PSU de monitor

ortigas24

1st Folding then Sex
Ora viva, tenho um monitor avariado devido a uma trovoada, deixou de ligar, não da qualquer luz nem de standby nem "backlight" nada. Já está encostado a uns meses mas agora deu-me pa tentar descobrir o que se passa.

Assumindo que seja da PSU desmontei o monitor (LCD) e vi que tinha um fusivel, o mais certo seria estar queimado, infelizmente é de ceramica e não da pa ver a olho, testei continuidade com um multimetro e parece estar bom, apita, logo num rebentou, apos dar uma vista de olhos pelos condensadores, tambem não vejo nenhum inchado ou a reber/rebentado, e pronto cheguei ao limite das minhas capacidades xD

O que devo testar a seguir? e provavelmente como faze-lo..

TLDR: trovoada, monitor nao liga, sem qualquer luz, fusivel e caps em condiçoes, whats next?
 
2015-010.jpg
 
Sim é, b2230 salvo erro, é 1080p ainda dava pa o usar ou vender se lhe desse o jeito, ja me lembrei que talvez seja do "botao" de ligar, porque não é botão fisico, é touch, epah não vejo a olho vivo nada fora do comum, o resto dos componentes não sei testar
 
Tenta ligar tudo normalmente e enconsta os teus olhos no LCD e nota se consegues ver alguma image. Se necessário coloca as palmas das mãos ao lado dos olhos, como se estivesses a espreitar para dentro do LCD.
 
Acho que não existe necessidade de fazer isso, pois ele nem luz de standby tem. Se os capacitores e fusível estão bons então provavelmente pode ser o transformador principal ou o rectificador de ponte por causa da descarga inversa dos capacitores.
 
Aproveitando o tópico, tenho um monitor LG na mesma situação. Não dá qualquer sinal de vida, nem luz standby nem nada.

Acabei por comprar uma fonte igual numa loja chinesa, mas continua "morto".

Precisava assim testar as fontes, já que se a que veio estiver avariada, é pedir um refund. (ainda por cima a fonte que veio é USADA e não nova...)

Penso que dá para ligar a fonte igual uma fonte de PC, com o "jump start", ou seja é conectar o ON ao GND?

EDIT: bom a fonte fornece à placa do monitor 5V DC e nas duas fontes tem leitura OK (5.1x) mal liga na tomada. se calhar o ON junto do conector que vai até a logic board deve ser para ligar/desligar a iluminação.

ou seja o problema deve ser outro :(
 
Última edição:
Descarrega os capacitores de filtragem primária e mede os capacitores de saída dc, deves ter lá os 5v, 12v e talvez 3.3v. Se tiveres medições aproximadas provavelmente o defeito está na main board.
 
Não sei como se pode descarregar os condensadores primários. Claro que mantenho os dedos longe deles, são 450V ali a mão de semear em dose dupla :medo:

Bom, voltei a montar parcialmente e fiz um "jump start" e funcionou! O problema parece ser no switch de ON/OFF ou algo relacionado. O ultimo teste, já ligado ao PC, funcionou bem, com imagem e tal, mas não consigo desligar :D Só puxando o plug da tomada...
 
Há multímetros que têm essa função de descarga, mas um simples método é usar uma resistência 5k ohm 10w e fazer curto durante uns 10s.

Ainda bem que já descobriste e se for apenas o switch isso é fácil de resolver.
 
Bom parece que é o switch ou algo assim. como posso testar ou arrumar?

É que assim que ligo ele na tomada acende logo e não desligar mais :D
 
Bom partindo do principio que tens os 5v no 5vSB, e que ao fazeres o contacto com o PSON liga tudo o problema não está na PSU, provavelmente poderá estar na switch board, verifica a ribon os fios/fichas da switch board e faz um teste de continuidade ao botão de power.
 
Bom, fiz o teste de continuidade no switch de power e funciona (por baixo do PCB tem os contactos, quando clico no botão o multimetro apita).
EDIT: fiz o teste até a segunda switch board (é uma placa com os 6 botões do menus, de onde sai um cabo com 6 fios até a logic board e um cabo com 4 fios até a board do botão e LED de power, ou seja o switch, cabo e conector no "menu board" está OK, mas até a logic board já não consigo identificar quais dos fios é do power on/off (não tem nenhuma marcação)
 
Última edição:
Pelos testes acho que se pode excluir a switch board como problema, desta forma só resta a main board agora convém identificar o power on para poder seguir a pista e fazer testes. Tenta ver se consegues arranjar um esquemático para esse modelo.

Tenta neste site http://www.eserviceinfo.com/
 
Voltando à este tópico, hoje ao religar a UPS parece que deve ter dado um pico qualquer e o meu monitor DELL U2312HM deixou de funcionar, alias não dá qualquer sinal de vida quando tento ligar.

Tal como o caso do LG acima (que neste momento é o monitor que estou a usar...), desmontei tudo e inspeccionei a fonte. Não tem nenhum sinal de queimado, condensador inchado e/oubabado e não tem fusível.

O cabo que liga à placa lógica tem la marcações 5V, GND, etc e fiz leitura. 3 dos 4 pontos 5V tem voltagem o outro não (mas pode ser que só dê quando liga o monitor).

Esta fonte tem uma saída de 12V para ligar alguns acessórios da própria DELL, como docking station e colunas e só mostra 7 volts e tal. A fonte também faz um ruído tipo "click" a cada segundo ou dois.

Não era mesmo altura disto pifar ainda mais pelo simples ligar de uma UPS, que está boa (apenas anda a reclamar das baterias, embora a autonomia seja excelente ainda).

o chato é comprar uma fonte nova. O que encontrei os preços são altos, tipo 1/3 de um monitor destes novo, fora que pro Brasil demora meses a chegar e ainda arrisca a pagar imposto de importação de 60%.

EDIT: fotos.

DELL1.jpg


Fiação para a logic board.

DELL2.jpg
 
Última edição:
atualizei com 2 fotos. O que me preocupa é nem ser a fonte mas a logic board ou afins.

vi um anuncio num site de vendas de usados no Brasil de um monitor igual mas com o ecran avariado. Ver se abaixa o preço (pede 300 reais quando por 600 compra-se novos) se ainda compro aquilo e faço transplante...
 
Back
Topo