid, até me vieram as lágrimas aos olhos com a quantidade de quadrados existentes nos gráficos...
    Por isso por aqui e não entrando em comparações, a escolha é a PSP.

19. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Mas quais são as specs da DS afinal? Só sei dos processadores arm7 e arm9, mas e memoria ram e de video?

20. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

o cpu é de facto, 1 dual core com 2 chips diferentes, 1 arm7 (33 MHz) e 1 arm9 (67 MHz).

Creio tem acesso a 320 KB de RAM aproximando-se assim da quantidade disponivel para o GBA serve bem para algum 2D, som, AI, Wi-Fi e tarefas complementares, a SNES tinha 128 KB de work RAM mais 64 KB partilhada entre o SPC700 e S-DSP e 64KB de VRAM, O GBA por sua vez tinha 32 KB + 96 KB VRAM (no CPU), 256 KB WRAM (externos), o arm7 do DS é basicamente uma versão melhorada, tem igual ou maior quantidade de RAM integrada.

o chip principal é um arm9 67 MHz que tem acesso à RAM toda (4MB) muito provavelmente também tem alguma integrada no cpu, mais que a do arm7.

em termos de funções o arm7 sendo uma variante do usado no GBA (16 MHz) é bastante avançado em rotações 2D, mode 7 e outros, basicamente uma SNES num chip (incluindo o chip super FX ou SA-1) e o segundo, pouco se sabe, sei que suporta Cell Shading.

os 2 CPU's têm buses de comunicação entre eles bastante rapidos mas o arm7 tem sempre acesso à RAM limitado (mas suficiente para jogos 2D).

chipsets graficos nem sei se tem, acho que a arquitectura arm pode unir as duas funções num só chip (mas posso estar enganado)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página