PSU entre 500W e 600W

blasphemer

Power Member
Boa noite,

agradeço ajuda para encontrar um fonte com os seguintes requisitos:

- Modular;
- Minimo 2 saídas PCI-e, 4 saídas SATA;
- Potência entre 500W e 600W;
- Valor entre 0€ e 100€

Obrigado
 
Raid - Dúvidas

Boa noite,

estou a pensar montar um sistema com dois discos SATAII em Raid e tenho algumas dúvidas para as quais agradecia o vosso esclarecimento. Seguem:

- Com dois discos o mais eficiente (rápido) será configuração em Raid0 Stripping, com dois discos de xGB a fazerem uma unidade rápida de 2xGB (penso que Raid1 faz redundancia de dados o que faz com que dois discos de xGB cada constituam, na prática, um disco de xGB)?

- Sobre a recuperação de dados, quando um disco se avaria, há sempre hipótese de o ligar noutro PC como disco secundário e tirar de lá aquilo que der. E no caso do Raid0 com Stripping? É que se os dados são guardados sequencialmente nos dois discos (penso que seja esse o principio do Raid0 Stripping) isto quer dizer que perdendo um deles não vou conseguir retirar nada? E para retirar alguma coisa como proceder?

Já agora, conselhos para um bom disco de 250GB, SATAII, para montar este sistema.

Obrigado desde já. Cumps.
 
Última edição:
Vamos la ver se eu percebi pk vai praí uma confusão enorme!!

Raid0 basicamente é de dois discos com as mesmas características e capacidade fazeres um disco (ex: 2*80Gb= 1*160GB), em que os dados são divididos pelos dois!

Raid1 basicamente é um mirror de dois discos, ou seja, os dados que são escritos num disco são automaticamente escito no outro.

Relativamente à recuperação de dados, no Raid0 é impossível recupera dados de um disco só, pois como os dados saõ dividos pelos dois discos perde-se a logica de dados! Em raid1 basta pegares no disco "saudável" ligares a um outro PC e fazeres o devido backup!

Um bom disco para de 250Gb SATAII para raid0 será um com 16Mb de buffer versão Single Plate (práto único!)
 
Boa noite,

pelos vistos expliquei-me mal, mas foi isso mesmo que quis dizer.

Daqui concluo que o que perder em Raid0 é para esquecer. Logo tenho de decidir entre a rapidez do sistema e a possibilidade de poder recuperar dados em caso de acidente (o Raid1 está fora de hipótese pois é pague 2 e leve 1).

Assim sendo vou optar e ficar-me por dois discos mas sem Raid.

Obrigado
Cumps.
 
...Usando 4 discos.

No meu sistema tenho um "array" raid 0 desde há um ano e meio e sem problemas de discos por enquanto... E os discos até nem são nada de especial.
 
Pois,

4 discos é muita fruta, e 2 que quando um falhe o outro também de nada serve nao dá.

Já agora, com HDD Sata a diferença de velocidades em Raid0 é muito significativa comparada com uma simples ligação SATA?

Cumps.
 
Pois,

4 discos é muita fruta, e 2 que quando um falhe o outro também de nada serve nao dá.

Já agora, com HDD Sata a diferença de velocidades em Raid0 é muito significativa comparada com uma simples ligação SATA?

Cumps.

Bastante significativa no que toca por exemplo a descomprimir ficheiros compactados (winrar...), no loading dos jogos, utilização de programas pesados que envolvem manipulação de ficheiros muito grandes, são algumas das operações onde notas diferenças mais significativas!

Cumps
 
Caixa

Boas,

agradecia que me indicassem caixa com as mesmas funcionalidades da NOX Coolbay 25, na mesma gama de preço e com capacidades de dissipação de calor identicas, mas com tomadas de ar frontais e traseiras.

É que o sitio onde a vou colocar não permite respiração lateral.

Cumps.
 
Boas,

e que tal a Gigabyte Triton 180. Parecer cumprir com a vantegm de ter, de raíz, instaladas duas fans de 120mm (uma frontal e outra traseira).

Cumps.
 
Softare de monitorização

Boa noite,

que software há para monitorizar as temperaturas do CPU e GPU assim como as rotações das fan destes componentes?

Cumps.
 
Tens vários.

Para o CPU, tens o Coretemp que é o que dá temperaturas mais acertadas.

Para a gráfica, tens o Rivatuner, que dá as temps da gráfica, bem como as rpm da fan. Penso que existe inclusivamente um plugin que permite por as temps do CPU também no rivatuner.


Eu para o dia-a-dia uso o Rivatuner e o Speedfan. Este último dá as temperaturas para uma série de componentes, rpm's das fans que tiveres conectadas à motherboard, e norma geral, dá-me a temperatura do CPU com um erro inferior a 1ºC relativamente às temperaturas apresentadas pelo coretemp.
 
Boa noite,

que software há para monitorizar as temperaturas do CPU e GPU assim como as rotações das fan destes componentes?

Cumps.

Para mostrar as temperaturas todas (CPU e rotação, GPU, HDD) só conheço o Everest, agora rotação da fan da placa gráfica nunca vi.

No site oficial http://www.lavalys.com/products.php?lang=en agora só tem as versões pagas, Corporate e Ultimate.

Mas aquela versão home de borla ainda existe algures na NET :) http://www.majorgeeks.com/download4181.html
 
Back
Topo