PT arranca com IPTV em VDSL2 em 2007

Bem, depois do qe li, já respondeu algumas das dúvidas qe tinha. Para quem mora longe da central, como é o meu caso, este serviço não irá trazer vantagens adicionais em relação ao serviço ADSL2+.
Será qe a PT estará a pensar em aumentar o nº de centrais existentes?

È qe se este investimento for única e exclusivamente para retomar a liderança do mercado ao nível da velocidade oferecida, mais vale guardar o dinheiro e investi-lo noutro tipo de melhoramentos da rede.
 
re:

Bom as grandes vantagens de VDSL vs VDSL2, é que VDSL2 tem retrocompatibilidade com os serviços de ADSL, ou seja... basicamente não percisam de alterar nada... e basta usar a mesma estrutura fisica. Tambem poderão continuar a fornecer os serviços de adsl2 etc.. como bem entender.

Nessa prespectiva.. será a solução mais rapida e barata de aplicar. E ao mesmo tempo tentar enganar meio mundo que tem net de 100mbits ( é esperado 50mbits para a europa de acordo com o documento que meti aqui da DSL forum ).

- Agora se a solução passa no aumento significativo do nº de centrais em todo pais. Ai tudo bem, mas não seria melhor começar em FTTH?

E de acordo com varios boatos e noticias que falam aqui e noutros lados, a PTM só terá interesse em meter VDSL2 apenas para tapar o buraco e dizer que continua atrás do progresso tecnologico......


Os 100/100 só são no japão num lugar que o FTTH é massivo de acordo com os dados do FTTH Council... possivelmente este serviço será usado para situações especificas e num mercado bastante pequeno. Alem do mais tinha que ser com 100/100 porque se assim não fosse perdia competitividade.

----------------------------------------------


Já agora se queremos ver melhorias na rede nacional isto terá que partir do governo..... até lá, as empresas que pretendem vender serviços ao consumidor, apenas vão aproveitar o que se tem. E é apenas nessa prespectiva que eu agradeço a vinda do VDSL2 para portugal.
 
Última edição:
Bom as grandes vantagens de VDSL vs VDSL2, é que VDSL2 tem retrocompatibilidade com os serviços de ADSL, ou seja... basicamente não percisam de alterar nada... e basta usar a mesma estrutura fisica. Tambem poderão continuar a fornecer os serviços de adsl2 etc.. como bem entender.

Nessa prespectiva.. será a solução mais rapida e barata de aplicar. E ao mesmo tempo tentar enganar meio mundo que tem net de 100mbits ( é esperado 50mbits para a europa de acordo com o documento que meti aqui da DSL forum ).

- Agora se a solução passa no aumento significativo do nº de centrais em todo pais. Ai tudo bem, mas não seria melhor começar em FTTH?

E de acordo com varios boatos e noticias que falam aqui e noutros lados, a PTM só terá interesse em meter VDSL2 apenas para tapar o buraco e dizer que continua atrás do progresso tecnologico......


Os 100/100 só são no japão num lugar que o FTTH é massivo de acordo com os dados do FTTH Council... possivelmente este serviço será usado para situações especificas e num mercado bastante pequeno. Alem do mais tinha que ser com 100/100 porque se assim não fosse perdia competitividade.

----------------------------------------------


Já agora se queremos ver melhorias na rede nacional isto terá que partir do governo..... até lá, as empresas que pretendem vender serviços ao consumidor, apenas vão aproveitar o que se tem. E é apenas nessa prespectiva que eu agradeço a vinda do VDSL2 para portugal.

Antes de mais, lembra-te que o japão é uma grande intranet. Para o exterior lá se vão os 100 megagits ou o gigabit.

Quanto ao VDSL2, parece que não sabem ler. Tá ali no meu post anterior que o serviço não tem obrigatoriamente de ser fornecido a partir da central. Podem ser usados bastidores de rua ou de prédios, o que diminuirá problemas de distancias.
 
Vocês não devem ter ideia do que é gerir e planear uma rede seja do que for...

