PT Fibra Óptica

A tecnologia ADSL2+ na Suécia é exactamente igual à de Portugal.
Lá também é "Até", e o principal factor que reduz o debito possível, é a distância e calibre do cabo, assim como cá...

Tens razão, é a mentalidade, mas a dos tugas.
 
É verdade, infelizmente.
aí há uns tempos houve aqui um user que vive no canadá, que dizia que lá se o cliente não tava satisfeito quase que te ofereciam um ano de contrato.

Acho que no caso dele houve uma falha na net tipo de 2 horas, e quando telefonou para lá, veio um tecnico a casa rapidamente e ofereceram-lhe um mês grátis de internet para compensar o erro deles.

acho que as velocidades são mais baixas lá, mas ao menos oferecem um serviço que conseguem garantir a 99% com um excelente apoio.

pelo meno sisto foi a ideia com que fiquei na altura que li isso.

Agora cá em portugal, são as operadoras todas a publicitar "a net mais rapida" "a melhor net de portugal" etc etc. E depois só ha meia dúzia de gatos pingados que vivem a 500m da central é que tem alguma coisa de jeito. Se ao menos ainda fossem eficientes a resolver os problemas dos que tão a mais de 500metros..

É por isso que precisamos da fibra rápidamente. Pa ver se acabamos com maior parte dos problemas.
 
A tecnologia ADSL2+ na Suécia é exactamente igual à de Portugal.
Lá também é "Até", e o principal factor que reduz o debito possível, é a distância e calibre do cabo, assim como cá...

Tens razão, é a mentalidade, mas a dos tugas.

certo, a tecnologia é a mesma, mas ao contrário de ca, têm centrais mais perto das casas! ;)
 
Bem está visto que o vai estar a dar é a fibra optica...

Pergunto:

É o fim da ADSL por cobre?

Não, o xDSL deve continuar conosco mais 10 a 20 anos... Nos grandes centros que pode eventualmente desaparecer.

trocar a muito antiga rede telefónica de cobre por fibra não é coisa que se faz em meia dúzia de anos
 
Eu queria era rapidamente que a PT comercializasse a fibra pk ja vao meter daqui a uns dias no meu prédio a caixa terminal da fibra... e eu gostava de poder comparar a PT e a Clix ao nivel da oferta comercial.

oh well..:rolleyes:
 
Agora cá em portugal, são as operadoras todas a publicitar "a net mais rapida" "a melhor net de portugal" etc etc. E depois só ha meia dúzia de gatos pingados que vivem a 500m da central é que tem alguma coisa de jeito. Se ao menos ainda fossem eficientes a resolver os problemas dos que tão a mais de 500metros..

500 metros? Tens que viver a muito menos...
Eu vivo a 300m, só sincronizo a 20 megas de 24, e reais só tenho 17.6...
 
Ui... o que há mais na Suécia é gente próxima uma da outra...

certo, mas por exemplo e falando aqui no algarve tens por exemplo 1 central em olhao que dá para um raio de X km2, la se calhar tens uma em cada terrinha.

não digo que assim seja, mas nao é por acaso que se ve ai pelos estudos que é dos paises onde a diferença entre a velocidade contratada e fornecida é menor.
 
Não, o xDSL deve continuar conosco mais 10 a 20 anos... Nos grandes centros que pode eventualmente desaparecer.

trocar a muito antiga rede telefónica de cobre por fibra não é coisa que se faz em meia dúzia de anos

Em parte é verdade, mas discordo quando se diz que uma remodelação da rede de cobre demora assim tanto.

No prazo de 2 anos e pouco a rede comutada de telefones tem de ser desligada, ou seja deixa-se de ter comutadores telefónicos e passa-se a utilizar soluções assentes em IP.

...muito provavelmente em 5 anos a cobertura por fibra será total, embora existam zonas remotas onde tal investimento não compense e aí pode ser aplicada uma solução VDSL ou VDSL2 apenas para cobrir o ultimo Km até casa dos assinantes.

O futuro reserva muitas surpresas (boas a meu ver) para os amantes da tecnologia digital, das altas velocidades e da Internet "instantanea".

Vamos ver para já é cedo demais para se garantir o que quer que seja, os serviços e conteúdos estão muito "verdes".
 
J[PT];3762603 disse:
O futuro reserva muitas surpresas (boas a meu ver) para os amantes da tecnologia digital, das altas velocidades e da Internet "instantanea".
Eu acho que o futuro vai ser limitado pela velocidade de escrita dos discos rigidos xD

Por exemplo, a velocidade de escrita do meu disco rigido varia entre 30 e 40MB/s (da pa ver no vista) O que equivale a cerca de 300mbps.

