PT Fibra Óptica

xdQU9Pm.jpg

boa tarde,

andaram a marcar os postes de madeira com a seta amarela como na foto (poste em frente a minha casa). isto será para fibra?

Isso é para abater o ADSL podre xD

Não sei, mas nunca vi tal procedimento... Os postes estarão em boas condições?
 
Queres dizer, zonas sem IPTV? Presumo que sim, porque em certas zonas onde a MEO têm feito coberturas a 100%, certamente que nem todos os recantos tinham sinal satisfatório para ter IPTV.
Até te respondia se é zona sem IPTV mas não sei o que isso é.
Eu sei é que ADSL não passa na minha rua simplesmente que já fui a uma loja MEO e disseram-me isso.
 
Até te respondia se é zona sem IPTV mas não sei o que isso é.
Eu sei é que ADSL não passa na minha rua simplesmente que já fui a uma loja MEO e disseram-me isso.

Há zonas "Satélite" porque o sincronismo é baixo, agora sem ADSL raras excepções que possam haver, não conheço.

A pedido do cliente é feita a puxada para o telefone e o que pode acontecer é ter 1mbps, e quando aparece no teste de cobertura "Satélite" pode ser por o código-postal não ser reconhecido...
O que posso dizer é que é possível te darem uma estimativa, ao ver onde está o cliente mais próximo e pela distância fazer o calculo da perda de sinal.

Para a pergunta em questão, se a tua freguesia estiver a ser alvo de expansão, pode ser que façam a cobertura.
Um exemplo: A freguesia é composta por lugares ("aldeias") e eles cobrem o maior núcleo populacional. Na era Bava aproveitava-se para criar ou cobrir centrais DSLAM (remotas) com fibra óptica, melhorando o serviço prestado. Na era Altice, que saiba não há qualquer intervenção nesse sentido, pelo que ou a fibra passa em tua casa ou não.
 
Há zonas "Satélite" porque o sincronismo é baixo, agora sem ADSL raras excepções que possam haver, não conheço.

A pedido do cliente é feita a puxada para o telefone e o que pode acontecer é ter 1mbps, e quando aparece no teste de cobertura "Satélite" pode ser por o código-postal não ser reconhecido...
O que posso dizer é que é possível te darem uma estimativa, ao ver onde está o cliente mais próximo e pela distância fazer o calculo da perda de sinal.

Para a pergunta em questão, se a tua freguesia estiver a ser alvo de expansão, pode ser que façam a cobertura.
Um exemplo: A freguesia é composta por lugares ("aldeias") e eles cobrem o maior núcleo populacional. Na era Bava aproveitava-se para criar ou cobrir centrais DSLAM (remotas) com fibra óptica, melhorando o serviço prestado. Na era Altice, que saiba não há qualquer intervenção nesse sentido, pelo que ou a fibra passa em tua casa ou não.
Se passasse aqui ADSL, não tinham que passar aqui cabos além dos da eletrecidade nos postes?
 
Isso é para abater o ADSL podre xD

Não sei, mas nunca vi tal procedimento... Os postes estarão em boas condições?
Sim. O poste é novo (1/2 anos) e os postes da Edp também te marcas, nos cruzamentos tem setas laterais e de x em x metros tem uma seta para o topo do poste. O que me me lembrei é que poderia ser a indicar qual o posto onde colocariam o PDO. E no final da semana passada andaram a marcar com cor verde mas com distância superior uns x dentro de um circulo no chão que eu a sonhar penso que poderá ser os locais onde leva as juntas de fibra. Pensei que os locais onde levou fibra tivesse algo idêntico. Para indicar o caminho
 
Se passasse aqui ADSL, não tinham que passar aqui cabos além dos da eletrecidade nos postes?

A PT coloca postes de madeira, na ausência de condutas subterrâneas. Poderá ser esse o caso. A não ser, a não existência de postes de madeira nas proximidades, por exemplo o caso de uma rua não ter, pode ser simplesmente porque ainda ninguém solicitou. Quando a primeira pessoa solicita plantam os postes e fazem a puxada do ponto mais próximo. Colocar três postes por causa de um cliente não é anormal, ou seja, não se coloca postes a contar com potenciais clientes, mas se colocam postes quando necessário. Isto na linha telefónica, na fibra óptica já não se segue este modelo.
 
viperbruno consegues saber se a fibra da meo vai demorar muito a chegar á minha zona? Já cá está o poste agora falta o resto....

Não, não tenho vínculo com a PT/MEO/Altice mas só um projectista ou alguém das equipas de instalação é que te podem dizer. É apanhares alguém a jeito ou ir vendo se há PDOs a surgir aí na zona.
 
