1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PsySc0rpi0n

Discussão em 'Galerias' iniciada por PsySc0rpi0n, 25 de Maio de 2012. (Respostas: 13; Visualizações: 1186)

1. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Boas...

As fotos que tiro são apenas por diversão e como não tenho grande conhecimento de fotografia e a experiência ainda é menos, se criticarem, por favor façam-no de acordo com aquilo que eu sei. Ou seja, tentem não exigir muito de mim já que eu sei muito pouco e tenho muito pouca experiência. :p

Vou tentar dividir a thread em algumas partes, consoante for aqui colocando fotos, que não hão-de ser muitas. Para ser franco, normalmente não consigo gostar das fotos que tiro... :mad:

Então sempre que colocar aqui uma foto no quote seguinte, será a última foto tirada

Última edição: 5 de Junho de 2012
  2. schon

schon Power Member

Não te acanhes em postar cá fotos, as galerias existem para isso :).

Quanto a esta foto, a composição do foco está algo engraçada, mas o teclado sendo completamente preto a área out of focus só tem interesse pelas marcas brancas do teclado. Todo o resto da área out of focus está perdida na escuridão. Pessoalmente teria usado outro angulo, mas sobretudo teria tentado arranjar mais luz(flash interno/externo reflectido) para definir melhor as teclas.
    É uma opinião que vale o que vale, e como digo não te preocupes posta mais !

3. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Obrigado schon. Eu não sei se é dos monitores ou não, mas no PC do meu trabalho também acho que o que está OoF está um pouco sem significado porque quase não se vêem os contornos das teclas. O que é certo é que aqui no monitor do PC de casa eu vejo perfeitamente os contornos das teclas OoF e foto parece outra. Quanto à luz, o flash é um problema. Para a foto ficar como ficou eu tentei dezenas de posições para colocar o flash e tinha um candeeiro de luz branca (lâmpadas economizadores dos chinocas) que acho que acabei por desligar, porque como o teclado é preto e o plástico é brilhante, qualquer luz directa fazia um reflexo incontornável em todo o plano da foto. Lá acabei por conseguir uma posição do flash que não fez grande reflexo. Acho que para não se notarem reflexos precisaria pelo menos de dois flashes com difusores de luz para que não houvesse luz directa dirigida para o teclado. E mesmo as paredes parece que dificultaram por estarem perto do teclado. Tipo a luz batia nas paredes mas como estavam próximas, ainda provocavam reflexo no teclado! Não sei se haveria outra técnica para ajudar, mas foi o que se arranjou. Obrigado

4. artificiaL+

artificiaL+ Power Member

Isso é mal calibração. Olha, calibrei o monitor hoje e vejo todas as teclas com distinção.

5. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Eu também vejo os contornos quase todos com facilidade. Só mesmo as teclas que estão no lado superior da foto é que já estão mais esbatidas e não se nota tanto!!!

6. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Nova foto...

7. Mk Pt

Mk Pt Power Member

O primeiro post assim está um pouco confuso.
    Se queres indicar o exif da foto, julgo que não devias colocar em spoiler.
    O exif do 'older photos' o spoiler até ficou de fora do quote, tornando um pouco confuso.

A minha opinião é que podias colocar as fotos no flickr e aqui colocares só a imagem -> o flickr dá um código para meteres aqui a imagem no tamanho que quiseres [que no caso da zwame é 800x600] e se clicares na imagem reencaminha para o flickr da respectiva imagem onde, quem quiser [e se tu tiveres essa opção activa] pode ver o exif. Além do 'clique' reencaminhar para o flickr o código também deixa um nome com a foto e o nome do autor [neste caso, tu] com link a reencaminhar para essa foto no flickr.
    É simples fazer o upload para o flickr e 'retirar' esse código, mais simples que a 'trabalheira' de fazer upload da foto para outro sítio e postar aqui a dita foto e depois andar no copy&paste do exif [no flickr o exif é automático]. Mas como disse, é só a minha opinião..

Quanto à foto em si, os brancos de algumas casas parecem um pouco 'queimados', com um pouco de edição julgo que podias corrigir isso. No Lightroom é fácil fazer isto.
    Tiras as fotos em raw, certo? :)

8. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Tens razão... O Exif fora do quote foi descuido. E pus em spoiler porque não deve interessar a toda a gente e por isso, só quem quisesse ver é que via clicando no botão...

A ver se em casa então organizo isto de outra maneira...

Quanto ao enquadramento? Podia estar melhor? Ou que posso fazer para melhorar?