Têm-se uma rede que funciona e presta um determinado serviçoe e tem-se a possibilidade de aumentar um pouco as suas capacidades através dum upgrade que mantém a compatibilidade com o anterior serviço. Vamos adoptar isso? Claro que não. Vamos mas é mandar tudo abaixo e fazer uma nova de raíz. E depois vender o serviço pelo preço dum café e dum pastel de nata :rolleyes:
 
Vocês não devem ter ideia do que é gerir e planear uma rede seja do que for...

Têm-se uma rede que funciona e presta um determinado serviçoe e tem-se a possibilidade de aumentar um pouco as suas capacidades através dum upgrade que mantém a compatibilidade com o anterior serviço. Vamos adoptar isso? Claro que não. Vamos mas é mandar tudo abaixo e fazer uma nova de raíz. E depois vender o serviço pelo preço dum café e dum pastel de nata :rolleyes:
Assim como há treinadores de bancada, também há gestores de bancada... é tudo muito simples... sempre a jogar ao ataque e mete-se um Guarda-redes e 10 avançados :-D
 
Vocês não devem ter ideia do que é gerir e planear uma rede seja do que for...

Têm-se uma rede que funciona e presta um determinado serviçoe e tem-se a possibilidade de aumentar um pouco as suas capacidades através dum upgrade que mantém a compatibilidade com o anterior serviço. Vamos adoptar isso? Claro que não. Vamos mas é mandar tudo abaixo e fazer uma nova de raíz. E depois vender o serviço pelo preço dum café e dum pastel de nata :rolleyes:

Eu creio que a criação de uma rede nova devia ser realizada pelo estado.
Aliás creio que foi um erro brutal a venda da rede de cobre do estado á PT, fazendo esta o papel de unico distribuidor.

As comunicações são um dos pontos fundamentais para o funcionamento de um pais e deveria estar na mão do estado, ao invés de totalmente na mão de privados.
 
re:

Quanto a discussão do governo isso já é um caso perdido. O governo tomou as suas posições.

Ok sou um bocado treinador de bancada, acuso-me :P.

Não sou de acordo com uma teoria mazuquista de destruir tudo e meter uma nova de novo.

Mas à muito que já deviam ter começado o investimento..... desde os tempos do ADSL. Agora já se tinham passado uns aninhos, avançam com o VDSL e continuavam a investir até ao ponto de ser possivel a emigração parcial dos serviços.

Agora o que eu tou a ver é sempre o adiamento das coisas e a culpa disto tambem é da pt.
Simplesmente gostava de ver algum anuncio sério a falar nesse tipo de investimento. Uma previsão para medio, longo praso. A questão é que pelo menos é que ainda não se viu.
Quando foi implementado ADSL, todos sabiam dos problemas inerentes a isso e sabiam do estado da rede nacional. Se não fizeram projeções para restruturações sérias na rede pior foram. A culpa tambem pode ser do governo e não da PT que fica sempre com as culpas.

Ok o japao é uma intranet... porque o resto do mundo tambem não o acompanha talvez pelos carriers nao oferecem cobertura para a rede interna que se utiliza. Pessoalmente não sei.

Mas a telepac/netcabo até a pouco tempo com os seus serviços de trafego INT de 4Gb criou uma bela intranet, pelo menos pior que a dos japoneses.
 
Além de não terem noção sobre como gerir uma rede nacional não têm noção dos preços da fibra óptica, meus amigos, cada metro da fibra mais rasca para este tipo de aplicação anda sempre em mais de 5€ o metro, sem terminadores nem repetidores, que custam uma fortuna.

Imaginem o que é um custo médio de 5.000€ o kilómetro só de fibra! Todos os dias mete-se mais fibra debaixo da terra, tenham calma, a Brisa por exemplo tem mais de 2000km de fibra, só falta alguém usar aquilo quando a DSL ficar obsoleta. Isto fora alguns municipios que já andam a plantar fibra para chamarem as grandes empresas.
 
re:

Primeiro de tudo acho que não valerá a pena responderes com uma atitude dessas.
E sim, eu não faço projectos nem trabalho para num “ISP Carrier” para fazer avaliações sobre os custos económicos de tal rede em Portugal..

Também não sou da opinião de querer destruir e refazer toda a rede de novo. Apenas tenho dito que é necessário (para uma organização de TI como a PT) estar sempre a pensar no próximo passo antes de lançarem os seus novos produtos.
Sei que ADSL2+/VDSL2 são duas soluções economicamente viáveis, mas também acho que já deveriam começar a pensar numa reestruturação da rede, nem que seja estudos ou previsões de quando deveriam começar a obra. Alias além de ser caro, o tempo que tal construção irá consumir é bastante grande.

