PT Fibra Óptica

Não creio que seja PT, contudo não existe forma de confirmar.

Possivelmente outra empresa que esteja em expansão, existem muitos ISP's recentes baseados em zonas especificas.

Outro dia nas noticias referia um projecto no norte do pais em que eles queriam ligar uma região inteira em fibra optica.

Agora não sei se será o mesmo.

Cumprimentos
 
Não creio que seja PT, contudo não existe forma de confirmar.

Possivelmente outra empresa que esteja em expansão, existem muitos ISP's recentes baseados em zonas especificas.

Outro dia nas noticias referia um projecto no norte do pais em que eles queriam ligar uma região inteira em fibra optica.

Agora não sei se será o mesmo.

Cumprimentos

Tipo mas isso acho que falava em Braga e eu não sou de Braga!

Mas que outro ISP pode por fibra optica?
 
Se for Ponte-de-lima há de facto um projecto dessa natureza mas que não diz respeito a nenhum ISP directamente, julgo que os custos são por conta da câmara.

Há projectos desses em meia dúzia de localidades, que depois é feito um contrato entre a câmara e um ISP que garantirá X mbps divididos por toda a gente.
 
Fui à janela agora por acaso quando me deparei com isto.
1º pensamento foi : FIBRA ÓPTICA!!!!!! :)

Há alguma hipótese de ser ou nem por isso?

DSC02268.jpg

DSC02269.jpg

 
Quase de certeza que não. Os cabos são bem mais finos que esses, e vêm enrolados naquelas bobines de madeira.

A empresa que está a fazer a instalação na Expo é a FibNet.

Nessas bobines, tinham colados umas folhas de relatórios de testes de latência penso eu, pois os valores estavam em ms, e acho que também tinha qualquer coisa da largura de banda, mas não vi bem.

Cumps.
 
Nem por isso.

Primeiro pela forma como lidam com os cabos na imagem. com fibra optica não se pode andar ao puxão nem a dobrar os fios.

Depois as pessoas que fazem instalação de fibra em regra geral levam equipamento adicional para fundir a fibra, entre meia duzia de coisas adicionais que são necessarias fazer o que me parece que esses senhores com aspecto de "trolhas" das obras o tenham.

Cumprimentos

edit: não me lembrava do nome da empresa mas depois de ver o post do ouTsiDaz_ acho que nao é preciso dizer mais nada.

Andaram tambem por aqui os senhores da Fibnet.
 
Última edição:
Última edição:
alguém me sabe responder se eu para ter fibra optica em casa tenho que mudar os cabos todos do telefone de dentro de casa, ou se a fibra só vai até À entrada da minha casa?
 
O que o técnico da PT me disse aqui à umas semanas atrás eu estava a falar com ele que roubam os cabos de cobre todos e ele disse-me que isto daqui a 2 anos os cabos de cobre serão substituídos na totalidade pela fibra óptica. E disse-me mais que em algumas zonas já substituíram aqueles cabos grossos que transportam 50 linhas de clientes por fibra óptica. Continuo a contar com FTTH e não nenhuma derivação.
 
O projecto Algarve Digital não é para ser utilizado pelos operadores nem pelos end-users.

É para ser utilizado pelas câmaras e pelas entidades municipais e públicas do Algarve.
 
O que o técnico da PT me disse aqui à umas semanas atrás eu estava a falar com ele que roubam os cabos de cobre todos e ele disse-me que isto daqui a 2 anos os cabos de cobre serão substituídos na totalidade pela fibra óptica. E disse-me mais que em algumas zonas já substituíram aqueles cabos grossos que transportam 50 linhas de clientes por fibra óptica. Continuo a contar com FTTH e não nenhuma derivação.

Não vão tirar cobre e meter fibra... O cobre ainda vai andar por ai mais uns 10 ou 20 anos.
 
FWIW, a minha instalação de fibra, da TVTel, é só de Internet e o cabo tem, efectivamente 2 fibras. No aparelho (ONU101) entra esse tal cabo, com 2 fibras. Se estão ambas a funcionar, ou não, desconheço. Já ouvi dizer que está a funcionar uma e que o outra serve de "backup".

Na instalação que me fizeram, a fibra seguiu pelas mesmas condutas onde já estava o cobre; que não é agora usado mas ainda lá está.
 
Foi o gajo que me disse, ele decerto deve saber mais do que tu porque ele trabalha para a Portugal Telecom a fazer instalações de Redes.
Mas por vezes nem sequer os 'técnicos' da PT sabem do que falam... Basta falar em fibra óptica e os bitaites nascem mais rápido que cogumelos.

Dependendo do tipo de instalação que a PT ou qualquer outro operador decidir fazer para a fibra óptica, o cobre ainda pode durar até 50 anos! Basta que a solução não passe por FTTH
 
Ele também me disse que íamos ter IPTV na nossa zona dentro de 2 semanas e aconteceu exactamente como disse. Acho que isto já é o suficiente para eu acreditar. Vou acreditar até acontecer o contrário. :P
 
Back
Topo