PT = incompetência!!!

Eu refiro-me à cache do IE.
Para eu poder ver um site, o meu browser é obrigado a puxar html, gifs, etc..., ou seja, não é com o meu consentimento, ninguem me perguntou se eu queria aceitar esses dados, eles pura e simplesmente são impostos, quer pelo browser, pelo OS, pelo ISP, fazem todos parte da mesma pandilha ao fim ao cabo.
Quanto à contagem de DOWNLOAD E UPLOADS estou perfeitamente de acordo, se eu saco uma demo de um jogo, sou eu que tou a sacar e não o browser, logo acho justo.
Qualquer dia a netcabo começa a contar o tráfego que as páginas dos membros geram, isso então era para acabar em beleza.
Existe uma instituição que está acima da PT, chama-se Instituto de Comunicações de Portugal( www.icp.pt), acho que as pessoas estão a habituar-se a comer e calar, veja-se tudo a aumentar, prá semana aumenta a gasolina, mais não sei o que, e mais uma vez o povinho paga e cala.
Alguma coisa vai mal neste País.
Lá fora paga-se cerca de 5 aerios por cada 1 GB de tráfego, aqui sim, eu concordo com a palavra tráfego.
Aqui em PT, a netcabo cobra cerca de 3 aerios por cada 100 MB adicionais.
Isto chama-se CHULICE.
 
Pois,mas isso não é problema geral...
É pena ainda não existir uma norma que defina, para termos de cobrança, ao certo, o termo download.
Por acaso, o meu ISP só me conta como download o que eu saco voluntariamente. Tráfego de navegação, népias! :D
 
Originally posted by cioxx
Eu refiro-me à cache do IE.
Para eu poder ver um site, o meu browser é obrigado a puxar html, gifs, etc..., ou seja, não é com o meu consentimento, ninguem me perguntou se eu queria aceitar esses dados, eles pura e simplesmente são impostos, quer pelo browser, pelo OS, pelo ISP, fazem todos parte da mesma pandilha ao fim ao cabo.


mas entao, para isso tens uma opcao ( ou tinhas no IE ) para veres offline. Mas se tu queres ver uma pagina, que apesar de tar na cache estao desuatualizados, tens de sacar de novo. se nao queres tirar as imagens utiliza por exemplo o mozzila para bloquiar imagem desse site... claro que ha imagems que sempre ficam em cache...

mas para cada site, para cada imagem queres uma box a parguntar se keres tirar essa imagem? Se gera muito trafego quando visitas uma pagina que muda muito os conteudos, podes sempre dizer a quem fez a pagina para fazer mais leve , com menos coisas... ou entao nao visitas a pagina.

trafego é um pouco subjectivo mas é ( pra mim ) tudo o que entra e sai no pc ), agora os isp´s é que podem contar apenas os downloads, ou ignorar o consumo de alguns servicos...
 
Erm... Se tu estás a ver um site, é lógico que digitaste um endereço ou seguiste um link. É lógico que os html, gif, jpg, swf e tudo o resto tem que ir parar à tua máquina... Desculpem-me se eu não percebo o vosso ponto de vista porque isto para mim é claro como água. A navegação pela Internet não se faz com uma parede de vidro onde apenas espreitamos para o outro lado. Como é lógico o que o servidor faz é enviar esses html, jpg, gif, swf para o vosso computador e diz "olha, o jpg vai para ali, o swf pro canto, etc, etc, etc".

E sim, estão a descarregar essa informação para o vosso computador, fique ela na cache ou não, é downstream!

O mesmo acontece, por exemplo, com os jogos. Quando jogam online, como é que esperam que o servidor comunique connvosco? Por sinais de fumo? é lógico que ele tem que enviar pacotes para o vosso computador assim como ele retorna dados para o servidor! Downstream/Upstream!!!

Estão-se a concentrar numa questão semântica. Downloads para vocês para ser exclusivamente quando aparece a janela do IE a dizer "Downloading crap...", mas não é. Download é descarregar, seja um zip, demo, filme, txt, etc. É descarregar informação. Quando navegam descarregam outro tipo de ficheiros. Claro como água!
 
Para puderem efecutar essa distinção eles teriam de ter alguma forma de verificação dos dados (isso levantava questões de privacidade). Eles fazem a contagem ao nivel do protocolo não fazendo qualquer distinção. Com essa dinstinção seria relativamente facil aldrabar os contadores.
 
Kazuza, se visitares uma página e onrequest alguém te enviar um zip com um jogo, por exemplo, renomeado para .html, como é que o teu ISP vai saber se aquilo era uma página terrivelmente grande ou não?
 
