PT arranca com IPTV em VDSL2 em 2007

Ledo

Portugal@Home Member
A Portugal Telecom espera lançar a oferta comercial de televisão através da Internet, conhecida como o IPTV, "no final do primeiro semestre de 2007", referiu Rodrigo Costa, presidente executivo da PT Comunicações, hoje em Aveiro.

Em Outubro esta solução desenvolvida pela PT Inovação terá o primeiro teste "sério", com o lançamento de IPTV em Cabo Verde.

A PT Inovação anunciou que o desenvolvimento de uma largura de banda de 100 MB no fixo, permitirá o lançamento da IPTV. Esta tecnologia, referiu Paulo Nordeste, presidente executivo da PT Inovação, irá ser comercializada para outras empresas, nomeadamente no Brasil.

Esta nova tecnologia, que a PT diz ser pioneira a nível mundial, é denominada de VDSL2 e está já em curso nos laboratórios da PT Inovação, em Aveiro.

A PT diz que a nova tecnologia permitirá dotar as casas do cidadão comum com até 100Mb (cerca de 5 vezes mais velocidade do que a melhor oferta ADSL comercial actual), daí possibilitar a transmissão de televisão (IPTV).

"Até ao final do corrente ano, todo o sistema estará estabilizado do ponto de vista da tecnologia, prevendo-se que as primeiras unidades comerciais possam ser lançadas para o mercado no decurso dos primeiros meses de 2007", refere um comunicado da operadora.

A oferta de TV da PT Comunicações ainda não tem preço nem oferta de canais definidos, devendo arrancar com pelo menos 20 canais.

A operadora adianta que estas novas unidades permitirão alargar o conceito de Triple Play (dados, voz e vídeo) sobre a linha telefónica, para o conceito de Multi Play, em que será possível dar acesso simultâneo a vários canais de TV, vários "filmes a pedido (video-on-demand)" e um número ilimitado de outras aplicações (tele-trabalho, vídeo-chamadas, vídeo-vigilância, controlo domótico, jogos em rede, entre outros) sobre a linha telefónica actual.

"Uma das vantagens deste novo sistema", diz a PT, consiste na sua completa compatibilidade com os sistemas instalados nas redes de telecomunicações, permitindo configurações simples ou mistas com VDSL2, ADSL, ADSL2 e ADSL2 Plus, entre outros, utilizados na oferta de banda larga sobre o par de cobre telefónico.
Fonte

Depois do qe li noutro tópico será qe não seria preferível avançar para fibra optica, do que estar a ter qe fazer o investimento futuramente? Ou a velocidade aqui anunciada, será o suficiente para o uso qe se vai dar à internet nos proximos anos, qe não justifique tal investimento?

Já agora será qe os operadores independentes qe usam a rede de cobre da PT da central até casa do cliente irão beneficiar deste upgrade ou esta tecnologia será disponível apenas para clientes PT?

Num entanto se os prazos forem respeitados, será interessante ver a resposta, principalmente por parte da Clix, face a estes desenvolvimentos.

Não se pode dizer qe não foi uma boa resposta por parte da PT face à Clix, pq só vai lançar o serviço qdo este puder ser disponibilizado mesmo a qem esteja longe da central e não como o IPTV da Clix qe só é viável a qem tiver uma atenuação inferior a 40db, ficando disponível só a uma pequena fracção dos consumidores.
 
Última edição:
:) Excelente fórum este da techzonept! Aprovado!

Este anuncio por parte da PT são boas notícias, e espero que o Clix e restantes avançem tbm na inovação :biglaugh:.. pelo que precebi em informações da PT o conceito de central telefónica era para manter, a fibra óptica até casa do cliente ( que se tem falado mto ultimamente ) seria só para substituir o cobre tradicional evitando as limitações, como a perda da qualidade de sinal, mas agora parece que o cobre se mantém.. esperemos para ver..

Já a utilização do VDSL2 (até 100 Mb/s simétricos) é que será uma boa aposta no futuro seja ele com cobre ou fibra.


Info:

http://jn.sapo.pt/2006/09/11/ultimas/Televis_o_por_linha_telef_nica.html

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/empresas/pt/desarrollo/687444.html
 
Última edição:
Segundo consta a rede cabo é que espera ter FTTH até finais de 2007(?)

Parece que a separação das redes vai passar por mto por tecnologias diferenciadas...

