PSU gold 180W

Miguel_Pereira

Power Member
Boas, queria uma opinião.

Tenho um desktop SFF de escritorio com um Pentium gold G4560 e vou colocar uma GTX1050 de 2Gb.
Pelo que vi online, sistema semelhantes têm consumos na casa dos 100-130W em gaming.
O sistema tem uma fonte de TFX 180W gold (presumo que seja de qualidade por ser gold).
Acham que justifica mudar a fonte? Não vai haver nenhum tipo de OC, mas é verdade que em teoria é assim para o curto...
 
Gold não é certificado de qualidade. É apenas certificado de eficiência energética, e por vezes colocam o distico na caixa e não passa de marketing, basta olhar para um dos ultimos videos do Gamers Nexus para perceber.

Quanto à tua questão, recomendo sempre no máximo um sistema a 80% da capacidade máxima da fonte. Idealmente 50-60% que é onde tens o sweet spot da eficiência energética, mas nunca mais de 80%. Portanto no teu caso estás dentro do limite razoavel e não deve ser necessário trocar a fonte, quanto à qualidade da fonte não te sei dizer porque não conheço a marca mas parece-me ser algo duvidoso embora acho que neste caso o risco até pode compensar porque são componentes de baixo valor.
 
Ele falou em consumos em gaming. Portanto imagino que vá jogar alguma coisa que corra naquela gráfica.

EDIT: Outra coisa que reparei. Esse sistema vai consumir mais do que os calculos que colocaste em cima, além do consumo do cpu e do gpu não nos podemos esquecer que a board, ram e disco acrescentam sempre mais uns 50-60w no minimo. Portanto assim de repente eu nao arriscaria com essa fonte. Ate porque consegues coisas bem mais potentes por uns 20 euros
 
Última edição:
Se a grafica nao usa cabo alimentacao PSu deve dar e uso normal desse PC, mas pk uma grafica dedicada dessas?

Cps

Porque é o pc do meu escritorio. Como tenho que passar aqui algumas noites em que tenho umas horas para torrar, vou aproveitar para jogar uns joguinhos mais antigos.
O PC é um daquele SFF de trabalho e não me apetece mudar o pc todo só por causa de ócio, para jogar a sério tenho pc em casa. Sendo SFF só cabem gráficas de baixo perfil. O melhor que se arranja em low profile é a gtx 1650, mas para jogar joguitos mais antigos não me apetece pagar os valores parvos que pedem, por isso foi mesmo a 1050.
Encontrei uma GTX 1050 LP no ebay que entretanto já está instalada. Custou "apenas" 100€, que ao dia de hoje serve.

Até ver não tive problema com a fonte. Deixa ver. Também não leva sessões de torra muito grandes.

Onde vi os consumos que falei foi mesmo numa review. Não há assim nada de especial a consumir aqui:
CPU- 30-50W
GPU - 70-75W
resto do sistema - 20-30?

Power_01-p.webp
 
Porque é o pc do meu escritorio. Como tenho que passar aqui algumas noites em que tenho umas horas para torrar, vou aproveitar para jogar uns joguinhos mais antigos.
O PC é um daquele SFF de trabalho e não me apetece mudar o pc todo só por causa de ócio, para jogar a sério tenho pc em casa. Sendo SFF só cabem gráficas de baixo perfil. O melhor que se arranja em low profile é a gtx 1650, mas para jogar joguitos mais antigos não me apetece pagar os valores parvos que pedem, por isso foi mesmo a 1050.
Encontrei uma GTX 1050 LP no ebay que entretanto já está instalada. Custou "apenas" 100€, que ao dia de hoje serve.

Até ver não tive problema com a fonte. Deixa ver. Também não leva sessões de torra muito grandes.

Onde vi os consumos que falei foi mesmo numa review. Não há assim nada de especial a consumir aqui:
CPU- 30-50W
GPU - 70-75W
resto do sistema - 20-30?

Power_01-p.webp

Mas não podes julgar só pela média mas sim pelo máximo teórico devido a picos de consumo, acabas por dar trigger ao OPP da fonte que no caso de uma boa fonte só te desliga o sistema, no caso de uma fonte duvidosa pode danificar a própria fonte ou o sistema. Não nos podemos esquecer que com a idade as fontes vão perdendo capacidade, sendo que algumas delas já saiem da própria fábrica sem suportarem o que anunciam.

É como disse antes, deves ter componentes que vão até a um máximo de 80% de capacidade da fonte. E pelos meus cálculos já ultrapassas essa marca.
Se ligarem um contador de consumo a uma tomada dos vossos pcs, vão ver que muitas vezes ultrapassa a leitura dos próprios sensores internos, mesmo que meçam direitinho tudo desde board e discos. Tem que existir sempre uma margem de tolerância.

Podes tentar ligar e ver se funciona em gaming, embora não recomende, até pode funcionar. Se existir instabilidade do sistema pelo menos já conheces o principal suspeito.
 
Última edição:
Mas não podes julgar só pela média mas sim pelo máximo teórico devido a picos de consumo, acabas por dar trigger ao OPP da fonte que no caso de uma boa fonte só te desliga o sistema, no caso de uma fonte duvidosa pode danificar a própria fonte ou o sistema. Não nos podemos esquecer que com a idade as fontes vão perdendo capacidade, sendo que algumas delas já saiem da própria fábrica sem suportarem o que anunciam.

É como disse antes, deves ter componentes que vão até a um máximo de 80% de capacidade da fonte. E pelos meus cálculos já ultrapassas essa marca.
Se ligarem um contador de consumo a uma tomada dos vossos pcs, vão ver que muitas vezes ultrapassa a leitura dos próprios sensores internos, mesmo que meçam direitinho tudo desde board e discos. Tem que existir sempre uma margem de tolerância.

Pois, é por isso que estava a pensar se não compro uma fonte com maior capacidade no formato tfx, que é o que cabe aqui. Estas Lite-On costumam ser boas, mas 180W é a queimar...
Mas neste formato ou se compra uma bequiet por 65+€ ou é apenas marcas manhosas que falam em 350-400 mas não faço ideia se os fornecem...
 
Pois, é por isso que estava a pensar se não compro uma fonte com maior capacidade no formato tfx, que é o que cabe aqui. Estas Lite-On costumam ser boas, mas 180W é a queimar...
Mas neste formato ou se compra uma bequiet por 65+€ ou é apenas marcas manhosas que falam em 350-400 mas não faço ideia se os fornecem...

Arranjas TFX 500w por 20 paus, mesmo sendo marca manhosa deve ser suficiente para aguentar esse sistema
 
Back
Topo