PT Fibra Óptica

Olá pessoal,

Na terra dos meus pais (uma aldeia com nem sequer 150 pessoas) instalaram um PDO há pouco tempo. Contentes porque finalmente iam ter fibra, fizeram adesão ao serviço. Contudo, o técnico ao deslocar-se ao local observou que o PDO é empresarial.

Acho isto deveras estranho por um motivo simples: nesta aldeia, existem apenas duas empresas: uma delas de serralharia (janelas) com talvez 3 funcionários e outra de cubas de cimento, com apenas um funcionário. Além disso existe também o café mas que é apenas isso: um café. Dito isto, tneho a certeza que nenhuma destas necessita de fibra óptica (mas entendo o motivo pelo qual querem o upgrade).

Como é que é possível que no meio de nenhures, seja instalado um PDO empresarial quando não há tecido que o justifique? E há alguma maneira de que clientes residenciais possam ser ligados através do mesmo? Note-se que isto é uma aldeia que é uma "ilha" entre outras 4 aldeias (norte, sul, este, oeste) e que essas 4 aldeias fronteira já têm FO há vários anos (possivelmente, mais de 8 anos).

Obrigado desde já!
O café tem "jogos santa casa"? Se sim está aí a explicação
 
Possivelmente sim, tem!

Mas qual é o motivo para que, tendo jogos Santa Casa, necessite de fibra óptica? Tenho curiosidade :)
O departamento de jogos da Santa casa impõe algumas características técnicas aos acessos à Internet usados. Não tem que necessariamente ser fibra ótica mas o próprio agente tem interesse em ter um serviço resiliente e com um bom SLA e hoje em dia isso passa muito pelo acesso em fibra ótica.
 
Na minha freguesia já tem postes e pdos desde outubro e a previsão era para final de Novembro já dar para aderir. No entanto , contactei a provedoria, pois ainda nao dava para aderir, e a previsão aumentou para finais de janeiro, uma vez que estavam pendentes de uma autorização da camara municipal para colocar uns postes de betão para passar fibra. No entanto, já está tudo instalado, mas uns pdos estão ativos e outros não... Isto é normal? Não deveria ficar tudo ativo ao mesmo tempo, visto que a instalação dos pdos, foi toda feita ao mesmo tempo?
 
Na minha freguesia já tem postes e pdos desde outubro e a previsão era para final de Novembro já dar para aderir. No entanto , contactei a provedoria, pois ainda nao dava para aderir, e a previsão aumentou para finais de janeiro, uma vez que estavam pendentes de uma autorização da camara municipal para colocar uns postes de betão para passar fibra. No entanto, já está tudo instalado, mas uns pdos estão ativos e outros não... Isto é normal? Não deveria ficar tudo ativo ao mesmo tempo, visto que a instalação dos pdos, foi toda feita ao mesmo tempo?
Isso é algo muito relativo, só as pessoas que estão por dentro dessas operações sabem o porquê de X ou Y. Há uma infinidade de fatores que podem influenciar o atraso de ativação de um pdo em relação a outro.
 
Aqui nos arredores de Oiã, Oliveira do Bairro, andam a plantar postes de madeira e de betão, numas carrinhas ao serviço da meo. Como não acredito que vão fazer expansão da rede cobre, deve querer dizer que vão meter fibra, finalmente.
A não ser que seja para alterar o traçado do ADSL, deve ser para passar fibra. Resta saber se onde estão a colocar os postes colocarão também PDO ou se só vai mesmo passar por lá.
 
Última edição:
Boa noite, sabem se é só a Meo que passa fibra em postes de madeira ou os outros operadores também o fazem?
Do meu conhecimento todos os operadores podem utilizar os postes de madeira da Altice mediante autorização. Se a Altice é a única que coloca postes de madeira, diria que não. A NOS costuma utilizar os de betão da EDP e a Vodafone penso que costuma ir mais pelos da MEO mas quando coloca penso que sejam mais de madeira.
 
Back
Topo