Digo eu...
 
recentemente tive uma apresentação da infineon em Berlim, e eles lá tb tão a apostar no vdsl2 e nos chips dos modem's... mas disseram que por motivos de distancia as centrais, so iriam oferecer 50Mb/s. O que me faz duvidar da possibilidade de a pt conseguir por 100Mb/s aqui em portugal
 
recentemente tive uma apresentação da infineon em Berlim, e eles lá tb tão a apostar no vdsl2 e nos chips dos modem's... mas disseram que por motivos de distancia as centrais, so iriam oferecer 50Mb/s. O que me faz duvidar da possibilidade de a pt conseguir por 100Mb/s aqui em portugal
Sabes quais são as distâncias máximas deste VDSL2?

A Alemanha é um país bem maior que Portugal e a rede telefónica foi originalmente desenhada para ... telefone, portanto tenho alguma esperança em relação a isto das distâncias.
 
Enquanto continuarem a apostar no cobre não se sai da cepa torta.
Se querem avançar com iptv's e serviços online de video a sério têm de apostar na fibra, porque estas porcarias dos 100 megas com cobre nem o gajo que mora no prédio ao lado da central quanto mais os 99.99% do resto dos utilizadores.

Ao contrário da maior parte do pessoal acho péssima esta notícia, é sinal que estão a passar a modernização da rede e a sua substituição para 100% fibra para um futuro distante.
 
nao me recordo dos numeros, mas estou a espera que me enviem a apresentacao deles.. assim que puder disponibilizo aqui...

mas se nao me engano para os 100Mbp/s eram baixas...
 
Para 100Mbps são 350m se não me engano, e até aos 2Km de distancia é um pouco superior ao ADSL2+, 2/6 Mbps superior.

O VDSL2 vai servir para fazer os últimos metros creio, o resto será obrigatoriamente fibra, vamos supor que a fibra vai até ao prédio/condomínio, e o resto vai por cobre/VDSL2, o que lhes permite equipamentos para os clientes de custo menor, visto que os de fibra são carotes... por comparação. Isto a supor os 100Mbps claro.
 
Última edição:
Os primeiros 100 metros a volta da central até podiam ser feitos com Ethernet. Eu adorava ter um cabozinho de CAT6 ligado a central a 1 gigabit. :-D:-D
 
Última edição:
Para 100Mbps são 350m se não me engano, e até aos 2Km de distancia é um pouco superior ao ADSL2+, 2/6 Mbps superior.

O VDSL2 vai servir para fazer os últimos metros creio, o resto será obrigatoriamente fibra, vamos supor que a fibra vai até ao prédio/condomínio, e o resto vai por cobre/VDSL2, o que lhes permite equipamentos para os clientes de custo menor, visto que os de fibra são carotes... por comparação. Isto a supor os 100Mbps claro.

Sim, acho que é correcto. Mostraram tb as novas "caixas" de rua dos telefones... onde são instalados os tais chips vdsl2.. o engraçado é que as caixas deixaram de ser passivas, sendo agora necessario alimentação externa e aquilo aquece tanto que até tem que ter cooling :P

Mas isto depois espero mostrar quando receber a tal apresentação...:)
 
Ui ui... Net a 100 Mb's isso e que era... Agora vamos la saber se isso vai chegar a todos ou so a alguns priveligiados que moram perto das centrais... E tb não podemos esquecer os preços, vamos la ver se estes gajos não vão xular o pessoal...
 
Para 100Mbps são 350m se não me engano, e até aos 2Km de distancia é um pouco superior ao ADSL2+, 2/6 Mbps superior.

O VDSL2 vai servir para fazer os últimos metros creio, o resto será obrigatoriamente fibra, vamos supor que a fibra vai até ao prédio/condomínio, e o resto vai por cobre/VDSL2, o que lhes permite equipamentos para os clientes de custo menor, visto que os de fibra são carotes... por comparação. Isto a supor os 100Mbps claro.

VDSL2 deteriorates quickly from a theoretical maximum of 250 *****/s at 'source' to 100 *****/s at 0.5 km and 50 *****/s at 1 km, but degrades at a much slower rate from there, and still outperforms VDSL. Starting from 1,6 km its performance is equal to ADSL2+.
Ou seja, 250 megas na fonte (central), 100 megas até ao meio quilómetro e 50 megas até ao quilómetro. A partir dos 1600 metros, a performance é igual à do ADSL 2+.