A PT coloca postes de madeira, na ausência de condutas subterrâneas. Poderá ser esse o caso. A não ser, a não existência de postes de madeira nas proximidades, por exemplo o caso de uma rua não ter, pode ser simplesmente porque ainda ninguém solicitou. Quando a primeira pessoa solicita plantam os postes e fazem a puxada do ponto mais próximo. Colocar três postes por causa de um cliente não é anormal, ou seja, não se coloca postes a contar com potenciais clientes, mas se colocam postes quando necessário. Isto na linha telefónica, na fibra óptica já não se segue este modelo.
Pois isso é estranho, eu fui à loja da MEO da minha zona e depois de dar os meus dados disseram-me que só dava para colocar o 4G, que ADSL nem Fibra conseguiam colocar na minha morada.
 
Pois os Pdos já há no centro á uns bons meses, por aqui só 1 poste desde á poucas semanas mas nunca vi mais poste nenhum nem nenhum cabo nem pdo...

Os símbolos redondos no chão vermelhos e azuis pertencem á meo/Vodafone?
 
Pois isso é estranho, eu fui à loja da MEO da minha zona e depois de dar os meus dados disseram-me que só dava para colocar o 4G, que ADSL nem Fibra conseguiam colocar na minha morada.

Estás em zona Satélite, bem ou mal cadastrada. Só indo aí um técnico é que te vê o sincronismo, por telefone podes pedir mesmo que queres linha telefónica e pedes a deslocação antes dos 14 dias para poderes cancelar o contrato sem problemas depois do técnico ir aí e te dizer que a linha dá x.

Em princípio deve de ser lastimável mas eu fiz isso para ter a certeza de quanto conseguia ter quando vivia num lugar remoto.
 
Última edição:
Se passasse aqui ADSL, não tinham que passar aqui cabos além dos da eletrecidade nos postes?
Moras a que distância da central / central remota? Tens ou os teus vizinhos têm linha telefónica?
Durante tempos a PT fibrou até à central remota (bastidor com micro DSLAMs), e do bastidor até ao cliente continua o cobre.

Pode existir sítio sem ADSL, ou seja sem os micro DSLAMs ou distância à central acima dos 4 a 5 kms (5 a esticar bem).
 
Moras a que distância da central / central remota? Tens ou os teus vizinhos têm linha telefónica?
Durante tempos a PT fibrou até à central remota (bastidor com micro DSLAMs), e do bastidor até ao cliente continua o cobre.

Pode existir sítio sem ADSL, ou seja sem os micro DSLAMs ou distância à central acima dos 4 a 5 kms (5 a esticar bem).
Vivo num lugar algo remoto. Do meu conhecimento, ninguém da minha rua tem telefone fixo. Somos só 3 habitações.
Não sei a que distância estou da central/central remota.
 
A PT coloca postes de madeira, na ausência de condutas subterrâneas. Poderá ser esse o caso. A não ser, a não existência de postes de madeira nas proximidades, por exemplo o caso de uma rua não ter, pode ser simplesmente porque ainda ninguém solicitou. Quando a primeira pessoa solicita plantam os postes e fazem a puxada do ponto mais próximo. Colocar três postes por causa de um cliente não é anormal, ou seja, não se coloca postes a contar com potenciais clientes, mas se colocam postes quando necessário. Isto na linha telefónica, na fibra óptica já não se segue este modelo.
Nem sempre, aqui na zona os postes novos foram quase todos, ou mesmo todos em cimento. Pode ter sido exigência da câmara municipal não sei, mas pelo menos todos os que foram colocados ao longo das estradas foram em cimento. Reparei também que mudaram um pouco ao ligações, de certeza para optimizar os percursos já que os percursos dos postes de madeira existentes têm várias décadas e em fibra não é necessário terem tantos percursos pelo meio das aldeias.

Os dois postes em minha casa e o do terreno vizinho ficaram obsoletos por exemplo, a fibra não passou neles e apenas possuem a linha de cobre. Eu sou servido pelo mesmo poste de onde tinha adsl mas a fibra veio por um caminho diferente (que também tem cobre) portanto a linha de percurso que passa pelos meus terrenos pode deixar de existir mal os meus vizinhos mudem também para fibra já que o adsl "acaba" ali nesta zona.
 
Venho corrigir o que disse.
O que se passa realmente é na freguesia de Bidoeira de Cima, existem sim é localidades da freguesia dos Milagres (Mata, Figueiras, Casal da Quinta, Figeiras e parte da Colónia Agricula) e Souto de Carpalhosa (Camarneira, Pega, Jã da Rua e São Bento) que derivado a serem servidas pela central da Bidoeira de Cima, eles estão a passar fibra pelos traçados existente.
Está também a ser implementada fibra em Boa Vista, Santa Eufémia e Pousos.
Fibra já disponível segundo o teste de viabilidade na página
 
Não sei se será da zona (Lisboa) ou geral mas há muitas gravações automáticas que estão nas couves com a mensagem "em atualização". Por exemplo o telejornal e o programa do Luís de Matos na rtp1.

Atualização : passados 45 minutos voltou quase ao normal mas as gravações por vezes param com a mensagem "Dificuldades temporárias". Tenho a impressão que o jogo da bola sobrecarregou os servers.
 
Última edição:
Back
Topo