Multiplataforma Psychonauts 2 (Double Fine)

Não é grande surpresa para mim, mas estou a adorar o jogo. Estou perto do fim e tenciono fazer tudo.

Joguei o primeiro há uns 10 anos e ficou-me na memória. Platformers são o género de jogo que marcou a minha infância, e hoje continuam a ser um dos meus géneros favoritos sendo que o Psychonauts tem tudo o que eu adoro dentro do género. Não só a liberdade de movimentos mas como um mundo meio "wide linear" separado em pequenos trechos que dão grande vontade explorar.
Já no primeiro jogo adorava os colecionáveis, os figments são ultra variados e interessantes, as emotional baggages têm a sua piada e as memórias são excelentes - acho que é um dos raros exemplos modernos de bons colecionáveis.

O jogo em si continua a ser meio clunky, seja no platforming seja no combate, mas até me traz uma certa nostalgia pela geração PS2 e Xbox por isso não levo muito a mal.

Da história não é preciso falar muito nem do level design porque já disseram tudo. É muito bom. Segue os passos do anterior, tem praticamente o mesmo nível de variedade.
Não há muitos jogos tão variados, mas de cabeça consigo pensar no It Takes Two e até no Luigis Mansion 3 como género de jogos com um level design que tenta fazer um pouco o que este jogo faz mas com temas diferentes.
Acho que as junções de temáticas em cada mente funciona super bem, são mais coerentes do que me lembro do primeiro jogo. Cada nível tem 2 ou 3 temas completamente diferentes fundidos mas que resultam na perfeição!

Estou a jogar na PS5 (versão PS4 retrocompatível - 1440p 60fps) e recomendo esta versão do jogo também, para os mais cepticos ;)
 
Prémio mais que merecido: este jogo é um hino à criatividade e diversão, numa época em que somos bombardeados com sequelas atrás de sequelas (que são mais do mesmo e têm 0 de originalidade e criatividade).
E também é um daqueles jogos que volta a mostrar que os videojogos são uma forma de arte.
 
Basta jogar 30 min-1h deste jogo, e saio inundado por uma quantidade de ideias, imaginação e visão tipícas de diretor/autor que contrasta com o caos do Double Fine PsychOdyssey.

Sinto que vai ser um jogo muito especial.
 
Back
Topo