Sim, acho que é correcto. Mostraram tb as novas "caixas" de rua dos telefones... onde são instalados os tais chips vdsl2.. o engraçado é que as caixas deixaram de ser passivas, sendo agora necessario alimentação externa e aquilo aquece tanto que até tem que ter cooling :P

Mas isto depois espero mostrar quando receber a tal apresentação...:)

VDSL2 (Very-High-Bit-Rate Digital Subscriber Line 2, ITU-T G.993.2 Standard) is an access technology that exploits the existing infrastructure of copper wires that were originally deployed for POTS services. It can be deployed from central offices, from fibre-fed cabinets located near the customer premises, or within buildings.

ITU-T G.993.2 (VDSL2) is an enhancement to G.993.1 VDSL that permits the transmission of asymmetric and symmetric (Full-Duplex) aggregate data rates up to 200 *****/s on twisted pairs using a bandwidth up to 30 MHz.
Pelo que entendi, a cablagem a ser usada do chip ao cliente são os pares de cobre na mesma, com uma largura de banda de 30 Mhz. Quanto à outra questão, não tem de ser obrigatoriamente fornecido a partir da central. Pode ser fornecido por bastidores existentes nas ruas ou até em prédios desde que estes estejam ligados à central em fibra óptica.

Mais info: VDSL 2
 
Última edição:
re:

Estas noticias são uma tanga iremos continuar com os mesmo problemas............

E como estou um bocado enjoado de noticias PTM decidi meter aqui um PowerPoint, mas ao menos é de uma fonte credivel.

Aqui tem um powerpoint directamente do DSL Forum, que é quem normalmente decide sobre estas normas:

http://www.dslforum.org/learndsl/ppt/VDSL2_Tutorial-2005.ppt

Como poderão ver VSDL2 terá os mesmo problemas que ADSL2 isto no que toca à sua plataforma fisica.

O bom disto tudo é que as velocidades irão aumentar para todos. Mas até que ponto?.... uns continuaram sempre na m*rda.

Já agora ai tem os gráficos quases todos do que é interesse para o publico comum.

Eu só espero que as metas do FTTH se cumprem....


Isto vai se tornar tão ridiculo como uns terem 256kbits e outros terem 20mbits, ou talvez pior ainda. É o shock tecnologico meus amigos, com um pais tão ruralizado a nivel europeu como o nosso deviam era começar a pensar em plataformas alternativas.



Já agora quanto mais cedo se investir em fibra a nivel domestico, melhor... quando existe uma evolução no cobre... a fibra já passou para outro nivel. Os Gbit chegou primeiro a fibra, quando chegou o gbit ao cobre.. já andavam no 10Gbit na fibra. E agora meter 10gbit no cobre não é comercialmente fiável.
E nas ligações analogicas é a mesma coisa...

A technologia baseada no DSL devia ser vista como uma technologia de transição..... e não uma techonologia de futuro.Acho que erro estará ai. A culpa disto tambem é do governo portugues...... já que estamos a falar na rede nacional de cobre. A culpa não é de todo da PT.....
 
Última edição:
Será que também vão oferecer tendas? É que vai ser preciso acampar ao pé da central para ter velocidades superiores ao ADSL2+. E será que é desta que vai deixar de existir limites de trafego? Net a 100Mbit/s é nice mas se tiver limites "de ISP azeiteiro" não muito obrigado.

:004::004::004:
 
Segundo o que tenho lido o VDSL2 tem sido usado pelos os ISP's em conjunto com a fibra optica e até faz mais sentido que seja assim para que nao haja o tal problema da distancia. :)

VDSL2 is seen by many operators as an ideal accompaniment to a fibre to the premises (FTTP) rollout, where for instance fibre is supplied direct to an apartment block and from there copper cable is used to supply residents with high-speed VDSL2.

Deixo aqui outro link para verem como será usado o VDSL2 em conjunto com a fibra optica:VDSL2 Migration
 
Última edição:
Ui ui... Net a 100 Mb's isso e que era... Agora vamos la saber se isso vai chegar a todos ou so a alguns priveligiados que moram perto das centrais... E tb não podemos esquecer os preços, vamos la ver se estes gajos não vão xular o pessoal...
Ou as leis do mercado mudam muito ou não vejo dúvida nenhuma quanto a preços! Nem aos privilegiados! Este ano, a nível europeu, baixamos para 3º (a contar de baixo) em banda larga...
 
Back
Topo