Enfim como eu não sou gerente e nem quero ficar com tal título, sempre deixo aqui um link que contém um estudo de mercado sobre FTTH para a Austrália.
Aqui poderão encontrar informações sobre vários tipos de impacto económicos provenientes da construção da rede:
http://www.ftthcouncil.org/documents/254037.pdf

Nota1: Eu sei que é um estudo económico para a Austrália.

Nota2: Também li isto: "Ericsson has provided The Allen Consulting Group with cost estimates for constructing a FTTH network. The network as described previously would cost approximately $850 million.".

Nota3: Já agora a credibilidade da FTTH Council,, Alen Group e Ericsson fica à vossa escolha.
 
Última edição:
Desculpem lá o offtopic, e não leves a mal Tomekk, mas tu escreves tão mal que até faz confusão.
Uma pessoa perde 5 minutos a ler e reler os teus textos para tentar entender o que queres transmitir.

Se é por uma questão de pressa, gasta mais 1 ou 2 minutos a passar os olhos pelos textos e a corrigires o que está mal, porque os teus textos para além de terem muitos erros de escrita são uma confusão sintáctica.
 
Última edição:
Além de não terem noção sobre como gerir uma rede nacional não têm noção dos preços da fibra óptica, meus amigos, cada metro da fibra mais rasca para este tipo de aplicação anda sempre em mais de 5€ o metro, sem terminadores nem repetidores, que custam uma fortuna.

Imaginem o que é um custo médio de 5.000€ o kilómetro só de fibra! Todos os dias mete-se mais fibra debaixo da terra, tenham calma, a Brisa por exemplo tem mais de 2000km de fibra, só falta alguém usar aquilo quando a DSL ficar obsoleta. Isto fora alguns municipios que já andam a plantar fibra para chamarem as grandes empresas.


Brisa (Autoestradas) e REFER (comboios) tem milhares dequilometros de fibra espalhadas de norte a sul.

Adoro é quando comparam Portugal com o Japão que só tem 20x a nossa população numa area praticamente identica (osaka-tokyo +ou- igual a setubal-valença).

Mas desde que os vi (seriam da pt?novis?outra?) a meter FIBRA nas bermas das nacionais ...
 
pois.. faltava esse termo da densidade populacional... Tanto o caso do Japão como da Coreia do Sul são paradigmáticos... toda a coreia do Sul quando atingiu o objectivo de acesso médio por cliente na ordem dos 10 mbps tinha um acesso ao exterior (sim para todo o país) de 25 Mbps. (sim, não está enganado).

A simetria dos acessos permitia os streaming instantaneo, aliada a uma língua única e um nível baixo de interancionalização (domínio do ingles) adicionado a uma cultura muito forte nestes países permitiu que a produção nacional de conteúdos literalmente explodisse, tendo por exemplo o online gaming mais aderentes num só país por jogo do que mesmo o wow que é mundial... aquilo é um outsider... não é o exemplo.

O exemplo é países europeus e mesmo os EUA em que se tem assistido desde sempre ao rentabilizar a capacidade instalada... e se pensarem um pouco onde é que em 2000 se pensava em atingir os 10 mbps num par de cobre? tinha-se chegado ao pico dos 124 kbps com duas ligações RDIS a trabalhar em simultâneo e já era um PAu... Hoje em dia apenas 6 anos depois discutimos aqui 100 mbps como se já existisse à séculos... Gigabit ethernet no cobre em rede fechada de cat6 ainda nem é a norma nas empresas e já estamos aqui a querer 100 mbps para ver páginas e jogar um counter strike?!?!

O VDSL2+ aliado às novas técnicas de compressão Mpeg vão permitir oferecer bosn acessos à net sem congestão/entupimento da rede por causa dos morangos com açúcar, pois hoje onde um canal ocupa 64 mbps na tvcabo analogica, ocupará brevemente 4 Mbps em sinal totalmente digital...

Há demasiadas inconstantes nesta equação... de um dos lados somos nós, do outro lado os fabricantes e no meio há pessoas que montam o negócio e que vivem dos dois lados principais... pois também eles são clientes...
 