Já vamos nos 100mbps...
 
sim, o meu amigo tem 24/1.
e ele saca sempre no minimo a 1,8mb. Mas isso é o minimo.
Quando saca a menos compreende-se que é routing.

O upload é sem duvida 1mb, testo isso muita vez.
Mas também não há comparação, onde há ligações de 10/10 pelo menos desde 1999 e para particulares.
E onde neste momento há zonas com 1gb residencial e nunca conheceram limites na vida.
Ainda lembro-me quando meti a net pela netvisao tinha 128/128 que era o mais rápido e um amigo de lá com adsl tinha 512/512.
Aqui nunca fizeram esse rácio.
Aqui ainda agora aparece em zonas muito limitadas 100/10 e mesmo assim anda ai o problema do ilimitado e se fornece a velocidade contratada.
Passado 8 anos é que aparece um serviço equivalente.

Também nós não temos que ser iguais aos outros... nem como a suécia ou frança.
Temos é que ser melhores.


Do canadá pelo que sei, há velocidades iguais às nossas ou superiores (pelo menos no upload sim).
 
Ao que a Exame Informática apurou, o “Dossiê rede de nova geração” já começou a ser analisado pela ANACOM. Tudo aponta para que, na segunda metade de 2008, sejam divulgadas as condições em que deve ser feita a exploração da rede de fibra óptica.

Não deve tardar muito espero eu, mas como Portugal é um País de atrasos sucessivos.
 
J[PT];3762603 disse:
Em parte é verdade, mas discordo quando se diz que uma remodelação da rede de cobre demora assim tanto.

No prazo de 2 anos e pouco a rede comutada de telefones tem de ser desligada, ou seja deixa-se de ter comutadores telefónicos e passa-se a utilizar soluções assentes em IP.

...muito provavelmente em 5 anos a cobertura por fibra será total, embora existam zonas remotas onde tal investimento não compense e aí pode ser aplicada uma solução VDSL ou VDSL2 apenas para cobrir o ultimo Km até casa dos assinantes.

O futuro reserva muitas surpresas (boas a meu ver) para os amantes da tecnologia digital, das altas velocidades e da Internet "instantanea".

Vamos ver para já é cedo demais para se garantir o que quer que seja, os serviços e conteúdos estão muito "verdes".

Ou seja, em 5 anos teremos Portugal inteiro ligado por fibra + vdsl e dentro de 2 anos todo o tráfego (seja telefone, net ou TV) será feito a nível IP?

not bad :D Mas deve ser um investimento gigante substituir ai 80% do cobre por fibra (20% digo eu, as tais àreas remotas)
 
Para a Portugal Telecom vai ser fácil de porque eles já têm fibra óptica em quase tudo o que é centrais de ADSL logo será muito mais fácil fornecer fibra na ultima milha. É claro que implica substituição de muitos cabos de cobre existentes mas mesmo assim por exemplo na minha freguesia a central de ADSL2+ tem fibra óptica. O pior já está feito que é trazer o backbone nacional para perto dos clientes.

É possível que, ao instalarem fibra óptica na casa dos utilizadores, as empresas de telecomunicações também tenham de proceder a alterações do Backbone (rede principal que transporta o tráfego à escala nacional), mas não vai ser tão difícil fazê-lo, porque o backbone já tem bastante fibra passada.

@ exame informática

Se me perguntarem a mim quanto tempo vai demorar até termos fibra óptica em casa tudo depende da regulamentação do mercado, claro que um investimento conjunto de operadores a tecnologia chegaria rapidamente a nossa casa, caso isso não aconteça ( seja cada operador por si mesmo a criar a sua rede) podemos ainda esperar muito tempo. Mas por fim não tenho duvidas que a PT vai avançar sózinha para este rede, e que chegará a muitos outros sítios não urbanos.
 
Quer isto dizer que ainda há a hipotese de investimento conjunto?
Para muita gente que mora em áreas remotas, seria óptimo, pois significaria que a concorrência chegaria a todos e passaria pelo preço e pela qualidade do serviço e não pelo zona geográfica onde moramos.

Ao menos poderiam apostar em investimento conjunto para as áreas mais remotas, com o governo a subsidiar este investimento. E nas zonas urbanas cada um investiria da forma como achasse melhor.
 
Back
Topo