Esta foto acho que sim que foi em RAW.

9. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Perguntei se era raw para teres mais possibilidade/facilidade na edição.
    Como disse achei os brancos de algumas casas um pouco sobre expostos e antes de passares para jpeg era fácil de resolver isso. Também comecei à pouco 'neste mundo' - da fotografia e da edição..mas com facilidade se aprende a mexer no Lightroom [e tens 30 dias para o experimentar, julgo que vale a pena pelo menos testar].

A nível de enquadramento julgo que se a ideia era 'captar' a 'aldeia perdida', devias ter usado uma lente mais 'wide'. Tipo estares no mesmo sítio mas usares algo entre 35-55mm.
    Isto para apanhares mais um pouco da aldeia/vila e um pouco de zona verde à volta. Julgo que iria transmitir melhor a ideia. Até porque aparece ali a Igreja cortada, o que é pena porque a Igreja é o símbolo/referência de todas [ou quase] as 'Lost Village' portuguesas..
    Digo isto sem saber se de facto tinhas outra lente a jeito ou se havia algo que 'estragasse' [tipo edifícios horríveis de um lado e do outro] a foto se ela captasse mais.

Mas a sensação que me dá, a nível de enquadramento, é a que foto assim é um pouco.... 'nem carne nem peixe'.. Porque nem é wide ao ponto de mostrar toda a aldeia/vila mas ao mesmo tempo é wide de mais para mostrar um 'motivo' que realmente se destaque mais - se não tinhas lente mais wide podias ter tentado apanhar só o que aparenta ser mais interessante na vila - a igreja, a ponte e a espécie de lago e edifício vermelho que está junto.

Isto é só a minha opinião de como a foto poderia estar melhor a nível de enquadramento.
    E, como diz o schon, a minha opinião vale o que vale.. No meu caso não é muita mesmo.. :)

10. Eu faço muitos merge por causa disso, se não vai em uma vai em 3 fotos... photomerge e está o assunto resolvido.

11. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Eu de vez em quando faço panorâmicas mas logo directo na máquina - tem um modo para isso. Mas só funciona em automático e o 'resultado' é só mesmo uma única foto em jpeg..

Tenho de testar esse software de merge. Há uns anos, muito anos, com algumas fotos da primeira máquina digital que tive usava o Photo Stitch da Canon.. mas acho que hoje, passado quase 10 (!) anos o Photostitch continua igual ou pouco evoluiu, sendo um pouco....arcaico já....

Última edição: 5 de Junho de 2012
  12. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Ainda tenho que ir ver se ainda tenho o RAW.

Quanto à lente, sim, tenho uma 17-70mm mas ainda tenho que ir ver com que lente tirei a foto. Acho que foi com a 70-300mm. Tens razão, mas é como eu algumas vezes digo. Só dou conta desses pormenores quando me fazem referência a eles. (enquadramento).

Ainda não sei tratar os RAW nem no Lightroom nem no Photoshop.

Para tentar equilibrar os brancos das casas, uso o levels ou curves ou que ferramenta?

13. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Eu também não sei muito bem... e sabia ainda menos [ou melhor, nada] à duas semanas atrás.. Estou a experimentar o Lightroom e vou mexendo para experimentar.
    Uma forma 'produtiva' de aprender sozinho é ver uns tutoriais no youtube - é pesquisar por 'tutorial lightroom' e aparecem vários vídeos a explicar como fazer várias coisas - tipo o de 'selective color' onde vês como deixar as coisas que são verdes [por exemplo] com cor e o tudo o resto fica a preto e branco...

Para mexeres nos brancos, no Lightroom, na 'revelação' tens o basico [o menu logo em cima] ou a curva de tons [onde podes mexer mesmo na curva ou então nos slides/levels], com opções de claros/escuros/sombras/pretos/brancos onde poderás ajustar isso.
    Pessoalmente defino os valores nas barras/levels, primeiro com o rato, quando quero um valor mais exacto escrevo [basta clicar no número e depois podemos definir um valor exacto com o teclado].

Tenho o Lightroom em português nem sei bem porquê. Instalei a versão experimental 4.0.qualquer-coisa em inglês, entretanto saiu a 4.1 e a nova instalação ficou em pt.. tenho de voltar a meter isto em inglês..

14. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Eu não tenho o Lightroom instalado. Só tenho o Photoshop CS6 mas deve ser muito idêntico... Assim que tiver mais tempo tenho que experimentar...

Cheers

Partilhar esta Página