PT Fibra Óptica

Uma pergunta mais tecnica para quem me souber responder, um amigo meu vive numa zona de patilha FTTH Meo e Vodafone, nesta altura ainda tem Meo mas quer mudar para VDF.
O que pergunto é se depois de acabar o contrato com a Meo, o meu colega poderá utilizar o mesmo cabo de fibra que sai do Pdo até sua casa, isto é a VDF pode utilizar o mesmo cabo de fibra que até aqui tinha da Meo, ou terá de ser puxado outro de novo pela VDF d, não sendo assim necessario ter 2 cabos de fibra pendurados na fachada da casa, ficando apenas aquele que até agora o servia com Meo FTTH.Desde já agradeço toda a ajuda possivél
Eu quando mudei da nos para a meo, que usam pdos diferentes não me trocaram o cabo
 
Mas eu estava neste caso, no cabo que sai do pdo a casa do meu amigo,, e não do cabo interior da Habitação, visto ser um PDO de partilha..
 
Boa noite,

Antes de mais peço desculpa pela publicação longa, no entanto penso que é necessário mencionar todos os detalhes para alguém me consiga ajudar a perceber que alternativas me restam.

Tornei-me cliente MEO há coisa de um ano na zona de Alcabideche: serviço Total 200 - ou seja, Internet Fibra 200/100 - por 32,99€/mês, tendo ainda pela frente um ano de fidelização.

Por motivos pessoais e profissionais, estou prestes a mudar-me novamente para a freguesia de Canha (no concelho do Montijo), vila de onde sou oriundo e na qual, durante o Verão de 2017, foi colocada uma "barraquinha" da MEO numa das principais praças a informar os habitantes de que a fibra óptica já tinha chegado.

Acontece que, ao contrário do que imaginava - e embora haja interesse da parte da população local - o serviço não chegou ainda à morada de potenciais clientes da MEO (ou actuais clientes, que pagam um valor superior por um serviço ADSL ou satélite de pior qualidade).

Ao ouvir esta notícia resolvi visitar a vila em duas ocasiões diferentes e, após explorar algumas das suas principais ruas, deparei-me com a existência de dois PDO - um mesmo em frente ao local onde esteve a tal "barraquinha" e outro colado ao edifício da Junta de Freguesia. O edifício da CGD - cujo balcão fechou no final do ano passado - tem também uma instalação de fibra, assim como o edifício da GNR, a única entidade (tanto quanto sei) que está a usufruir de fibra na vila neste momento. (deixo algumas dessas imagens em anexo)

Isto mostra que a vila está efectivamente preparada para fornecer serviço de fibra aos seus moradores (pelo menos a alguns), no entanto ninguém da parte da MEO me foi capaz de dar ainda informações claras sobre o porquê de tal ainda não estar a acontecer.

Visitei a loja do CascaiShopping na 6ª feira antes do fim-de-semana de Páscoa, onde disseram que me iriam contactar durante os primeiros dias da semana seguinte... e estou à espera até hoje. Tentei contactar a Provedoria do Cliente MEO por duas vezes com informações complementares sobre este assunto durante a semana passada... e ainda nada. A única resposta que obtive foi via Twitter onde me disseram apenas que "a MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A. não tem de momento condições para efetuar a instalação do Serviço MEO Fibra na morada indicada", ou seja, a típica mensagem pré-definida sem qualquer informação adicional.

Perante estas informações, que mais posso fazer para obter um esclarecimento sobre esta situação e tentar de alguma forma acelerar o processo de expansão de fibra para os habitantes de Canha? Terei de entrar em contacto com a Câmara Municipal do Montijo?

Agradeço a vossa ajuda :)

2373gw.jpg


qs5t36.jpg
 
O primeiro pdo é Meo, o segundo com letras em fundo branco se não estou em erro é NOS... Agora se só há esses dois na localidade inteira é provável que seja fibra empresarial(ou de algum protocolo estatal como o tal posto da GNR/escolas/etc) e nesse caso não ligam lá particulares... Tenho a mesma situação na aldeia vizinha(2km), tem a GNR e a EB 2/3 fibra meo e a farmácia fibra NOS e nada mais há volta tem fibra.
 
No meu caso também já questionei a Meo sobre a expansão de fibra ftth à entrada da cidade Templária (CP 2300-310) e estou à espera de uma resposta. Se é que venha uma.
 
Peço desculpa voltar a perguntar mas isto aqui em Monte Real "morreu", deixei de ver movimento

Alguém sabe como está o plano de implementação de fibra para Monte Real, tanto NOS/Vodafone como Altice?

Obrigado
 
Peço desculpa voltar a perguntar mas isto aqui em Monte Real "morreu", deixei de ver movimento

Alguém sabe como está o plano de implementação de fibra para Monte Real, tanto NOS/Vodafone como Altice?

Obrigado
Tá tudo quilhado!
A CBE está a dar prioridade aos trabalhos da Vodafone. (Até a equipa que andava a fazer o pouco que andava foi para o estrangeiro por conta da Vodafone).
"Garantiram-me" que até Julho tem de estar feito. (Por este andar devem de passar mais 500mt de cabo no meio do nada)
 
Tá tudo quilhado!
A CBE está a dar prioridade aos trabalhos da Vodafone. (Até a equipa que andava a fazer o pouco que andava foi para o estrangeiro por conta da Vodafone).
"Garantiram-me" que até Julho tem de estar feito. (Por este andar devem de passar mais 500mt de cabo no meio do nada)

Ahhhhhh Está explicado! Bem lá vou desesperando
 
Fiquei hoje a saber que a PT/ALTICE não deixa as outras operadoras entrar aqui nesta zona onde estou e que já podiamos ter todos serviços FTTH. Isto tudo porque? Eles sabem bem que se a NOS ou a vodafone aparecessem aqui, perdiam logo os clientes todos, para isso acontecer teriam que trocar o adsl canceroso todo para ftth e obviamente que não querem dar se a esse investimento.
 
Isso dos critérios da expansão é muito relativo, eu moro a uns 3Km do centro da cidade de Ovar, a Sul e a Norte da minha localidade tem fibra e eu fico a ver navios...
ADLS é para esquecer, 2Mb e mal, 4G á noite lá vai aos 8/10Mb.
Não se compreende que a MEO só tenha uma antena 4G 800MHZ a servir uma cidade
 
Back
Topo