Mas se eu fizer o download do redhat do ftp da telepac ele nao vai para o IE temporary folder, já repararam?
Ou seja, o próprio OS faz a distinção.
De qualquer das maneiras, se eu sacar uma demo do site da ID, e se houver outro user da netcabo que já o sacou, porque raio há-de ser contabilizado para mim como tráfego internacional?
Se tivesse em cache no server da netcabo não sacava a 30 ou 40, mas sim acima dos 80, que é o que apanho de sites nacionais.
É possivel o ISP fazer a distinção de tráfego e download, basta eles quererem. :p
Poderiam por exemplo usar um tamanho limite, ou seja, a partir de 500kb contava como download e pronto, abaixo dos 500 não era contabilizado.
Quanto à privacidade, essa é pra rir, então faz lá UNCAP e vais ver se não te catam? :D
 
E o limite de 1GB faz?
Um gajo qq da netcabo levantou-se da cama e disse, o limite vai ser 1GB inter e 20GB nac, e agora gramamos com a pastilha. :p
Quanto aos consumos no site da netcabo, pra começar deviam ser discriminados, começa logo por aí, não é apresentar totais e vai buscá-las, isso não é nada.
Aquilo dos 500kb foi um exemplo, vocês tb podiam sugerir qq coisa. :)
 
mas quando foste para a netcabo ja se sabia do limite de 1giga e 20 nacionais, so assinou kem quis. alem disso o mesmo ta a acontecer com a adsl da telepac, se nao gostam, mudam para a via...
 
Estás a meter os pés pelas mãos! É óbvio que quando visitas uma página vais lá parar porque TU assim quiseste. Foste TU que escreveste o endereço, agora se o IE gere a cache nos temporários, nas diskettes ou no desktop é lá com ele. Estás a descarregar informação!! Da mesma forma que descarregas um iso do RH ou seja lá do que for... DOWNSTREAM!

Quanto a essa questão de puxares o mesmo que outro user puxou... Antes havia um proxy que fazia isso mesmo... Ou não é do teu tempo? Os abusos perante esse proxy levaram a que ele desaparecesse.

O limite de 500kb é ridículo.

Não confundas privacidade com ilegalidade. A Netcabo não pode ver o que puxas ou o que levam os teus mails, mas podem sim verificar o estado da rede e aferir que está tudo OK. Fazer uncap é algo que não é tua esfera pessoal. Fizeste um contrato com eles e ambas as partes devem de fazer esforços para que se cumpram. Tu contratualizaste velocidade X, se tens x+y eles vão falar contigo, se tens x-y és tu que vais falar com eles.

A questão dos limites prende-se com algo muito simples. Dinheiro. Os ISP internacionais (Cable and Wireless, Tiscali, etc, etc) cobram MUITO dinheiro aos ISP nacionais para terem ligações. Posso dizer que um ISP que queira ter uma ligação a Londres, paga por uma ligação de 1 megabit cerca de 200contos por mês... Os preços são muito caros e nós estando longe dos grandes centros da Internet pagamos o preço dessa "interioridade".
 
Humm, acho que a explicação do superfm em relação aos downloads é bastante clara é obvio que ao visitarmos uma qualquer págna geramos tráfego downstream para o nosso pc, isso conta como download. Até receber um mail que não peço a ninguém conta como tráfego penso eu.
 
Originally posted by SUp3rFM
Estás a meter os pés pelas mãos! É óbvio que quando visitas uma página vais lá parar porque TU assim quiseste. Foste TU que escreveste o endereço, agora se o IE gere a cache nos temporários, nas diskettes ou no desktop é lá com ele. Estás a descarregar informação!!

Não estou a descarregar, como tem de haver transferência o browser tem de descarregar, senão ninguem via nada.

Originally posted by SUp3rFM

Da mesma forma que descarregas um iso do RH ou seja lá do que for... DOWNSTREAM!

Não, porque podes ir ao FTP da telepac sem descarregar o ISO, ou seja, ves o conteudo da pagina mas não descarregas o ficheiro, a diferença é essa.

Originally posted by SUp3rFM

Quanto a essa questão de puxares o mesmo que outro user puxou... Antes havia um proxy que fazia isso mesmo... Ou não é do teu tempo? Os abusos perante esse proxy levaram a que ele desaparecesse.

Claro, o que beneficia o cliente acaba logo, era de prever.

Originally posted by SUp3rFM

O limite de 500kb é ridículo.

Já disse que foi só um exemplo, se tens outras sugestões então força.
Eu sou contra aqueles que cruzam os braços e se limitam a dizer é assim logo é melhor não se fazer nada.
É com debates de ideias que se chega a algum lado.