Brisa (Autoestradas) e REFER (comboios) tem milhares dequilometros de fibra espalhadas de norte a sul.

Adoro é quando comparam Portugal com o Japão que só tem 20x a nossa população numa area praticamente identica (osaka-tokyo +ou- igual a setubal-valença).

Mas desde que os vi (seriam da pt?novis?outra?) a meter FIBRA nas bermas das nacionais ...
A REN e a EDP também tem uma bela rede de fibra

A REn pelo menos sub-aluga. A EDP não sei.
 
A REN e a EDP também tem uma bela rede de fibra

A REn pelo menos sub-aluga. A EDP não sei.

A EDP já não tem rede própria, tinha a da REN (quando a REN pertencia á EDP).
Neste momento e, só como curiosidade, os maiores detentores de rede de fibra no país são a Brisa e a Transgás. Que por acaso alugam as suas redes á PT e aos outros.
 
Além de não terem noção sobre como gerir uma rede nacional não têm noção dos preços da fibra óptica, meus amigos, cada metro da fibra mais rasca para este tipo de aplicação anda sempre em mais de 5€ o metro, sem terminadores nem repetidores, que custam uma fortuna.

Imaginem o que é um custo médio de 5.000€ o kilómetro só de fibra! Todos os dias mete-se mais fibra debaixo da terra, tenham calma, a Brisa por exemplo tem mais de 2000km de fibra, só falta alguém usar aquilo quando a DSL ficar obsoleta. Isto fora alguns municipios que já andam a plantar fibra para chamarem as grandes empresas.

5Eur?

Fibra óptica é daquelas coisas estupidamente... baratas. A Brisa gastou 5.000Eur*2000kms para estar a apanhar pó?


Eu já ficava contente se tivessemos todos 8mbps down/1mbps up sem limites e com pings de jeito, mesmo que seja sobre cobre. Mas já está mais do que na altura de se andar para a frente!
 
Já se viu que a Brisa sub-aluga segundo posts anteriores, e sim, a fibra que se usa neste tipo de aplicação é cara, não é aquela que se compra no Continente. Claro que os gajos compram em quantidade, mas mesmo assim o custo é o maior entrave à sua utilização extensiva senão a PT não andava com estes ADSL, ADSL2, VDSL2, VDSL turbo 3 tdi, etc....
 
re:

Ok TuxBoss eu vou ter isso em consideração da próxima vez que eu escrever aqui.

Já agora eu editei o post. Eu sei que não está muito bom, mas penso que seja melhor que o texto anterior.
 
Última edição:
Já se viu que a Brisa sub-aluga segundo posts anteriores, e sim, a fibra que se usa neste tipo de aplicação é cara, não é aquela que se compra no Continente. Claro que os gajos compram em quantidade, mas mesmo assim o custo é o maior entrave à sua utilização extensiva senão a PT não andava com estes ADSL, ADSL2, VDSL2, VDSL turbo 3 tdi, etc....


Sempre tive a noção de que a fibra propriamente dita é ao preço da chuva. O único problema da fibra é mesmo ter que levar um repetidor no caso de ser cortada...

(Isso vende-se no Continente?:))

Ainda aparecem com VDSL turbo 3 tdi chipado com néons a piscar... :lol: se isso lhes poupar dinheiro!
 
Sempre tive a noção de que a fibra propriamente dita é ao preço da chuva. O único problema da fibra é mesmo ter que levar um repetidor no caso de ser cortada...

(Isso vende-se no Continente?:))

Ainda aparecem com VDSL turbo 3 tdi chipado com néons a piscar... :lol: se isso lhes poupar dinheiro!

Correctissimo.
A fibra em si é bastante barata o que torna o km de fibra carissimo são os custos indirectos associados.
Começando nas licenças para obras, nas obras em si e problemas e custos associados, nos equipamentos de fusão e no pessoal especializado que os manuseiam (que são ambos ao preço do caviar russo), e em ultima análise nos equipamentos que tinham de ser comprados para fazer face a um aumento de tráfego associado á expansão/instalação de nova fibra.

PS: Tomekk obrigado pela clarificação do texto.
 
Última edição:
Back
Topo