Originally posted by SUp3rFM

Não confundas privacidade com ilegalidade. A Netcabo não pode ver o que puxas ou o que levam os teus mails, mas podem sim verificar o estado da rede e aferir que está tudo OK. Fazer uncap é algo que não é tua esfera pessoal. Fizeste um contrato com eles e ambas as partes devem de fazer esforços para que se cumpram. Tu contratualizaste velocidade X, se tens x+y eles vão falar contigo, se tens x-y és tu que vais falar com eles.

Pois é, o problema é que eles vêm falar comigo se hipoteticamente fizer uncap, no entanto quando é ao contrário, tá quieto, eu fiz um contrato de 640 down e 128 up.
E quando a net fica lenta, alguém se preocupa?Não.

Originally posted by SUp3rFM

A questão dos limites prende-se com algo muito simples. Dinheiro. Os ISP internacionais (Cable and Wireless, Tiscali, etc, etc) cobram MUITO dinheiro aos ISP nacionais para terem ligações. Posso dizer que um ISP que queira ter uma ligação a Londres, paga por uma ligação de 1 megabit cerca de 200contos por mês... Os preços são muito caros e nós estando longe dos grandes centros da Internet pagamos o preço dessa "interioridade".

Para tua informação o NOC é em Frankfurt, ou seja, na Alemanha, e vai daí para Amesterdão, Londres, Madrid e Lisboa.
Até Amesterdão é uma linha directa ao Backbone STM-1 (155 Mbps), depois vai prós States.
Logo, como é possivel ser muito mais barato lá do que cá?
Simples, porque não estamos directamente ligados ao backbone, existe aquilo a que se chamam de intermediários, ou seja, primeiro a MARCONI e depois a PT.
Por isso é que chega cá a esse preço, não tem nada a ver com a distância.
 
e pk nao tamos ligados a " essa linha recta " ? vai dar ao que o super disse, tamos numa posicao geografica muito má.


quote : " Não, porque podes ir ao FTP da telepac sem descarregar o ISO, ou seja, ves o conteudo da pagina mas não descarregas o ficheiro, a diferença é essa. "

sim, mas ai so vez o que esta na directoria do iso, e nao vez o conteudo do iso.
 
A cprm tem várias STM's ligadas diferentes pontos da Europa e com os US através do Colombus. A questão geográfica é de extrema importância. Vai falar com a marconi e pergunta quanto é que lhe fazem uma linha dedicada de 1mbit internacional. Tiras logo as dúvidas.
 
Originally posted by cioxx

Não, porque podes ir ao FTP da telepac sem descarregar o ISO, ou seja, ves o conteudo da pagina mas não descarregas o ficheiro, a diferença é essa.

Claro... descobres os conteúdos das directorias por telepatia... só pode!

Lá por tu não sacares ficheiros não quer dizer que não estejas a fazer transferencia de dados...
 
Eu disse que o problema era com os intermediários, ou seja, até Espanha apanham com a Marconi e em PT com a Portugal Telecom, e só depois chega a nós.
É exactamente como as compras do dia a dia, se um gajo for directamente ao fornecedor não pagam o preço dos intermediários não é?
Se viesse directamente para a PT, acredito que os preços desciam, embora tenham de admitir que em Portugal gostam sempre de chular o zé povinho. :D
Originally posted by Tafinho
Claro... descobres os conteúdos das directorias por telepatia... só pode!

Mas o que é que isto tem a ver com o que eu escrevi? :confused:

Originally posted by Tafinho

Lá por tu não sacares ficheiros não quer dizer que não estejas a fazer transferencia de dados...
Eu nunca disse que não estava a fazer transferência, eu disse que não deveriam ser contabilizados como downloads.
 
Originally posted by cioxx

Eu nunca disse que não estava a fazer transferência, eu disse que não deveriam ser contabilizados como downloads.

Porquê !?!?!?! Por acaso não é tráfego downstream...?
Aos olhos da rede é tão tráfego como qualqueer ficheiro divx....

Mas podes estar descansado que esse tráfego aproxima-se do 0(zero), é irrelevante... mais 10KB menos 10KB vai dar ao mesmo... se fossem 10MB ainda me dava ao trabalho....
 
Originally posted by cioxx
Eu nunca disse que não estava a fazer transferência, eu disse que não deveriam ser contabilizados como downloads.

mas ai está, quando tás a fazer list de uma directoria, de ***** coisa, isso É um download, é uma parte de trafego nem que seja 1K.
 
Back
Topo